Têxtil

Cortinas no quarto: variedades, opções de design e recomendações para seleção

Cortinas no quarto: variedades, opções de design e recomendações para seleção
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Materiais (editar)
  4. Opções de design
  5. Soluções de cor
  6. Levamos em consideração o estilo
  7. Como escolher?
  8. Como pendurar?
  9. Belos exemplos

Uma conversa sobre o design dos quartos pode levar muito tempo. Mas costumam falar de móveis, de vários objetos de decoração, revestimentos de pisos e paredes, tetos. Mas o uso de cortinas também merece muita atenção.

Peculiaridades

Até recentemente, muitos acreditavam que o reparo e a arrumação do quarto podem ser realizados "com base nas sobras". Tudo se reduzia à comodidade da cama para um bom sono e a uma simples passagem para esta cama. Mas os tempos estão mudando e é hora de elevar o padrão estético. Na hora de escolher as cortinas para o quarto e, em geral, formar a composição do ambiente, é necessário alcançar a formação de condições para o lazer pleno. Depende muito dos materiais básicos usados ​​na sala.

Uma casa construída com madeira e materiais derivados geralmente implica o uso de cortinas naturais. Seu estilo também deve expressar motivos naturais. Existem muito mais opções de design em outras salas.

Variando a textura e textura do tecido, várias opções de cortinas e fechos, pode encontrar a solução perfeita sem problemas.

Muitas pessoas preferem ser guiadas pelos princípios orientais do feng shui ao escolher as mesmas cortinas. Não faz sentido agora discutir como eles são justificados - é melhor ver que conclusões podem ser tiradas deles. De acordo com os cânones do feng shui, cortinas grossas e impermeáveis ​​à luz devem ser usadas no quarto. Eles podem ajudá-lo a relaxar e a dormir mais rápido. Os fisiologistas e designers profissionais geralmente concordam com esta recomendação.

Porém, os idealizadores das escolas de feng shui vão além - recomendam prestar atenção na cor das cortinas, levando em consideração o "isolamento" ou "resfriamento" do interior, dependendo do tom escolhido.

O tamanho das cortinas deve ser grande o suficiente para cobrir a janela e atingir o chão. O ideal, de acordo com os ensinamentos do Feng Shui, é um corte redondo. As dobras e cortinas devem aparecer em qualquer posição. Abrir e fechar as cortinas deve ser suave.

Visualizações

Se cortinas comuns feitas de tule claro ou denso parecem muito enfadonhas e inexpressivas, você deve dar preferência às cortinas francesas. Esses produtos incorporam todo o charme do antigo palácio de Versalhes. O design aristocrático tem seu próprio nome - a marquesa. Outra opção para substituir as cortinas clássicas (de um lado) são as cortinas de dupla face. Não há nada de complicado neles, são apenas duas peças de tecido, costuradas do avesso, uma em direção à outra.

Uma vez que as superfícies frontais são externas em ambos os lados, escurecer a sala é mais eficaz.

A vida útil da cortina dupla face é maior do que as opções convencionais. Pode até substituir um pano com lambrequins. O material para uma cortina de dupla face é selecionado com a melhor qualidade possível, sua densidade pode variar muito. Além disso, as vantagens de tal solução são:

  • expansão do espaço no quarto;

  • entrada harmoniosa em qualquer projeto de design;

  • excelente compatibilidade com detalhes decorativos;

  • facilidade de variação de luz na sala;

  • proteção de objetos na sala da luz solar.

A cortina dupla-face pode ser utilizada nos clássicos habituais, e no barroco, e até no estilo rococó. Dependendo da escolha do consumidor, existem cortinas corrediças e fixas. Algumas cortinas duplas são feitas de tecidos leves. Cortinas multicamadas também merecem atenção. Eles parecem originais e atraentes.

As camadas podem ser criadas a partir de uma variedade de cortinas. No entanto, soluções que combinam na cor ou no tipo de tecido também são bastante adequadas. Outra opção é pendurar cortinas com cortinas, ganchos e outros acessórios. O elemento mais importante de uma cortina multicamadas é uma cortina feita de tecido extra denso. Normalmente usa-se tapeçaria ou veludo para isso.

Não é necessário usar tule branco. É permitido o uso de tule que combine com o tom da cortina ou com o conceito geral de design.

Cortinas de várias camadas em quartos grandes são complementadas com lambrequins de várias camadas ou fechos atípicos. Para criar um efeito incomum, cores diferentes são combinadas. Outra forma de obter o mesmo resultado é usar um jogo de texturas.

As cortinas instaladas sob a cornija do teto merecem atenção especial. Alguns deles criam a ilusão de uma tela dupla. Para fazer isso, uma tira de cor diferente é costurada na parte principal da cortina. Então o dinheiro é economizado não só na matéria, mas também na cornija (não uma tripla, mas uma dupla cornija é comprada).

Alguns conhecedores, em vez da construção usual para o teto, escolhem uma cortina em arco. Para ela, os pedaços de tecido são usados ​​2-3 vezes mais longos do que a própria cornija. O valor mais preciso depende da proporção de construção. Quanto mais dobras e mais intrincada a cortina, maior será esse coeficiente.

A linha reta superior geralmente é coberta com uma fita de cortina, o que permite bordar uma cortina de qualidade. Essa abordagem é usada tanto por ateliers profissionais quanto por artesãos domésticos.

Cortinas triplas completas merecem atenção. Eles são considerados os mais adequados para satisfazer as necessidades estéticas da maioria das pessoas. Existe uma grande variedade de tonalidades e soluções geométricas. Camadas diferentes podem ser diferentes:

  • largura;

  • comprimento total;

  • chave;

  • textura do material.

Independentemente da opção específica, a cornija deve corresponder ao espírito geral do espaço.É praticada a utilização de beirais de metal, madeira, plástico de vários graus. O requisito mais importante em qualquer caso será confiabilidade e funcionalidade suficiente. Portanto, há uma regra universal - onde há uma cortina tripla, a cornija também deve ser de um tipo triplo.

Somente neste caso, a carga do material será distribuída uniformemente e o suporte suportará os tecidos suspensos.

Às vezes, há cortinas penduradas nas dobradiças. Esta solução é menos comum do que os métodos clássicos de instalação. É por isso que se destaca pela sua invulgaridade externa, chama imediatamente a atenção. A cortina de laço é simples e fácil de trabalhar. Este produto pode ser utilizado em qualquer divisão, adaptando-se harmoniosamente ao seu interior.

A fixação por dobradiça é considerada mais bonita do que o método tradicional. Quando os tecidos das cortinas e dobradiças coincidem, a situação torna-se mais orgânica. Elementos contrastantes também podem ter uma aparência incrível. Substituir dobradiças gastas é fácil.

Mover a tela ao longo dos beirais pode ser feito facilmente e sem ruídos desnecessários.

Se você usar casas de botão atípicas, poderá criar uma composição de destaque mesmo contra o fundo de um tecido monocromático. Às vezes, os loops são combinados com:

  • aplicativo;

  • babados;

  • agarra;

  • outros detalhes decorativos.

As cortinas suspensas são adequadas não só para o quarto, mas também para qualquer outra divisão. Eles ficarão adequados em quase qualquer estilo. Até o tecido mais pesado se agarra às dobradiças com segurança. Quanto à desvantagem de tal fixação (destruição de tecido com o uso frequente), isso não é muito significativo. De fato, em qualquer caso, o loop só perderá suas qualidades depois de muito tempo.

Os laços clássicos são simplesmente costurados na própria cortina. Uma versão mais perfeita é fechada com botões.

Você sempre pode desapertar esses fechos e lavar ou passar a tela sem problemas. Prepará-lo novamente para uso também não é difícil. Em alguns casos, são usados ​​prendedores de rosca, que podem parecer originais.

Existem também várias cordas - trança, fita. Cortinas com cordão são usadas em estilos de quartos:

  • shabby chic;

  • Provence;

  • retro;

  • romance.

Uma corda grossa é usada quando a sala é decorada no espírito de um loft ou em estilos ultramodernos. Quanto às presilhas de velcro, a vantagem mais importante é a facilidade de remoção das cortinas. Os próprios fechos lembram mais os laços clássicos (no caso de cortinas de luz). Para pendurar cortinas poderosas e densas, usa-se velcro reforçado.

Muitos outros tipos de montagens podem ser usados, criados por designers a seu critério.

Ao selecionar loops, você precisa prestar atenção a:

  • resistência mecânica do tecido;

  • a distância ideal entre os pontos de fixação individuais (caso contrário, a tela cederá);

  • conformidade com o conceito estilístico geral (incluindo o princípio do contraste).

Uma importante gradação das cortinas são os modelos para toda a parede e para uma janela. Se a estrutura ocupa toda a parede, a cortina geralmente é fixada quase nas próprias juntas (cantos).

Materiais (editar)

Qualquer que seja o tipo de cortina necessária, também é necessário levar em consideração as peculiaridades do material de que são feitas. A seda natural é muito mais agradável esteticamente do que os tecidos sintéticos. A delicadeza dos tecidos de seda e, ao mesmo tempo, sua força impressionante imediatamente inspiram confiança.

É adequado usar cortina de seda em qualquer interior. Os especialistas acreditam que é aconselhável usar cortinas de seda apenas nos quartos voltados para o norte.

As desvantagens da seda são:

  • vincar fácil;

  • queimadura ao sol;

  • impróprio para lavagem à máquina.

As cortinas de esteiras podem ser muito interessantes de se olhar. Ao contrário da crença popular, eles não são usados ​​apenas em projetos ambientais. Este tecido é caracterizado por uma combinação de densidade, resistência mecânica e leveza.Dependendo da escolha do consumidor, sua superfície é monocromática ou decorada com estampas.

O que é importante, a esteira dificilmente pega fogo.

Este tecido ajuda a controlar o ruído e é macio. É muito fácil cuidar dela. O tapete permite que você use uma ampla variedade de opções de montagem. Pode ser combinado com materiais mais leves. Mas tal combinação deve ser muito bem pensada, caso contrário não será possível perceber a vantagem característica da esteira - sua grosseria visual.

Outro assunto "com uma longa história" é o atlas. Os consumidores apreciam sua superfície extremamente plana e lisa. O atlas é moderadamente denso. Em sua forma pura, é bastante caro. Para reduzir custos, o tecido principal é misturado com:

  • viscose;

  • fibras sintéticas;

  • algodão.

É importante nas condições modernas que o atlas não coleta eletricidade estática e quase não provoca reações alérgicas.

As cortinas de cetim gastam pouco. No entanto, são bastante pesados ​​e requerem uma fixação muito cuidadosa.

O algodão é considerado uma boa alternativa ao cetim. É amplamente utilizado na costura de tecidos para interiores domésticos.

O tipo de tecido de algodão mais acessível é o chita. Em muitos casos, é decorado com designs expressivos. O cetim vai ficar um pouco mais caro, que brilha quase da mesma forma que o cetim. A cortina de cetim é muito fácil de armar. A tela mercerizada tem um brilho muito bonito e quase não desbota nem sob o sol forte.

Cortinas de linho são freqüentemente usadas. É um pouco áspero, mas valorizado por sua durabilidade excepcional. Cortinas de linho são recomendadas para estilo rústico e ecológico. Você terá que pagar muito pelo linho, mas esse é um preço razoável.

Soluções especiais no acabamento de cortinas permitem a confecção de cortinas densas e perfuradas em fibra de linho.

O uso de linho é popular devido à sua alergenicidade mínima e maior resistência. No entanto, ele enruga intensamente e não alisa bem. Uma cortina de linho lavada encolherá imediatamente. Os materiais artificiais também merecem atenção. Uma boa opção é a viscose, derivada da celulose.

Muitas vezes, empresas sem escrúpulos os consideram tecidos naturais. A fibra de viscose é absolutamente segura para a saúde e é agradável ao toque. É difícil acreditar que uma tela tão confortável possa ser criada a partir de madeira dura e áspera. A viscose não é suscetível ao acúmulo de cargas estáticas, não é difícil revesti-la. O ar passa facilmente por este material, mas é frágil quando molhado.

Dos sintéticos, o poliéster também merece destaque. Na sua forma pura, raramente é usado - geralmente esse tecido é misturado com outras fibras sintéticas e naturais.

Este tecido se desgasta pouco e tolera bem a poluição pesada. O poliéster é fácil de cuidar. Porém, em alguns casos, provoca alergias e é suscetível ao acúmulo de eletricidade estática.

O acrílico compete bem com materiais naturais, o que é bastante raro para substâncias sintéticas. As cortinas de acrílico são totalmente seguras para a saúde, exteriormente atraentes e podem se ajustar harmoniosamente a qualquer interior. Eles diferem:

  • alergenicidade mínima;

  • longo serviço;

  • de fácil cuidado;

  • impermeabilidade ao ar;

  • tendência de acumular eletricidade estática;

  • aumento da dureza sob a influência da luz solar.

As cortinas de nylon também são amplamente utilizadas.

Um complexo processo de polimerização cria um material muito fino e forte. Ao mesmo tempo, também é macio e, a julgar pelas críticas, parece seda.

O nylon é duas vezes mais forte que a seda e resistente ao desgaste, além de ser mais leve. Mas as cortinas de náilon podem desencadear alergias e impedir a ventilação adequada.

A blackout tem uma reputação muito boa em tecidos mistos. É um tecido de poliéster multicamadas. O blackout não deixa entrar luz solar, o que permite garantir o isolamento da divisão do calor. O lado voltado para a sala pode ser acabado com qualquer textura. É comum dividir o blackout em dois tipos principais - três camadas e duas camadas com um revestimento especial.

Ocasionalmente, as cortinas são feitas de tafetá, que é uma combinação de:

  • viscose;

  • acetato;

  • algodão;

  • sedas;

  • poliéster.

O tafetá é caracterizado pela rigidez, elegância e densidade aumentada. Ao mesmo tempo, parece um tecido leve que pode caber harmoniosamente até em uma sala de tamanho médio. É usado com sucesso na costura de cortinas, cortinas e lambrequins.

Uma propriedade muito importante também é a resistência à luz solar. Quanto ao jacquard, este tecido pode ser composto por fibras naturais e sintéticas.

Jacquard não é uma substância ou composto específico, mas um tipo de tecelagem. Os consumidores observam que o enfeite jacquard é igualmente atraente pelo rosto e por dentro. Dependendo da composição, o preço da matéria e sua atratividade para um determinado interior dependem. O problema com o jacquard é que ele enruga. Você pode usar outros materiais para o quarto, mas as opções listadas devem ser consideradas primeiro.

Considere como alternativa:

  • gabardine;

  • organza;

  • tecidos para cortinas.

Opções de design

Cortinas tipo café estão se tornando uma escolha bastante elegante. Inicialmente, serviam para decorar restaurantes, bistrôs e similares. Para criar um ambiente caseiro, as cortinas são cobertas com vários padrões:

  • ornamento floral;

  • padrão floral gracioso;

  • motivos animalescos;

  • composições quadriculadas.

As cortinas do café são relativamente curtas e devem ser penduradas no meio da janela.

Portanto, os especialistas aconselham a compra antecipada de cornijas adequadas. De acordo com vários designers experientes, as cortinas de café devem ser preferidas no estilo da Provença ou outra versão do país.

Uma das idéias de design de cortinas modernas na moda é o design "francês". É apropriado quando o quarto é grande o suficiente.

A abordagem francesa envolve o uso de:

  • sedas;

  • Atlas;

  • musselina;

  • menos frequentemente tule e moiré.

A característica comum de tais materiais é leveza e translucidez. Todas as cortinas têm várias seções contendo dobras curvas. As cortinas francesas são incomuns o suficiente para parecerem harmoniosas mesmo nos interiores mais sofisticados e elegantes.

Mas o estilo romano visa principalmente criar uma atmosfera leve e arejada.

As cortinas romanas desdobradas são totalmente retas, depois de dobradas são cobertas por dobras horizontais.

Esses produtos são projetados para proteger contra calor excessivo e luz solar. As cortinas austríacas podem ser mais simples, mas não menos interessantes. Eles são caracterizados por dobras exuberantes. Normalmente nas versões "austríacas" são usados ​​materiais com uma textura arejada. Estas cortinas podem ser facilmente aplicadas em qualquer interior tradicional, não só no quarto, mas também na sala de jantar e na zona dos hóspedes.

Entre as atrativas inovações de design estão as cortinas Color block. Esta composição é formada por várias combinações de cores. O bloco de cores torna o ambiente mais vivo e rico.

Com essas cortinas, você pode definir acentos de cores pronunciados na sala. Mas os modelos originais japoneses se distinguem pela execução simples e pela aparência lacônica e elegante.

A abordagem japonesa implica o uso de substâncias estritamente naturais. Uma combinação de duas ou mais texturas é permitida. As telas incluídas no sistema devem ser do mesmo tamanho. Eles são fixados em cornijas multicamadas. Cortinas japonesas são recomendadas para quartos minimalistas com janelas grandes.

A cortina plissada é algo como um híbrido de cortinas e persianas convencionais.Um pano é colocado nas pranchas de plástico. Esta solução torna o ambiente mais quente e confortável. Cortinas com estampas florais são uma boa alternativa., entre os quais há amostras muito chiques. Mas o desenho deve ser discreto, a moderação da composição é muito importante.

Uma estampa floral excessivamente chamativa pode incomodar as pessoas, especialmente depois de alguns meses, quando o efeito inicial da novidade passa.

Cortinas assimétricas são freqüentemente usadas. Quando escolhido corretamente, a ideia do design pode ser facilmente apoiada. Esta é exatamente a solução que não passará despercebida em nenhuma casa. A assimetria ajudará a transformar e ajustar as propriedades da sala a seu critério.

É necessário usar cortinas assimétricas:

  • para janelas com sacadas, em forma de trapézio ou triângulo;

  • para criar um ambiente dinâmico e animado;

  • para corrigir a geometria deficiente da sala;

  • para corrigir o deslocamento injustificado da janela do meio da parede.

Às vezes, eles combinam uma cortina clássica e um lambrequim assimétrico.

Uma combinação semelhante é feita em toda a parede e ajuda a eliminar as desvantagens de um cômodo estreito. Mas há várias situações em que uma cortina assimétrica é inaceitável.

Portanto, em uma sala muito pequena, sobrecarrega desnecessariamente o espaço. Onde já existem acentos brilhantes e expressivos o suficiente, outro acréscimo estético pode criar uma sensação caótica.

Em um cenário clássico, a assimetria freqüentemente contradiz o conceito geral. Deve ser selecionado por designers muito experientes, caso contrário, erros graves são inevitáveis. Você também precisa se lembrar que as cortinas retas tradicionais são a única opção aceitável no estilo de alta tecnologia e minimalismo. Se o interior for projetado com um espírito clássico, você pode usar estilos tradicionais com franjas e borlas.

A franja torna imediatamente a cortina mais elegante e dá-lhe um aspecto "divertido" em casa. Nos últimos anos, um desvio do cânone começou, sugerindo o uso de tal elemento apenas na borda inferior da tela. Muitos designers, ao desenvolver têxteis originais, apresentam designs com franjas costuradas nos 2/3 da parte inferior das cortinas. É permitido o uso de tecidos coloridos e monocromáticos. Independentemente das nuances específicas, uma sensação de luxo e pompa será criada imediatamente.

Soluções de cor

É muito importante conhecer, é claro, as peculiaridades do esquema de cores das cortinas do quarto. Ambas as soluções unilateral e bilateral raramente são pintadas de preto, porque não há muitos fãs de um interior francamente sombrio. Mas a tinta bege definitivamente se enquadra no número de opções clássicas comprovadas. Você pode escolher qualquer tom com segurança, inclusive para telas de cortina.

A cor turquesa é muito mais caprichosa e requer um manuseio mais cuidadoso. Sua principal vantagem é a semelhança externa com a cor das ondas do mar. Este tom criará uma sensação de inocência e frescor. As cortinas lilases são aconselhadas a escolher quem quer deixar seu quarto mais confortável.

Quanto às estampas florais, não faz sentido considerá-las fora de moda e desatualizadas.

Claro, margaridas e sinos bordados perderam sua relevância no final do século passado. Porém, existem soluções mais modernas com rosas, orquídeas e outros temas que se encaixam harmoniosamente em qualquer interior. Em qualquer caso, o tipo de cortinas deve corresponder ao aspecto da divisão. Você precisa primeiro planejar um conceito geral e só então selecionar as cortinas.

As fotocortinas também merecem atenção. Este tipo de peça de design é popular entre consumidores de diversos níveis de riqueza. As cortinas com foto impressa podem ser feitas de uma ampla variedade de materiais. Recentemente, surgiram soluções feitas de plástico especial ou papel grosso.

Voltando às cortinas com rosas, deve-se enfatizar que elas criam uma sensação de genuíno luxo imperial.

Existem muitas opções para essas estampas, mas todas elas parecem graciosas e dão um ótimo humor.

Populares são:

  • tule arejado com padrão característico;

  • fotocortinas com estampa floral;

  • conjuntos de pinturas com flores de diferentes tamanhos.

Quanto às cortinas com hieróglifos, talvez seja a melhor solução para quartos em estilo chinês. Normalmente usam tecidos de algodão ou seda de cores não muito chamativas. O ornamento hieroglífico é perfeito para a formação de quartos "japoneses".

Em ambos os casos, é recomendável dar preferência às teclas silenciadas. Padrões florais também são bem-vindos.

Levamos em consideração o estilo

Cortinas em estilo patchwork ganharam popularidade considerável. Envolve o uso de enxertos de tecidos diferentes. Eles são combinados em uma única tela. Em um quarto de estilo country, cortinas de linho em tons quentes ficarão bem. O cenário provençal será acentuado por cortinas que criam uma sensação excepcionalmente sofisticada.

As telas barrocas são usadas se a pompa do interior for muito importante. As cortinas desse estilo contêm tecidos pesados ​​e muito ouro.

As cortinas rococó também têm um enfeite dourado. No estilo Art Nouveau, você precisa abrir mão da decoração e de todos os pequenos detalhes, e eles fazem o mesmo ao decorar uma sala no espírito do minimalismo. Uma cortina de alta tecnologia deve ser semelhante a uma cortina "cortada", com formas angulares.

Como escolher?

Ao escolher cortinas para uma grande janela com vista para o lado ensolarado, é necessário dar preferência a materiais pesados ​​e densos. Mas como normalmente é necessário não só para limitar, mas para regular o fluxo luminoso, é aconselhável olhar mais de perto as opções duplas e até triplas. Cortinas grossas ajudam em um dia quente. O tule mais leve é ​​usado em climas relativamente escuros.

Já para as cortinas de janela semicircular, a solução é simples - a cortina deve repetir a abertura em que está pendurada.

Ao escolher uma solução para uma janela estreita, é necessário usar cortinas multicamadas. Eles certamente ajudarão a tornar a recepção visualmente mais ampla. Soluções alternativas seriam:

  • transferências;

  • cortinas;

  • produtos com elementos exuberantes.

É bastante difícil selecionar cortinas para uma janela de canto. Existem vários requisitos:

  • acentuação da forma original;

  • o uso de um tipo especial de cornija;

  • aparência exuberante obrigatória de toda a estrutura.

Você também precisa pensar sobre:

  • praticidade do produto;

  • sua vida útil;

  • conformidade com o estilo geral;

  • Saúde e Segurança.

Como pendurar?

Apenas o cumprimento dos princípios gerais do interior, o que ajuda a decorar o espaço, não é suficiente. Também é importante instalar corretamente a estrutura, caso contrário é impossível organizar a janela. O bar é um clássico. Pode ser feito de uma grande variedade de materiais. Punhos, ilhós, ganchos não são uma escolha ruim.

Mas é importante saber outra coisa - como pendurar uma cortina para 2 ou 3 janelas... Os especialistas aconselham prestar atenção à largura do cais. Se for 1 m ou mais, então você precisa deixar esse espaço livre, para não ocupá-lo com tecido.

Melhor prestar atenção à decoração em outro lugar. O bar em si não deve ser coberto com lambrequins e cortinas.

A cortina é presa ao fio:

  • ganchos;

  • clipes;

  • titulares.

Esta solução é ideal para tecidos finos com uma estrutura arejada. Não há necessidade de fechá-lo com lambrequim. A maneira mais fácil é pendurar cortinas em uma baguete. Pickups podem ser usados.

Todas as telas e cortinas ficam igualmente bem em uma baguete.

Existem outras maneiras:

  • perfis de alumínio (esconder ganchos e fechos);

  • espaçadores de cornijas (permitem que você faça sem furar);

  • placas de montagem.

Os ganchos funcionam com todos os tipos de tela, exceto os mais pesados. Cortinas densas e pesadas geralmente são fixadas em anéis. Mas os ilhós obviamente não são adequados para tecidos leves. Nos quartos, às vezes também é recomendável pendurar cortinas nas dobradiças.Os clipes podem funcionar para cortinas pesadas a moderadamente pesadas, mas podem criar baforadas no tecido.

Belos exemplos

Esta foto mostra como é bonita a combinação de cortinas amarelo claro e mais escuro. Ambos são usados ​​tanto na forma direta quanto em cortinas. A parte mais escura das telas corresponde em aparência à decoração do sofá. E aqui outra combinação de duas camadas é demonstrada - uma cortina amarelada impenetrável sai na frente, há um tule branco transparente atrás. As cortinas estão dispostas em dois grupos simétricos de cada lado da janela.

Para cortinas que não devem ser usadas no interior, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa