Têxtil

Cortinas para janelas de sótão: o que são e como escolher?

Cortinas para janelas de sótão: o que são e como escolher?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Materiais (editar)
  4. Espectro de cores
  5. Visão geral dos fabricantes
  6. Como escolher, dada a localização e o formato da janela?
  7. Métodos de montagem

As cortinas são parte integrante do interior, conferem ao ambiente aquele ambiente que nenhum outro elemento de decoração consegue criar. Dependendo da cor e textura do tecido, você pode criar uma grande variedade de opções de design, fazer projetos verdadeiramente únicos que irão enfatizar a peculiaridade da sua casa.

Claro, as claraboias dão ao ambiente um charme incrível, expandindo visualmente o espaço e permitindo a entrada de mais luz no ambiente. No entanto, as cortinas para essas janelas precisam de cortinas especiais, não padronizadas, e sua escolha pode ser bastante difícil. É por isso é importante mostrar muita criatividade para criar um estilo verdadeiramente único e destacar a beleza das enormes janelas.

Peculiaridades

No século 18, o arquiteto François Mansart propôs usar o espaço sob o telhado como uma divisão adicional da casa. A ideia surgiu do agrado de muitos europeus, que imediatamente começaram a equipar o espaço do sótão como local de relaxamento ou pequenos quartos acolhedores. No entanto, por muito tempo ninguém conseguiu encontrar uma solução para uma tarefa aparentemente simples - aumentar a quantidade de luz que entrava na sala. Claramente não era o suficiente.

Um profissional dinamarquês Willum Kann Rasmussen encontrou uma saída para esta situação. O arquitecto desenhou um desenho único de janelas de sótão, sugerindo a sua criação mesmo na cobertura da casa. Localizavam-se no último andar da casa e davam luz ao sótão, passando-o por vários pequenos vidros.

Com o desenvolvimento da tecnologia, cada vez mais novas opções para a aparência e a localização bem-sucedida das janelas de telhado foram desenvolvidas. Vista padrão - janelas chanfradas. Eles são montados verticalmente no telhado e, devido ao telhado inclinado, a própria abertura também acaba sendo chanfrada. Existem também janelas frontais (ou caprichosas), cuja peculiaridade é que estão montadas na chamada parede sob o telhado.

Janelas da varanda significam por si mesmas uma espécie de saída para a loggia, ela não precisa estar localizada lá, mas aparentemente será assim. Muitas pessoas constroem uma varanda propositalmente e gostam de acessá-la pelo último andar da casa. O próprio nome das janelas - panorâmicas - fala de seu tamanho enorme. Claro, eles deixam entrar mais luz na sala, expandindo o espaço interno.

Com o advento das claraboias e o desenvolvimento de tecnologias no campo da sua criação, muitas donas de casa enfrentaram a questão de decorar "claraboias" e se proteger do sol, se necessário - o problema de escolher cortinas estava sendo resolvido. Porém, houve muitas dificuldades para pendurar essas mesmas cortinas, pois as claraboias não são posicionadas verticalmente, portanto, as cortinas não podem cobrir suficientemente o ambiente do sol.

As mulheres, como guardiãs da lareira, pensaram muito em como resolver esse problema e, com o tempo, criaram vários tipos de cortinas, ideais para sombreamento de ambientes sob o telhado.

Visualizações

Existem várias opções de cortinas para claraboias, diferindo na forma como são instaladas e no material de que são feitas. Considere os tipos de designs mais populares e versáteis.

Persianas

Se falamos de janelas comuns na parede, então essas cortinas são um material bastante denso que cobre completamente a moldura da janela e não permite a passagem de muita luz e, quando dobradas, enrolam. No entanto, para proteger essas cortinas em clarabóias chanfradas é necessário instalar as guias nas laterais... Eles evitarão que o material afunde devido ao telhado inclinado da casa.

Se as janelas têm uma altura impressionante, você deve pensar em conectar um sistema de controle remoto.

As vantagens de tais cortinas incluem um design simples e fácil instalação.... Na verdade, essas cortinas parecem simples e são adequadas para qualquer interior, e sua instalação não será difícil. A proteção confiável contra a luz é fornecida a você devido ao tecido denso e à fixação de alta qualidade usando as guias laterais. O preço não é alto. Existem muitas opções de montagem: em uma parede ou janela, em uma abertura na parede ou em cada folha separadamente.

Como desvantagens das cortinas de enrolar, as seguintes características podem ser distinguidas: o projeto não é famoso pela resistência da estrutura, portanto, você deve ter cuidado durante a operação; existem modelos que são fixados em uma fita especial, o que pode não ser confiável em uso em altas temperaturas.

Persianas plissadas

Como você sabe, as cortinas comuns são feitas de tiras de lamelas. Essas cortinas também se assemelham a um desenho semelhante, mas as pregas são feitas de poliéster e, quando dobradas, dobram-se em um chamado acordeão. Uma grande variedade de cores e tamanhos são usados, que podem ser selecionados especialmente para janelas de telhado.

Também vale a pena considerar alguns dos prós e contras desses designs.

Vantagens inequívocas:

  • adequadas para qualquer uma das formas mais atípicas de janelas no sótão, essas cortinas podem ser instaladas mesmo em janelas triangulares;
  • as persianas plissadas permitem poupar espaço, uma vez que as persianas são instaladas diretamente em cada caixilho;
  • um material com um nome tão interessante lhe servirá por muito tempo, a tela é impregnada com uma substância especial que repele a poeira e permite que você mantenha uma determinada forma.

    Os seguintes recursos podem ser considerados como desvantagens:

    • cuidar de cortinas plissadas é bastante difícil: periodicamente elas precisam ser lavadas a uma temperatura de 30 graus, uma esponja úmida é adequada como método de limpeza cosmética;
    • o custo de tais estruturas é bastante elevado devido ao projeto complexo.

    Cortinas opacas

    Traduzido do inglês, o conceito significa “blackout”, o que é um excelente trabalho para esse tipo de construção. Eles permitem que você prive quase completamente a sala de luz do sol, absorvendo-o em 90%.

    Os proprietários de sótãos, nas janelas cujas cortinas estão instaladas, distinguem várias características.

    Vantagens das cortinas blackout:

    • a proteção de luz funciona perfeitamente, evitando que o sol entre na sala, e também há proteção contra sons altos (coeficiente é 30);
    • as cortinas não requerem cuidados especiais, podem ser facilmente lavadas na máquina e não é necessário passar a ferro;
    • lonas duráveis ​​repelem a poeira e não desbotam ao sol, cortinas impregnadas com uma substância refratária especial são freqüentemente encontradas;
    • A aparência das cortinas blackout cabem em qualquer interior e complementam com algo incomum, dependendo do desenho que você preferir, você também pode aplicar vários desenhos e fotos a elas.

    A principal desvantagem das cortinas blackout é seu alto preço. Devido a grandes investimentos em várias etapas de sua produção, o custo não é barato.

    Cortinas

    Fabricado em alumínio, plástico, bambu. Diferem dos modelos anteriores nisso permitem regular suavemente o fluxo de luz solar na sala: depende de quanto as lamelas são viradas.

    Para janelas de sótão, as persianas são ideais, cujas guias são feitas de cordas de aço e, na parte superior, disfarçadas de plástico ou alumínio.

    As principais vantagens de tais cortinas incluem os seguintes recursos:

    • as persianas podem ser facilmente complementadas com cortinas de tecido, combinam bem com muitas texturas, cabem bem em qualquer interior;
    • não há dificuldade em sair, basta limpar a superfície com uma esponja úmida às vezes;
    • no caso de quebra de uma lamela, encontrar uma nova não será difícil, ela pode ser substituída sem problemas;
    • o preço das cortinas é acessível, por pouco dinheiro você obtém uma boa alternativa aos modelos mais caros.

      desvantagens:

      • sob a influência do vento em uma corrente de ar, as cortinas de alumínio podem fazer sons bastante altos, o que nem sempre é agradável ao ouvido humano;
      • em alguns casos, é difícil encontrar uma substituição para uma peça quebrada, mas na maioria das vezes esse problema ainda pode ser resolvido.

      Cortinas romanas

      Ideal para qualquer janela, incluindo trapeiras. São cortinas de tecido que são levantadas e abaixadas ao longo da moldura da janela por meio de um mecanismo especial. Em comparação com outros modelos, esse visual parece mais confortável e agradável aos olhos.

      Além disso, os tons romanos não requerem qualquer adição, eles parecem perfeitos por si só.

      Materiais (editar)

      • Papel. Opção de decoração de janela fora do padrão. Este material é usado para criar cortinas plissadas.
      • Bambu. Com a ajuda deste material amigo do ambiente, pode criar um interior verdadeiramente único e distinto. A delicada cor natural do bambu irá adicionar leveza e conforto ao ambiente, e a luz do sol que entra no ambiente é agradável, não irritante.
      • Plástico. Graças à grande variedade de cores e texturas deste material, você pode criar um interior verdadeiramente único. O plástico tem vantagens como durabilidade e respeito ao meio ambiente (claro, dependendo da boa fé do fabricante). O material é fácil de usar, manter e limpar.
      • Metal. Obviamente, este material é durável. Os produtos são fáceis de usar e cuidar e se encaixam bem em muitas opções de interiores.

      No entanto, é importante considerar o fato de que o metal aquece rapidamente ao sol. Portanto, não é recomendável instalar essas cortinas no lado sul.

      • Tecidos... Aqui, queremos dizer os mesmos materiais que são usados ​​para a decoração de janelas padrão. Algodão, tule, linho ou organza dão ao ambiente uma certa completude e um aconchego incrível.

      É importante apenas prever a densidade do tecido, que depende de qual lado as janelas do telhado estão voltadas.

      Espectro de cores

      Obviamente, a escolha da cor das cortinas para as janelas de sótão depende das suas preferências pessoais e das características do interior da divisão em que são necessárias. Tons claros ocultar a luz do sol forte, mas ao mesmo tempo permitir que penetre na sala, iluminando-a com uma dissipação de calor suave. E as cortinas em cores escuras dará ao ambiente um clima de intimidade, criará uma atmosfera de sombra. Tons intermediários, cores vivas e ricas são frequentemente escolhidos de acordo com a variedade do espaço circundante.

      Considere as principais cores populares que são usadas com mais frequência para decorar trapeiras.

      • Branco ou bege. Cores padrão que criam um ambiente agradável em uma sala, permitindo a entrada de luz solar e reduzindo seu efeito "quente".
      • Azul. Esta cor confere uma sensação de frescura, que permite a utilização de cortinas nas janelas do telhado viradas a sul. A cor azul pode ser usada no quarto, no quarto das crianças e no escritório.
      • Cinza. Uma cor destacada e um tanto solitária que faz um ótimo trabalho de sombreamento, mas não parece sombria. Pelo contrário, em combinação com a luz solar, será arejado e agradável.
      • Rosa, roxo, verde e outras cores vivas são mais adequadas para decorar quartos de crianças.
      • Azul escuro ou preto cortinas tornarão o quarto realmente escuro. São adequados para quem se certifica de que a noite de sono decorre num quarto completamente escuro.

      De acordo com muitas pessoas e médicos, esse método ajuda nosso corpo a dormir o suficiente.

      Visão geral dos fabricantes

      Empresa Velux dedica-se à produção de materiais destinados à concretização das mais invulgares soluções de design, para além disso, a empresa desenvolve cortinas para janelas de sótão não standard.

      Os produtos da empresa há muito são muito procurados devido à sua alta qualidade, materiais ecológicos e uma ampla variedade. A escolha do comprador é apresentada com modelos como estores, estores plissados, estores romanos e de enrolar.

      Fakro - uma empresa igualmente conhecida que, entre outras coisas, se dedica ao desenvolvimento de design e produção de cortinas para salas de sombreamento com águas-furtadas. Há uma ampla seleção de designs diferentes, cada um diferente confiabilidade e durabilidade.

      Como escolher, dada a localização e o formato da janela?

      Graças às tecnologias modernas, torna-se bastante fácil para o comprador escolher cortinas atípicas para um quarto tipo mansarda, para janelas inclinadas ou para janelas com bisel. Há uma ampla seleção de designs e materiais que se encaixam perfeitamente em uma sala com teto inclinado. Você pode escolher cortinas para janelas triangulares, aqui eles costumam escolher pregueadas, que também é adequado para janelas oblíquas.

      Os mais populares são as cortinas de rolo. Eles podem ser combinados com janelas retangulares ou quadradas de qualquer tamanho. O tecido denso e o excelente ajuste das cortinas permitem que elas lidem bem com a tarefa de sombreamento.

      Métodos de montagem

      O desenho do sótão com cortinas invulgares implica a sua instalação. Existem várias opções aqui. Se falamos de cortinas de tecido, elas podem ser penduradas em ilhós, velcro ou ganchos. Cada um dos métodos parece decente, tudo depende da sua imaginação.

      As cortinas e persianas modernas têm designs especiais que podem ser lindamente decorados. As guias de metal nas laterais se encaixam bem em qualquer interior. As cortinas podem ser fixadas diretamente na moldura, na abertura ou no teto.

      De acordo com muitos especialistas, o primeiro método é mais eficaz em trapeiras.

      Para a instalação de cortinas em claraboias, veja o vídeo a seguir.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa