Têxtil

Lambrequins no quarto: variedades e dicas para escolher

Lambrequins no quarto: variedades e dicas para escolher
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipo de construção
  3. Materiais (editar)
  4. Espectro de cores
  5. Como escolher?
  6. Opções de design

Qualquer janela parece mais elegante se for decorada com cortinas. Entre o grande número de variedades, as cortinas com lambrequins são especialmente populares entre os designers. Falaremos mais no artigo sobre quais acessórios são adequados para decorar janelas de quartos e quais são as nuances de escolher a opção certa.

Peculiaridades

Lambrequin é Cortina decorativa horizontal, que se encontra na parte superior da composição da cortina que adorna a janela. Este é um pequeno pedaço de tecido, cuja largura corresponde à largura da haste da cortina.

Este tecido desempenha uma função estética ou decorativa, podendo ser decorado com trança, rebordo ou folho.

Hoje os lambrequins são apresentados no mercado em várias modificações, algumas delas pretensiosas, outras marcantes pela simplicidade e ao mesmo tempo pelo estilo sofisticado. O acessório pode ser escolhido para quase todas as soluções estilísticas do quarto. No entanto, a principal condição para a adequação dos lambrequins será a sua utilização em salas com pé direito alto. Isso se explica pelo fato de esses produtos terem a capacidade de encurtar visualmente a altura das paredes. Caso contrário, esses são elementos universais do design da cortina.

Tipo de construção

Lambrequins podem ser classificados condicionalmente em três grupos: duro, macio e combinado. Cada tipo de produto tem suas próprias nuances. Por exemplo, modelos rígidos são feitos de um tecido sintético denso chamado bando. Esses lambrequins podem ser reto ou aberto, parecem monolíticos, combinam bem com persianas austríacas, romanas e clássicas, bem como persianas.

Eles podem ser usados ​​nas janelas dos quartos como elementos de decoração independentes. Como regra, esse lambrequim cobre completamente a cornija. Para dar rigidez, o tecido é colado com um material não tecido, o que lhe permite manter qualquer formato. Em alguns casos, o material é compactado com papelão, o que impossibilita a lavagem, mas permite obter uma composição bastante rígida. No entanto, esses lambrequins podem ser limpos a vácuo ou a seco.

Lambrequins macios diferem das versões anteriores por serem coletados em dobras suaves por meio de uma fita de cortina. Além disso, eles podem ser reunidos em cortinas à mão e geralmente são decorados com babados, franjas e babados. As dobras e dobras nessas variedades podem ser colocadas de várias maneiras. Em sua forma padrão, esse produto é feito de um pedaço de tecido com comprimento de 1: 6 do comprimento das cortinas.

Nesse caso, o lambrequim deve se projetar além das bordas das cortinas. Esse produto é preso a uma cornija separada, o que permite que ele permaneça imóvel. Lambrequins moles podem ter formatos diferentes. Por exemplo, pode ser um molde frio, que é uma dobra vertical que se conecta ao meio. Esse lambrequim pode ser cortado da maneira usual ou ao longo da lateral.

Fica lindo no interior do quarto e lambrequins-swagirealizado simetricamente ou assimetricamente na forma de semicírculos de dobras suaves... Com base no estilo de um determinado quarto, eles podem ser complementados com uma variedade de elementos decorativos. Uma alternativa para brindes é jabot, tendo bordas livremente pendentes do tipo usual, diagonal ou escalonado.

O design das janelas do quarto parece especialmente romântico se for feito de tecidos fluidos.

Além disso, o chamado crossover ou semi-abanado, que é simplesmente lançado na cornija com uma flacidez, também é referido como castas moles, formando uma cortina elegante. Dentre outras opções, vale destacar os chamados amarrar ou dobrardobrado em forma de gravata com fundo chanfrado. Este design é frequentemente combinado com swagas, o que confere ao interior um charme e status especiais. A cascata, drapeada diagonalmente e localizada na lateral da composição da cortina, também parece expressiva no design do quarto.

O tipo combinado de lambrequins é um cruzamento entre duas variedades. Aqui, uma construção rígida pode ser usada junto com dobras suaves que suavizam a composição da cortina. Via de regra, os lambrequins se alternam em uma determinada sequência.

Materiais (editar)

Na produção de lambrequins modernos, as marcas utilizam diferentes tipos de tecidos. Os tipos de matéria mais exigidos das empresas são véu, organza, feltro, chiffon, nylon e cetim. Cada tipo de material difere em sua textura e percepção. Por exemplo, o véu se destaca pela maciez e maciez, esse tecido é translúcido e se encaixa perfeitamente nas dobras macias necessárias para a formação das cortinas.

O véu também é bom porque espalha suavemente a luz do sol que entra na sala. A decoração das janelas com este material acaba por ser leve e arejada, esses lambrequins trazem uma sensação de espaço para o espaço do quarto.

A organza, ao contrário de um véu, não é tão macia, mas tem um brilho único. Pode conter fios de seda, viscose ou poliéster.

O feltro é utilizado para fazer lambrequins duros, apesar de este tecido ser caracterizado pela maciez. Deve ser dada rigidez adicional, mas os acessórios lambrequins superiores são muito bonitos. Eles podem ser cacheados, com uma borda em zigue-zague ou ondulada. O feltro é um material durável, mas não deixa entrar os raios solares e nem cobre.

O chiffon é usado hoje em dia para lambrequins moles e combinados. Este tecido tem uma textura agradável ao toque e uma estrutura do tipo mate.Ao contrário da organza, não brilha nem um pouco, não enruga muito, mas se encaixa perfeitamente em dobras suaves.

Capron se estende bem, tem uma aparência atraente.

Atlas parece nobre, combinado com tule leve, mas tem tendência a formar pistas.

Espectro de cores

As soluções de cores para lambrequins podem ser muito diversas. Hoje, tons que combinam naturalidade e exclusividade são considerados tons da moda. Por exemplo, pode ser tecidos rosados ​​com brilho perolado, tom azul com brilho rosa, mistura de pistache-violeta. Os acessórios da composição da cortina nos próprios quartos devem ser leves: isto permite dar à divisão um efeito visual de amplitude.

As cores escuras da paleta têm um efeito negativo em quartos pequenos. Além de estabelecerem limites rígidos, muitas vezes delineando o já pequeno tamanho das aberturas das janelas, eles indicam a altura das paredes. A prioridade é dada aos tons claros da paleta de cores. Dependendo da escolha do esquema de cores principal de uma sala específica, pode ser tons de pêssego, leite, bege, pistache, caramelo, rosa claro, lilás, lilás pálido.

Foco no branco: esse lambrequim parece não apenas arejado, mas também sofisticado. Freqüentemente, suaviza a percepção do interior e "puxa" seu design para melhor. Você pode combinar branco com bege, tons cremosos, coral branqueado, tinta terracota branqueada, ouro, bronze, prata. Além disso, combina bem com tons de azul-cinza, esmeralda claro e turquesa.

Como escolher?

O aspecto chave na escolha de um modelo específico de lambrequim é o estilo do interior do quarto para o qual ele foi selecionado. Por exemplo, se esta é uma direção clássica da estilística, é necessário focar na pompa e nos elementos da parafernália do palácio. Esses lambrequins devem ser espertos e pretensiosos. Este é necessariamente um tipo macio, swagi, laços, moldes de frio e jabots. Ao mesmo tempo, modelos combinados podem ser pendurados nas janelas do quarto.

Se o produto for selecionado para um dormitório moderno, feito no estilo minimalista ou high-tech, aqui você deve contar com tipo rígido sem folhos e decoração auxiliar. Além disso, as cortinas devem ser o mais simples possível.

Para estilos de interiores que precisam de uma demonstração de elegância, vale a pena dar uma olhada mais de perto em um design que usa um lambrequim duplo.

Isso pode ser uma transferência de têxteis de duas tonalidades contrastantes, bem como a mistura de produtos de dois tipos diferentes de formas suaves.

Ao olhar para a sua opção, não se deve esquecer do tipo de construção e da sua extensão. É importante que você observe com antecedência que as estruturas em queda reduzem visualmente a altura da abertura da janela, enquanto as mais curtas a tornam mais alta.

Não é necessário que o lambrequim seja monocromático. Se o estilo permitir uma impressão discreta, você pode escolher um tema específico. Além disso, cores e estampas vão bem na hora de escolher cortinas com lambrequim no quarto, levando em consideração o tule ou cortinas disponíveis. Mas antes de decidir sobre um modelo específico, vale lembrar que não mais do que três cores devem ser usadas em seu design.

A função do kit também deve ser levada em consideração. Por exemplo, se as cortinas devem permitir a entrada dos raios de sol, espalhando suavemente sua luz, os tecidos devem ser finos e translúcidos. Quando você deseja fechar o quarto de um apartamento ou casa de olhares indiscretos da rua, pode adquirir uma opção com cortinas noturnas ou uma versão em tecido blackout. Alguns gostam de cortinas com impressão de fotos, outros preferem combinar lambrequins com cortinas de voile ou tecido rendado.

Opções de design

As soluções de design da Lambrequin às vezes não apenas completam o interior do quarto, mas também dão a sensação e o clima certos.Por exemplo, as novidades perfuradas, que são feitas por perfuração de um tipo rígido de lambrequins, podem ser chamadas de belas e dignas de nota. Os desenhos podem ser esculpidos, os desenhos em tais elementos decorativos conferem um certo status até mesmo ao tipo mais lacônico de composições de cortina.

Não menos produtos relevantes hoje são os tipos assimétricos de lambrequins, caracterizados por alguma extravagância. Eles são baseados em uma tela de formato retangular ou incomum. Nesse caso, dobras e dobras suaves podem ser colocadas da maneira mais inesperada.

Uma alternativa para opções assimétricas e design com um lambrequim rígido pode ser chamada de puffs: cortinas colocadas de uma forma especial.

Em contraste, as contrapartes com franja não são tão pomposas, mas não menos elegantes. Freqüentemente, a franja é substituída por todos os tipos de tranças com borlas. - esses produtos são bons para designs clássicos. Modelos simples podem ser montados em dobras ou montagens.

Dependendo da ideia estilística do designer, eles podem ser não apenas típicos, mas também encurtados.

Além disso, os lambrequins podem ser dobrados e arqueados. Em qualquer tipo de modelo, eles podem ser simétricos e assimétricos. Ao mesmo tempo, uma visão profissional do design é de grande importância. Para não se confundir com a escolha de um produto, é necessário pensar com antecedência como ele ficará no interior de um determinado quarto. Quanto às melhores opções, os modelos simples e resistentes são considerados os mais modernos da atualidade.

Como costurar lambrequim para cortinas com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa