Têxtil

O uso de cortinas azuis e azuis no interior do quarto

O uso de cortinas azuis e azuis no interior do quarto
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedade de tons
  3. Estilos
  4. Para quais interiores eles são adequados?
  5. Recomendações de seleção

O quarto é onde descansamos e frequentemente passamos muito tempo. Mas nem sempre é usado para dormir: as pessoas trabalham, lêem, assistem filmes, desenham. É por isso que este local deve ser propício a um passatempo de qualidade e sereno. E um papel importante nisso é desempenhado pela decoração das janelas. A cor das cortinas escolhida para o desenho da abertura da janela pode trazer emoções negativas e positivas ao dono do quarto. Junto com o creme neutro e as cortinas brancas, os tons de azul e azul são muito populares, o que será discutido a seguir.

Peculiaridades

Muitas pessoas gostam do azul, e os psicólogos corretamente atribuem a ele um dos principais lugares na terapia das cores. Apesar de sua frieza, o blues e o blues têm uma atitude positiva e criam harmonia. Atuando como um bom sotaque, essas cortinas não desorganizam o espaço, não ocupam toda a área, permitindo que você bata lindamente o acabamento do piso, teto e paredes. Ao mesmo tempo, não ficam nas sombras, como, por exemplo, um modesto tule branco. Graças a essas qualidades, os têxteis azuis podem ser usados ​​com vantagem em quase todos os designs de interiores de quartos.

Escolhendo cortinas azuis, você terá várias vantagens ao mesmo tempo:

  • atmosfera calma;
  • atitude positiva;
  • aumento da eficiência, aceleração do pensamento;
  • eliminação da depressão, melancolia.

Praticamente não há inconvenientes nessa escolha, mas ao comprar essas cortinas para o quarto, lembre-se que a abundância de azul é ruim. Portanto, não compre têxteis "na empresa" para móveis. O mobiliário ficará frio, além disso, se a cor for escura, isso irá reduzir visualmente o ambiente.

Variedade de tons

A gama de tons de azul é enorme, e todos eles estão associados ao céu, à tranquilidade, à superfície do mar, ao período de inverno. O uso ideal de tais têxteis é para quartos no lado sul e oeste. Aqui no verão o sol bate impiedosamente e o azul vai ajudar a suavizar um pouco essa impressão. Se a sala estiver localizada a norte ou a nascente, também existem boas soluções. Cortinas azuis claras são ideais em oposição às cortinas azuis escuras, que absorvem luz. Vamos ver quais tons de azul podem ser selecionados para têxteis:

  • centáurea;
  • índigo;
  • jeans;
  • azul suave;
  • azure;
  • azul escuro;
  • safira;
  • ultramarino;
  • cobalto.

Nem todas as cores são, mas são as mais populares. Qualquer tonalidade tem características próprias e qualidades únicas, o que é apropriado para um interior, ficará ridículo em outro. É importante considerar o brilho do tom.

Se você usar cortinas para criar um destaque, então os tons saturados são simplesmente necessários e, quando os tecidos são necessários como pano de fundo para a mobília principal, é melhor pensar em cores suaves.

Estilos

As cortinas vêm em estilos diferentes, isso deve ser levado em consideração no momento da compra. Vamos ver quais variedades são escolhidas com mais frequência.

Moderno

As cortinas Art Nouveau abrem um verdadeiro espaço para a criatividade, permitindo combinar cores e materiais com sucesso, encomendá-los ou criar o caos criativo. Você pode escolher o tipo que quiser, mas é importante que as cortinas sejam complementadas por belos padrões e uma decoração interessante. O tecido deve ser fluido, caro, como seda, cetim, organza, enquanto jacquard e veludo seriam uma péssima ideia.

A proporcionalidade da modernidade é incomum, suavidade e graça das linhas são bem-vindas aqui. O ideal para o quarto são cortinas suspensas macias combinadas com cortinas transparentes. Ao mesmo tempo, os têxteis podem ser monocromáticos ou ter padrões prateados ou dourados.

Clássico

Os clássicos são atemporais e isso não se aplica apenas a roupas, acessórios ou música. As cortinas ricas clássicas ainda são relevantes hoje, elas podem complementar instantaneamente o interior, dando-lhe luxo e conforto. Eles são sempre estritamente proporcionais, cuidadosamente pensados. O tecido, como na Art Nouveau, é usado caro, pode ser jacquard, veludo e outros materiais pesados. Via de regra, as cortinas são complementadas com um lambrequim e afastadas em diferentes direções, ao mesmo tempo que se usam punhos especiais. A segunda camada é uma cortina fina e esvoaçante.

Provença

As cortinas em estilo provençal são um exemplo de bom gosto e simplicidade incrível. O tecido deve ser leve, esses acessórios não têm a função de proteger do sol, são decorativos. Linho, cambraia, algodão são escolhidos entre os materiais - todos naturais e naturais. É permitido o uso de elementos de organza e renda. Cortinas são absolutamente inadequadas, e se você precisa se proteger da radiação ultravioleta, dê preferência às cortinas romanas. Além disso, franjas leves, todos os tipos de gravatas e franjas são bem-vindos. Para essas cortinas, você precisará de uma cornija de madeira.

Alta tecnologia

As cortinas em muitos estilos são semelhantes, mas isso não se aplica de forma alguma à alta tecnologia. Aqui você não encontrará babados românticos e materiais fluidos. A forma é sempre retangular, o contorno das cortinas é bem nítido, não há volume. As joias são extremamente raras, tudo é mantido no espírito do minimalismo. Se houver um padrão nessas cortinas, também terá formas geométricas regulares. Quanto ao tecido, é preferível escolher materiais ultramodernos com proteção do sol ou metalizados.

Para quais interiores eles são adequados?

Com a seleção adequada, as cortinas azuis se encaixarão organicamente em qualquer interior. Vamos ver quais esquemas de cores eles combinam melhor.

  • Branco. Um quarto branco é uma opção versátil, aqui as cortinas azuis funcionam como um excelente contraste.Neste caso, é aconselhável escolher tons de azul mais escuros, pois o tom de luz pode simplesmente ser perdido. Recomenda-se complementar o design básico da sala com peças de decoração douradas ou prateadas. Além disso, as cortinas vão brilhar com novas cores se houver vários objetos do mesmo tom no ambiente, por exemplo, pufes, colchas ou vasos de flores.
  • Creme, bege, marfim. São tons calmos e mais quentes que também podem ser combinados com o azul. É permitido o uso de tons mais claros. Uma solução interessante seria escolher um tapete do mesmo tom. Os designers recomendam escolher um lustre ou sombra para combinar, lâmpadas, iluminação, se houver, também podem estar em uma faixa fria.
  • Cinza. Um quarto cinza-azulado é uma opção silenciosa, calma e neutra. Essa sala deve ser diluída com algo brilhante. Por exemplo, pequenos detalhes em rosa, roxo, manchas saturadas de laranja e amarelo parecerão interessantes. Acessórios metálicos ajudam a adicionar frescor.
  • Azul. Cortinas e paredes azuis são uma ideia de design moderno. Mas aqui você deve ter cuidado, pois o azul sólido pode criar uma sensação de frio. É melhor escolher tons claros nas paredes, mas as cortinas devem ser vários tons mais escuros. Você pode pensar nessa opção como terminar com azul apenas uma parede de destaque. Deve ser lembrado que os móveis em tais quartos devem ser em cores pastel para evitar sobrecarregar o interior.

Tenha cuidado ao usar vermelhos, laranjas e outras cores vivas na decoração do quarto. Erros podem levar ao fato de que a sala ficará sem gosto, rude, sombria. Não será possível relaxar nele, e detalhes desnecessários irão distrair constantemente a atenção. Use contrastes com moderação.

Recomendações de seleção

      Escolher cortinas não é tão difícil se você sabe exatamente o que precisa. Se ainda não houver certeza absoluta, use o conselho de especialistas.

      • Determine o propósito da compra. Cortinas decorativas flutuantes são bonitas e graciosas, mas se você precisa se proteger do sol, preste atenção aos materiais densos. Você pode comprar uma cortina de luz no kit. Assim, se desejar, você pode iluminar toda a sala com o sol e, se precisar trabalhar, as cortinas facilmente esconderão reflexos desnecessários na tela. Outra solução de proteção solar são as cortinas.
      • Considere o esquema de cores. Você precisa saber que em cômodos pequenos o escuro "rouba" o espaço, então você deve escolher tons claros de azul. O estilo do interior deve ser levado em consideração. Se os estilos se misturam ou você não sabe em que direção o quarto está mobiliado, lembre-se de que os tons de branco, bege, creme e marfim são mais bem combinados com azul. E se a sala for iluminada, é melhor usar os serviços de um designer.
      • Recomenda-se selecionar tecidos naturais hipoalergênicos: linho, chita, seda, cetim. Materiais mais pesados ​​acumularão poeira, o que afetará negativamente a saúde, especialmente se os residentes sofrerem de doenças broncopulmonares.

      Os princípios básicos para a escolha de cortinas são fornecidos a seguir.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa