Monociclo: design, variedades, estilos de pilotagem e critérios de seleção

O monociclo é uma variante interessante de um veículo que pode surpreender até mesmo os extremos de bicicleta experientes. Muitos estão interessados no nome de um monociclo (monociclo), e se ele existe exclusivamente em uma versão mecânica. Na verdade, o termo monociclo é hoje o nome oficialmente reconhecido internacionalmente para este transporte.
Os monociclos já deixaram de ser exóticos - podem ser adquiridos gratuitamente em grandes lojas estrangeiras e as redes russas estão prontas para oferecer esse produto aos seus clientes.

Mas isso não diminui o número de perguntas.
Como aprender a andar de monociclo legalizado como veículo? Uma revisão dos modelos elétricos e dos monociclos convencionais ajudará na escolha do modelo certo? Como você pode usar um monociclo para andar de bicicleta, onde ele é usado como equipamento esportivo? Antes de conseguir um "amigo de ferro" de uma roda, você deve entender os principais pontos técnicos e os tipos dessas bicicletas.



História
O monociclo é um tipo especial de bicicleta cujo uso há muito tempo é limitado. Vários truques foram executados no circo - antigos protótipos de modelos modernos podem ser vistos em museus e coleções particulares. De acordo com uma das versões mais populares, os monociclos devem sua aparência à "Aranha" - uma bicicleta do tipo que custa um centavo com um tamanho exagerado da roda dianteira e um par de pedais acoplados a ela.
Ao rolar, sua parte traseira geralmente se levantava do solo e não participava do movimento. Como resultado, a pessoa dirigia e dirigia praticamente em uma das rodas dianteiras.


Se você prestar atenção aos monociclos do século XIX, essa teoria encontra facilmente sua confirmação.No futuro, os monociclos foram produzidos em várias versões - sem selas ou com o maior ajuste possível - as chamadas "girafas". Na década de 80 do século XX, o monociclo atraiu a atenção dos adeptos dos esportes radicais. É assim MUni - monociclo de montanha ou monociclo de montanha.



O monociclo motorizado também tem uma longa história. Pela primeira vez, eles começaram a criar na primeira metade do século XX, e essas versões pareciam muito interessantes. Por exemplo, existe um modelo conhecido com um diâmetro de roda de 2 m, dentro do qual o driver e os controles estavam localizados. Mas foi somente com o advento das placas giratórias e das baterias elétricas compactas que surgiram as opções familiares ao piloto moderno. Hoje em dia, esses monociclos nem sempre têm uma cremalheira de direção e nem um selim, e são controlados pela mudança da posição dos joelhos.


Característica
Monociclo - um monociclo no qual o piloto se equilibra. Às vezes, esse transporte é chamado de monowheel ou monociclo, mas a essência não muda. A altura do assento em tais dispositivos é determinada pelo tipo de quadro e pelo diâmetro da roda.
Ao selecionar, eles são geralmente guiados pelo comprimento da perna, da virilha ao pé. Ao pousar, a perna deve alcançar o pedal com segurança e se dobrar sem perder o controle sobre ele.
O peso do cavaleiro não importa. Mas para pessoas com peso superior a 100 kg, é melhor escolher modelos de performance de montanha ou de estilo livre. Eles são equipados com estruturas de armação reforçadas e não têm medo de cargas.

A pressão dos pneus depende da escolha do estilo e modelo do monociclo. Para monociclos elétricos, indicadores de 2,3-2,7 atmosferas são considerados normais. Para modelos clássicos, a referência é sempre informação do pneu - lá os valores mínimo e máximo são indicados com as letras PSI - lb / força por polegada ao quadrado. Se a designação for BAR, o cálculo é realizado em atmosferas.
Ao encher os pneus, o peso do ciclista também é levado em consideração - quanto maior, mais pressão será necessária.
Portanto, se para uma pessoa de 50 kg houver pressão suficiente nas rodas MUni de 2,38-2,59 atmosferas, para um piloto de 105 kg, a norma será 3,06-3,27. Para corridas de rua, esses indicadores são sempre mais altos, os valores mínimos variam na faixa de 6,5-9 atmosferas.


Design e princípio de operação
Bicicletas com uma roda - monociclos - têm um design bastante simples, composto por vários elementos.
- Rodasincluindo aro, cubo, eixo, raios, câmara de ar e pneu. Ele tem uma transmissão direta de força dos pedais para o cubo.
- Shatunov.
- Pedais. Eles são fixados nas extremidades do eixo da roda.
- Frames, tendo um design em forma de garfo. Ele é fixado diretamente nos rolamentos da bucha.
- Espigão do selim. Ele conecta a sela ao quadro.
- Selas. Nem toda roda monocromática vem com assento, mas a maioria das opções sim. A diferença de uma moto convencional é a presença de pára-choques dianteiro e traseiro.
- Remover. Ele tem alguns pontos em comum com o guidão de uma bicicleta convencional, é preso sob o selim e direcionado para frente. Este braço serve como um ponto de apoio adicional no monociclo projetado para passeios longos. Lanternas e sinais sonoros podem ser fixados nele.
- Freios. Modelos de acrobacias podem viver sem eles. Todos os outros têm como padrão um projeto de freio personalizado com espigão de selim. Além disso, se uma haste estiver disponível, um travão de mão clássico pode ser instalado.




O princípio de operação é o mais simples possível. O piloto pedala enquanto mantém o equilíbrio do corpo com os quadris e o tronco.
O monociclo se move para frente ou manobra em uma determinada direção.

Variedades
Entre as principais variedades de monociclos destacam-se as modalidades desportivas de superação de obstáculos ou cross-country e caminhada. A motocicleta elétrica é considerada separadamente - geralmente não é equipada com selim e quadro devido à distância limitada de viagem.
Um monociclo elétrico é chamado de mono-roda, é controlado por joelhos e os pedais nas laterais são fixos permanentemente, como os suportes das giroscópios.
Entre os modelos populares estão Airwheel Q3 340WH, ideal para iniciantes, e uma velocidade de desenvolvimento de até 18 km / h. Entre as versões top, o InMotion V8 é considerado o líder.


Iniciante / Bairro
Os mais simples modelos de bicicletas monociclo, dirigidos a atletas iniciantes que ainda não optaram por um estilo de pilotagem. A divisão principal aqui ocorre de acordo com o diâmetro das rodas. De 12 a 16 ″ - modelos infantis ou circenses, os mais compactos. Monociclo com diâmetro de roda de 20 ″ - treinamento, permitindo que um adulto aprenda a andar. Os modelos de 24 "estão próximos aos cruzadores, adequados para o desenvolvimento de habilidades para passeios de longa duração ou acrobacias.


Touring
Os modelos monociclo de turismo estão equipados com rodas com diâmetros de 26 a 29 ″ e são projetados para superar longas distâncias. Na verdade, esta é uma versão monociclo de uma bicicleta de estrada normal, mas com pneus mais volumosos. Os monociclos da classe Touring são convenientes para viagens rodoviárias - são fáceis de transportar no porta-malas.
Em monociclo deste tipo, componentes adicionais podem ser instalados - ultrapassando embreagens de duas velocidades que permitem a condução inercial sem pedalar, guiador, freios a disco tradicionais.


MUni
Os "SUVs" de uma roda são oficialmente reconhecidos e até têm sua própria federação internacional com sede nos Estados Unidos. Nos pedais desses monociclos, há picos e montagens adicionais. Pneus e quadros podem ser mais largos do que o normal. Mas as principais mudanças dizem respeito ao eixo - ele usa uma unidade BMX adaptada ao design do monociclo.
Hoje, os eixos Q são usados aqui para fornecer uma conexão mais segura entre o suporte inferior e a biela. As bicicletas de montanha com uma roda, complementadas com esse eixo, suportam qualquer carga sem quebrar.

Street, Trial, Flatland
Todos os monociclos para esses estilos de pilotagem devem ser capazes de suportar os saltos e tensões associadas à superação de obstáculos. O tamanho das rodas nestes modelos é pequeno, 19-20 ″, de forma a proporcionar a máxima facilidade de manobra. O eixo e as bielas aqui têm uma estrutura reforçada, pneus de maior espessura. A prova é dirigida a pilotos curtos ou adolescentes, esses monociclos não são projetados para saltos altos e são menos velozes. As bicicletas de 1 roda Flatland não são bicicletas de salto, mas são projetadas para patinação artística em terreno urbano.

Estilo Livre
Monociclo acrobático projetado para o formato de show de equitação. Esses modelos apresentam um diâmetro de roda de 20 ″ e design otimizado para uso em ambientes internos. Não contém elementos que possam danificar o piso ou os pneus do solo. Uma coroa bifurcada é freqüentemente usada para definir as pernas. Em geral, os monociclos de estilo livre seguram melhor a pegada e permitem que você execute acrobacias acrobáticas complexas.


Ultimate Wheel
Uma versão minimalista do monociclo, consistindo apenas em uma roda e pedais - sem assento e estrutura. É muito difícil dominar esse "transporte", na maioria das vezes eles são usados como um projétil para treinar o equilíbrio do corpo do piloto. Mas é difícil mover-se seriamente nas estradas que neles estão.


"Girafa"
Um tipo de monociclo equipado com uma transmissão por corrente. É mais alto - o assento é muito mais alto. São produzidas "girafas" com uma altura de 1-3 m.


GUni
Modelos de monociclos com transmissão. Sua roda gira mais rápido do que pedais. Fornecem aceleração significativa, esses modelos são usados para viagens de longa distância, viagens ou ao participar de corridas.


Estilos de equitação e esportes
O movimento monociclo é usado em diferentes esportes, que se caracterizam por diferentes estilos de pilotagem.
Turismo
Projetado para os entusiastas de viagens de longa distância, implica a utilização de modelos com grande diâmetro de roda de 29-36 ″. Esses monociclos atingem velocidades de mais de 15 km / h, mas exigem um passeio bastante confiante dos pilotos.

Direto
Estilo de dublê tradicional envolvendo patinação em objetos no ambiente urbano. No processo de movimento, o motociclista supera corrimãos, escadas, meio-fios e outros obstáculos.


Estilo Livre
Um dos estilos mais famosos, mais para um show. São utilizados elementos de coreografia, truques, links, formando uma única composição.

Planície
Um tipo de freestyle que usa BMX e truques de skate.

Tentativas
Superar obstáculos em um monociclo, na verdade, repete um teste regular de bicicleta.

Fora da estrada
Passeio off-road em monociclo de montanha especial. O estilo mais dinâmico, que envolve descidas com declives de 20-40 graus. Como o monociclo é mais manobrável, rotas ainda mais difíceis estão sujeitas a ela.


Unicross
Estilo de corrida de equitação. Implica um conjunto de velocidade máxima. As chegadas são realizadas em pistas especiais.

Os monociclos também são usados com sucesso em vários tipos de esportes coletivos. Nelas, por exemplo, são disputados jogos de basquete, utilizando equipamentos com roda de 24 ″, e também hóquei, handebol e pólo em monociclos. As diferenças nas regras com as versões clássicas estão relacionadas principalmente às peculiaridades do movimento do veículo.



Como aprender a andar
Para aprender a andar de monociclo, basta passar alguns dias, e também conseguir apoio - a princípio definitivamente não será supérfluo. O mais fácil é para quem já sabe manter o equilíbrio, sem se apoiar no volante, em um veículo normal de duas rodas. É melhor começar a aprender com o mais simples.
- Ajuste e equilíbrio. Essas habilidades são melhor praticadas em ambientes fechados ou ao ar livre, mas com apoio. O centro de gravidade deve ser transferido para os quadris e o olhar deve ser direcionado diretamente. Tendo alcançado o equilíbrio com suporte, você precisa começar a tentar fazer sem ele. Assim que um piloto iniciante conseguir aguentar-se sozinho na sela por mais de 1 minuto, você poderá prosseguir para ações mais complexas.


- Viaje em linha reta. Para que o monociclo ande, você precisa fazer algum esforço - inclinar o corpo para a frente, mudando o centro de gravidade e começar a pedalar suavemente. A desaceleração ou redução da velocidade é obtida endireitando as costas ou inclinando o corpo para trás. Cavaleiros experientes não recomendam arquear durante a pilotagem - a posição arqueada da coluna pode fazer com que o atleta simplesmente voe para fora da sela. No início, é imperativo manter o equilíbrio e a baixa velocidade - agitar os braços definitivamente não vale a pena.

- Manobrando e girando. Privados do volante, os monociclos podem ser direcionados na direção desejada transferindo o peso para um dos quadris. Uma leve deflexão do corpo - e o monociclo irá facilmente andar na direção desejada. Primeiro, você deve tentar manobrar com o raio máximo, como em uma bicicleta normal. Então, você pode tentar reduzi-lo gradualmente.


- Aceleração. Esta é a etapa final do treinamento, permitindo que você desenvolva confiança ao dirigir um veículo. Mas aqui é importante lembrar que o limite de velocidade deve permitir ao cavaleiro, se necessário, saltar para a frente do selim sem risco de lesões.

Andar de monociclo é considerado mais seguro do que andar de bicicleta de duas rodas. Mas isso não significa que você deva negligenciar a proteção - para as canelas, cotovelos, joelhos, cabeça.
Luvas para as mãos também não serão supérfluas - se você cair, pode apoiar-se nas palmas das mãos.

Companhias de manutafuramento
Entre as empresas de manufatura de monociclos, há tanto líderes quanto estranhos. Várias marcas conhecidas tradicionalmente lideram nas classificações de popularidade.
Grosseiro
Ciclismo famoso marca dos EUAespecializada em montanha e equipamentos extremos. Em sua atuação, foram produzidos modelos de monociclos off-road, que ainda podem ser encontrados à venda. Mas hoje eles estão fora de produção, a empresa tem concentrado seus esforços na produção de veículos de duas rodas.

Coker
Empresa americana, especializada na produção de pneus e rodas para automóveis, mas em sua gama existem dois modelos populares de monociclo. É um Touring Big e V2 com uma roda de 36 ″ e um design clássico.

Monociclos Kris Holm
Marca criada em 1999 por um dos mais conceituados profissionais do ciclismo. Chris Holm, em seu primeiro monociclo, não evitou os erros típicos que todos os iniciantes cometem.
Após o lançamento de vários modelos que falharam, sua equipe ainda foi capaz de encontrar um "meio-termo", e hoje os monociclos da marca são vendidos com sucesso em dezenas de países ao redor do mundo.


Torker
Empresa americana originalmente especializada na produção de bicicletas BMX. A marca é conhecida desde o final dos anos 70 do século XX. As linhas incluem girafas, monociclos de teste e iniciante, niners de estrada e versões infantis de monociclos.


Miyata
Marca japonesa, além de monociclo, também produz bicicletas de duas rodas, extintores de incêndio, e produzidas anteriormente Motos Asahi. Durante muito tempo, os monociclos da marca foram praticamente as únicas soluções massivas disponíveis no mercado, mas hoje são valorizados pela sua robustez e simplicidade de design, design de selim ergonómico. Devido à falta de modelos de montanha no sortimento da empresa, é procurado principalmente por freestylers que apreciam a beleza do esqui. Não são menos populares e "Girafas" da série Flamingolançado por esta empresa japonesa.


Nimbus Unicycles
Uma das marcas líderes mundiais no mercado de monociclos, dirigido a pilotos experientes. A gama inclui freestyle e monociclo off-road, modelos de estrada e girafas. Novos modelos de ponta aparecem nas linhas dessa marca em particular. Além do mais, a empresa apóia pilotos profissionais da Suécia, Inglaterra, França.

Dicas de Seleção
Para escolher o primeiro monociclo da sua vida e não se decepcionar com ele, Existem várias orientações úteis que podem ajudá-lo a resolver essa difícil tarefa.
- O diâmetro das rodas inicialmente não deve ultrapassar 20 ″. Quanto mais alto for este indicador, mais difícil será manter o equilíbrio devido ao alto centro de gravidade. O tamanho adulto normal é 24 ″ e é considerado universal. Os modelos com rodas 29-36 "são adequados para viagens, mas são projetados para pilotos experientes.
- É melhor não escolher o monociclo do tipo corrente para o treinamento. Eles são mais difíceis de aprender.
- O estilo de pilotagem terá de ser determinado com antecedência. O monociclo não é um transporte universal e seus tipos são bem diferentes uns dos outros.
- Ao escolher um pacote para o seu primeiro monociclo, vale a pena certificar-se de que os freios estão acionados. Isso o deixará mais confiante.
- Em uma motocicleta elétrica, você deve prestar atenção à presença de um rack. É mais fácil para um iniciante gerenciar esses modelos.
- O comprimento das pernas é importante - pessoas altas devem escolher monociclos com um tamanho maior de quadro. Então, mesmo com uma pequena roda de 20 ″, será confortável aprender o básico da pilotagem.
- As selas para monociclo, orientadas para diferentes estilos de pilotagem, também apresentam diferenças. No estilo livre, eles são de plástico. Em modelos de truque - estreito. Selins largos são usados em modelos de caminhada, pois são focados no conforto em viagens longas.

Com base no conhecimento sobre o dispositivo dos monociclos, na experiência em dirigir uma bicicleta de duas rodas e nas recomendações de escolha, você pode escolher a versão certa de um veículo móvel para si mesmo, sem dificuldades desnecessárias e demorado.
Como escolher um monociclo e a primeira aula de equitação pode ser visto no próximo vídeo.