Têxtil

Como escolher cortinas para o quarto?

Como escolher cortinas para o quarto?
Contente
  1. Para que servem as cortinas?
  2. Como escolher um material?
  3. Escolhendo uma cor e um padrão
  4. Soluções de estilo
  5. Conselho de profissional

O quarto é considerado uma sala especial onde pode desfrutar de um bom descanso e relaxamento. O seu interior deve criar um ambiente de tranquilidade e paz de espírito, por isso, ao decorá-lo é importante prestar atenção não só à seleção do mobiliário, dos elementos decorativos, mas também às cortinas. Hoje à venda você encontra uma grande variedade de cortinas, elas diferem na cor, textura e estilo, portanto, antes de comprar, é preciso levar em consideração as vantagens e desvantagens de cada tipo.

Para que servem as cortinas?

As cortinas são um móvel insubstituível, graças às quais as aberturas das janelas adquirem um belo aspecto. Um certo tipo de cortinas é adequado para cada ambiente, portanto, para escolhê-las corretamente, você deve prestar atenção não só ao tamanho, padrão, mas também à composição, densidade do tecido. Isso é especialmente verdadeiro para o design do quarto, no qual o design deve ser aconchegante e relaxante. Muitas donas de casa, para refrescar o interior deste quarto, não fazem reparos, mas simplesmente trocam as cortinas, e as novas cortinas das janelas fazem um excelente trabalho nessa tarefa.

Antes de comprar novos produtos, você precisa saber como eles se encaixam no papel de parede, nos móveis e na decoração geral do ambiente. Os designers recomendam a compra de cortinas em vários tons mais escuros ou, ao contrário, mais claras que a cor do papel de parede. Além disso, a combinação de tecidos com decoração de parede depende muito do tamanho do quarto e do nível de iluminação.

Em uma sala pequena, onde os raios de sol raramente aparecem, você deve escolher cortinas de luz que deixam a luz passar.

Para cômodos amplos, é preciso comprar cortinas em vários tons mais escuros que o papel de parede e dar preferência a materiais reflexivos que sejam resistentes ao desbotamento.

As paredes de muitos quartos são revestidas com papéis de parede de dois tipos, neste caso, na hora de escolher as cortinas, é importante atentar para a cor, os padrões e os ornamentos, que devem estar harmoniosamente combinados com a decoração. A combinação dos têxteis com o mobiliário também desempenha um grande papel, para isso recomenda-se a utilização de um jogo com contraste de cores. Uma boa opção é o uso de cortinas multicamadas em vários tons. Além disso, você pode comprar cortinas em cores universais (cinza, creme, bege), são perfeitas para qualquer modelo e cor de móvel. As cortinas parecem interessantes, nas quais os padrões e as cores continuam na forração dos móveis.

Além disso, vale a pena prestar atenção à combinação de tecidos com teto e piso.

Você pode diversificar o esquema de cores na decoração da sala com a ajuda de elementos de decoração incomuns, como pincéis e pickups.

Além de tudo isso, as cortinas devem estar em completa harmonia com o estilo e design geral do quarto.

Como escolher um material?

Antes de escolher e comprar cortinas para o quarto. você precisa perguntar ao vendedor sobre o material com o qual eles são costurados. É melhor dar preferência a tecidos de alta qualidade com uma estrutura densa.

Essas cortinas garantem um sono saudável e profundo, pois protegem de forma confiável o espaço da sala dos raios fortes do sol. Quanto ao design, é considerado secundário na escolha e é selecionado com base nas preferências pessoais. Ao mesmo tempo, as cortinas devem ficar lindas a qualquer hora do dia, em harmonia com a decoração da sala e demais itens de decoração.

Hoje à venda você pode encontrar cortinas feitas de tecidos naturais e sintéticos. A primeira opção é impraticável, uma vez que essas cortinas tendem a esticar com o tempo. Os produtos feitos de tecidos contendo fibras sintéticas permanecem por muito tempo e mantêm sua forma após a lavagem.

A escolha do material para cortinas é necessária dependendo da época.

Por isso, por exemplo, os designers no verão recomendam pendurar produtos de tecidos leves (linho, algodão) nas vitrines, dando preferência às cores delicadas e claras. No inverno, você pode decorar as aberturas das janelas com cortinas de tecido grosso em tons quentes.

É muito importante que o material das cortinas se preste bem ao cuidado, pois deverão ser lavadas e passadas a ferro periodicamente. Os tecidos sintéticos são considerados os mais fáceis de cuidar, mas também são resistentes ao desbotamento. Cortinas de seda natural têm um aspecto requintado em qualquer desenho, mas durante o funcionamento podem causar muitos inconvenientes. Eles só podem ser limpos, nenhuma lavagem é permitida.

Na maioria das vezes, as cortinas dos quartos são compradas com os seguintes tecidos comuns e populares.

  • Poliéster. É um material resistente ao desgaste e durável que pode ser lavado mesmo na máquina de lavar. Após a limpeza, os produtos não encolhem nem deformam.
  • Viscose. Refere-se a materiais sintéticos com excelentes características de desempenho. A viscose também é altamente resistente ao desbotamento. As cortinas feitas com este tecido podem ser penduradas no quarto no inverno.
  • Tafetá. É um tecido artificial translúcido que protege bem o ambiente dos raios fortes do sol. O tafetá é lavável, não perde a forma e confere ao quarto um aspecto apresentável.
  • Seda e algodão. São tecidos naturais com os quais pode dar um toque acolhedor ao interior do seu quarto. A única desvantagem dessas cortinas é que elas são sensíveis ao sol e desbotam. Para continuar sua vida operacional, você precisa usar, adicionalmente, revestimentos especiais.
  • Linho. É feito a partir de matérias-primas naturais, caracterizado por excelentes dados externos, mas muito exigente em termos de operação e manutenção. Muitos fabricantes adicionam fibras sintéticas ao tecido, o que o torna simplesmente perfeito.
  • Tule. Encontrou ampla aplicação na costura de cortinas de luz translúcidas para quartos. Ele sombreia mal a luz, mas é um elemento decorativo original.

Além das cortinas de tecido, produtos de bambu têm sido usados ​​no interior moderno dos quartos. Essas cortinas são geralmente escolhidas pelo design, que é dominado por materiais naturais como madeira, metal e vidro. Além disso, as cortinas de bambu ficam bem em quartos orientais.

Escolhendo uma cor e um padrão

O quarto é destinado ao relaxamento, por isso seu interior não deve conter cores chamativas e brilhantes. Designers recomendam escolher tons que promovam relaxamento. Por exemplo, em um quarto com cortinas laranja ou vermelhas será difícil dormir, enquanto cortinas verdes, ao contrário, podem restaurar a paz de espírito e ajudar a escapar da agitação do dia a dia.

A seleção de cores também é realizada levando em consideração o estilo da sala.

Por exemplo, os tons escuros são ideais para o estilo retro. Cortinas azuis escuras simbolizam tranquilidade e profundidade de sentimentos, por isso são consideradas uma excelente opção para o quarto, vão ajudar a entrar em sintonia com um longo sono e encontrar paz. Hoje em dia, os tons de bege também estão em voga, que enchem a sala de nobreza. Estes incluem tons de creme, areia, caramelo e a cor de cacau, champanhe.

Cortinas marrons também são uma opção segura, sua cor está em perfeita harmonia com os demais tons e não incide sobre ela mesma. Segundo psicólogos, o marrom também é capaz de "aquecer" o interior e criar nele uma sensação de segurança. Além disso, os quartos com cortinas marrons parecem nobres e caros.

Se o quarto tiver boa iluminação, você pode decorar as aberturas das janelas com cortinas em tons quentes. Rosa, laranja, bege e pêssego são ótimas opções. Essas cores podem tornar um ambiente mais claro e maior visualmente.

Os tons de cinza resfriam mais o ambiente, por isso é melhor escolhê-los no verão.

Na hora de escolher as cortinas do quarto, deve-se prestar atenção não só na cor, mas também na presença ou ausência de estampa. Em tal sala, o empilhamento de vários padrões não é permitido, uma vez que são difíceis de combinar uns com os outros no interior. No caso em que a decoração da parede seja monocromática, pode-se comprar cortinas em cores vivas com motivos interessantes, elas vão se tornar um destaque no design.

Se as paredes forem cobertas com papel de parede com desenhos, é melhor escolher tecidos lisos. Isso se aplica a cortinas e travesseiros, colchas.

Ao escolher cortinas com um padrão, é importante considerar que elas devem corresponder ao estilo do interior. Portanto, as tiras, as rosetas são adequadas para os clássicos e as flores pequenas são adequadas para a Provença. O nível de iluminação do quarto e seu tamanho desempenham um papel importante. Em quartos em miniatura, tecidos claros com padrões volumosos serão inadequados, pois reduzirão visualmente o ambiente. Nesse caso, cortinas lisas em tons pastéis ou com listras horizontais e verticais serão uma excelente opção. Nos quartos amplos, a escolha dos tecidos para costurar cortinas não é limitada, de modo a tornar o ambiente harmonioso e claro, é aconselhável dar preferência a ricos tons escuros e padrões largos.

Apesar da enorme seleção de cortinas para o quarto, cortinas monocromáticas ainda são muito populares... Para que não se "dissolvam" no interior geral, os estilistas recomendam o uso de detalhes adicionais, como lambrequins. Eles darão às cortinas um visual completo, enfatizando sua cor favoravelmente. A única coisa que lambrequins podem ser usados ​​em grandes quartos com tectos altos.Se os tectos forem baixos e houver pouca luz ou espaço na divisão, esses elementos decorativos devem ser abandonados (a janela deve ser simplesmente engomada).

Soluções de estilo

Hoje, no design de quartos, tendências estilísticas modernas como minimalismo, modernismo, alta tecnologia e motivos escandinavos se espalharam. Neste e no próximo ano, os designers aconselham a compra de cortinas multicamadas com cortinas e dobras exuberantes, elas estão na moda e são perfeitas para quartos espaçosos. Os tons claros perderam sua relevância nesta temporada, eles ficaram em segundo plano. Já o interior dos quartos prevê o uso de cores ricas e contrastantes, principalmente cortinas.

Este ano, no contexto dos estilos modernos, os seguintes tipos de cortinas serão muito populares.

  • Francês. Eles podem ser pendurados em qualquer sala, mas ficarão melhor no quarto, pois se tornarão o destaque principal no interior. Essas cortinas se distinguem por belas cortinas e ricas dobras. Geralmente são costurados em seda, cetim e decorados com laços e franjas. Os produtos são adequados para quartos clássicos e barrocos.
  • Romano. Ideal para quartos pequenos com um toque minimalista. Eles parecem lacônicos, são costurados apenas de tecidos naturais e só alcançam o comprimento do peitoril da janela.
  • Inglês. Estas cortinas serão uma adição original aos quartos de estilo clássico. Eles são equipados com um mecanismo especial que permite que sejam levantados rapidamente, criando uma rica dobra no centro e arcos nas bordas.
  • Japonês. Estas são cortinas retas verticais que são fixadas na cornija com elementos móveis. Via de regra, são usados ​​em quartos de estilo oriental. Eles combinam funcionalidade, elegância e simplicidade ao mesmo tempo. Além disso, essas cortinas são caracterizadas pela simplicidade de operação, pois podem ser controladas por um controle remoto especial.

Conselho de profissional

Apesar da enorme seleção de cortinas, é necessário pendurar no quarto produtos universais que não só vão decorar o ambiente, mas também protegê-lo do ruído, do sol e de olhos curiosos. Os especialistas recomendam dar preferência a cortinas de marcas famosas, feitas com tecidos naturais. Se o apartamento (casa) tem um bom isolamento acústico e seus proprietários gostam de acordar com os raios do sol, então o melhor é escolher cortinas feitas de tecidos leves (organza, seda e chiffon).

Além disso, é importante levar em consideração o fato de que as cortinas estampadas devem enfatizar o conforto do ambiente e não desviar a atenção.

Portanto, para o quarto, é necessário escolher produtos com imagens de formas geométricas, listras, padrões florais ou abstratos. É desejável que as cortinas encontrem sua continuação na decoração das paredes e estofamento dos móveis. Para um design perfeito, a cor da cortina deve ser combinada para combinar com as colchas e travesseiros. Também é importante pendurar os tecidos corretamente, caso contrário, mesmo as cortinas mais atraentes não ficarão tão impressionantes.

Como escolher as cortinas do quarto, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa