Têxtil

Cortinas para um pequeno quarto: variedades e recomendações para a escolha

Cortinas para um pequeno quarto: variedades e recomendações para a escolha
Contente
  1. Regras básicas de seleção
  2. Materiais (editar)
  3. Espectro de cores
  4. Estilos
  5. Idéias de design
  6. Exemplos interessantes

Uma pequena sala, mesmo em um novo apartamento ou casa, geralmente é reservada para um quarto. E é importante decorar o interior em uma pequena sala sem sobrecarregá-la com elementos e detalhes maciços. Cortinas bem escolhidas ajudarão a expandir visualmente o espaço e regular a luz do dia dentro da sala.

Regras básicas de seleção

O espaço livre não deve ser negligenciado por uma questão de decoratividade excessiva: proporcionalidade e harmonia são os principais requisitos na escolha dos elementos de design.

Os designers de interiores aconselham a escolha de cortinas para um quarto pequeno, levando em consideração os seguintes pontos:

  1. dê preferência a materiais lisos, sem estampas e cores claras;
  2. se ainda gosta de tecidos bicolores e tricolores para cortinas, é recomendável escolher padrões com linhas horizontais ou em faixas largas;
  3. o tecido deve ser muito denso, não transmitir luz;
  4. não sobrecarregue as cortinas com muitas dobras, o que torna o ambiente visualmente menor;
  5. pendure uma longa cornija de parede a parede sobre a abertura da janela, mesmo se houver duas delas na sala;
  6. pendurar estruturas de rolo ou persianas.

Pequenos detalhes podem arruinar um design cuidadosamente escolhido, sobrecarregar um pequeno espaço ou torná-lo desconfortável. A decoratividade excessiva pode causar desconforto.

    Não é recomendado organizar cortinas em um quarto pequeno:

    1. com um grande ornamento complexo - preenche visualmente tudo ao seu redor e concentra a atenção em si mesmo;
    2. cortinas e dobras - esses elementos parecem impressionantes, mas eles se confundem muito, tornando o ambiente visualmente menor;
    3. estruturas multicamadas - absorvem a iluminação, bloqueiam e preenchem o espaço livre, em vez de aconchego criam a impressão de estarem vedados e empilhados.

    Mesmo sob tais condições, você pode escolher um método de design adequado que se adapte ao seu gosto, cor e estilo.

    Materiais (editar)

    Tecidos adequadamente selecionados ajudarão a criar visualmente mais espaço na sala. Os designers acreditam que desta forma você pode mudar a percepção de um pequeno espaço e criar condições confortáveis ​​de relaxamento.

    Aconselha-se a escolha de materiais naturais como algodão, linho, seda. É melhor recusar os sintéticos e os poliméricos. Sem dúvida muitos materiais artificiais parecem muito mais espetaculares do que os naturais semelhantes.

    Os materiais naturais não acumulam eletricidade estática, portanto, coletam menos poeira, não causam reações alérgicas e não criam efeito estufa.

    As cortinas de linho são as mais práticas, não desbotam, não encolhem após a lavagem. Entre as desvantagens pode ser chamado de aumento de vincos: cortinas de flax flax, aparecem dobras profundas.

    O material mais popular para costurar cortinas é a viscose. Ao fabricar, você pode organizar tule e cortinas em pequenas dobras elegantes e assim adicionar ar ao interior.

    As texturas com fios metálicos e um brilho prateado renovam e criam a impressão de espaço em expansão.

    Para os amantes de cortinas, você deve prestar atenção aos materiais naturais. As cortinas de bambu se tornaram incomumente na moda agora.

    Espectro de cores

    É importante escolher o esquema de cores certo para o quarto. O tecido da cortina deve estar em harmonia com móveis, papel de parede e outros itens de interior. Para um quarto decorado em branco, os designers recomendam escolher opções de tons claros: amarelo, verde, laranja e outros.

    A cor branca no banheiro parece a mais bem-sucedida, podendo ser combinada com qualquer outra no interior.

    Para móveis e papéis de parede de cores vivas, é aconselhável comprar cortinas brancas.

    As cores bege ficam perfeitas no quarto e criam um ambiente aconchegante. Para relaxar e aliviar a tensão nervosa, de acordo com psicólogos, é melhor escolher tons verdes.

    Cortinas pretas não devem ser escolhidas para o quarto. A cor preta cria a impressão de uma sala sombria, além disso, a área é visualmente reduzida. O preto absorve a luz, mas se diluído com combinações mais leves e ilumina bem o ambiente, é possível criar um visual elegante.

    As cores azul e branco em combinação com ouro irão adicionar austeridade ao quarto.

    Para um destaque na janela, tecidos lisos e atraentes, enfeitados com uma faixa de cores contrastantes na parte superior ou inferior, são adequados.

    Composições monocromáticas são uma ótima maneira de decorar, por exemplo, uma combinação de um quarto rosa e cortinas cor de vinho ou um quarto verde claro e cortinas esmeralda.

    Estilos

    As cortinas do quarto são: longas até o chão e curtas até o peitoril da janela, densas e deixando entrar um pouco da luz, simples e com ornamentos. Eles devem corresponder ao estilo geral. Se a sala for muito pequena e escura, é melhor reservar opções volumosas para outra ocasião. O tule de voile transparente adiciona ar e as cortinas de enrolar são práticas para proteção solar.

    • Os modelos de cortinas inglesas e francesas não são adequados para estilos modernos ou de alta tecnologia. Moderno é caracterizado por linhas suaves e tons suaves. A alta tecnologia se destaca com linhas nítidas, superfícies cintilantes e elementos metálicos.

    A principal característica do estilo de alta tecnologia é a praticidade.

    Para cornijas e elementos decorativos, a estilização é usada para metal ou vidro (plástico transparente). É dada preferência a tecidos lisos, densos, práticos e de alta tecnologia, por exemplo, revestidos a Teflon ou impregnados de PVC. Austeras e claras, as linhas retas no projeto permitem ao proprietário de pequenos apartamentos aplicá-lo. Cortinas romanas e de rolo, cortinas - uma excelente solução para quartos decorados desta forma.

    • Para estilo clássico cortinas volumosas e exuberantes em várias camadas são características. Nas cortinas, padrões e ornamentos cativantes são inaceitáveis; tecidos rígidos monocromáticos de tons suaves são preferíveis. Cortinas francesas agora estão em grande demanda. As dobras arredondadas na janela conferem ao pequeno cômodo um ambiente aconchegante e descontraído. Você pode definir qualquer comprimento: até o chão ou até o peitoril da janela. Pode ser combinado com grossas cortinas noturnas ou utilizado como elemento independente. Cortinas inglesas ou londrinas - tipo de cortinas de levantamento. Quando baixada, é uma tela retangular. Um dispositivo especial no lado errado permite que você aumente ou diminua até o nível necessário. Quando elevado, forma pequenas dobras. Para uma sala compacta, esta é uma ótima maneira de economizar espaço e adicionar elegância.
    • Minimalismo - ótimo para um quarto minúsculo. Cortinas exuberantes, cores brilhantes e materiais contrastantes não são necessários. No interior, são utilizados modelos com pranchas e painéis deslizantes japoneses. Persianas, estores e cortinas sem detalhes, lisas e neutras, são a marca registrada da tendência do design minimalista.
    • Para os amantes do delicado estilo provençal aconselha-se escolher cortinas curtas, logo abaixo da janela, em tons pastéis. Tule arejado e cortinas densas de uma textura áspera, por exemplo, de linho.

    Vantagens das cortinas curtas:

    1. consumo econômico de matéria;
    2. fácil de remover e lavar;
    3. fornecer acesso rápido ao peitoril da janela.
    • Art Deco inclui o esteticismo da modernidade e a praticidade da modernidade. Os elementos interiores são reunidos em uma única composição, enfatizando-se e complementando-se. Os designers aconselham o uso de cortinas pesadas e densas feitas de tecidos de alta qualidade (seda, veludo, cetim) e itens decorativos como borlas de ouro. Art Deco é um estilo rico e luxuoso. Um tecido com ornamento - geométrico ou étnico, é adequado, não há restrições na seleção de padrões e texturas.

    Diferentes estilos oferecem suas próprias soluções para criar a janela perfeita, mas a seleção de cortinas para o interior é uma escolha individual. Cada quarto tem dimensões, iluminação, mobiliário especiais, vale a pena considerar todos os parâmetros do complexo, olhar as novidades do design e encontrar a sua melhor opção.

    Idéias de design

    Os designers profissionais oferecem diferentes meios para decorar uma janela em uma pequena sala:

    • escolha materiais para cortinas e tule no mesmo esquema de cores, mas com diferença de 1 a 2 tons;
    • você pode fazer um forro de material denso;
    • combine superfícies e tecidos brilhantes e foscos em um interior monocromático;
    • as texturas do estofamento e das cortinas devem estar em harmonia.

      Com o teto falso, a cornija pode ser efetivamente colocada em um nicho atrás da estrutura suspensa e, para cortinas, escolha tecidos leves que fluem suavemente de cima e caem no chão. O tecto falso dará a impressão de que as cortinas são uma cortina decorativa da abertura da janela.

      Ao escolher cortinas para uma janela estreita, você deve encontrar uma única cor para toda a sala. Para uma janela ampla em uma sala pequena, cortinas de parede a parede são adequadas.

      Ao escolher novas cortinas, a cornija geralmente é selecionada ao mesmo tempo. Eaves diferem em design e princípio de fixação.

      Existem cornijas que permitem abrir a janela sem tocar no tecido.

      No quarto, esta opção será adequada: você pode mover as cortinas sem sair da cama.

      Cornijas com anéis grandes (ilhós) rangem desagradavelmente quando se movem, o que pode ser desconfortável no quarto. Melhor escolher as opções com laços de tecido. Você pode instalar uma cornija, escondida por uma faixa para combinar com a cor de fundo, ou um barbante comum ou uma barra para ser fixada no próprio teto. Se for necessário armar completamente, as cortinas são feitas antecipadamente com um detalhe especial - um cordão. Cria a impressão de cortinas penduradas no ar.

      Com o peitoril da janela largo e saliente, pode-se dar preferência a cortinas curtas, ou colocar a cornija de forma que o peitoril da janela não se destaque na janela com cortinas.

      Recomenda-se não colocar nenhum objeto no peitoril da janela: uma lâmpada, plantas de interior, livros. A janela parecerá desordenada e menor.

      Exemplos interessantes

      Uma composição simples e de uma cor é mais adequada para decoração de interiores em uma área pequena. Os designers de interiores sugerem adicionar variedade.

      • Decore a cornija fitas, pendurado no meio da janela.
      • Aplicar desenhos e tecidos assimétricos horizontais, incomum em textura.
      • A cortina é 10-15 cm mais compridacair em dobras tornará visualmente o teto mais alto.
      • Cortinas romanas - é estiloso e confortável, e uma cortina dupla “dia-noite” de duas telas independentes, transparente e densa, ajudará a economizar espaço.
      • Cortinas austríacas - uma espécie de variante que combina variedades romanas e francesas. Para um quarto pequeno, será bem-sucedido torná-lo do tamanho da abertura da janela.
      • Composição assimétrica: apenas parte da janela é acentuada, o segundo lado permanece descoberto, o que aumenta visualmente a área.

      Decorar as aberturas das janelas com a ajuda dessas combinações protegerá da luz solar direta, liberará espaço e ajudará a criar um ambiente para relaxamento. A decisão final sobre a criação do seu próprio interior no quarto permanece com o designer.

      Os conselhos dos designers permitirão que as recepcionistas planejem os projetos dos quartos com mais cuidado.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa