Iluminação

Lustres no quarto: variedades, seleção e localização

Lustres no quarto: variedades, seleção e localização
Contente
  1. Características da iluminação na sala
  2. Visualizações
  3. Estilos de lâmpadas
  4. Materiais e cores
  5. Cores
  6. Como escolher
  7. Localização no interior
  8. Exemplos de sucesso

A iluminação do quarto não precisa ser tão forte quanto a da sala de recepção ou da cozinha, mas deve bastar para ler um livro à noite ou folhear sua revista preferida. Ao escolher um lustre, você precisará levar em consideração uma série de critérios: estilo interior, tarefas básicas de iluminação, dimensões da sala e outros parâmetros.

Características da iluminação na sala

A formação de uma estrutura competente de iluminação de quartos é uma tarefa muito difícil, em cuja resolução é necessário calcular uma série de condições. A iluminação do quarto tem muitas características: deve ser confortável, medida, cumprindo os requisitos, mas ao mesmo tempo difusa e não ofuscante, de forma a criar um ambiente de conforto e relaxamento.

Características da escolha de opções de iluminação.

  • O componente principal pode ser um grande lustre ou cortinas separadas suportadas na forma de cordas. Ao criar a iluminação, é necessário lembrar que a luz não deve produzir uma impressão visual desagradável com brilho excessivo ou ser muito sombria. Vale a pena escolher amostras que proporcionem uma iluminação adequada.
  • Os vitrais retroiluminados são outra forma original de iluminação, em que lâmpadas fluorescentes são colocadas atrás das pinturas em vidro.
  • Para quem prefere tetos tensos, o principal é usar corretamente a luz para aumentar visualmente a área.
  • Se não houver lustre no quarto, devem ser destacadas fontes ocultas de iluminação: leds e lâmpadas fluorescentes, que podem se esconder em nichos e saliências.
  • A iluminação LED (iluminação LED) pode ser usada tanto no chão quanto no teto. Para isso, bolsos para lâmpadas são montados previamente na tampa.
  • Não é razoável rejeitar a forma clássica - luzes de teto convencionais com distribuição de luz suave.

    A iluminação é selecionada individualmente, tendo em consideração todas as características da divisão e os desejos do proprietário.

    Visualizações

    Para organizar o espaço do quarto, 2 amostras de lustres são praticadas:

    • suspenso - as versões tradicionais com corrente ou mola, têm um aspecto muito elegante, formam um ambiente festivo sem problemas, mas não se adequam a nenhuma divisão, pois "roubam" a altura;
    • teto - são instalados diretamente sob o teto, não se destacam tanto, mas também podem se tornar um destaque significativo em qualquer interior, são perfeitos para salas pequenas e médias, onde se deseja economizar o quanto desocupado espaço possível.

    Estilos de lâmpadas

    Consideremos com um pouco mais de detalhe a solução de estilo das lâmpadas para quartos.

    Clássico

    Estilo sempre na moda. Claro, no quarto há um estilo de design geral, um abajur, uma arandela, um lustre, provavelmente, outros dispositivos de iluminação de estilo clássico formarão uma atmosfera de harmonia e equilíbrio.

    Os lustres tradicionais são sempre a solução certa. Exemplos de estilo clássico, como luminárias de cristal e candelabros (velas), se encaixam perfeitamente no design de quartos. Todas as luminárias deste estilo são bastante diversificadas e bonitas, muitas vezes enriquecidas com vários detalhes decorativos.

    Apenas uma pequena filmagem de um quarto e um teto baixo podem ser um obstáculo para o uso de dispositivos de iluminação tradicionais. Se a vontade de decorar um quarto com lustre e arandelas de cristal é muito grande, então esta linha de sortimento inclui não apenas um tipo de dispositivo pendente. Uma seleção impressionante de lustres de teto de cristal resolverá o problema e escolherá o conjunto certo para um quarto pequeno.

    Design moderno

    Cria uma era de minimalismo. Inclui: techno, vanguarda, moderno, oi-tech. Às vezes, a linha de lustres modernos é enriquecida com raros designs retrô. Características características de tais dispositivos de iluminação: escurecimento, monocromático (principalmente tons calmos, claros ou frios), contenção. Eles estão em perfeita harmonia com o estilo contemporâneo ou loft, design escandinavo, modernismo, minimalismo e outros.

    Os materiais usados ​​para a produção de lustres modernos são metal (cromo), vidro - muitas vezes bruto, espesso e muito elegante - e plástico.

    Estilo ecológico, provençal, country

      Os lustres destes estilos têm o direito de ocupar o seu devido lugar no quarto, desde que o design do quarto corresponda ao estilo destas tendências. O estilo rústico contém muito calor e conforto. Para um quarto, estas são as propriedades necessárias - tudo depende dos pedidos dos proprietários, dos seus princípios e estilo de vida.

      Florística

      Ocupa um nicho especial no design de quartos. Lustres com abajures em forma de várias flores estilizados com vidros decorativos em forma de pétalas, gotículas, galhos e hastes podem ser classificados como um luxuoso estilo clássico. Vidro de várias cores e tons transforma essas amostras na aparência de belas pinturas, como obras de arte requintadas.

      Os demais exemplos do estilo florístico estão mais relacionados ao eco-fluxo. Muitas vezes são feitos de materiais naturais, decorados com galhos, pequenas pedras, flores, folhas. O conceito cativa com combinações inusitadas e inclusões de diferentes elementos.Estes arranjos florais podem, sem dúvida, ser uma decoração para qualquer divisão. No entanto, em particular eles são ideais em quartos de dormir.

      Tiffany

      Recentemente surgiu no mercado um estilo de dispositivos de iluminação. Amostras incrivelmente belas, coletadas em vidros monocromáticos ou pinturas em mosaico, revestidas com segmentos heterogêneos. Esse dispositivo de iluminação pode se tornar o único ponto colorido, mesmo em uma sala completamente branca como a neve. Normalmente, essas são amostras do tipo teto que cabem em um pequeno quarto com um teto baixo. Com a abordagem certa ao design, os quartos podem decorar quartos em qualquer estilo.

      Lustres de LED

      Ele pode ser distinguido em uma linha especial. Eles são excepcionalmente bonitos, possuem uma linha de sortimento sólida e diversificada.... Combinado perfeitamente com muitas luzes de fundo, ecologicamente corretas... A maioria das modificações de LED são equipadas com um ajuste embutido para alterar a potência de iluminação e são implementadas com um painel de controle. Todas essas vantagens evidentes são mais adequadas para o quarto.

      Materiais e cores

      Os lustres dos quartos são feitos de diferentes materiais, incluindo naturais e artificiais. Eles são divididos entre aqueles que são usados ​​para fazer a base e aqueles com os quais são feitos os abajures.

      Para as bases, eles levam principalmente metal. Bases padrão acessíveis de várias configurações são feitas de alumínio. Devido à sua leveza, os lustres de alumínio podem até ser fixados em estruturas suspensas.

      As amostras forjadas em ferro são geralmente feitas à mão e são muito caras.

      Os preços são mantidos no mesmo nível para luminárias de fábrica de designer. Suas principais vantagens incluem uma longa vida útil e exclusividade, mas essas opções costumam ter um peso incrível. Vários revestimentos são usados: bronze, latão, dourado.

      As luminárias de madeira são praticadas em estilos diferentes: clássico, provençal, country. Via de regra, são espécimes pretensiosos pendurados em uma moldura entalhada. Eles são feitos de madeira valiosa comum - nogueira, cereja - e exótica (cortiça, wengué).

      Os abajures são feitos de materiais de várias densidades e capacidades de transmissão de luz, vidro opaco e incolor, cristal, madeira, plástico. Com base no design da sala e no tipo de iluminação que precisa ser formada, o material também é selecionado.

      Certos materiais (plástico, madeira, vários tipos de cortinas de tecido) não devem ser usados ​​para emoldurar lâmpadas de alta potência, pois podem derreter ou explodir.

      Certifique-se de verificar isso ao comprar.

      Abajures de vidro são especialmente procurados. Combinam-se perfeitamente com qualquer tipo de material base, transmitem e difundem bem a luz e possuem uma vasta gama de cores. Os desenhos podem ser aplicados ao vidro sem problemas: contornos, bolhas, flores.

      Cores

      A moda agrada ao uso de quase todas as cores, portanto, na hora de escolher, é preciso partir das características do ambiente. O lustre do quarto, como já foi referido, não deve ser muito claro, sendo preferível escolher tons neutros suaves.

      Os mais populares são os lustres brancos.

      Em grande parte, isso se deve ao fato de que podem ser usados ​​em qualquer interior - do barroco ao de alta tecnologia.

      Uma vantagem adicional da cor branca é sua capacidade de adicionar altura, leveza e arejamento ao ambiente: quando o teto do quarto é baixo, uma luminária de teto branca como a neve é ​​a melhor escolha.

      Entre as outras cores, podem ser distinguidas as seguintes.

      • Cortinas de vidro incolores são frequentemente encontrados no mesmo nível dos brancos, porque da mesma forma eles se aproximam de cada sala com base na configuração e cor da base. Combinam-se perfeitamente com bases metalizadas (prata, dourado, bronze) e multicoloridas (preto, branco, brilhante).
      • Tons lilás tem um efeito relaxante na psique, prepara a pessoa para um descanso benigno e um sono reparador. É aconselhável escolher abajures lilases com base prateada. Essa combinação é empolgante.
      • Um efeito relaxante semelhante é dado por lustre verde. Se você enriquecê-lo com enfeites florais brancos, um excelente dispositivo de iluminação para o estilo ecológico será lançado. Não é necessário usar uma cor verde limpa - o pistache é muito melhor para um quarto.
      • Lustre roxo parece original e muitas vezes é um acento de cor. A cor violeta é usada principalmente nos quartos de estudo combinados, pois ativa a funcionalidade do cérebro.
      • Candelabro preto É uma escolha muito corajosa. Como regra, o preto é escolhido como o destaque para os quartos masculinos em estilo loft. Você também pode escolher uma sombra preta, você só precisa pegar uma lâmpada intensa. Um lustre de cristal incolor em um cilindro de tecido preto parece especial.

      Como escolher

      Ao escolher uma fonte de luz, considere as dicas a seguir.

      • O lustre é montado exclusivamente em um teto plano. Caso contrário, a luz destacará as depressões e rachaduras.
      • As falhas podem ser ocultadas por meio de lâmpadas de vidro opaco. Eles devem emitir uma luz ligeiramente enfraquecida.
      • Tetos extensos não podem ser combinados com lâmpadas incandescentes. Caso contrário, a estrutura será insegura e pode causar incêndio.

      Há uma grande seleção de fontes de luz locais à venda. Você pode selecionar a amostra desejada após analisar as necessidades, parâmetros operacionais:

      • modificações de parede de dispositivos de iluminação;
      • iluminação em móveis, espelhos e pinturas;
      • lâmpadas e abajures que podem ser colocados em uma mesa de cabeceira ou mesa;
      • iluminação pontual;
      • fontes ocultas para a formação de iluminação difusa;
      • uma solução elegante e confortável - iluminação de piso clara.

        Ao escolher o tipo e a natureza do dispositivo de iluminação, os seguintes parâmetros devem ser levados em consideração:

        • filmagem da sala;
        • para que essa fonte de luz será usada;
        • Projeto do quarto;
        • gosto pessoal e desejos do proprietário.

        Localização no interior

        Ao montar um lustre, você deve seguir o estilo. Assim, por exemplo, o estilo barroco ou clássico implica sua localização no centro do quarto de dormir. O principal é que após a instalação do lustre não haja desarmonia.

        Não é necessário instalar um lustre no centro. Se desejar, ele é colocado acima da cama. Ao mesmo tempo, o centro do quarto é deslocado para a área de lazer. Em tal situação, o mais importante é aderir às medidas de segurança.

        Em uma grande sala, é possível usar vários lustres elegantes e semelhantes. Nesse caso, eles estão localizados a uma distância equidistante.

        Se o quadrado não permitir, então é permitido deslocar o lustre para um lado, substituindo-o por um dos dispositivos de iluminação localizados perto da cama, mas então você precisa pensar com antecedência como equilibrar a composição do lado oposto da cabeceira da cama.

        Se o quarto for grande e comprido e a cama estiver localizada no centro, você pode instalar 2 lâmpadas.

        Este método também funciona com sucesso quando há mais de uma área funcional no quarto (em particular, uma área especial para penteadeira ou para leitura). Ao instalar dois lustres, é necessário compará-los com a localização das mesas de cabeceira, carpete, design da parede atrás da cabeceira.

        Exemplos de sucesso

        As lâmpadas do tipo teto têm a sua própria característica de montagem, quando o lustre é fixado diretamente ao teto por meio de uma placa especial na base ou de um anel feito em forma de união decorativa. Para quartos com uma área pequena, as luminárias do tipo teto são frequentemente a solução mais adequada, uma vez que não sobrecarregam o espaço livre.

        Para apartamentos espaçosos, onde o quadrado de qualquer um dos quartos é bastante impressionante, lustres pendentes no quarto são os mais adequados como iluminação principal, que preencherá o excesso de espaço não ocupado com sua própria estrutura em grande escala.

        Entre outras coisas, serão um excelente componente de decoração que pode trazer algum tipo de harmonia e atratividade à divisão.

        Tal lustre de suspensão é um dispositivo de iluminação com um ou mais abajures, que é fixado a uma corrente, cabo ou fio especializado. Por meio de tal sistema, você pode ajustar livremente a altura da localização do lustre. Os designers profissionais na decoração de quartos modernos costumam praticar um movimento orientado para o efeito com dois lustres pendentes no quarto.

        Um lustre tipo pendente para um quarto de dormir e de descanso pode ser feito de uma variedade de materiais. Para a moldura, utiliza-se metal, madeira ou vidro, e os abajures, além dos materiais citados, também podem ser feitos de bambu, ratã, tecido, cristal e plástico.

        Em um pequeno quarto, será espetacular um lustre plano pressionado contra o teto, que criará uma atmosfera de paz e conforto. Quanto aos abajures - uma excelente solução para um pequeno quarto seria um abajur com abajur transparente ou em cores mate.

        A vantagem é que este pequeno lustre de quarto com teto baixo pode difundir a luz, torná-la mais suave e ao mesmo tempo não sobrecarregar o espaço.

        Os clássicos da atualidade dão preferência ao design em versões mais simples. Em quase cem por cento dos casos, um lustre em um quarto em um estilo clássico moderno é equipado com um abajur fosco ou transparente sem um design e glamour peculiar, mas ao mesmo tempo parece bastante interessante.

        Dispositivos de iluminação modernos arte Nova distinguem-se por características como a ausência de elementos adicionais, a ausência de simetria das formas e a plasticidade das linhas. Esses lustres combinam a riqueza dos clássicos e a alta tecnologia fora do padrão.

        Um lustre de quarto moderno que combina excentricidade e criatividade.

        Contra o pano de fundo de uma sala minimamente mobiliada, tal lâmpada será uma espécie de acento proeminente. Podem ser lustres modernos de cristal, amostras feitas em forma de candelabros, com molduras de bronze forjado e outros elementos.

        O absurdo e a geometria das formas são adequados para um estilo ultramoderno. As luminárias de alta tecnologia são feitas de aço, plástico ou vidro e vêm nas cores azul, preto ou metal. Os lustres modernos para dormir e quartos relaxantes em um estilo minimalista não devem chamar a atenção para si mesmos.

        Seu principal objetivo é fornecer iluminação, neste sentido, quase não há design decorativo aqui, mas, no entanto, esses lustres parecem bastante elegantes, emitindo luz difusa suave.

        A seleção competente de iluminação para quartos modernos deve levar em conta todas as sutilezas e pode incluir a compra de um conjunto, que inclui arandelas e um lustre em um quarto de dormir e descanso, feito no mesmo estilo.

        Esta opção é muito confortável e implica na capacidade de destacar áreas específicas necessárias. O lustre do quarto, assim como as fontes de luz auxiliares, determinam em grande parte o conforto e aconchego que vai dominar a sala à noite, o que afetará diretamente o sono sereno.

        Como escolher o lustre certo, veja abaixo.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa