Quarto

Características e características da escolha de painéis de parede para o quarto

Características e características da escolha de painéis de parede para o quarto
Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Variedades
  4. Dicas de Seleção
  5. Belos exemplos

O design moderno dos quartos prevê a utilização de materiais de acabamento originais, que não só servem por muito tempo, mas também preenchem o ambiente com o aconchego e o calor caseiro. Os painéis de parede são considerados uma excelente opção na decoração de quartos. Apresentam-se no mercado numa vasta gama, caracterizam-se pela elevada qualidade e são fáceis de instalar.

O que é isso?

Os painéis dos quartos são um material de construção único que permite decorar o interior de forma bonita. Além disso, os painéis de parede permitem ocultar paredes irregulares, fiação feia e outras imperfeições superficiais nos quartos. Esses produtos de revestimento são produzidos em várias espessuras., cujo indicador mínimo pode ser 5 mm, e o máximo - 1 cm. Quanto às dimensões, encontram-se à venda pequenos painéis com largura de 10-12 cm e comprimento de até 3 m. Painéis com padrão dimensões em que a largura varia de 15 a 50 cm e o comprimento chega a 4 m.

A superfície dos painéis decorativos pode ser pintada com compostos de fosco ou coberta com um verniz de acabamento. Muitos fabricantes também aplicam um filme térmico especial com efeitos 3D e desenhos. Os painéis em relevo são muito populares entre os designers, o que confere às paredes um aspecto chique.

A instalação de tais painéis é realizada de várias maneiras. Assim, por exemplo, se as paredes do quarto são planas, basta colá-las com uma boa cola. Se houver irregularidades, a estrutura da placa de gesso é montada primeiro e os elementos decorativos são fixados a ela com pregos ou parafusos auto-roscantes.

Vantagens e desvantagens

Painéis de parede para o quarto são amplamente utilizados no design. Eles não só têm muitas críticas positivas, mas também são caracterizados por uma série de vantagens.

  • Uma combinação perfeita para qualquer estilo de espaço. Além disso, com a ajuda de painéis, você pode dar ao ambiente um aspecto incomum, que não pode ser obtido com um simples papel de parede.
  • Grande seleção de modelos. Os produtos são apresentados em várias cores e texturas, que vão desde variações delicadas até as mais clássicas.
  • Instalação fácil. Os painéis são fixados rapidamente à parede com cola especial ou fixação de perfis. Existem modelos que são fixados com grampos. Você não precisa das ferramentas e experiência para instalá-los.
  • Alta resistência a extremos de temperatura. No inverno, nada acontecerá com a parede revestida com material, mesmo que o ambiente não seja aquecido.
  • Resistência à umidade. Como a umidade não prejudica os painéis, eles podem ser lavados. Os produtos não se deformam sob o efeito da água, portanto são fáceis de limpar.
  • Propriedades antiestáticas. Ne a superfície do material decorativo não acumula carga, o que torna a vida na sala confortável e segura. Também evita que a poeira se acumule na superfície dos painéis.
  • Resistência ao fogo, atenuação. Produtos de qualidade feitos de material durável não queimam, mas seus equivalentes baratos podem manter o fogo aceso e, portanto, são considerados perigosos.
  • Praticidade. Os painéis permitem ocultar cabos, fios e outros elementos de montagem. Além disso, os painéis escondem perfeitamente os desníveis das paredes e defeitos como fendas, buracos, saliências.
  • Preço acessível. O acabamento decorativo do quarto com este material não custará mais do que o gesso veneziano, a bela pintura ou a colagem de papéis de parede caros.

Quanto às deficiências, os painéis de parede praticamente não as possuem, com exceção da fragilidade. Durante a instalação, os elementos individuais começam a rachar, na maioria das vezes ao cortar o material. Além disso, podem surgir amolgadelas na superfície decorativa sob a influência de tensões mecânicas. Portanto, este tipo de produto é recomendado para aquisição de acabamento de dormitórios, nos quais não se planejam cargas elevadas nas paredes.

Variedades

Hoje, muitos designers no design de quartos usam um material de acabamento tão moderno como os painéis de parede, uma vez que permite dar um toque especial ao ambiente. Os produtos são produzidos em vários tipos, portanto, podem diferir não apenas em tamanho, cor, design, mas também no material de fabricação. Os tipos mais comuns de painéis incluem o seguinte.

  • Prateleira. São um material versátil, cujo comprimento varia de 24 a 37 cm, a largura é de 12 a 30 cm, como as dimensões dos painéis são pequenas, eles precisam ser instalados mais longos e devem ser feitos com cuidado. Como regra, o tipo de ripas é adequado para revestir quartos pequenos, especialmente aqueles com muitos cantos. A instalação dos painéis realiza-se em engradado pré-montado (madeira ou metal).

As desvantagens dos produtos incluem o fato de que após a instalação, permanece uma lacuna entre os elementos.

  • Ladrilhado. Eles estão na forma de quadrados. Os tamanhos padrão dos painéis variam de 30 a 100 cm, podendo ser fixados tanto com cola como com grampos especiais. A principal vantagem desses produtos é que eles permitem combinar padrões e cores. Na maioria das vezes, os painéis de azulejos são fixados em um padrão xadrez. Eles não têm desvantagens.
  • Frondoso. A espessura deste material decorativo não ultrapassa 6 mm, enquanto o comprimento pode variar de 1,2 a 2,5 M. A camada superior dos produtos é durável, sendo adicionalmente decorada. Na maioria das vezes, as folhas são vendidas com imitação de mosaico, madeira e tijolo. Eles geralmente embainham uma ou duas paredes, formando um ângulo. O ponto positivo dos produtos é a instalação rápida, o ponto negativo é que os fixadores são feitos com cola, portanto, requer uma superfície perfeitamente plana.

Dependendo do material de fabricação, os painéis de parede são divididos em vários tipos.

  • De madeira. Eles são caracterizados por alta qualidade e respeito ao meio ambiente, mas não são resistentes à alta umidade. Em comparação com o plástico e o vidro, são muito mais caros, por isso modelos mistos costumam ser vendidos, nos quais a base é de plástico e a superfície e o complexo de juntas são feitos de madeira. Na maioria das vezes, bambu, carvalho, cedro, bordo e amieiro são usados ​​para a fabricação de painéis de madeira. Externamente, o material parece harmonioso e vai bem com o piso de madeira.

O bambu funciona bem para revestimento de parede em um quarto, se o design for de estilo oriental.

  • Painéis de MDF. Esses produtos decorativos são compostos por aparas prensadas e massa de cola, que criam uma tela durável. A principal vantagem desse tipo de produto é considerado o baixo custo, além disso, é produzido em uma ampla gama de texturas, tamanhos e cores. Esses painéis têm excelente isolamento acústico e térmico. A desvantagem é o seu alto peso e o fato da cola poder emitir fumos prejudiciais à saúde humana.
  • Painéis de aglomerado. São considerados um bom material de acabamento, têm preço e praticidade favoráveis. Os produtos são produzidos a partir de fibras de madeira, que são prensadas em alta temperatura. Além disso, o papelão não faz mal à saúde. Esses painéis são fixados às paredes tanto com cola quanto com ripa montada em madeira ou metal. Não fixe os painéis em superfícies macias, sujas ou úmidas.
  • Painéis de PVC. Estão entre os mais utilizados, pois apresentam baixo peso e textura diferenciada, caracterizam-se por um belo aspecto, alta resistência à umidade e possibilidade de pintura. A única desvantagem dos produtos é a baixa resistência, eles freqüentemente quebram e são danificados durante a instalação.
  • Copo. Ao contrário dos tipos acima, eles são produzidos com um design chique, podem ser representados por imagens 3D, iluminação e uma imitação incomum de material natural. A única desvantagem de tais produtos é que as impressões digitais podem permanecer no vidro. Quanto às vantagens, são muitas - resistência, grande seleção de cores e texturas, instalação rápida.

Apesar da resistência, é necessário ter mais cuidado com os painéis de vidro durante a instalação e operação, pois sob forte estresse mecânico sua superfície pode estourar.

    • Gesso. São um excelente material de acabamento para revestimento de paredes de quartos. Além disso, esses painéis podem ser usados ​​para decorar o teto, o que, em combinação com as paredes, criará uma aparência interessante. Os produtos são produzidos com superfícies brilhantes e mate em várias cores. Este material não deve ser confundido com drywall, que é mais frágil e pouco confiável.

    Dicas de Seleção

    Os painéis de parede vão ajudar a criar um design único no quarto, mas antes de proceder à decoração direta da divisão, é importante escolher o material decorativo adequado, tendo em conta os seus gostos e preferências. Antes de adquirir um produto e fixá-lo na parede, é necessário saber as dimensões exatas da sala, a altura do teto, o nível de iluminação, a umidade e o estado das paredes. Com todas as informações de que você precisa, será fácil encontrar o tipo certo de painéis e sua cor. Assim, por exemplo, os painéis de ripas colocados na vertical tornam o quarto visualmente mais alto e, na horizontal, pelo contrário, diminuem a altura dos tectos.

    O ladrilho é recomendado para decorar pequenas áreas, sendo preferível embainhar várias paredes ao mesmo tempo com lençóis.

    Se for colocada uma janela no quarto, ela receberá luz do dia e poderá ser decorada com um material de cor clara. É importante não esquecer que a textura e a cor dos painéis não devem ser estranhas. A este respeito, agindo com base no princípio de "combinar incongruente", você pode obter um design estranho.Nos quartos, onde predomina o estilo clássico e mobiliário rigoroso em madeira natural, podem ser utilizados painéis de madeira. Eles complementarão idealmente os módulos modernos, mas "se perderão" contra o fundo de plástico branco e vidro colorido, o que corresponde ao estilo de alta tecnologia.

    A cor dos painéis também desempenha um papel importante. É melhor dar preferência a cores que não se sujem rapidamente. Você também deve prestar atenção ao método de instalação do material, pois a velocidade de trabalho vai depender disso. Por exemplo, certos tipos de painéis requerem instalação na caixa, enquanto para outros, deve ser feito o alinhamento preliminar das paredes, o que apenas artesãos experientes podem fazer.

    Independentemente do tipo, todos os painéis de parede devem possuir certificado de qualidade, no qual cada fabricante indica os seguintes indicadores: geração de fumaça, toxicidade, inflamabilidade e inflamabilidade. Quanto mais alto o nível de cada indicador, pior é o material. Além disso, a integridade dos painéis deve ser verificada. Não é permitida a presença de cavacos e danos visíveis em sua superfície. Os fechos também devem ser completos.

    Belos exemplos

    Até à data, a decoração interior das instalações apresenta-se em versões chiques com a utilização de diversos materiais de construção. Particularmente notáveis ​​são os painéis de parede do quarto, graças aos quais você pode criar um design moderno.

    • Em um pequeno quarto, uma parede na cabeceira da cama é adequada para a instalação de painéis. Colocados horizontalmente, eles expandem visualmente o espaço. O material de tom claro estará em uma combinação original com móveis e pisos. Para diluir a monotonia, você deve pendurar na parede um elemento contrastante em forma de quadro.
    • Nos amplos quartos, que não só possuem guarda-roupa, cama, mas também aparadores, cómodas, os painéis podem ser utilizados para designar as superfícies dos módulos, conferindo ao quarto conforto e aconchego. É aconselhável utilizar painéis vários tons mais claros ou mais escuros que o tom do móvel. Um belo revestimento de piso em forma de carpete e pequenas estatuetas colocadas em pedestais ajudam a complementar tal composição.

    Como instalar painéis de parede largos, veja o vídeo abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa