Candeeiros de mesa para o quarto: tipos, seleção e colocação
Hoje, para iluminar aposentos e, em particular, quartos, costuma-se usar várias opções de lâmpadas. Dentre os tipos de dispositivos disponíveis para a disposição da iluminação, merecem destaque os abajures de mesa, que são capazes de desempenhar diversas funções simultaneamente no quarto.
Características da organização da iluminação
Dispositivos de iluminação deste tipo são uma bela opção para uma sala, capazes de fornecer às pessoas uma fonte adicional de luz. Além de sua função principal, as lâmpadas dos quartos podem afetar significativamente o interior e a atmosfera do quarto, uma vez que os dispositivos são capazes de definir o tom da iluminação do ambiente, o que é importante para o olho humano.
Para um bom descanso e um passatempo confortável, deve-se levar em consideração as normas do SNiP sobre iluminação, com base nelas, o nível do fluxo luminoso de um abajur de mesa não deve ser inferior a 150 lm.
Para o quarto de dormir, uma fonte natural de luz não é menos importante, a partir da qual se deve tratar a disposição das lâmpadas, enfocando a direção do fluxo luminoso, a altura das superfícies ou móveis sobre os quais os dispositivos ficarão instalado. Para mesinhas de cabeceira ou mesas de cabeceira, deve-se evitar o uso de aparelhos com temperatura de cor fria, pois isso não permitirá que os olhos repousem., ao contrário, ativa a atividade cerebral, o que permitirá que você se concentre em fazer algo, e não em relaxar. Essas lâmpadas devem ser colocadas em uma mesa.
Um abajur de mesa de cabeceira deve ter uma luz quente no nível de 3000K-4000K; tais dispositivos serão suficientes para relaxamento e iluminação mínima do ambiente. Dispositivos com luz difusa terão prioridade. Será possível organizar corretamente a iluminação do quarto com a ajuda de candeeiros de mesa com possibilidade de regular a luminosidade. Tal item será universal, pois seu funcionamento pode ser ajustado a cada caso individual. Entre os produtos modernos, também estão as lâmpadas de 3 níveis, cuja característica é a possibilidade de ajustar não só o brilho da lâmpada, mas também a temperatura da cor.
É importante lembrar que as lâmpadas de mesa no quarto desempenham duas funções ao mesmo tempo:
- iluminar uma área específica da sala, sendo uma fonte adicional de luz;
- realizar uma tarefa decorativa, atuando como uma bela decoração, parte de uma ideia de design.
Considerando as principais funções dos candeeiros de mesa, será muito mais fácil organizar a iluminação do quarto.
Visualizações
A classificação dos produtos modernos é baseada em vários critérios. Com base no tipo de luz emitida, as lâmpadas são:
- dispositivos com luz quente - o fluxo emitido terá uma tonalidade amarelada;
- aparelhos com luz fria - tais lâmpadas brilham brancas e com um fluxo bastante intenso;
- dispositivos de luz do dia - criando feixes que ficam próximos da luz natural.
Levando em consideração o tipo de anexo, os dispositivos são:
- dispositivos destinados à instalação diretamente em uma mesa, armário, pufe, chão, etc.;
- dispositivos em uma braçadeira;
- lâmpadas no "prendedor de roupa".
Estas últimas variedades podem ser fixadas apenas no rebordo da superfície seleccionada, quando as lâmpadas com a instalação podem ser colocadas em qualquer parte da superfície do móvel.
A classificação também leva em consideração o tipo de interruptor da lâmpada:
- existem modelos sensoriais modernos;
- clássico com um interruptor no cabo de alimentação;
- com um botão no corpo do dispositivo;
- com um regulador.
Além disso, os dispositivos de iluminação de mesa diferem no tipo de material usado para sua produção.
Ligas de metais
Via de regra, essas opções se destacam pelo seu peso impressionante, que pode ser complementado por um abajur. Apesar desse recurso, eles serão mais estáveis, mas menos móveis. Entre as variedades disponíveis de lâmpadas de metal, pode-se destacar opções incomuns e elegantes com detalhes forjados, gravuras, o que por sua vez aumenta seu apelo decorativo e custo.
Cerâmica
Uma matéria-prima versátil que é usada para produzir lâmpadas em estilo clássico e moderno. Ao escolher esses itens, você deve prestar atenção aos indicadores de resistência do material.
Madeira
Uma popular eco-variante de dispositivos, mais frequentemente usada para decorar interiores em estilo barroco, loft e quartos em estilo chalé.
Polímero
Complemento elegante para o design dos quartos em estilos diferentes. Devido ao uso de modernas tecnologias de produção, os produtos apresentados podem ter corpo multicolorido, bem como qualquer formato. Dentre as deficiências do material, vale destacar os indicadores de baixa resistência, à luz dos quais a lâmpada pode não resistir a danos mecânicos.
Vidro / cristal
Os produtos podem ser feitos em um design clássico ou moderno, as sombras para essas lâmpadas são feitas em cores diferentes. Dentre as desvantagens do material, é necessário destacar a fragilidade, portanto, os dispositivos de cristal e vidro requerem cuidados especiais durante a operação.
Têxtil
Neste caso, o corpo do dispositivo pode ser qualquer, quando o próprio plafond for decorado com um pano. Para isso, são utilizadas opções familiares, como cetim, veludo, ou ideias fora do padrão, quando um abajur de mesa terá um abajur de estopa, matéria-prima sintética ou até lã.
Além das opções mais comuns os fabricantes também usam opções de design, como couro... Entre os dispositivos padrão em termos de configuração, é necessário destacar os dispositivos ultramodernos com capacidade de conexão a um computador e outros equipamentos.
Opções de design
Os candeeiros de mesa também são classificados pelos fabricantes com base na sua aparência. Então, agora à venda você pode encontrar os seguintes grupos de luminárias.
Dispositivos com design de escritório
Normalmente reproduzem luz suave e quente, na maioria das vezes têm um design clássico e simples, podem ser de plástico ou metal. Lâmpadas deste tipo, via de regra, são colocadas sobre a mesa e o ângulo de inclinação dos aparelhos pode ser ajustado.
Lâmpadas decorativas
Além de serem colocados sobre a mesa, muitas vezes são instalados em mesinhas de cabeceira de um ou dos dois lados. Neste caso, os dispositivos são selecionados de acordo com o design geral da sala, de modo que os dispositivos complementem a solução estilística geral. Para lâmpadas deste tipo, os abajures podem ser feitos de diferentes materiais, existem formas incomuns de cortinas e caixas. Na decoração, vários materiais podem ser usados ao mesmo tempo, as pernas às vezes imitam várias composições escultóricas.
Dispositivos transparentes
Com base no design, são utilizados belos abajures de vidro, que podem ser combinados com o interior nos tons frios e quentes do ambiente. Esses dispositivos são feitos de vidro transparente ou material de diferentes tonalidades. Lâmpadas deste tipo são posicionadas como universais, mas ao mesmo tempo com seu próprio estilo individual. Os dispositivos têm formas diferentes, no design da sala, as lâmpadas transparentes parecem leves, por isso não sobrecarregam o interior.
Lâmpadas de estilo ecológico
Opções interessantes para lâmpadas feitas de papel, madeira ou outros materiais ecológicos. Esses dispositivos podem se encaixar harmoniosamente no design de uma sala em um estilo retro ou design moderno.
Lâmpadas estilo Tiffany
Dispositivos de design, que em primeiro lugar terão a função de decorar um espaço habitacional. Dentre as características marcantes de tais dispositivos de iluminação, vale destacar a presença de abajures coloridos de vidro. Pés de madeira ou metal são usados como base.
Lâmpadas de formatos não padronizados
Muitos fabricantes oferecem aos consumidores opções exclusivas de dispositivos que terão formas e cores incomuns (vermelho, preto, azul etc.). Como no caso anterior, itens semelhantes no quarto são o elemento principal de toda a decoração, neste caso, os candeeiros de mesa podem ter qualquer formato, pois tudo vai depender da imaginação do fabricante e do cliente. No entanto, esses produtos se destacam entre os demais pelo alto custo.
Como escolher?
Para obter uma lâmpada realmente conveniente e bonita a um custo razoável, vale a pena levar em consideração as seguintes recomendações de seleção.
- Antes de ir até a loja para comprar um abajur, você deve decidir sobre a localização dessa fonte de iluminação. Para posicionar corretamente os realces no interior, vale considerar que os modelos com tampo redondo ajudarão a suavizar visualmente os cantos agudos da sala, quando as opções com laterais retas permitirão enfatizar a gravidade da situação. Para adicionar brilho à luz da lâmpada, você pode escolher um lugar para ela na frente do espelho, então o quarto parecerá maior e mais rico em luz.
- Também vale a pena basear sua escolha na tarefa principal do dispositivo. A luz amarela, ao contrário da branca, não irrita tanto os olhos se a lâmpada for usada apenas para a iluminação mínima do quarto à noite. Para trabalhar à mesa, você pode se concentrar no fluxo luminoso da opção de iluminação diurna.
- Lâmpadas LED e fluorescentes serão mais econômicas em termos de consumo de energia, portanto, no processo de consideração das opções propostas, vale a pena saber quais lâmpadas são utilizadas no dispositivo.
- Para uma família grande, especialmente onde há filhos pequenos, um importante critério de seleção será o material de que a lâmpada será composta. Entre os mais resistentes a danos mecânicos, vale destacar os produtos em metal e plástico.
- A aparência é de grande importância, mas o conforto do uso também não está em último lugar. Portanto, o comprador é aconselhado a atentar para as peculiaridades do uso de lâmpadas, colocação de botões para ajuste de altura e ângulo de rotação, liga e desliga, com ou sem dimmer. Os fabricantes complementam regularmente a linha com dispositivos com funcionalidade aprimorada que se encaixam perfeitamente no estilo ultramoderno ou clássico do quarto.
Como colocar no interior?
- Os dispositivos não devem estar no corredor e interferir no movimento. Isso se aplica a perguntas quando, por negligência à noite, você pode ligar uma lâmpada incorretamente posicionada.
- É melhor verificar imediatamente a facilidade de distribuição da luz após a colocação. Para evitar o contato visual direto com uma pessoa se ela estiver à mesa ou na cama. Difusores geados podem ajudar a resolver o problema com iluminação forte.
- Se uma lâmpada for necessária para configurar uma área de leitura, é melhor que sua luz incida na direção oposta à da cabeceira da cama.
- Para iluminar a área de trabalho, são mais adequados os abajures com luz suspensa, que brilharão diretamente no tampo da mesa, acendendo-se separadamente da luminária principal da sala.
- Se os abajures ficarem no quarto perto da cama, a conveniência de ligar ou desligar estará em primeiro lugar. Essas lâmpadas são colocadas diretamente na cabeceira da cama, de modo que seja conveniente alcançar o interruptor da cama.
- Uma opção universal para diferentes estilos serão lâmpadas altas em um suporte fino e discreto, que pode ser colocado perto da mesa, na área de leitura ou perto da cama.
Como fazer uma base incomum para um abajur com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.