Têxtil

Como escolher a cor das cortinas do quarto?

Como escolher a cor das cortinas do quarto?
Contente
  1. Regras gerais de seleção
  2. Tons neutros
  3. Escolhendo a cor das paredes e do interior
  4. Acentos brilhantes
  5. Crie um clima

A cor das cortinas em uma sala tão importante em um apartamento ou casa como um quarto é de extrema importância. Por isso, ao equipar um espaço habitacional, vale a pena levar em consideração as regras de seleção dos produtos, bem como as principais nuances que podem ser influenciadas pela paleta de cores das cortinas das janelas.

Regras gerais de seleção

As cortinas, nomeadamente a sua cor, desempenham um papel determinante no interior da divisão, pois é a partir destes produtos que o design do quarto pode parecer completo. Erros cometidos no processo de escolha das combinações de cores podem resultar não só na baixa atratividade dos próprios produtos, mas também em um ambiente opressor no quarto ou falta de harmonia no design.

Será possível escolher cortinas para o quarto de acordo com as preferências pessoais de gosto. Porém, além de levar em consideração algumas recomendações gerais, você pode ter certeza da correção de sua decisão.

  • Ao escolher produtos para decorar uma ou várias vidraças, deve-se prestar atenção na cor do papel de parede e do conjunto de móveis. Neste caso, existem várias opções de seleção - tonal, quando as cortinas serão mais escuras ou mais claras, mas feitas na mesma cor, ou terão um acento de cor adicional, atuando como um objeto de contraste em todo o conceito.
  • Vale a pena ter um cuidado especial ao combinar superfícies multicoloridas, lisas ou padronizadas e tecidos no quarto. Assim, um interior simples de uma cor pode ser complementado com cortinas com um padrão atraente.E vice-versa, se as telas do papel de parede contêm abstração, um padrão complexo, então, obedecendo às regras da moderação, é melhor decorar as aberturas das janelas com produtos monocromáticos.
  • A decisão mais correta no processo de aquisição de cortinas com cores iguais será levar em consideração a direção do design em que todo o interior do quarto será mantido. Então, por exemplo, para os clássicos, cortinas vermelhas muito chamativas dificilmente serão apropriadas.
  • Pelo fato de os estofados do quarto serem trocados com menos frequência, pode-se manter a mesma paleta na hora de escolher a cor das cortinas, o que permitirá que as telas das janelas permaneçam relevantes no interior por muito tempo.
  • Você pode comprar cortinas na cor do seu maior objeto de quarto.
  • Os tons neutros são os mais fáceis de escolher para qualquer interior e nunca saem de moda.
  • Se o objetivo é focar nas cortinas da sala, então elas devem ser de uma cor clara, então o resto da decoração ficará em segundo plano. Para que a combinação das telas nas janelas seja harmoniosa para os interiores exuberantes do quarto, é melhor levar as cortinas em uma paleta monocromática calma.
  • Para as aberturas das janelas voltadas para o sul, leste ou sudeste, que são consideradas o lado ensolarado, não é necessário considerar cortinas de luz. Quanto às janelas do norte, vale a pena escolher produtos de uma paleta de luzes para elas.
  • Hoje, uma solução na moda na escolha da paleta de cores das cortinas será levar em conta a prática oriental do feng shui, graças ao qual será possível entender a energia de cada cor.

Tons neutros

Os tons calmos são geralmente representados por cores claras e variações. Eles trazem um toque de paz ao ambiente, tornam o quarto aconchegante e o ambiente caseiro. À luz da experiência mínima em design, uma opção vantajosa para todos seria comprar cortinas nas seguintes cores:

  • sombras suaves de areia;
  • Damasco;
  • creme.

Essas cortinas não vão sobrecarregar o interior com elas mesmas, além disso, elas se encaixam perfeitamente em quase qualquer ideia de design.

Tons neutros podem ser diluídos com uma cor complementar. Por exemplo, um lambrequim azul ou rosa. Para interiores multicoloridos, você pode escolher uma das opções de tons calmos, e é nesta opção que você compra cortinas para janelas.

Escolhendo a cor das paredes e do interior

Outra opção comum na escolha das cortinas de um ambiente é a escolha dos produtos para decorar as janelas na cor do papel de parede e o design geral do ambiente. Isso se aplica a têxteis existentes, almofadas decorativas e outros produtos. Além disso, a cor das cortinas pode misture-se com um dossel sobre a cama, tapetes de cabeceira e acessórios semelhantes.

As cortinas não precisam ser exatamente da mesma cor do papel de parede ou da pintura das paredes. Os produtos podem ser feitos na mesma cor, mas em um tom mais claro ou mais escuro, repita o enfeite ao longo da borda ou no centro, imite a textura.

Você também pode aderir a um esquema de cores específico que domine o design da sala.

No entanto, muitos designers ainda acreditam que a cor das cortinas é ideal para a cor das paredes, se diferir em 2-3 tons em qualquer direção, com base na localização das aberturas das janelas ou outras nuances individuais. A monocromia na combinação das telas nas janelas e no interior geral também continua relevante, mas neste caso vale a pena prestar atenção ao jogo de cores ao brincar com a iluminação.

Acentos brilhantes

Tons contrastantes e suculentos de cortinas e cortinas no quarto serão apropriados no caso de se o conceito geral na disposição da sala é feito em um esquema de cores calmas... Na maioria das vezes, é nos quartos, cujo propósito é o descanso, que se utilizam as cores pastéis, que valem a pena na hora de escolher cortinas brilhantes.

Os produtos também podem ser feitos em uma faixa calma, mas contêm um padrão contrastante, enfeite ou qualquer outro sotaque expressivo que irá chamar a atenção.

As cortinas podem ser feitas do mesmo material, mas em uma cor clara, ou podem ser multicoloridas. Mas no último caso é importante não sobrecarregar a sala com uma abundância de cores contrastantes e muito agressivas em termos de esquema de cores. As transições de cores podem ser feitas na forma de listras horizontais ou verticais brilhantes, na forma de uma impressão em cores incomum e cativante. Para manter a harmonia no interior, pode complementar a decoração da sala com fronhas feitas na mesma solução original e luminosa.

Para os experimentadores ousados, são oferecidas combinações de turquesa e ouro, azul profundo e rico com bege, rosa com verde claro, lavanda ou oliva.

Ao escolher o desenho das cortinas do quarto em forma de acento brilhante, vale a pena entender que tais produtos podem encher uma sala com diferentes ambientes - adicionar leveza e frescor, ou, ao contrário, sobrecarregar desnecessariamente o ambiente, tornando-o visualmente menor em tamanho, muito escuro. O principal é aderir às regras básicas de harmonia e correspondência dos produtos com o conceito estilístico geral no decorrer de tais experimentos ousados.

Crie um clima

Não é nenhum segredo que a cor pode transmitir uma determinada mensagem, bem como criar um clima e uma atmosfera em toda a sala.

Para descansar

As opções mais adequadas de cores e tons que podem ajustar o corpo humano a um estado de pacificação são tons e nuances de verde... Ao contemplar cortinas em tal amplitude, a pessoa será capaz de relaxar totalmente e se acalmar. Variações em verdes frios podem fazer até o quarto mais quente voltado para o sul parecer mais fresco.

De acordo com os ensinamentos orientais sobre a influência da cor, acredita-se que os produtos azuis nas janelas ajudem a criar uma atmosfera relaxante e serena no quarto. O azul vai revelar-se relevante e útil para interiores onde prevalecem os tons básicos, como o creme, o amarelo em tons discretos e o verde claro.

Azul e verde atuam como uma solução harmoniosa. cortinas ou cortinas para quartos em tons de bege pastel, em tons de cappuccino ou café. Graças a esta combinação, será possível manter um ambiente acolhedor, eliminar a monotonia do interior e criar um espaço para um passatempo tranquilo.

Para a vigília

Para encher a sala com energia vital, os designers sugerem o uso de produtos para decorar as aberturas das janelas. em uma paleta laranja, por exemplo, para um quarto branco.

Além disso, ele se tornará uma cor bastante ativa, mas não atraente. roxa, que proporcionará um novo clima a toda a atmosfera, colocará você em um estilo de vida ativo. No entanto, neste caso volume excessivo deve ser evitado, portanto os tecidos devem ser esvoaçantes, sem dobras pesadas.

Cortinas lilases, assim como roxas, serão úteis em quartos onde um clima ativo é importante. Neste caso, você pode usar vários tons da cor que você gosta, harmoniosamente combinados entre si.

Para relaxamento

Para que o quarto se transforme numa verdadeira ilha de relaxamento, vale a pena abrir mão das cortinas pretas, azuis escuras ou vermelhas. Pois essas cores são capazes de exercer pressão excessiva sobre o psiquismo, o que se tornará um verdadeiro obstáculo ao relaxamento.

Uma excelente solução para relaxamento será produtos de terracota, que combina perfeitamente com paredes claras, papel de parede bege, interior amarelo. Cores e tons frios podem adicionar frescor extra ao ambiente. Este efeito pode ser alcançado com turquesa, variações de cores do céu, cinza claro.

É melhor que o interior do quarto seja preenchido com o mínimo de coisas e que os itens internos sejam o mais funcionais possíveis. Turquesa, azul pastel ou cinza recomendado para ser combinado com mármore branco ou marfim. Esses esquemas de cores ajudarão a abstrair, mergulhar em seu próprio mundo interior.

Para uma atmosfera romântica

Projetando quartos românticos, para cortinas é melhor usar tons de bordô, vermelho ou escarlate... De acordo com a filosofia do feng shui, essas tintas simbolizam o fogo e a paixão, que de forma positiva afetarão o relacionamento do casal. Para complementar a atmosfera sensual da sala, também é importante prestar atenção à compatibilidade do papel de parede com essas cortinas.

      É melhor que a composição consista em variações de cinza claro e vinho, ou combinações de vermelho e branco. Se os tons escuros prevalecem no quarto, então a cor das cortinas vermelhas deve ser o mais clara possível, o que evitará a sensação de opressão. Um equilíbrio deliberado de tons de vermelho, escarlate e bordô permitirá que você crie uma zona romântica em sua casa, sem carga de cor desnecessária.

      Para cortinas da moda no quarto, veja o vídeo abaixo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa