velho ano novo

Em que data se comemora o antigo Reveillon e como se faz?

Em que data se comemora o antigo Reveillon e como se faz?
Contente
  1. Por que isso é chamado assim?
  2. Qual data é esta?
  3. Em quais países eles são celebrados?
  4. Como isso é comemorado?
  5. Adivinhação
  6. Fatos interessantes

Apesar de o antigo Ano Novo não poder ser chamado de feriado oficial, em muitas famílias russas é comum reunir-se à mesa na noite de 13 de janeiro. A sua celebração, é claro, não é regulamentada por nenhuma regra, mas ainda existem vários costumes relativos à data.

Por que isso é chamado assim?

O Velho Ano Novo é reconhecido em grande parte nos países da CEI, já que a origem do feriado está associada a uma mudança na cronologia ocorrida durante a era soviética. Tudo começou com o fato de que no século 18 quase todos os estados europeus passaram a funcionar de acordo com o novo estilo, ou seja, o calendário gregoriano. Na Rússia, até o século 20, era utilizado o calendário juliano, ou seja, o estado vivia no estilo antigo e não acompanhou a Europa por 13 dias. No inverno de 1918, o corpo governante propôs uma reforma radical - pular para o calendário gregoriano em um dia. Acontece que os cidadãos soviéticos adormeceram em 31 de janeiro e acordaram em 14 de fevereiro.

De forma espontânea, apareceu outro motivo de comemoração: o Reveillon - 31 de dezembro, na velha moda, passou a ser 13 de janeiro, e 1º de janeiro, por sua vez, a 14 do mesmo mês.

Deve-se acrescentar que tais mudanças ocorreram apenas na vida secular - a Igreja Ortodoxa até hoje marca todos os dias importantes nas dimensões pré-revolucionárias.

Qual data é esta?

O velho ano novo é despedido no espaço pós-soviético na noite de 13 para 14 de janeiro.

É curioso que o intervalo entre os calendários juliano e gregoriano esteja aumentando a cada ano e, em 1º de março de 2100, já atingirá 14 dias.Acontece que em 2101 a data da reunião do antigo Ano Novo mudará para 14 a 15 de janeiro.

Em quais países eles são celebrados?

O costume de glorificar o antigo Ano Novo era respeitado em todos os cantos da União Soviética. Atualmente, na noite de 13 para 14 de janeiro, as pessoas se reúnem não apenas na Rússia, mas também na Bielo-Rússia, Ucrânia, Armênia, Geórgia e Moldávia. Esta data tem um significado especial no Uzbequistão e Cazaquistão, Quirguistão e Azerbaijão. Surpreendentemente, a dupla passagem de ano é reconhecida em vários outros países, embora em outros dias e por outros motivos. Por exemplo, os sérvios têm o ano novo sérvio e Montenegro tem o ano novo correto. Em Belgorod, na noite de 13 a 14 de janeiro, até fogos de artifício são organizados.

Costumes semelhantes existem entre os habitantes de Marrocos, Argélia e Tunísia, que aderem ao calendário berbere, mas passam o segundo Ano Novo em 12 de janeiro. Um delicioso jantar preparado para os hóspedes sempre contém carnes de frango, doces e frutas secas. 14 de janeiro é considerado uma véspera mágica na Romênia, Grécia e várias regiões da Suécia.

Uma comunidade galesa fechada no País de Gales recebe Hen Galan em 13 de janeiro - um dia de bons vizinhos e portas abertasacompanhado por canções, canções de natal e álcool caseiro. Há um velho ano novo no Japão, mas é chamado de "Rishyun" e é comemorado em 4 de fevereiro. Em algumas regiões da Suíça, o antigo Dia de São Silvestre é comemorado em 13 de janeiro, e aqueles que celebram tentam se vestir com trajes inusitados.

Como isso é comemorado?

Devo dizer que nem todo mundo comemora o velho ano novo, e certamente não em uma escala como o ano novo ou o Natal.

Rituais

A maioria das pessoas despede-se do velho ano novo sem nenhuma ação cerimonial especial: elas apenas se reúnem na mesa posta, se divertem e, talvez, ouçam os sinos. Não importa que tipo de roupa e maquiagem acabem sendo: é permitido usar as recomendações para o Ano Novo ou simplesmente se limitar a uma bela imagem. No entanto, antes se acreditava que, a partir desse dia, você definitivamente deveria comprar roupas novas.

No entanto, alguns celebrantes ainda preferem dedicar tempo hoje aos rituais associados ao Dia de São Basílio ou Dia de Vasily, que ocorre em 14 de janeiro. Por exemplo, no início deste dia, em homenagem ao feriado da agricultura, um ritual de semeadura foi realizado - daí o seu nome popular "Ovsen". Crianças com frases espalhavam grãos de trigo, centeio e aveia pela casa. Depois disso, a dona de casa os recolheu e guardou antes da semeadura.

Em algumas aldeias, os jovens faziam isso. Na manhã de 14 de janeiro, eles voltaram para casa com bolsos e mangas cheios de grãos de cevada, trigo e aveia, e os borrifaram no chão. O processo foi acompanhado por canções rituais com desejos. Os proprietários agradeciam generosamente aos semeadores com guloseimas e dinheiro, e então eles coletavam o grão derramado do chão com as mãos e combinavam com o material para a próxima semeadura.

Outro rito importante era o preparo do mingau. Por volta das 2 da manhã, a mulher mais velha tirava cereais do armazém, geralmente trigo sarraceno, e o homem mais velho tirava água de um poço ou rio. Enquanto o fogão estava aceso, não era permitido tocá-los. Então todos, jovens e velhos, se sentaram à mesa, e a anfitriã principal começou a amassar o mingau, pronunciando palavras especiais. Em seguida, os presentes se levantaram, e a panela com um arco foi levada ao forno.

O mingau acabado foi considerado por toda a família: se ficou aveludado e solto, pode esperar um ano frutífero e de sucesso. Um prato tão "alegre" foi comido à mesa festiva. Se a substância subisse pelas paredes dos pratos ou se a panela ficasse coberta de rachaduras, era imediatamente jogada fora e começava a se preparar para o infortúnio.

No dia de Vasilyev, era costume andar em volta dos vizinhos para manter a paz e festejar com pratos de porco. Normalmente, os convidados eram oferecidos tortas, bem como coxas de porco cozidas e assadas, embora quaisquer pratos que contenham essa carne na composição poderiam ser adequados.Além disso, a mesa sempre foi decorada com uma cabeça de porco, pois São Basílio era o padroeiro da criação de porcos.

Acreditava-se que se em uma noite festiva houvesse porco suficiente na festa, então durante todo o ano seguinte os animais se reproduziriam ativamente e trariam excelentes lucros aos proprietários.

A propósito, houve um significado especial em quem será o primeiro a visitar. Todos esperavam por uma pessoa adequada - um jovem de uma família grande e respeitada com uma família rica. Em algumas aldeias, as canções de natal também estavam presentes no festival - pessoas que iam de casa em casa e cantavam canções de natal. Os donos das canções rituais com desejos de felicidade sempre foram solicitados a receber comida ou dinheiro.

Jovens às vezes roubavam portões ou portões nos pátios das garotas de quem gostavam. Para ter a propriedade de volta, os proprietários tiveram que pagar com dinheiro ou álcool. Em algumas casas, na véspera do feriado, foi instalado um feixe de espiguetas do ano passado, denominado "didukh". No final de todos os eventos, ele foi queimado com a crença de que o ritual protegeria a casa de problemas.

Das tradições ainda operantes, pode-se nomear a modelagem de bolinhos com surpresas para o velho ano novo. Não se sabe ao certo de onde veio esse costume, mas hoje ele é observado em muitas regiões do país. No início, toda a alegre companhia se dedica à modelagem, depois, durante um banquete, descobrem quem vai se deparar com um assunto que prevê o futuro. A moeda simbolizava riqueza, o fio simbolizava viagens, o botão simbolizava roupas novas. Qualquer pessoa que encontrasse um feijão em seu bolinho poderia se preparar para o reabastecimento da família, e que encontrasse uma ervilha-de-pimenta-do-reino - para a aventura.

Mesa festiva

Todos se sentaram em uma mesa rica na noite de 13 de janeiro. Este tempo foi chamado de generoso e, portanto, o refrigério deveria ser preparado de acordo. Aqueles que comemoravam o Dia de Vasilyev acreditavam que a mesa seria o ano seguinte. O principal lugar da festa foi ocupado pela exuberância, rica em nozes, mel, frutas secas e halva. Além disso, o leitão Caesaret, galo ou lebre deve ser servido.

O recheio escolhido para as tortas teve um papel importante. Por exemplo, para que os 12 meses seguintes fossem monetários, era preciso usar repolho e o endro prometia saúde a todos os que se sentavam à mesa. A festa também contou com a presença de generosos kutia feitos de grãos inteiros de trigo sarraceno ou trigo. Geralmente era misturado com carne e banha, ou exibido com geleia ou mel.

Era esse mingau que se cozinhava de manhã cedo, sem tirar os olhos dos talheres e olhando para ver se a panela rachava. Eles preferiam beber cerveja, vinho e purê na noite de Vasilyev.

Adivinhação

O Natal ainda está acontecendo na véspera do velho ano novo, tantas garotas se perguntaram e se perguntaram sobre o noivo. A maneira mais fácil era pentear os cabelos antes de dormir e colocar um pente embaixo do travesseiro com a chamada da noiva-mãe. MTambém foi possível aproveitar atributos tradicionais de rituais como água benta, velas, espelhos, papel e agulhas.

As meninas saíram para a rua e observaram qual animal elas encontraram primeiro, despejaram montes de grãos no portão ou colocaram fragmentos de vassoura em um prato de água durante a noite. Acreditava-se que a mensagem recebida naquela noite definitivamente se tornaria realidade.

Fatos interessantes

O velho ano novo é também o dia da incorporação de um grande número de sinais. Por exemplo, se nevar ou houver nevoeiro nesse dia, o ano será frutífero e, portanto, bem sucedido financeiramente. O homem que entrou na casa primeiro traz boa sorte, mas a mulher que entrou primeiro, especialmente uma menina em idade fértil, é um símbolo de infortúnio iminente. É muito mau se o primeiro a visitar é uma solteirona, um velho, uma viúva ou um aleijado.

Um céu claro nos dias de Vasilyev é o prenúncio de uma abundante colheita de frutas vermelhas, mas uma forte nevasca traz uma boa colheita de nozes.

Na véspera do Ano Novo antigo, era necessário pedir perdão a todos os conhecidos, vestir-se com roupas novas e pagar todas as dívidas para não ficar devendo todo o ano seguinte. Aqueles cujo aniversário era em 14 de janeiro também foram recomendados a pendurar uma pedra de jaspe em volta do pescoço. Durante o feriado, eles não emprestaram dinheiro, mas a devolução do valor foi considerada um bom sinal.

sem comentários

Moda

a beleza

casa