Têxtil

Características de criação de cortinas para o quarto com suas próprias mãos

Características de criação de cortinas para o quarto com suas próprias mãos
Contente
  1. Requisitos para cortinas caseiras
  2. Como decidir sobre o material?
  3. Que ferramentas você precisa?
  4. Opções de costura
  5. Dicas úteis

Tendo problemas para encontrar as cortinas perfeitas na loja, faz sentido pensar em como costurá-las você mesmo. Instruções simples e compreensíveis disponíveis gratuitamente permitem que você implemente quase todas as ideias.

Requisitos para cortinas caseiras

Apesar de as cortinas caseiras serem fruto da imaginação de um mestre, para criar uma decoração harmoniosa, deve inspirar-se em alguns designs comuns. Todas as cortinas são geralmente divididas nos seguintes grupos principais:

  • cortinas francesas têm um aspecto elegante e sofisticado, estão decorados com um grande número de dobras, babados e elementos decorativos semelhantes, pelo que não são adequados para os estilos modernos; Cortinas francesas são feitas de seda, cetim, tafetá ou organza;
  • cortinas de londres fácil de identificar pela presença de fitas de cetim, com as quais pode ajustar o seu comprimento;
  • cortinas austríacas têm um aspecto muito volumoso devido ao grande número de dobras, são bastante curtas e atingem apenas a linha do peitoril da janela; costuma-se usar lã ou tecido de algodão como material;
  • Cortinas romanas costuma-se usar para decorar um quarto com uma janela retangular; no seu design, lembram um pouco persianas, às vezes também são forradas.

Como decidir sobre o material?

Há um grande número de opções de têxteis para decorar um quarto. Em geral, todos os tecidos são geralmente divididos em dois grupos principais.

  • Natural. Esses materiais são bastante densos e duráveis, por isso devem ser escolhidos nos casos em que é importante proteger o ambiente da forte luz solar.

Por exemplo, podem ser tecidos de linho ou algodão, ou mesmo chita grossa, complementando perfeitamente o interior ao estilo provençal.

  • Sintético. Essas telas são leves e transparentes. Na maioria das vezes, organza, tule ou cetim são escolhidos desse grupo para costurar cortinas, que parecem luxuosas por si mesmas e praticamente não amassam. No entanto, os produtos sintéticos são adequados para o quarto apenas se houver uma camada natural adicional, caso contrário, não irá cumprir as suas funções. Recentemente, muitas vezes começaram a ser costuradas cortinas de blackout - um material que protege o espaço de uma sala da luz excessiva, bem como do ar frio. Assim, o material de aparência elegante mantém as condições de temperatura e luz no quarto.

A cor do material selecionado deve ser calma, ainda melhor pastel ou profundamente escuro. Já que estamos falando sobre o espaço em que uma pessoa repousa, nada deve distraí-la do processo, mesmo padrões muito brilhantes nas telas das janelas. Além disso, as cores neutras se adaptam perfeitamente a qualquer interior. Para fazer a escolha certa, recomenda-se retirar alguns retalhos que gostar da loja, trazê-los para casa e avaliá-los já no interior.

Importante! Para quem vai costurar cortinas pela primeira vez com as próprias mãos, os especialistas recomendam dar preferência aos mesmos materiais naturais. Alongamento sintético, o que significa que um alfaiate inexperiente terá certas dificuldades tanto na fase de corte como na fase de costura.

Que ferramentas você precisa?

Para que o tecido seja bem trabalhado nas duas faces e as próprias cortinas agradem aos proprietários com uma longa vida útil, é necessário o uso de uma série de ferramentas importantes. Além disso, você não pode prescindir de acessórios. Para fazer cortinas caseiras, você vai precisar de uma cornija com os detalhes necessários, suportes, fios multicoloridos, com os quais você vai alinhavar e costurar, alfinetes, tesouras, um centímetro, agulhas, além de uma régua longa. A obra principal será realizada em máquina de costura, e o beneficiamento final - com ferro de passar.

Opções de costura

Querendo costurar as cortinas de forma correta e bonita, você deve primeiro encontrar um padrão na Internet ou em revistas, e também aprender a fazer cálculos. É razoável começar experimentos com suas próprias mãos, fazendo uma cortina simples de camada única. O material ideal neste caso é linho ou tecido de algodão. Este design simples permite costurar mesmo sem um padrão. Tudo começa com o fato de que são medidas as dimensões da janela, bem como a cornija colocada no teto ou na parede.

É importante que a largura do tecido seja 10-15 centímetros menor que o comprimento da cornija. Quanto ao comprimento da tela, as cortinas podem ser curtas - atingindo aproximadamente o peitoril da janela, ou longas.

Depois de feitas as medições, a tela é cortada. As laterais são dobradas em um centímetro, costuradas na máquina de costura e imediatamente alisadas com ferro. Na parte inferior, a cortina deve ser dobrada cerca de 2–2,5 centímetros e, em seguida, alinhavada, processada em uma máquina de costura e também passada a ferro.

O processamento da parte superior da teia ocorre de maneira semelhante. Lá também é necessário costurar firmemente uma fita equipada com bolsos para levantar cortinas. A cortina acabada é passada a ferro. A fita é ajustada à largura da cornija, após o que a tela é suspensa.

O desenho de uma cortina tão simples pode ser completamente diferente, mas como este modelo é mais utilizado para casas de campo, é melhor dar preferência ao estilo provençal ou campestre. As cortinas, aliás, podem ser duplas, ou seja, constituídas por duas partes com tule adicional, mas a largura de cada uma deve então ser calculada em função das condições.

Atualmente populares são ideias originais de cortinas romanas... Para a sua própria produção, são necessários fechos especiais, que são agulhas de tricô de plástico e pesos. Além disso, para fixar tal modelo, é fácil adaptar as estruturas utilizadas para as persianas. Usualmente, As cortinas romanas são usadas para janelas com lados de 140 e 150 centímetros.

A preparação começa com a abertura da janela é medida com cuidado, pois a cortina resultante deve cobrir todo o seu perímetro. O tecido selecionado deve primeiro ser lavado e passado com um ferro, caso contrário, a forma pretendida pode ser distorcida no futuro. No tecido, 5 centímetros são medidos ao longo das costuras laterais e 15 centímetros são medidos de baixo e de cima. Tanto no lado principal quanto no lado do forro, as curvas de cinco centímetros são corrigidas. Uma fita adesiva com bolsos ou fita adesiva é fixada na parte superior, desde que uma cornija adequada.

O tamanho das dobras é calculado da seguinte forma:

  1. primeiro, 6 centímetros são subtraídos do comprimento total;
  2. o restante é dividido em 5 partes iguais usando pinos.

Além disso, o tecido principal é coberto com um forro e as ranhuras para as agulhas de tricô são costuradas nas dobras. Acima deles, em cada nível, 3 anéis são costurados. Neste ponto, as amarrações de corda já devem estar instaladas na distância necessária à direita na janela. O tecido de base e o tecido de forro são presos diretamente sob os anéis em um ponto.

Além disso, as cordas são gradualmente puxadas através dos anéis e as agulhas de tricô são instaladas nas ranhuras. É mais conveniente realizar esta ação de acordo com as instruções. As ranhuras devem ser costuradas adicionalmente de cada lado e, nas laterais, varrer a parte principal e a parte com forro. A parte inferior da cortina é suspensa por um fio de prumo, após o qual a cortina é pendurada nos suportes.

O corte das cortinas francesas é bastante complicado, mas até elas podem ser feitas em casa. A cortina é uma tela larga e comprida, decorada com numerosas dobras. Os festões, neste caso, são feitos graças a cordões com cordões ou a uma fita especial de cortina equipada com bolsos. Numerosas decorações permitem mostrar a imaginação da artesã, já que neste caso uma variedade de fitas, strass, clarins e outros detalhes ficam bem. O comprimento das laterais da cortina francesa chega a 2 metros.

Tudo começa com a preparação de uma tela, cuja largura é de 300 centímetros e o comprimento chega a 440 centímetros. Além disso, é dividido em 4 partes, após as quais cada uma também é dividida ao meio. O comprimento de cada parte é processado com um ponto de linho francês. Se tudo for feito corretamente, bastará esticar um alfinete com uma renda e dobrar as costuras laterais em um centímetro e meio.

O lado inferior, junto com os atacadores, é dobrado em 1,5–2 centímetros, após o que é fixado em uma máquina de escrever. Os laços existentes são puxados em vieiras e lindamente endireitados para que o comprimento seja de 175 centímetros. A parte superior precisa ser dobrada novamente com as cordas e fixação. Finalmente, uma fita com bolsos é costurada no topo e a cortina acabada é colocada na cornija.

Dicas úteis

Os especialistas recomendam que os artesãos novatos usem apenas um elemento decorativo ativo ao costurar cortinas, mesmo quando se trata de cortinas francesas. Ao tentar combinar ilhós, borlas e rendas, você pode criar uma decoração exagerada e de aparência vulgar. Além disso, ao combinar cortinas e cortinas na janela, você deve garantir que as primeiras sempre pareçam mais claras do que as últimas.

Em geral, durante a costura inicial, é melhor treinar primeiro - pegue um pequeno pedaço de tecido semelhante e transforme-o em uma pequena cortina.

É imprescindível a compra de tecido para cortinas no departamento apropriado da loja, pois outros tecidos que não se destinam a este fim rapidamente falham. Para uma estrutura multicamadas, em princípio, você pode usar tecidos de cores diferentes, mas eles são uma variedade da mesma paleta de cores.Ao cortar o material, é necessário controlar o corte apenas ao longo do próprio tecido.

Os cuidados com as cortinas devem ser cuidadosos - por exemplo, em nenhum caso você deve passar cetim, tule ou organza com um ferro comum. Nesse caso, um gerador de vapor virá em seu socorro. Faz sentido tentar repintar uma cortina desbotada em casa.

Você aprenderá a costurar uma cortina francesa por conta própria no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa