Spaniel

Spaniel tibetano: descrição e conteúdo da raça

Spaniel tibetano: descrição e conteúdo da raça
Contente
  1. História de origem
  2. Características da raça
  3. Como são os cachorros?
  4. Caráter e comportamento
  5. Condições de detenção e cuidados
  6. Alimentando
  7. Educação e treinamento
  8. Saúde e possíveis doenças
  9. Reprodução

O Spaniel tibetano é um cão pequeno e fofo considerado decorativo. Nosso artigo descreve a descrição desta raça, bem como as características do conteúdo, treinamento de tais cães e muito mais.

História de origem

Tibbies ficou famoso por muito tempo. Monges tibetanos costumavam manter esses cães. Eles eram usados ​​para serviços religiosos e para proteção. Como cão de guarda, o spaniel tibetano foi plantado na parede do mosteiro e, quando surgiram convidados inesperados, ele começou a latir alto. Esses cães não podiam fornecer proteção contra estranhos e aqui eram ajudados por vigilantes mais sérios: mastins tibetanos.

Os spaniels também giravam tambores de orações (geralmente continham textos necessários para serviços religiosos). Esses cães foram autorizados a viver com os monges: os companheiros de quatro patas estavam com eles mesmo durante a viagem. Esses cães não foram autorizados a serem vendidos, apenas foram dados. Assim, os Tibbies acabaram na China. Então, muitas outras raças surgiram a partir deles, no entanto, os cientistas ainda têm muita controvérsia sobre esses tópicos.

Os europeus aprenderam sobre os spaniels tibetanos apenas no final do século XIX. Miss McLaren, uma criadora britânica, trouxe esses cães para a Inglaterra. Desde meados do século 20, os tibbies já se espalharam pelo mundo. A cada ano, esses cães recebem cada vez mais atenção e estão rapidamente ganhando popularidade.

Características da raça

Pode parecer a um criador de cães inexperiente que o pequinês e o tibetano Spaniel são iguais, no entanto, ainda existem diferenças. Quanto à descrição do Tibbi, é imediatamente perceptível que este cão é maior do que o pequinês.Tibbies pode pesar até 6,8 kg e ter 26 cm de altura. As proporções do Spaniel tibetano são bastante harmoniosas., seu corpo é forte, ligeiramente esticado. Os movimentos do cão são confiantes e leves.

Cabeça

O crânio de Tibby é proeminente e a cabeça bastante pequena. O focinho é ligeiramente achatado, curto, porém sem pregas. A transição do focinho para a testa é fraca.

Os olhos são ovais, inseridos um tanto largos e de tamanho médio. O olhar é direcionado diretamente para a frente. Cor dos olhos - acastanhado escuro.

A cor do nariz geralmente é preta. Orelhas inseridas altas, longas, penduradas na cartilagem. A mandíbula é ligeiramente protuberante (a mordida pode ser reta, mas prognatismo é mais comum). Os lábios são finos, bem pressionados contra a mandíbula; o ideal é que os dentes não sejam visíveis.

Pescoço e costas

O Spaniel tibetano quase não tem pescoço. À primeira vista, pode parecer que sua cabeça está ligada diretamente ao corpo. O lombo é ligeiramente arqueado e o dorso é reto.

Patas

Os membros de Tibbi não são pesados, mas fortes, bastante curtos. As pernas dianteiras do Spaniel tibetano são curvas, elegantes. As patas traseiras são mais retas, mais musculosas e mais fortes.

A pelagem de Tibbi é sedosa, espessa, muito bonita. O comprimento da pelagem é médio. A pelagem é de duas camadas, muito bem desenvolvida. Os machos geralmente têm uma coleira bastante grande em volta do pescoço. No peito, na zona das calças, na cauda e nas orelhas dos spaniels tibetanos, surgem folhos.

Cor

A cor do tibby pode ser quase qualquer, não há nenhuma característica estrita a este respeito. Freqüentemente, há manchas brancas nos membros desses cães. Os mais valiosos são os spaniels tibetanos escuros com manchas brancas na testa, cauda e peito. Os cães de cor dourada também são valiosos.

Como são os cachorros?

Os filhotes de Tibby nascem pequenos, cegos. Eles abrem os olhos aproximadamente 2 semanas após o nascimento. Nessa idade, os cachorros já com bastante confiança se mantêm nas patas, começam a se mover muito mais. Os bebês ficam mais pesados, param de dormir muito.

A pelagem dos filhotes de Spaniel tibetano geralmente começa a escurecer ou clarear com a idade: tudo depende da cor. Por muito tempo, ele se assemelha a uma penugem leve. Quando o cão atinge a idade de 1 ano, a pelagem fica cada vez mais grossa, as manchas aumentam ou diminuem. A mudança dos dentes geralmente começa aos 4 meses.

Caráter e comportamento

Tibbies são alegres, móveis e brincalhões. Esses cães são bastante rebeldes. Eles se sentem muito bem no apartamento, eles geralmente são amigáveis ​​com todos os membros da família. Para que Tibby crie raízes melhor, é melhor levá-lo como um cachorrinho. No entanto, um cão adulto já possui algumas características definidas que nem sempre o novo dono gosta.

Em termos de habilidades terapêuticas, os spaniels tibetanos são frequentemente comparados a representantes da família felina. Esses animais são muito bons em ajudar a combater o estresse. Em muitos países ocidentais, os tibbies são especialmente treinados para serem usados ​​posteriormente na terapia canina. Trata-se de uma zooterapia, que visa a recuperação de pacientes com comprometimento da função cerebral.

Como os spaniels tibetanos foram mantidos em mosteiros por um longo tempo, uma certa marca foi deixada em seu caráter. Desconfiam e desconfiam de estranhos. Tibby é um cão pequeno, por isso não poderá causar danos graves a uma pessoa, no entanto, este cão pode assustar facilmente um intruso e avisar o seu dono sobre o perigo a tempo. Para que o cão não assuste acidentalmente os transeuntes, é melhor mantê-lo na coleira durante o passeio.

Tibbies são amigáveis, mas também lutam pela independência. Às vezes, esse cão pode mostrar caráter e se tornar bastante teimoso. Por isso, é necessário dedicar tempo suficiente à sua educação.

Spaniels tibetanos são guardas maravilhosos. Eles reagem imediatamente a movimentos estranhos, farfalhar e outros sons. Esses cães são caracterizados por uma autoconfiança significativa, bem como alguma alienação, portanto, você não deve importunar seu animal de estimação quando ele deseja privacidade. Deve-se ter em mente que os tibbies geralmente não latem sem um motivo sério. Mesmo assim, se o animal latiu, isso geralmente significa que um estranho apareceu no território.

Condições de detenção e cuidados

Você não precisa de nenhum cuidado especial com sua Tibby. O principal é cuidar bem da pelagem desta linda cadela. Escove e penteie seu Spaniel tibetano várias vezes por semana. Escove seu Spaniel tibetano com um furminator ou capa impermeável duas vezes por ano durante a muda.

Uma atenção especial deve ser dada à pelagem na cauda e nas orelhas: tapetes costumam aparecer nesses lugares. Para facilitar o penteado do animal, pode-se usar um spray especial durante este procedimento.

É recomendável lavar o Spaniel tibetano no máximo quatro vezes por ano. Alguns donos de cães preferem shampoo seco: ele remove manchas e sujeira da pelagem muito bem. Certifique-se de usar os condicionadores e shampoos corretos para cuidar eficazmente da pele e do pelo do seu cão. Após lavar o cachorro, seque-o delicadamente com uma toalha felpuda.

Também é recomendável secar o casaco tibby com um jato de ar quente.

Nenhum corte de cabelo necessário para Tibby. Se você costuma cortar um cachorro assim, a qualidade de sua pelagem se deteriora significativamente.

Depois de caminhar com um Spaniel tibetano, certifique-se de verificar seus ouvidos: podem haver carrapatos. Limpe as orelhas do seu animal de estimação com cotonetes e almofadas de algodão semanalmente para remover a cera e outros contaminantes. Eles precisarão ser pré-umedecidos com peróxido de hidrogênio. Limpe os olhos de Tibby várias vezes por semana com um algodão macio ou pano umedecido em uma decocção de camomila suave ou água fervida. Corte as garras nas patas do seu animal à medida que ele cresce.

Escove os dentes do seu cão semanalmente com uma pasta de dentes e uma escova macia. Você deve ter cuidado especial quando os dentes permanentes começarem a crescer no lugar dos dentes de leite. Em Spaniels tibetanos, os dentes de leite podem não cair por muito tempo. Nesses casos, é melhor consultar um médico experiente.

Aplique um repelente contra pulgas e parasitas na cernelha do cão uma ou duas vezes a cada poucos meses. No verão e na primavera, quando os carrapatos se tornam ativos, recomenda-se o uso de coleiras e sprays especiais.

Tibby é um animal bastante enérgico, e essa energia precisa ter uma saída. Caso contrário, o caráter do cão pode se deteriorar muito. As caminhadas de tibbi devem ser feitas todos os dias e devem ser bastante longas. Esses animais adoram correr, atividades ativas, natureza.

É improvável que o Spaniel tibetano queira ficar deitado no sofá o dia todo, por isso não é adequado para uma pessoa que não está inclinada a um estilo de vida ativo.

O Spaniel tibetano geralmente se adapta a várias condições de vida com bastante facilidade, mas deve-se ter em mente que ele não pode viver na coleira ou em um aviário. Na casa do cachorro, um canto separado deve ser distinguido: deve ser aconchegante e isolado. Este local deve ser afastado de radiadores e correntes de ar. Em alguns casos, esses animais dormem com seus donos.

A espessa capa de lã dos spaniels tibetanos os protege do frio de forma confiável, mas em geadas severas ou alta umidade, é recomendável colocar cobertores, suéteres ou macacões nesses cães.

Tibbies está indo muito bem no calor.

Alimentando

Os Spaniels tibetanos precisam de muitos nutrientes. Uma das regras principais é dar a esses cães o mínimo de comida gordurosa possível. Os tibbies comem alimentos naturais e misturas especiais. Muitos proprietários de Spaniel tibetano dão a eles Nutro Choice, Merrick. Tibbies pode ser alimentado com estes alimentos naturais:

  • leite cozido fermentado, kefir, queijo cottage;
  • mingau de trigo sarraceno, arroz;
  • cabra, vitela, carne;
  • peixes do mar (bacalhau, nototenia, pescada);
  • vegetais cozidos (tomate, abobrinha, cenoura, beterraba);
  • miudezas (coração, fígado, rins, estômago, pulmões).

Quanto ao milho e à carne de frango, deve-se ter em mente que, por causa deles, os spaniels tibetanos costumam ter reações alérgicas. Se você encontrar esse problema, precisará parar de dar esses alimentos a seu cão. É estritamente proibido alimentar o Tibbi com os seguintes alimentos:

  • ossos tubulares;
  • batata;
  • produtos de panificação e confeitaria;
  • alimentos picantes, salgados, fumados;
  • porco, cordeiro.

É melhor cozinhar peixe para tibbi, porque depois de comer carne fresca, o cão pode ficar infectado com vermes. É melhor alimentar um cão adulto, cuja idade atingiu os 7 meses, duas vezes ao dia, um tibby, cuja idade é 3-6 meses - 3 vezes, um cachorrinho pequeno - 4 vezes ao dia.

Educação e treinamento

Tibby precisa de socialização precoce. Recomenda-se passear com o Spaniel Tibetano por um longo tempo imediatamente após ele aparecer na casa: desta forma você vai acostumar o cão a outros animais e pessoas. Se isso não for feito, o cão pode se tornar agressivo com estranhos.

A relação do Spaniel tibetano com seu dono deve ser de parceria. Se você costuma repreender o cão, usar punição física, ele deixará de confiar no dono e abrigará ressentimento. Se você respeitar o tibbi e demonstrá-lo de todas as maneiras possíveis, o animal responderá com gratidão, devoção e amor.

Esses cães podem ser muito bem treinados. O fato é que eles se esforçam para agradar seus mestres e agradá-los de todas as maneiras possíveis. No entanto, qualidades como amor à liberdade e teimosia também podem ser despertadas no spaniel tibetano. Alguns tibetanos começam a ignorar comandos e agir de acordo com seus instintos.

Por isso, é melhor não usar esses cães como cães de serviço.

Saúde e possíveis doenças

Os spaniels tibetanos vivem até 15 anos. A saúde desses animais de estimação é geralmente bastante forte, mas eles ainda estão sujeitos a algumas doenças. Na maioria das vezes, certas doenças em Tibbi surgem devido a uma predisposição genética. Por esse motivo, é melhor comprar filhotes de Spaniel tibetano em creches confiáveis, onde eles fornecem informações sobre o pedigree do animal. Na maioria das vezes, Tibbies desenvolve as seguintes doenças.

  • Alergias. Os sintomas são inchaço, coceira e assim por diante. Para evitar a ocorrência de reações alérgicas, você precisa ser o mais sério possível ao escolher os alimentos certos para o seu Spaniel tibetano.
  • Otite. Ele se desenvolve devido ao formato peculiar das orelhas de tibbi. Para prevenir o desenvolvimento de tal doença, é necessário manter uma boa higiene. Após caminhar em tempo úmido e procedimentos com água, limpe cuidadosamente o pêlo do animal próximo às orelhas. Isso pode ser feito com discos de algodão.
  • Atrofia retiniana. Leve seu animal regularmente ao seu oftalmologista veterinário. Se o problema for ignorado e a doença for desencadeada, o cão pode ficar completamente cego.
  • Problemas com o sistema musculoesquelético. Essas doenças surgem devido à peculiaridade do físico dos spaniels tibetanos. Eles costumam se desenvolver em animais mais velhos.

Se você levar em consideração as recomendações de alimentação de Tibby e cuidar adequadamente de tal cão, sua saúde permanecerá por muito tempo.

Deve-se prestar atenção não apenas ao físico, mas também ao estado psicológico do cão. Dose a permanência do cão em locais barulhentos e com muita gente, certifique-se de que ele não fica nervoso.

Reprodução

O Spaniel tibetano se torna sexualmente maduro por volta dos 9 meses de idade. O macho está pronto para o primeiro acasalamento aos 12 meses, a fêmea - 2 semanas após o início do estro. Uma repetição de tricô é necessária em um dia.

A cadela tem filhotes após 2 meses. Durante a gravidez, a atividade da cadela deve ser limitada, sendo necessário alimentá-la com mais frequência: cerca de 4 vezes ao dia. Antes de dar à luz, Tibbi geralmente se recusa a comer, mostra ansiedade. Ocorre uma descarga espessa, a temperatura corporal diminui. A fêmea geralmente dá à luz de 2 a 4 filhotes de cada vez.

Para mais informações sobre a raça, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa