Têxtil

Cortinas curtas no quarto: diversos modelos e dicas de escolha

Cortinas curtas no quarto: diversos modelos e dicas de escolha
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Materiais (editar)
  4. Espectro de cores
  5. Opções de design
  6. Características de escolha

Os dias em que cortinas excepcionalmente longas eram usadas no quarto são coisa do passado. Hoje são substituídos por cortinas elegantes e curtas, dando um toque especial ao ambiente do quarto. No entanto, para que essas cortinas pareçam adequadas e eficazes no interior da sala, é necessário levar em consideração uma série de fatores. Com o material deste artigo, você aprenderá o que são as cortinas curtas modernas e como escolher a opção certa para seu interior.

Peculiaridades

As cortinas curtas são bastante diferentes das cortinas tradicionais com que estamos habituados a decorar o quarto. Por exemplo, sua característica principal é a abertura de acesso à janela de três lados ao mesmo tempo, o que não é o caso das contrapartes longas... Isso é conveniente para janelas que costumam ser abertas para ventilar o ambiente. Isso é prático, uma vez que as cortinas não precisam ser puxadas para trás para ter acesso à janela ou peitoril da janela.

Devido ao seu comprimento curto, as cortinas não criam obstáculos para aquecer a divisão durante a estação de aquecimento.

Como seu comprimento não atinge as baterias, não escondem o calor. Além disso, eles também liberam espaço sob o peitoril da janela. Pode ser usado por baixo de mesas laterais, colocando flores sobre elas, quaisquer acessórios de interior, elementos de decoração úteis.

Cortinas curtas para quartos também se destacam pelo fato de que ficam menos sujas e não precisam ser lavadas (limpas) com tanta frequência quanto as cortinas longas convencionais.

Não tocam no chão, não interferem na limpeza do ambiente, não se agarram quando precisar afastá-los ou ir, por exemplo, para a varanda. Embora eles não podem ser usados ​​sempre devido às nuances de uma sala particular, eles geralmente são um destaque do interior.

Uma característica das cortinas curtas é a dificuldade de usá-las no caso de janelas de tamanho fora do padrão. São produtos especiais com classificação própria. Alguns deles mal alcançam o peitoril da janela, enquanto outros, dependendo da variedade específica, podem cobrir apenas o vidro ou o vidro e uma moldura. O princípio de funcionamento dos produtos pode ser diferente: algumas se assemelham a cortinas típicas com vieiras, outras são mais parecidas com pregas e outras ainda são enroladas.

Dependendo do tipo de produto, as cortinas podem ter uma abertura diferente. Por exemplo, à venda você pode encontrar opções que permitem abrir uma janela não só de cima para baixo, mas também de baixo para cima. Nesse caso, um modelo pode ter dois tipos de abertura, o que permite enrolar a cortina até o centro da janela.

No entanto, apesar de toda a sua invulgaridade, nem todos os modelos de tipo moderno são adequados para janelas em quartos com tectos baixos.

Vantagens e desvantagens

Cortinas curtas têm muitas propriedades úteis. Por exemplo, além do comprimento prático, são uma salvação nos casos em que simplesmente não há espaço para cortinas compridas e pesadas no quarto. Devido ao seu pequeno tamanho, têm o efeito de aumentar visualmente o espaço. Entre suas outras vantagens, várias podem ser notadas. Estas cortinas:

  • feito de materiais modernos que são resistentes ao desbotamento;
  • pareça moderno e elegante sem diminuir o apelo estético do interior do quarto;
  • fácil de operar, cuidar, mais fácil de passar, secar mais rápido;
  • pode ser usado como decoração de janela independente ou em conjunto com cortinas compridas;
  • são uma excelente solução para quartos com porta de acesso à varanda;
  • não complique a escolha do esquema de cores para o interior existente;
  • apresentados à venda em diferentes modificações, permitindo ao comprador determinar suas preferências;
  • dependendo da localização dos radiadores, eles permitem colocar os móveis próximos à parede;
  • não requerem instalação complexa e a presença de braçadeiras potentes;
  • se você tiver habilidades de costura, eles podem ser feitos independentemente para um estilo específico de interior;
  • são apresentados à venda em uma ampla faixa de preços, de forma que cada comprador tenha a oportunidade de adquirir uma opção, levando em consideração a capacidade financeira.

Quanto às desvantagens, a seleção dos produtos não pode ser baseada apenas em características externas. Tendo em conta o material de fabrico e um determinado design, as cortinas curtas de tipo moderno são bastante exigentes no estilo do interior. Você não pode simplesmente comprá-los e pendurá-los no quarto se o design for projetado para cortinas longas. Nesses casos, eles parecem que tiveram que ser encurtados ou não havia tecido suficiente para eles.

Cada um desses modelos tem seu próprio estilo, o que pode ir contra o design do quarto. Eles são elementos bastante marcantes do arranjo e, portanto, são capazes de competir com outros itens domésticos. Para alcançar a harmonia, você precisa entender que cada tipo de cortina tem sua própria história, seu próprio estilo de design, seu próprio estado de espírito e atmosfera.

Outro ponto negativo é o fato de nem todas as cortinas curtas caberem na cornija do teto.

Eles têm mecanismos de fixação completamente diferentes, assim como o método de design. E se já existe uma cornija da casa, é necessário selecionar um produto específico para ela, o que é ruim quando cortinas inusitadas já atraem a atenção, mas não cabem pelo tipo de fecho. Outra desvantagem das cortinas curtas é a impossibilidade de confeccioná-las com matéria densa e grosseira.

Não se parecem em nada com cortinas, porque parecem escassas, como se não houvesse tecido suficiente para as fazer. Além disso, tecidos densos com comprimento insuficiente se destacam, é impossível montá-los em uma bela composição, prendê-los elegantemente com ganchos.Caso contrário, o comprimento curto é conveniente: por design, as cortinas encurtadas podem ser fixadas por baixo.

Materiais (editar)

Na produção de cortinas modernas de tipo curto, os fabricantes usam diferentes matérias-primas. Os materiais mais populares hoje são considerados véu, náilon, organza, blackout, linho, chiffon e serapilheira. Quanto à melhor opção, é diferente para cada estilo. Por exemplo, para áreas ecológicas ou étnicas, vale a pena dar uma olhada em cortinas feitas de tecidos naturais (por exemplo, cetim ou linho). Também é adequado para direções country, provence, boho e vintage.

Quando você precisa contar com orientações como clássicos, neoclassicismo, classicismo, aqui é melhor optar por tule transparente, náilon, véu perfurado.

Estilo árabe e marroquino precisa de véu, cortinas de náilon e até organza com sua vazante inerente. A direção leste não precisa apenas de tecidos naturais: cortinas de palha também podem ser usadas aqui.

Minimalismo moderno pode ser trazido à vida por meio de tecidos naturais ou sintéticos. O principal deste estilo é a simplicidade da matéria, a sua monotonia e uma dosagem rígida de acessórios. Moderno precisa de uma demonstração de têxteis modernos, aqui precisamos de tecidos sintéticos, necessariamente organza, véu, náilon.

Espectro de cores

Os esquemas de cores das cortinas curtas para o quarto são diferentes, mas obedecem sempre ao desenho da divisão, às suas prioridades e ao grau de iluminação pretendido. As melhores tintas são os tons claros da paleta de cores e o branco, que dão conta da tarefa de suavizar o espaço e dar-lhe leveza visual. Cores pastel (rosa descolorido, pêssego, azulado, leitoso, pistache, menta, caramelo e pulverulento) se encaixam perfeitamente no estilo da Provença, tendências de design clássico, estilo minimalista. Blues frios e neutros (branco e cinza claro) são apropriados em um estilo escandinavo que respira leveza e leveza.

Os tons de pérola estão entrando na moda. Por exemplo, pode ser uma cor bronzeada com uma tonalidade rosada ou roxa. O material das pérolas brancas com brilho acetinado não fica menos bonito.

Quanto à escolha da melhor solução, é importante levar em consideração que a cor não deve pesar no interior, portanto deve ser selecionada levando em consideração a textura do material.

Mesmo os tons de bronze podem parecer bonitos e não pesados ​​se os tecidos da cortina forem translúcidos.

Opções de design

As soluções de design para cortinas curtas podem ser muito diversas. Por exemplo, pelo tipo de execução, as estruturas podem ser:

  • pregueado, uma reminiscência de persianas do tamanho de uma janela com moldura;
  • cortinas de enrolar em forma de tela enrolada numa haste especial;
  • Cortinas romanas dobradas em listras e parecendo grandes persianas;
  • diligências ou cortinas de tecido no espírito das cortinas romanas ou persianas fixadas com fitas decorativas;
  • Cortinas francesas com pregas e cortinas fixas;
  • Modelos austríacos, que se assemelham aos franceses, mas diferem deles pelo grande número de dobras e pela disposição vertical;
  • Inglês, equipado com cordões costurados, através dos quais as cortinas são dobradas;
  • modelos clássicos ou uma versão menor das cortinas usuais;
  • modificações caseiras de cortinas modernas (estores, pregas e modelos romanos).

Além das opções usuais, uma musselina encurtada parece incomum no interior do quarto. Menos frequentemente, nos quartos, variedades de "cafés" são penduradas nas janelas, que têm uma barra transversal e cobrem apenas a parte inferior da janela. Entre as novidades desta temporada, popular entre os consumidores, vale destacar as cortinas curtas duplas. Na verdade, pode ser uma combinação de diferentes tipos de cortinas, o que permite criar um belo design de aberturas de janela em qualquer quarto.

Cortinas curtas ficam lindas em um quarto com janela saliente. Este design torna a janela saliente especial e dá-lhe uma divisão de espaço, o que não é o caso ao decorar uma janela saliente com cortinas compridas. Quanto aos fechos, costumam definir o ambiente para o design da decoração da janela. Por exemplo, algumas variedades precisam ser fixadas na cornija localizada na parede, outras são fixadas acima da moldura e outras no teto.

Dependendo do tipo de fixação, os produtos podem ter ilhós ou até dobradiças têxteis. O método de fixação também determina o tipo de abertura (fechamento) das cortinas. Por exemplo, as variantes japonesas não têm dobras e funcionam com o princípio das portas dos compartimentos. Outras modificações são fixadas dentro da moldura, algumas variedades possuem uma cornija arredondada, às vezes as cortinas são presas por uma fita de ilhó ou velcro.

As cortinas podem ser usadas para separar o parapeito da janela de sacada do pódio, no qual a área de estar está localizada. Neste caso, cortinas de comprimento curto podem ser colocadas nas laterais da janela saliente ou ao longo de toda sua parte arredondada ou facetada. Eles podem criar cortinas improvisadas, decorando com ganchos ou fitas decorativas.

Na hora de decorar janelas, você pode combinar um véu e tule rendado, modelos modernos com cortinas padrão.

Características de escolha

Ao escolher a melhor opção para você em cortinas curtas para o quarto de uma janela típica ou pequena, é preciso levar em conta várias nuances. Por exemplo, o estilo do interior será o fundamental. Se ele se empenha por rumos retro e obedece ao espírito de uma certa época, não se deve carregar nas janelas cortinas de planta moderna que vão contra o desenho da época exigida. Tudo deve ter sua hora e lugar.

Em um quarto moderno, as cortinas devem ser funcionais e elegantes. Se a sala estiver inundada de luz solar ao nascer do sol ou se o apartamento for no térreo, você pode comprar uma opção de blackout para esse quarto. Essas cortinas esconderão o que está acontecendo na sala dos olhos curiosos da rua. Produtos como estores, pregas e cortinas romanas também são adequados aqui.

Se o interior já estiver preenchido com tecidos, o desenho das cortinas deve ser simples. Ao mesmo tempo, você pode comprar opções do tipo emparelhado, que podem ser pendurados transversalmente ou enganchados em ganchos opostos.

Você precisa ir à loja depois de medir as dimensões da janela sem moldura e com ela. Isso permitirá que você escolha a opção mais adequada para uma determinada janela, evitando a incompatibilidade de medidas e evitando o ajuste do produto.

Tule é uma ótima solução para salas que não sejam muito pequenas. Além disso, essas janelas podem ser decoradas com cortinas com vieiras e cortinas. Janelas muito pequenas podem ser aumentadas visualmente adquirindo produtos de maior largura, cobrindo a janela de ambos os lados com cortinas. Em janelas pequenas, cortinas montadas em cordas ou fitas decorativas ficam lindas.

Os têxteis devem estar alinhados com uma direção de design específica. Você também pode selecionar opções com base em um modelo específico. Você pode variar o número de vieiras e dobras nas cortinas, escolher o tamanho da largura do plissado, a densidade do material. Quanto à cor, não tem de coincidir com a cor dos têxteis utilizados no interior do quarto.

Pelo contrário, a cor de um plano relacionado parecerá multifacetada, ligeiramente diferente, digamos, do estofamento de um sofá ou travesseiros de cama, colchas ou cores de roupa de cama. Se o quarto tiver uma janela separada e uma porta de varanda, as cortinas podem ser selecionadas ou encomendadas como um conjunto de uma única cor, mas com um corte diferente. Por exemplo, pode ser um dueto de pregas e cortinas comuns. Neste caso, você pode combinar tule moderno recortado nas janelas com contraste de tule e cortinas na porta.

Para obter informações sobre como costurar cortinas curtas, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa