Têxtil

Colchas na cama do quarto: características, variedades e dicas de escolha

Colchas na cama do quarto: características, variedades e dicas de escolha
Contente
  1. Características e propósito
  2. Tipos e materiais
  3. Cores
  4. Dimensões (editar)
  5. Soluções de estilo
  6. Como escolher?
  7. Cuidado e armazenamento
  8. Exemplos no interior

Uma peça de mobiliário como uma colcha desempenhava inicialmente uma função mais prática - servia para aquecer. No século XVIII, na França, esse detalhe foi se tornando cada vez mais elegante e atraente, até adquirir também uma função decorativa. Qual é o significado das colchas hoje, de que materiais são feitas?

Características e propósito

Uma colcha no quarto é um tipo de tecido doméstico que é colocado em cima de uma cama feita. O produto permite protegê-lo contra poeira e sujeira, olhos curiosos. Uma colcha bem escolhida, sem dúvida, decora o quarto e pode até tornar-se o seu sotaque. Dá completude ao ambiente, passa a fazer parte do estilo. Finalmente, o cobertor também pode ser usado como cobertura durante a sesta da tarde ou se ficar frio debaixo das cobertas.

Com base nas funções descritas acima, podemos concluir que o produto deve ter dimensões adequadas, combinar-se com o estilo do quarto, ter um aspecto atraente e agradável de usar, resistir a muitas lavagens, mantendo a qualidade e o aspecto estético.

Tipos e materiais

Todos os produtos existentes podem ser divididos em 2 grupos:

  • aqueles que são costurados de materiais naturais (lã acolchoada);
  • produtos feitos de análogos artificiais (um cobertor feito de pele artificial).

Os primeiros são ecologicamente corretos, hipoalergênicos, porém, sua vida útil é menor, após a lavagem de tecidos naturais encolhem... Os análogos de tecidos artificiais não têm essas desvantagens, mas podem acumular eletricidade estática, às vezes não são tão agradáveis ​​ao toque.No entanto, faremos imediatamente uma reserva de que tal divisão é condicional. A maioria dos produtos são colchas combinadas. Ou seja, fios naturais são adicionados a fios artificiais e vice-versa. Isso permite melhorar as propriedades de desempenho da colcha, além de reduzir significativamente o custo do produto.

Os tipos mais comuns de colchas são:

  • tecidos de algodão, bem como sua mistura com tecidos artificiais, de que se obtém um tecido densamente tecido e de superfície lisa (popelina, viscose, chita, percal);
  • tecidos de algodão, lã e mistos de superfície rugosa (jacquard, tapeçaria, piquê);
  • tecidos naturais ou sintéticos (bem como opções mistas) com superfície felpuda (veludo, pele sintética com pelo curto e longo, pelúcia, veludo);
  • tecidos sintéticos de fibras de poliéster (velsoft, velo, microfibra);
  • seda e tecidos artificiais estampados (cetim, brocado, poliéster).

Os produtos de algodão e seda são diferenciados por seu apelo visual, praticidade e respeito ao meio ambiente. As colchas felpudas e de veludo não parecem menos atraentes, mas atraem a poeira e não são recomendadas para pessoas que sofrem de alergias. Para limpá-los, via de regra, é necessário utilizar um serviço de lavagem a seco.

E se você costuma se deitar sobre essas colchas, com o tempo, "manchas calvas" são formadas, o que reduz significativamente o valor estético do produto.

Cores

Na sociedade soviética, um dos critérios mais importantes para a escolha de uma colcha era sua correspondência máxima com cortinas e cortinas. Se possível cortinas e colchas eram costuradas com os mesmos tecidos, no entanto, os designers de hoje reconhecem isso como falta de educação.

Pode-se selecionar um produto que, em textura, tonalidade ou padrão, se combine com o resto dos tecidos do quarto, ou fique harmoniosamente com móveis, pisos. No entanto, combinações contrastantes não são menos interessantes. É importante misturar tons frios com tons frios e tons quentes com tons quentes. Se essa regra de cor não for seguida, a sala não terá o mesmo estilo, mas evocará associações com uma pilha impensada de coisas.

Ao escolher um produto com um padrão, lembre-se de que o tamanho deste último deve corresponder às dimensões da sala... Grandes desenhos em um pequeno quarto a surpreenderão. "Variegação" excessiva, saturação com enfeites, neste caso, também será ridícula, sobrecarregar visualmente e reduzir o quarto. É importante combinar a estampa da colcha com outra "geometria" existente na sala. Por exemplo, se houver quadrados e retângulos nas paredes (por exemplo, na forma de um padrão em papel de parede ou porta-retratos), a colcha deve repetir esta impressão ou não ter.

Tons de branco e pastel, colcha azul e suas variações (por exemplo, turquesa, azul), pastel e café, tons de marrom, tons de cinza podem ser considerados generalizados e universais.

Dependendo dos padrões, as colchas podem assumir várias formas:

  • retangular - é um retângulo, para o qual o produto também é chamado de colcha;
  • bilateral - a característica do produto é que os dois lados dele ficam de frente, se necessário, você pode mudar rapidamente o estilo do quarto simplesmente virando a colcha;
  • capas - a roupa de cama e o colchão são totalmente cobertos, enquanto as pernas da cama permanecem abertas;
  • com supervisão - é um folho largo que emoldura o produto em todo o perímetro, enquanto a saia pode ser rígida (tem dobras opostas nos cantos), drapeada (cortinas em todo o perímetro), pregueada (em vez de cortinas - pregas largas).

Dimensões (editar)

Para determinar o tamanho da colcha, você precisa saber o tamanho da cama. Por favor, meça seu comprimento, largura e altura antes de comprar. Os parâmetros obtidos são o tamanho mínimo da colcha... Idealmente, este valor deve ser adicionado outros 10-15 cm de cada lado. Se a cama tiver cabeceira, então de lado é possível não adicionar os números indicados na colcha.

Se você precisa de uma colcha que caia lindamente no chão, adicione aos parâmetros básicos 1 vez em largura e 2 vezes em altura, adicione a altura da cama quando dobrada. Vale a pena adicionar até 15 cm de comprimento se quiser que o produto fique no chão. Os modelos são costurados em vários tamanhos padrão. Para uma cama de casal, são colchas de 180x200 cm ou 160x200 cm, para 1,5 camas - 140x200 cm. Também existem produtos muito grandes - 240x260 cm, camas individuais - 100x200 cm ou 90x200 cm, para crianças - 90x100 cm ou 90x160 cm.

Soluções de estilo

Nos quartos clássicos, é bastante comum a repetição de colchas e outros tecidos no quarto. Isso diz respeito principalmente às cortinas do quarto. Usualmente, os produtos são selecionados de densa tapeçaria ou veludo em tons clássicos. Se for usada uma gravura, trata-se de ornamentos nobres. Essa analogia fica bem em interiores rústicos. No entanto, é melhor optar por produtos de algodão. Gravura vegetal ou animal, cenas da vida da aldeia são bem-vindas.

Uma colcha delicada com babados enfatiza o romance do quarto. Preste atenção ao comprimento do produto. Se a colcha chegasse ao chão, pareceria antiquado e pretensioso. Neste caso, o comprimento da colcha realça o dinamismo, a leveza e a modernidade da dona do quarto. Para quartos em estilo moderno, bem como no espírito do minimalismo, você pode considerar opção de colcha... Ele é costurado estritamente de acordo com o tamanho do colchão, pode parecer um casulo que cobre a cama.

Quanto ao design do produto, tanto os modelos monocromáticos quanto os impressos se encaixam harmoniosamente em tal interior.

No entanto, a capa é uma excelente solução não só para designs minimalistas, mas também para camas de madeira entalhada, modelos de design originais. Em suma, aquela mobília, que em si é o sotaque da sala. Terá sucesso a utilização do produto na forma de uma capa de cama de dossel, com detalhes protuberantes macios. Para quartos clássicos ou aristocráticos, camas maciças com colchão largo, um produto com sanefa podem ser a melhor opção. Existe um estereótipo de que tais modelos são apenas esplendorosos e arejados, embora também existam modelos mais densos e suaves.

Quartos no espírito de pobre, country, provence ou vintage exigem opções mais democráticas de tecidos deliberadamente naturais... Uma excelente solução pode ser modelo de malha, assemelhando-se, sim, a um grande cobertor. As colchas brancas com motivos, bordados ou franjas também se tornarão um acessório harmonioso em tais instalações. Nesse caso, babados e dobras enfatizam o luxo da sala e trazem notas de solenidade.

Deve ser lembrado que esses detalhes aumentam visualmente o espaço para dormir, portanto, uma colcha de babados pode não ser adequada para quartos médios e pequenos.

Ruches e babados também vão dar conta da tarefa de tornar o ambiente mais delicado, leve e romântico. Normalmente, essa técnica é utilizada se um quarto padrão precisa ser transformado em quarto de uma menina. É aconselhável complementar a colcha com várias almofadas de diferentes tamanhos. Versátil, mas ao mesmo tempo elegante é considerado o cobertor é branco. Traz para o dormitório a nobreza dos dormitórios dos aristocratas, frescor, amplia visualmente o espaço. E para que o branco não fique chato, pode-se escolher um produto com pinças, imitação de gravata de treinador, etc.

Claro, você terá que monitorar cuidadosamente a pureza e a brancura - deixar a colcha em um tom amarelo ou cinza fará com que todo o quarto pareça bagunçado e antiquado instantaneamente. Um modelo na técnica de patchwork (costura com remendos) ajudará a criar o ambiente mais confortável e aconchegante. É especialmente relevante em quartos ecléticos, vintage e rústicos. Esse produto vai se tornar um “destaque” do quarto, mas este não deve ser sobrecarregado.

Como escolher?

Em geral, ao escolher um produto para cama, você deve se orientar pelos seguintes critérios: tamanho, qualidade e aparência de acordo com seus desejos pessoais. As dimensões do produto devem corresponder às dimensões do colchão ou cama. Não compre um modelo muito curto, se esta não for uma solução de design para o interior do quarto. Muito tempo vai se arrastar pelo chão e parecer desleixado. Normalmente, modelos curtos são colocados sob o colchão para mostrar as pernas incomuns da cama.

Também é importante considerar a idade, o estilo de vida e o caráter do proprietário do quarto. Portanto, no quarto de uma mulher adulta, uma colcha rosa claro com laços e babados pode ser inadequada. Em um quarto bege, o produto pode ser selecionado em tons claros e pastéis. As peculiaridades da localização da sala em relação aos pontos cardeais também são levadas em consideração. Se o quarto "olha" para o norte, recomenda-se trazer aconchego e conforto com o auxílio de tecidos de texturas agradáveis ​​e cores quentes. Para quartos do sul, você pode escolher cores mais frias.

Antes mesmo de comprar, você deve decidir se sua colcha será lavada na máquina de lavar ou se você terá que ir a uma lavanderia a seco para limpá-la. Para famílias com crianças pequenas ou animais de estimação, é melhor escolher colchas que não tenham medo de lavagens frequentes. É bom se os produtos não forem em tons pastéis, com decoração na superfície (miçangas, pincéis). O material ideal é viscose, cetim, algodão, assim como suas combinações. Mas tapeçaria e seda não são a melhor solução para essas famílias.

Um aspecto importante é a qualidade da colcha. Não deve acumular eletricidade estática nem apresentar um odor "artificial" desagradável. Uma coisa boa será nobre ao toque, reterá sua cor e forma, tamanho após a lavagem. Os conjuntos que gozam da merecida confiança dos compradores são turcos, italianos (produzem conjuntos com encosto de cabeceira) e produtos nacionais. A Turquia produz conjuntos de luxo; seus novos conjuntos de cama geralmente ditam as tendências da moda para outros fabricantes de países vizinhos.

Cuidado e armazenamento

A lavagem e os cuidados em geral devem ser adequados ao tipo de tecido e as instruções de cuidados no rótulo do produto devem ser seguidas. É melhor não encharcar produtos coloridos e estampados, e é melhor lavar as versões coloridas à mão na primeira lavagem, separadamente das outras coisas. A tapeçaria pode ser lavada à máquina (à mão) ou a seco. As rugas podem ser eliminadas com um ferro a vapor não quente. Recomenda-se vaporizar a parte da frente com uma gaze.

As colchas de cetim podem ser lavadas em água quente até 95ºC. No entanto, se este for um produto colorido, a temperatura da água não deve exceder 60 C. É melhor secar sem recorrer à máquina de secar. É permitido usar um ferro a vapor para eliminar dobras e vincos. As colchas de peles podem ser lavadas em água não quente, não superior a 30 ºC. Evite composições e modos de lavagem agressivos, secagem mecânica, centrifugação forte. Os produtos de lã são tratados da mesma forma. Para se livrar das dobras, às vezes é suficiente pendurar essas colchas em uma corda.

Ao usar um ferro, a tampa deve ser umedecida.

Exemplos no interior

Lembre-se disso na escolha da colcha, um dos critérios deve ser a sua conformidade com o interior da cama. Neste exemplo, podemos ver que as cores principais são tons pastel quentes. Ao mesmo tempo, a cama e os outros móveis são escuros, então um tom de café mais claro se tornará a base da colcha. Inserções decorativas de tom castanho (repetir a cor da cama) e almofadas a condizer permitem-lhe "fazer amizade" com outras cores.

Se você olhar mais de perto, fica claro que cada par de travesseiros repete a cor de um dos elementos do quarto - colchas, cabeceiras, cortinas e poltronas. Graças a isso, uma harmonia especial é alcançada, um clima de conforto doméstico e calor é criado.

O próximo exemplo é uma ilustração de como uma colcha brilhante e incomum se tornou o destaque de um quarto bastante calmo (e para alguns, talvez chato) e o transformou.

A principal condição para a atratividade de tais interiores é um acento principal e seu pequeno "suporte" dentro desta sala. Observe que a impressão da colcha se repete em uma pequena foto pendurada na cama. A iluminação também ajuda a criar volume e direcionar corretamente a atenção.

O próximo exemplo é uma combinação bem-sucedida de impressões de papel de parede nas paredes e colchas. No entanto, esse sucesso e harmonia visual devem-se à abordagem certa. A cor do padrão do papel de parede passa a ser a base para a tonalidade da colcha, sobre a qual também se espalha uma estampa discreta. Somente com essa abordagem pode-se evitar o aspecto sombrio do interior.

Já que estamos falando sobre combinação de estampas, vamos ver outro exemplo. O estofamento da cabeceira é continuado na colcha. Para evitar o efeito engraçado quando tudo se funde, as almofadas ajudam - são feitas de outros materiais e, portanto, parecem diluir o espaço.

Nesse caso, foi possível trocar os produtos - escolher um tecido liso para a cabeceira e a colcha e decorar a área de dormir com travesseiros estampados.

Outra opção interessante é como, com a ajuda da colcha, deram ao quarto um aspecto acabado, garantindo a máxima conformidade com o estilo escolhido. Diante de nós está uma sala interessante, decorada em estilo étnico. É bastante calmo por natureza - materiais naturais, tons pastel. Mas é a colcha luminosa no espírito étnico que dá charme ao quarto, acrescenta "sabor". Sem ele, o quarto pareceria enfadonho.

Para informações sobre qual colcha comprar para cama, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa