Tetos de gesso cartonado no quarto: variedades e designs
O design do teto do quarto desempenha um papel importante na definição do design interior completo. Quero um revestimento impecavelmente liso, confiável e durável, mas não muito caro. Todos os parâmetros indicados são mais adequados para drywall - um conhecido material de acabamento na forma de folhas de papelão preenchidas com uma camada de gesso. É surpreendentemente prático e muito fácil de processar, tornando possível implementar rapidamente qualquer novidade em design.
Vantagens e desvantagens
A utilização de drywall para a decoração de revestimentos de tetos em instalações residenciais é determinada tanto pelas características do próprio material de construção, quanto pelas possibilidades que ele oferece para a implementação de desenvolvimentos de design extraordinários. O GCR é muito plástico, o que permite criar estruturas complexas em várias camadas e figuras das mais diferentes formas:
- círculos e ovais;
- quadrados e retângulos;
- fora do padrão, por exemplo, na forma de um coração.
As vantagens de usar placas de gesso cartonado para forrar o teto de um quarto estão nos seguintes fatores:
- segurança ambiental dos materiais de construção, por ser de gesso de origem natural;
- é cortado sem muito esforço, portanto, é ideal para a implementação de estruturas de design complexas;
- uniformiza os defeitos, cria um plano completamente liso;
- descomplicado no trabalho de instalação;
- durável, vida útil de até 60 anos;
- manutenção, fácil de limpar do pó;
- facilita muito a instalação de sistemas de comunicação interna, por exemplo, como fiação elétrica e ventilação;
- disponível a custo.
A principal vantagem dos tectos em gesso cartonado é a sua combinação com outros materiais, por exemplo papel de parede, película de PVC para tectos tensos e componentes decorativos.
Esses benefícios são tão excelentes que substituem imperfeições individuais no material, tais como:
- a confecção de tetos em gesso cartonado no dormitório reduz a altura do cômodo em 12-15 centímetros, por ser montado em suspensões, portanto, tal técnica não deve ser utilizada em apartamentos pequenos;
- até mesmo drywall resistente à umidade tem medo da umidade;
- facilmente coberto de fissuras, neste sentido, nas casas de madeira, a instalação do tecto pode ser efectuada exclusivamente após o encolhimento da casa.
Visualizações
O drywall é um material flexível e fácil de instalar que pode aceitar qualquer configuração nas mãos de um especialista e se transformar em estruturas de vários níveis, formando composições de teto incomuns. Pelo projeto, baseado na complexidade e combinação de formas, os tetos à base de gesso cartonado são divididos em 3 tipos.
Irmão
A estrutura de irmãos é a mais fácil de implementar. Essas construções de drywall parecem elegantes, elegantes e lacônicas.
Devo dizer que tal projeto não pode fornecer grandes oportunidades para o vôo dos pensamentos... Você não pode fazer configurações complexas por meio de estruturas de nível único. No entanto, devido ao seu próprio laconicismo, podem enquadrar-se perfeitamente no conceito de estilo minimalista no interior de um quarto.
Seu estilo refinado, charme específico, falta de decoração inútil são perfeitos para quartos que servem para descanso e sono. E especialmente se os quartos não diferem em uma altura de teto significativa.
Em camadas
As estruturas de gesso cartonado de vários estágios são escolhidas para os quartos de dormir com tectos altos. Em termos de número de etapas, os níveis 2 e 3 são especialmente comuns.
Duas camadas
Estruturas duplas têm a capacidade de criar a impressão de um grande espaço. Por meio deles, você pode implementar as ideias mais complexas. O design côncavo é atualmente a forma mais popular. A sua instalação competente acrescenta alguns centímetros de altura à divisão.
Essas estruturas de teto de gesso são dotadas de um ponto positivo principal - elas oferecem ao mestre enormes oportunidades em termos de design de teto. Resultados impressionantes podem ser alcançados organizando um entrelaçamento habilidoso de cores, configurações, materiais e elementos de iluminação.
Entre outras coisas, um teto de dois níveis torna possível dividir com sucesso o espaço de um quarto.
Por exemplo, destaque efetivamente a área da cama. E se bater as opções da estrutura de acordo com a sua configuração, consegue tanto um aumento visual como uma diminuição da divisão.
Três camadas
Esses tetos são uma estrutura geométrica que não é fácil de implementar e pode ser usada para salas grandes. Eles tornam possível zonear vantajosamente quartos espaçosos, sem a sensação de vácuo.
Combinado
Uma vasta selecção de materiais de revestimento permite a prática de vários tipos de acabamentos de tectos. Como exemplo, podemos tomar a tradicional combinação de moldura de gesso cartonado e tecido elástico no centro, que é tradicional hoje.
Não menos importante é o uso de espelhos, vitrais, papel fotográfico, gesso veneziano ou outro gesso decorativo em combinação com a construção de gesso cartonado na construção de tectos combinados.
E também os tectos em gesso cartonado têm um aspecto elegante com a madeira, mas apenas se esta estiver presente noutros elementos da decoração de interiores.
Opções de design
Ao criar um design de quarto, deve-se levar em conta que o teto falso deve fazer parte de todo o design de interiores e interagir em harmonia com o resto dos elementos.
Portanto, pensando no design, é preciso estar atento a todas as sutilezas, e isso:
- visão geral da estrutura articulada, o número de níveis, sua localização e configuração;
- o esmalte planejado para o teto, levando em consideração a localização dos componentes articulados, levando em consideração a combinação de materiais a condizer para a decoração;
- paleta de cores em termos de estilo geral;
- iluminação e iluminação, conceito geral e disposição dos equipamentos de iluminação.
A decoração do quarto deve garantir harmonia na alma e paz, portanto, ao construir um teto em um quarto, deve-se também seguir algumas regras gerais:
- uma paleta de cores quentes não só tem um efeito pacificador, mas também amplia visualmente o ambiente;
- para formar um volume adicional em uma pequena sala, um teto branco deve ser usado;
- cores escuras serão adequadas para o projeto de uma sala com tetos altos;
- o uso de linhas suaves na formação dos níveis dará ao quarto um ambiente aconchegante.
No entanto, a variedade de tendências do design moderno permite a utilização de diferentes composições de cores para a decoração de um quarto, incluindo cores ricas, e, claro, os desejos pessoais do dono do quarto serão decisivos. É claro que não existem estruturas rígidas e cada um tem a oportunidade de escolher sua própria opção. No entanto, certas especificidades do estilo devem ser levadas em consideração.
Portanto, se o quarto for feito no estilo Art Déco, então uma construção GKL em cores pretas com componentes de design prateado será absolutamente normal.
É aconselhável não usar o vermelho na decoração do quarto em sua forma pura. Você pode substituí-lo por vinho tinto ou vinho tinto, que são ideais para decorar espaços no estilo barroco.
A escolha do tamanho e configuração dos nichos e figuras do teto também é determinada pela tendência do estilo. Por exemplo, tetos ondulados com a forma geométrica correta com cantos arredondados e molduras em estuque serão uma excelente solução para um estilo clássico.
Em um quarto rocaille ou barroco é melhor usar um design de vários estágios com luz de fundo e elementos decorativos repetidoscolocados de acordo com as regras de simetria.
O quarto moderno combina perfeitamente com designs assimétricos de várias cores e tonalidades, enquanto o construtivismo no design envolve o uso de formas geométricas precisas com o zoneamento indispensável da área por meio de um dispositivo competente de um teto multinível.
Dormitórios com toque moderno em estilo de alta tecnologia combinam perfeitamente com tetos de uma única cor e iluminação extraordinária... Mesmo quando se trata de um quarto muito pequeno, não se esqueça do destaque de cores cativantes - um componente necessário desta tendência.
Junto com o gesso fosco tradicional, no teto em estilo neoclássico, estruturas suspensas também encontram uso digno... Ao mesmo tempo, as superfícies podem ser totalmente planas ou em vários estágios, revelando grandes oportunidades para o design de iluminação incomum.
Projeto de teto em estilo escandinavo ou direções de país são freqüentemente representadas por uma combinação de drywall e filme stretch. Isso adiciona sofisticação. O resultado é certamente do seu agrado, uma vez que existem muitas variações à sua escolha.
Superfícies reflexivas: espelhos, materiais compostos transformam a percepção do espaço. A combinação de planos espelhados com placa de gesso e iluminação transforma o ambiente, e ele não parece tão pequeno.
Os padrões do teto de gesso em vários níveis representam composições arquitetônicas inteiras no estilo futurismo ou pós-modernismo. Se a sala tiver tetos baixos e for impossível instalar uma estrutura de 2 níveis, mas eu gostaria de encontrar um belo teto estampado em placa de gesso, então você pode recortar a figura desejada da placa de gesso e simplesmente colá-la no teto suspenso.
Escolha de iluminação e iluminação
Além do lustre usual e das fontes de luz direcional (pontos), há uma série de outros métodos que devem ser aplicados. Existem vários tipos de luz de fundo.
- Retroiluminação LED. É excelente porque pode ser guiado e dobrado como desejar. Através dela, o mesmo teto alto é formado. Para isso, a faixa de diodo é colocada em uma cornija especialmente criada. Você não pode ver a fonte de luz e parece que o próprio teto está brilhando em toda a área. Na verdade, você está apenas observando uma faixa estreita de luz.
Outra vantagem indiscutível da retroiluminação por LED é a capacidade de alterar a cor e a saturação do fluxo de luz usando o controle remoto.
- Luz de fundo escondida atrás da tela elástica, é freqüentemente encontrado em tetos combinados. Parece muito atraente. No entanto, deve-se ter em mente que as lâmpadas têm um recurso de queimar. Isso significa que é necessário considerar a viabilidade de sua substituição fácil e rápida.
Agora vamos falar sobre esquemas de iluminação comuns.
Com lustre
Você obterá uma forte fonte de luz principal. O lustre pode servir lâmpadas mais potentes ou proibidas para instalação em tectos falsos. Os pontos são usados como iluminação auxiliar para formar uma semi-escuridão suave.
Existem várias opções de localização do lustre.
- Candelabro no centro do teto. Uma composição adicional está sendo construída em relação a ele. Pode ser simétrico ou assimétrico, mas o lustre invariavelmente será seu ponto de partida.
- Dois lustres são adequados para salas grandes. Às vezes, lustres em uma longa suspensão substituem as arandelas próximas à cama.
Sem lustre
Nesse caso, será necessário somar o número de pontos para que se tenha os 200 Lx necessários, indicados pelas normas sanitárias.
Vamos considerar várias opções.
- Fontes de luz direcional ao longo do contorno da sala. Nos cantos, na forma de formas geométricas, e assim por diante. Toda a iluminação está concentrada ao longo do contorno do teto.
- No centro. Pode ser uma faixa plana que inclui uma ou mais fileiras de acessórios. Ou uma serpente sinuosa. O único fio condutor é iluminar o centro da sala.
- Na esquina. Em quartos pequenos, às vezes é suficiente colocar luzes direcionais em um canto e espalhar a iluminação em diferentes direções.
- Matriz. Ao construir um ornamento a partir de fontes de luz (pequenos diamantes, círculos, etc.), você pode fazer um elegante preenchimento de nichos em um design de vários estágios.
Você aprenderá a fazer um teto de gesso no vídeo a seguir.