Têxtil

Tule no quarto: o que acontece e como escolher?

Tule no quarto: o que acontece e como escolher?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Materiais e estrutura
  3. Espectro de cores
  4. Opções de design
  5. Dicas de Seleção
  6. Que lindo pendurar?
  7. Exemplos interessantes

Não é nenhum segredo que as janelas lindamente decoradas tornam o quarto aconchegante e aconchegante, e o ambiente é o mais confortável possível. Neste caso, costuma-se dar especial importância ao tule: é dele que dependem a aparência e o apelo estético das aberturas das janelas. Com o material deste artigo, você aprenderá como é o tule moderno e quais são as nuances para escolher a melhor opção.

Peculiaridades

Tule apareceu há muitos anos no sul da França e imediatamente ganhou popularidade. Inicialmente, era um material fino e transparente, através do qual mal era possível sombrear as janelas.

Apesar deste tecido não conseguir esconder completamente o interior dos olhares indiscretos da rua, o tule conseguiu dar ao interior uma certa leveza e leveza. O tecido transparente contribuiu para o ambiente convidativo do quarto.

O primeiro tecido era composto por fios de seda, mas agora, além das fibras naturais, as sintéticas fazem parte do tule. É graças a eles que as telas não amarelam com o tempo e têm um aspecto atraente. Hoje é difícil prescindir das cortinas de tule: elas impressionam pela variedade de materiais, texturas, cores e formas. O tule pode ser classificado de acordo com vários critérios. Por exemplo, em comprimento, pode ser:

  • curto, mal cobrindo o peitoril da janela;
  • tradicional, não atingindo o piso 3 cm;
  • longo para o chão ou desleixado.

Além disso, a largura das telas também é diferente. Por exemplo, dependendo da solução de design de um determinado quarto, as cortinas podem ser estreitas, clássicas ou largas.Podem ter a largura necessária para a colocação de dobras suaves, pregas ou lambrequins. A forma das cortinas pode ser retangular tradicional, semicircular, quadrada e triangular.

O uso de diferentes formas em um design permite que você crie um tipo original de decoração de janela. Além disso, as cortinas de tule podem ser padrão ou assimétricas. Os segundos produtos são especialmente relevantes para quartos com portas de varanda.

Materiais e estrutura

Na produção do tule moderno, as marcas utilizam diversos tipos de materiais. Por exemplo, um dos tipos de matéria exigidos é a organza... Ele mantém sua forma perfeitamente, pode ser fosco ou brilhante. É feito de seda e algodão com adição de fios de poliéster.

O véu difere da organza não apenas no tipo de textura, mas também nos dados externos. Este tecido não possui uma trama de fios tão solta; é macio, translúcido, fosco e macio ao toque. Este tule se distingue por sua capacidade de difundir suavemente a luz do sol. Ao mesmo tempo, o véu pode ser denso, pois transmite bem a luz, o que é importante para quartos em ambientes inicialmente escurecidos.

Porém, os véus precisam de cuidados especiais: eles atraem a poeira e, se lavados incorretamente, encolhem.

Já a musselina usada na produção não requer cuidados especiais e é fácil de lavar. Além disso, os fios de musselina podem criar uma grande variedade de padrões, o que permite combinar tecidos com outras cortinas.

O chiffon usado na fabricação do tule é um material caro. Distingue-se por sua textura nobre, tem uma trama simples de fios e tem uma superfície do tipo mate.

As cortinas de chiffon arejadas possuem a mais ampla paleta de cores, o que permite escolher o tecido que combina com o conceito geral de estilo de um determinado quarto.

A malha é muito popular hoje em dia devido à sua funcionalidade e praticidade. Este tule torna o interior do quarto especial e, além disso, a malha permite saturar o ambiente de luz.

Se se trata de uma teia de aranha, então esse material é completamente único: é resistente ao desbotamento e não muda suas qualidades por muitos anos. Além disso, este tecido é capaz de conferir um ambiente especial ao quarto.

Entre outros materiais, a musselina e a viscose são utilizadas na produção de tule para dormitórios. A musselina é feita com fios naturais, transmite perfeitamente a luz e protege a janela. No entanto, as desvantagens de tal tule são as rugas e o desbotamento ao sol. A viscose é considerada um material nobre e leve, mas essas cortinas duram pouco.

Já quanto à estrutura das cortinas de tule, ela pode ser diferente. O tule no quarto pode ser liso, texturizado, rendado, estampado, translúcido e opaco. O tipo texturizado de superfície é realizado por meio de fios de diferentes estruturas e espessuras. O tipo de estampa do tule pode ser diferente.

Por exemplo, pode não ser apenas um padrão obtido pelo uso de fios de cores diferentes. Também pode ser um tipo de desenho impresso. O tule pode ser monocromático, enquanto o desenho se divide em uma impressão em toda a área, um enfeite ou uma impressão fotográfica. Entre outras opções destacam-se a textura chuva e o tipo duplo de tule.

Ambos os tipos foram concebidos para criar uma atmosfera de conforto em casa, ao mesmo tempo que têm um aspecto único. A decoração do tule pode ser em padrão de lantejoulas, picotado, bem como acessório auxiliar. (por exemplo, borda decorativa, bordado à máquina, preso sobre o tecido da borboleta).

Espectro de cores

As soluções de cores das cortinas de tule para o quarto podem ser muito diversas. A escolha desta ou daquela cor depende do grau de iluminação da própria divisão, da solução estilística, tendo em conta o desenho da cor da composição interior. Se o próprio quarto for escuro, o branco deve ser preferido. Ele retira perfeitamente a falta de luz e suaviza a percepção do interior, trazendo espaço visual para ele.

Além de branco, verde, cinza claro, lilás, marrom, turquesa, lavanda, amarelado, rosa são considerados tons da moda. É possível que a tonalidade seja natural e incomum. Pode ser natural e especial ao mesmo tempo. Por exemplo, é um tom rosa, verde-acinzentado, laranja-acastanhado cintilando com uma madrepérola violeta.

Além do branco neutro, cortinas coloridas também podem ser utilizadas para a decoração. Tons pastel e branqueados serão as tintas ideais: trazem uma sensação de leveza e amplitude ao espaço. Além disso, combinam bem com tecidos para quartos, estofados, cortinas e decoração de paredes.

Porém, seja qual for a escolha, você não deve sobrecarregar o tule com uma abundância de contrastes. Ao mesmo tempo, as cortinas ombre com sombras suaves se tornarão uma solução na moda.

Opções de design

As soluções de design para tule de quarto podem ser diferentes. Por exemplo, o tule não pode ser apenas tradicionalmente suspenso: as técnicas de design são interessantes quando as cortinas são cortadas em semicírculo com a possibilidade de juntar fragmentos individuais da composição em fitas. Além do mais, o tule pode ser costurado como cortinas francesas, nas quais o tecido leve é ​​reunido em vieiras arejadas... Esses modelos podem ter várias filas de vieiras, pois seu número varia em largura.

Ao contrário das cortinas pesadas, este tipo de decoração de janela parece leve e elegante.

Além disso, o desenho pode prever a fixação de tule com rebordo, o que permite o preenchimento da parte superior dos beirais, conferindo à decoração da janela uma completude. Neste caso, ganchos laterais feitos do mesmo tecido que o próprio tule podem ser usados ​​como fixadores.

As cortinas de tule podem ser colocadas sobre uma cornija festonada. Neste caso, as paredes laterais localizadas em ambos os lados da janela podem ser recolhidas em um fio elástico. Essas cortinas parecem muito incomuns e suaves. Eles são ótimos para janelas grandes e panorâmicas, mas não permitem o fechamento de janelas.

Quanto aos acessórios, podem ser muito diversos, mas obedecem sempre à decisão estilística do interior de um determinado quarto. Por exemplo, as tendências de design moderno favorecem a simplicidade. Hoje em dia está em voga o design com ilhós, que pode ser redondo, quadrado, figurado, em metal, madeira ou plástico. Eles também podem ser presos a uma fita de ilhó, cuja cor pode ser diferente da cor das cortinas.

Objetos incomuns podem ser usados ​​para fixar as cortinas na posição desejada. Por exemplo, opções de decoração de janela bastante adequadas podem ser criadas usando ímãs, colares de contas, cordas, fitas, babados. O tule com flores pode ser combinado com tecidos lisos: essa tendência da moda está ganhando força entre os designers de interiores hoje. Móveis modernos precisam de simplicidade e, portanto, cortinas de tule podem não ter decoração.

No interior do estilo country, provençal ou boho, o design das dobradiças ficará melhor. Não há necessidade de cortinas, lambrequins: cortinas com flores e pequenos motivos são prioritários. Além disso, eles podem ser diferentes em dois lados: um pode ser monocromático, o segundo - floral.

Uma das novidades da temporada, apreciada pelos clientes, é a impressão de fotos. Este tule torna o interior do quarto especial.

Dicas de Seleção

É necessário escolher novidades em tule para a decoração de um quarto em fase de design de interiores. Ao mesmo tempo, você pode estudar o sortimento de produtos populares, comparar o custo, escolher a metragem, levando em consideração a medida do comprimento da cornija. Se cortinas forem necessárias, sua largura deve ser 2 vezes o comprimento da haste da cortina. No entanto, a largura também pode depender da densidade do tule.

Por exemplo, se as cortinas forem totalmente arejadas (por exemplo, de organza ou náilon), a largura pode ser 3 vezes o comprimento da cornija existente... Quanto mais denso o material, menor deve ser sua largura.Porém, na hora de comprar, é preciso levar em consideração que completamente sem dobra, o tule parece solitário, como se não bastasse para uma determinada abertura de janela. Uma largura pequena é escolhida quando as cortinas de tule são decoradas com bordados ou impressão de fotos.

Ao escolher sua opção, deve-se levar em consideração o lado que as janelas do quarto ficam viradas. Se eles estiverem voltados para o sul, você pode pegar o tule mais denso e menos transparente. Neste caso, pode-se dar preferência ao tipo combinado, combinando uma tela lisa com outra estampada.

Além disso, no momento da compra é necessário basear-se no tipo de cortinas principais, se estiverem previstas no projeto.

As cortinas podem ser duplas, você também pode escolhê-las como um conjunto. Ao mesmo tempo, o conjunto pode incluir tanto as próprias cortinas de tule com cortina, como as opções combinadas. Além disso, você pode escolher o produto na mesma cor da roupa de cama ou da colcha. Babados, babados, babados são selecionados de acordo com a decoração do próprio quarto. Se o estilo for estrito, eles não são necessários, no entanto, em direções de design como o estilo barroco, clássico ou árabe, eles serão muito úteis.

Ao comprar, deve-se levar em consideração a altura do teto e o tamanho do próprio dormitório. Quanto mais alto for o teto e mais espaçosa for a sala, mais complexo pode ser o design da cortina. Porém, para um cômodo pequeno com janela pequena, não é recomendável comprar um tule de parede inteiro, decorado com lambrequim e cortinas elaboradas.

Quanto à luz, é melhor levar produtos de cor clara que possam livrar o espaço da sensação de peso.

Que lindo pendurar?

Normalmente, o tule é preso aos ilhós da cornija existente. Além disso, a fixação pode ser individual (por exemplo, com velcro). A mesma abordagem para o design de uma abertura de janela pode ser diferente. Por exemplo, se um tipo simples parece enfadonho, você pode contar com um design com lambrequins.

Além disso, o tipo de sua complexidade dependerá da metragem do tecido e do estilo geral do interior do quarto. Por exemplo, se for feito nos estilos da direção clássica, lambrequins serão muito apropriados aqui. No entanto, as soluções minimalistas precisam de simplicidade, por isso você não deve ser sábio com o tule. Entre outras opções, você pode escolher um desenho usando elementos decorativos adicionais. Os depósitos podem ser criados e protegidos com fitas, cabos ou laços.

A decoração das janelas com tule depende também da finalidade do peitoril. Por exemplo, se você planeja usá-lo como um local de trabalho ou uma prateleira, deve evitar projetos complexos. Neste caso, as próprias cortinas devem ser curtas. Em tais casos, as cortinas podem ser claras e lacônicas, ou coletadas de cima em um lambrequim. Em outras palavras, eles podem não só cobrir a janela, mas também decorar a parte superior da parede. A função principal, neste caso, pode ser executada por cortinas romanas.

Dependendo da ideia do projeto, cortinas de tule podem ser penduradas transversalmente, recolhendo-as com ligas. Se eles decorarem a janela saliente, podem até ser presos com belos laços de cabelo leves. Além do mais, você pode pendurar duas cortinas e prender apenas uma delas com uma linda fita... Você pode pendurá-las uma na frente da outra, o que fica especialmente bonito quando as próprias cortinas são assimétricas ou triangulares.

Você pode decorar um quarto com cortinas de tule de diferentes maneiras. Por exemplo, em um caso será um solo em toda a parede, no outro - uma opção que mal cobre a abertura da janela. Além disso, pode ser combinada com outras cortinas (plissada, romana). Você também pode usar tule para decorar um local de dormir (para um dossel). Você também pode pendurar cortinas em duas paredes, o que criará o efeito de aumentar visualmente o espaço.

As cortinas de tule no quarto do sótão devem ser complementadas com hastes especiais localizadas na parede. As travessas são necessárias porque muitas vezes as janelas do sótão são inclinadas, uma vez que as paredes de tais cômodos são, ao mesmo tempo, as inclinações do telhado.Essas cortinas geralmente são únicas para cada janela. Se a janela do sótão estiver ligada à porta da varanda e perpendicular ao chão, pode-se pendurar uma das cortinas tradicionalmente, a segunda (situada na frente da porta) deve ser amarrada com uma garra.

Já para combinar o tule com outras cortinas, pode ser colocado no centro da parede, dos dois lados e deslocado para um dos lados da janela. No entanto, por razões práticas, pendure as telas de forma que não se espalhem pelo chão.

Além disso, o comprimento típico do interior parece muito melhor do que o comprimento excessivo, às vezes criando o efeito de altura de teto insuficiente.

Exemplos interessantes

Nada aponta para possibilidades de design mais do que exemplos ilustrativos. Oferecemos várias ideias para a escolha do tule para o quarto, através das quais pode alterar instantaneamente a percepção estética de qualquer divisão.

  • Uma solução arejada usando tule em duas tonalidades.
  • Opção de quarto bem iluminado com janela de canto.
  • O uso de organza em combinação com tule rendado.
  • Um exemplo do uso de branco para suavizar o esquema de cores em um quarto.
  • A combinação de cortinas com cores diferentes confere um toque especial a um interior simples.
  • Uma solução lacônica para decorar um quarto em estilo moderno.
  • Um exemplo de uso de tule branco para decorar uma cabeceira de cama.
  • Decorado com cortinas de babados, o quarto parece festivo.
  • Cortinas duplas, uma combinação de tecidos lisos com telas estampadas.
  • O uso de telas largas nas janelas panorâmicas traz muito ar e leveza para o interior.

Para informações sobre quais tecidos de tule escolher no quarto, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa