Têxtil

Conjuntos de cortinas e colchas para o quarto: o que há e como escolher?

Conjuntos de cortinas e colchas para o quarto: o que há e como escolher?
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Visualizações
  3. Opções de design
  4. Visão geral dos fabricantes
  5. Regras de seleção

Para dar uma aparência acabada rapidamente ao interior do quarto, sem perder muito tempo e esforço pensando na compatibilidade de cortinas e colchas na cama, comprar um conjunto pronto vai ajudar. No entanto, ainda falta quebrar a cabeça - quais são os conjuntos e como fazer a escolha certa, como combinar os têxteis com o resto da decoração do quarto. As respostas a essas perguntas estão no artigo.

Vantagens e desvantagens

Conjuntos de têxteis para o quarto estão ganhando cada vez mais popularidade. Isso é explicado por uma série de vantagens:

  • uma garantia de que as cortinas e a colcha vão combinar, ter um aspecto harmonioso e garantir a integridade do interior;
  • na hora de comprar um kit pronto, há menos chance de errar e obter combinações incongruentes, principalmente se você criar o interior por conta própria e, talvez, não tenha o conhecimento e a experiência necessários nisso;
  • a compra de um conjunto também economiza um dos principais recursos humanos - tempo, não há necessidade de selecionar cortinas para a colcha, ir às compras em busca de tecidos ou produtos acabados;
  • podes escolher produtos mesmo com estampas muito complexas ou cores invulgares, pelo facto de se tratar de um conjunto, não precisas de te preocupar com a compatibilidade dos têxteis (o principal é não sobrecarregar a divisão, pois cortinas e colchas se tornarão um sotaque).

Todas essas vantagens se manifestarão com força total apenas na condição de que todo o conjunto "se encaixe" no estilo do quarto, no interior geral.

Usando um conjunto de cortinas e colchas, você pode alterar o interior e o ambiente do quarto de maneira rápida e relativamente econômica.

A mesma técnica ajudará a transformar a sala junto com a mudança de estação ou a transição do proprietário de um status para outro (por exemplo, à medida que a criança cresce).

Visualizações

Conjuntos de colchas e cortinas podem diferir em composição, cor, design e materiais usados. O último será agora discutido. Muito condicionalmente, os produtos são divididos em 2 grupos - os feitos de tecidos naturais e os artificiais.

Claro, tecidos naturais significam respeito ao meio ambiente, confiança especial do cliente, hipoalergenicidade. No entanto, após a lavagem, encolhem e podem perder rapidamente a sua forma. Resumindo, cuidar deles é mais difícil, a vida útil não é muito longa e o preço é bastante alto.

A adição de fibras artificiais às fibras naturais ajuda a neutralizar essas desvantagens. É assim que os tecidos mistos aparecem.

Eles também são agradáveis ​​ao tato, não provocam alergias, mas ao mesmo tempo são menos caprichosos no cuidado e são caracterizados pelo preço acessível.

Os tipos mais comuns de tecido para kits são:

  • tecidos de algodão (ou com pequena quantidade de fibras artificiais) de superfície lisa - algodão, linho, chita grossa);
  • algodão e lã com superfície rugosa (tapeçaria, jacquard);
  • tecidos (naturais e sintéticos) com superfície felpuda (veludo, hera, veludo, pele artificial);
  • seda e tecidos artificiais com estamparia (brocado, cetim, poliéster);
  • materiais sintéticos de fibras de poliéster (velsoft, microfibra, velo).

Quanto à “composição” dos conjuntos, também pode variar - incluir uma ou duas cortinas, tule, colchas de diversos tamanhos, bem como fronhas para almofadas decorativas. As cortinas podem ser complementadas com lambrequins, borlas e outros elementos decorativos.

O tamanho da colcha corresponde ao tamanho da cama (roupa de cama) - existem opções em euros, para 2 camas, 1,5 camas e uma cama individual.

Para quartos infantis, tamanhos de kits especiais também são fornecidos.

Dependendo dos padrões, as colchas são:

  • retangular (representa um retângulo que é simplesmente jogado na cama, geralmente atinge o meio das pernas da cama, embora possa ser mais baixo ou mais alto);
  • colcha (esta é uma capa que cobre a roupa de cama, enquanto as pernas da cama permanecem abertas, ideal para modelos elegantes com pernas entalhadas ou contrapartes modernas que não têm pernas, tal capa também é adequada para uma cama de pódio);
    • bilateral (uma manta, em que ambos os lados são essencialmente frontais, ou seja, simplesmente virando a manta, você pode criar o efeito que a atualizou);
      • com supervisão (sanefa é um folho largo que emoldura a colcha em torno do perímetro; produtos com sanefa são principalmente associados a produtos com cortinas, embora pregas possam ser usadas em seu lugar).

      Para quem não gosta de pompa, a opção é oferecida apenas com dobras opostas nos cantos, por isso a colcha parece contida e lacônica.

      Opções de design

      Os mais comuns, mas longe de ser a única opção de design, podem ser considerados lindos kits. em estilo clássico... Via de regra, os clássicos são feitos com tecidos naturais ou mistos (algodão, tapeçaria, jacquard), geralmente complementados por lambrequins, borlas decorativas. A colcha do conjunto clássico tem, na maioria das vezes, uma saia (faixa de tecido que desce ao longo de todo o perímetro da colcha), confeccionada em tons clássicos (claros e escuros).

      Outra opção de design que desperta a admiração de muitas donas de casa, Vitoriana... Era uma vez, ele parecia resistir aos modos ingleses recatados, formas arquitetônicas rígidas e clima cinzento. Uma combinação de leveza, benevolência e luxo se tornará a marca registrada de um conjunto de estilo vitoriano. Tecidos naturais de delicadas cores naturais com padrões florais opacos são usados.

      A ênfase não está no alto custo, mas na naturalidade, qualidade, elegância, luxo aristocrático.

      Conjuntos parecem originais e brilhantes em estilo oriental... Eles se distinguem por cores ricas, a presença de muitos elementos decorativos, a planta e o chamado padrão "pepino chinês" são considerados ornamentos tradicionais.

      Para quartos no estilo escandinavo geralmente escolhem produtos de design simples e lacônicos. Em termos de cores, o preferido deste estilo é o branco e todos os seus tons. Também são adequados os tecidos castanhos, oliva, texturas - algodão e outros tecidos naturais ou mistos com uma superfície lisa.

      Em estilos rústicos também reina a naturalidade, tons naturais calmos. No entanto, para o estilo country, os tecidos deliberadamente ásperos (linho), de design simples, serão mais próximos, enquanto no estilo da Provença pode haver uma certa ornamentação e solenidade do estilo clássico. Mas, ao mesmo tempo, a Provence tem tecidos mais leves e arejados.

      A peculiaridade do estilo é o ornamento floral.

      Para salas alta tecnologia simples em conjuntos de execução de escala de grafite cinza são adequados, impressão geométrica é possível. Via de regra, trata-se de uma colcha lisa ou colcha-capa, cortinas-telas. Novos produtos nessa direção são a assimetria, as cortinas de enrolar.

      Uma opção de design interessante no estilo africano... Tecidos naturais, estampas de animais ou plantas, a leveza vai reinar aqui. A colcha pode muito bem imitar a pele de um animal e, para combinar, cortinas de algodão grosso, linho grosso. A colcha pode ser feita de materiais lisos e felpudos (pele artificial).

      Vale lembrar que o design e o esquema de cores do kit podem alterar visualmente o tamanho da sala. É sabido que os tons claros tornam uma divisão mais espaçosa. Cortinas lacônicas - lençóis sem muitas dobras e cortinas ajudam a esticar visualmente o ambiente, criando o efeito de tetos altos. O mesmo pode ser conseguido usando cortinas com faixas horizontais estreitas.

      Mas as linhas verticais ajudarão quem deseja expandir a sala.

      As cores quentes em tons de vermelho-violeta também podem aumentar o quarto, especialmente a área da janela. As colchas com um grande padrão floral criarão a impressão de um grande e volumoso quarto de dormir. Se a sala for pequena, esse kit não é a melhor escolha.

      Visão geral dos fabricantes

      Um dos principais países fabricantes de kits é Itália... É aqui que são costurados produtos de excelente qualidade. No entanto, o preço por eles será bastante alto. A maioria dos conjuntos italianos são de elite - os produtos são feitos apenas de materiais de alta qualidade, são usados ​​acessórios caros. Muitos fabricantes lançam coleções limitadas, definindo a direção da moda para designers de outros países.

      Outro confiável fabricante Turquia... Conjuntos turcos também são sempre distinguidos por tecidos de alta qualidade. Ao contrário de suas contrapartes italianas, as linhas turcas têm opções caras e mais acessíveis.

      Se falarmos sobre nomes de marcas específicas, o internacional Marca registrada Togas.

      Alta qualidade a um preço acessível é o lema deste fabricante. Quanto ao design, os produtos são apresentados principalmente em conjuntos de estilo clássico.

      Existe também um serviço de alfaiataria do fabricante de acordo com o porte do cliente.

      Conjuntos de seda e tafetá sofisticados são produzidos principalmente Empresas chinesas... Claro, eles trazem um luxo especial para a sala, um toque de aristocracia, mas eles têm um preço alto e são bastante difíceis de manter.

      Regras de seleção

      Um dos primeiros critérios de compra é a conformidade do conjunto têxtil com o interior geral do quarto, o caráter, as características da idade de seu dono e seu estilo de vida.É lógico que cortinas pesadas e colchas de tecidos nobres (brocado, tapeçaria) sejam adequadas em um quarto clássico. No entanto, o mesmo conjunto parecerá pretensioso e ridículo no quarto no espírito do país ou da Provença. Aqui é melhor usar materiais leves de algodão em tons naturais com motivos florais e florais.

      Em um interior clássico, cortinas pesadas com cortinas e lambrequins parecerão lógicas e elegantes., enquanto em interiores no estilo minimalista ou de alta tecnologia, as telas horizontais estreitas de tecido ficarão muito melhores.

      É importante considerar para que lado do mundo o quarto está voltado.

      Para os quartos do sul e do leste, é melhor comprar cortinas mais apertadas - em dias de sol, o quarto começa a ficar muito quente desde a manhã.

      Aliás, é importante levar em consideração o lado do mundo não só do ponto de vista prático, mas também do ponto de vista do design colorido. Para quartos voltados para o norte, é recomendável escolher tecidos com uma paleta quente. Para quem "olha" para o sul, pode-se adquirir cortinas e colchas na geladeira.

      É natural que cores quentes e frias não devem ser misturadas no mesmo quarto... Os têxteis podem ser combinados com móveis, paredes e até mesmo pisos. Tons pastel são normalmente selecionados para móveis leves. Mas, na maioria dos casos, esse conjunto será "perdido" contra o fundo de móveis mais escuros, portanto, os tecidos de uma cor mais saturada são escolhidos para isso. As ideias funcionam muito bem na prática quando cortinas e colchas são realces internos, que se distinguem pela cor e textura.

      Freqüentemente, os tecidos para quartos são adquiridos em um tom mais escuro do que as paredes do quarto.

      Se este último tiver um padrão ou uma textura complexa, então o conjunto de tecidos deve ser o mais simples possível, monocromático. Um grande erro seria adquirir um kit que combinasse com a cor das paredes. É importante que a cor das colchas e cortinas selecionadas esteja logicamente relacionada com a cor das paredes. Isso pode ser uma "continuação" de cor (por exemplo, quando tecidos verdes claros, azuis ou turquesa são selecionados para papel de parede azul-esverdeado) ou uma solução contrastante (roxo se tornará um contraste com o mesmo papel de parede).

      A temporada também pode desempenhar um papel importante na escolha de um kit. No verão, é psicologicamente agradável usar tecidos naturais mais leves, enquanto na estação fria, cortinas grossas criam uma sensação de calor e conforto em casa.

      Os especialistas recomendam a compra de 2 conjuntos - verão e inverno, então você pode facilmente atualizar o quarto.

      Antes mesmo de comprar, você deve pensar em quais serão os cuidados com o kit. Muitos modelos de alta tecnologia só podem ser lavados a seco. Conjuntos de cores claras terão que ser lavados com mais freqüência do que os mais escuros. Nem todo tecido pode suportar esse tipo de estresse. É melhor não comprar produtos leves e caprichosos para famílias com crianças pequenas e animais de estimação.

      Cobertores de pele falsa parecem aconchegantes e bonitos, mas podem limpar rapidamente se você se deitar sobre eles. Se você gosta de ficar deitado em frente à TV ou com um livro na cama, a vida útil desse cobertor pode não ser muito longa.

      Sobre o conjunto para o quarto "Adonis", veja abaixo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa