Têxtil

Como escolher o tecido para as cortinas do quarto?

Como escolher o tecido para as cortinas do quarto?
Contente
  1. Material de cortina
  2. Como escolher?
  3. Modelos
  4. Cores no quarto

Na maioria dos casos, as pessoas não levam a sério a escolha de um tecido para as cortinas do quarto. Na maioria das vezes, isso se deve ao fato de que eles não atribuem importância ao papel que este produto desempenha. E, ao mesmo tempo, o tipo de ambiente que vai reinar na sala depende da escolha certa do tecido para a decoração da janela.

Material de cortina

Um erro comum que as pessoas cometem é comprar produtos translúcidos para o quarto. Os designers concordam que cortinas transparentes funcionam em qualquer outro cômodo da casa, mas não no quarto.

Especialmente no caso se as pessoas estão acostumadas a dormir mais, então em um quarto com cortinas transparentes isso não será possível... Os produtos translúcidos não retêm os raios solares, que penetram na divisão pela manhã. Portanto, é recomendável comprar cortinas para o quarto que o escurecem. As propriedades das cortinas dependem do material com o qual são costuradas.

Para cortinas grossas, são usados ​​os seguintes tipos de tecidos.

  • Velveteen. É incrivelmente popular como material de cortina. Isso ocorre porque o tecido parece elegante e bonito. Caminhos densos conferem às cortinas um aspecto sofisticado e transformam o ambiente. Por exemplo, se você deseja que as paredes da sala fiquem visualmente mais altas, os especialistas recomendam o uso de cortinas de veludo cotelê. Não se esqueça que os produtos de veludo cotelê são multifuncionais: se escolher o formato adequado, pode utilizá-los para decorar qualquer divisão.
  • Veludo, veludo. Considerados tecidos sofisticados, não é surpreendente que muitos tenham gostado de seu visual único. Ao usar esses tecidos, o principal é não exagerar, caso contrário, toda a impressão da aparência se deteriorará.

As cortinas feitas com esses tecidos são adequadas para decorar quartos nos estilos Império, Art Nouveau, Barroco e Clássico.

As cortinas feitas de materiais naturais tornaram-se muito populares.

  • Linho. Cortinas caras são costuradas com mais frequência com linho não tratado. E embora o material seja grosso, os produtos dele acabam sendo elegantes. Esse material é muito utilizado na costura de cortinas, pois possui uma série de qualidades positivas, como alto rendimento, confiabilidade e segurança sanitária.
  • Algodão e cetim. Pertencem à categoria dos tecidos brilhantes, por isso é necessário escolhê-los com atenção. Afinal, se as cortinas forem escolhidas incorretamente, o ambiente ficará totalmente lustroso. E se, além desses produtos, outros elementos de brilho estiverem presentes no quarto, a situação geralmente se tornará deplorável. Portanto, ao escolher cortinas com esses materiais, certifique-se de que elas vão combinar com o resto da decoração do quarto.
  • Seda. Refere-se a materiais caros. Ele se harmoniza bem com um tom dourado, então se essa cor estiver presente no ambiente, você pode comprar cortinas de seda com segurança. Mas aqui é importante não permitir excessos, caso contrário, a sala parecerá muito pretensiosa.

Como escolher?

Ao escolher cortinas para o quarto é necessário prestar atenção aos seguintes pontos.

  • Deve-se levar em consideração o design e a direção estilística para a qual o produto é costurado. Recomenda-se escolher produtos que estejam em harmonia com o aspecto geral do quarto.
  • As cortinas devem complementar a decoração da sala, servir de decoração para as janelas. Esses produtos podem ser um sotaque brilhante, mas não chamam toda a atenção para si mesmos.
  • O tamanho da sala. Se o quarto for pequeno, não é recomendável comprar cortinas volumosas. Tecidos em miniatura de tons claros são adequados aqui.
  • A localização da janela. Se estiver localizado no lado ensolarado, então produtos feitos de materiais de cores frias são mais adequados aqui. Cortinas escuras ficarão bem. Se a janela estiver localizada no lado norte e os raios de sol raramente aparecerem, os produtos em tons quentes ficarão bem, mas os tons frios devem ser evitados.

Modelos

Para o quarto, as cortinas de enrolar ou várias opções de cortinas romanas são mais adequadas. Eles podem ser usados ​​sozinhos ou em combinação com tule. Esses produtos são adequados para a primavera e o verão. São fáceis de lavar e passar, encaixam-se perfeitamente em qualquer interior e podem ter uma composição de material e tonalidades diferentes.

Cores no quarto

É necessário escolher a cor das cortinas de acordo com a decoração do quarto. Tendências gerais e combinações de cores permitirão evitar erros. As cortinas para o quarto são escolhidas de acordo com a cor do papel de parede ou do mobiliário. Uma sala em um único tom terá um impacto negativo no estado mental de uma pessoa. Se você precisa se concentrar na luz, as cortinas devem ser muito mais escuras. Caso contrário, as cores se fundirão e isso afetará negativamente a aparência geral da sala.

Produtos em tons neutros ficam bem com qualquer esquema de cores. Esta opção é a mais ideal para aqueles que estão envolvidos de forma independente no design do quarto. Aqui, é apropriado colocar destaques nos detalhes - por exemplo, padrões geométricos que vão bem com o resto dos elementos de decoração na sala. Outro exemplo: cortinas listradas combinam perfeitamente com travesseiros feitos do mesmo tecido.

Se a janela é fundamental para o design da sala, é aconselhável escolher cortinas claras para enfatizar as janelas.

Se você quiser adicionar um pouco de calor, você deve escolher cortinas laranja, amarelas ou rosa. Eles podem não apenas desempenhar suas funções, mas também servir como um elemento decorativo, então cortinas são usadas para escurecer o ambiente. Neste caso, a densidade do material não importa, você pode escolher qualquer cortina.

A moda é mutável e nem todas as tendências da moda vão durar muito tempo, portanto, na hora de escolher as cortinas, as propriedades do tecido são o principal. O tecido de alta qualidade possibilitará a obtenção de um produto que será utilizado por muito tempo. É necessário não esquecer as peculiaridades do cuidado com os tecidos. A escolha do material para cortinas depende muito da preferência pessoal, mas lembre-se da compatibilidade dos elementos de design.

Para informações sobre como escolher o tecido para as cortinas do quarto, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa