Ideias minimalistas de design de interiores para quartos
O minimalismo não é tão simples quanto parece. Uma cor uniforme, falta de decoração e um mínimo de móveis podem dar uma sensação de leveza, liberdade e volume, ou vazio, monotonia e tédio. A cama e o guarda-roupa em um quarto vazio ainda não são um sinal de estilo. O interior será influenciado pelas técnicas de design que moldam o minimalismo.
Peculiaridades
O estilo minimalista é predominantemente masculino. A plenitude emocional das mulheres torna difícil reduzir o interior à simplicidade nua, pois a decoração e os têxteis dão-lhes a oportunidade de se expressar e desfrutar do ambiente. O minimalismo é preferido por empresários e pessoas motivadas, não gostam de sobrecarga no interior, valorizam não só leveza, volume, simplicidade, mas também praticidade e funcionalidade. A espaçosa sala, projetada com linhas retas e cores claras, não tolera coisas espalhadas ou desordem "criativa". Os móveis fornecem um número suficiente de locais de armazenamento para manter a ordem perfeita, mas ao mesmo tempo os móveis em si não devem sobrecarregar o quarto, devem ser simples e discretos.
Importante! O minimalismo combina com alguns estilos propensos à simplicidade - japonês, urbano, alta tecnologia. Ao criar o interior de um quarto, você pode atribuir a ele o significado de qualquer uma das áreas listadas.
Um quarto minimalista deve ser luminoso, arejado e com detalhes bem pensados. Uma pequena quantidade de decoração e tecidos estão envolvidos no design. A mobília é escolhida principalmente embutida.Os móveis e acessórios contêm apenas materiais naturais de tons uniformes. O laconicismo do interior é suavizado pela iluminação multidimensional.
O minimalismo é mais adequado para salas de pequeno a médio porte. Um quarto muito grande com mobília limitada perderá até mesmo um toque de conforto. Esta direção pertence a interiores modernos, parece que muitos orçamento.
Mas se você considerar que os materiais naturais estão envolvidos na decoração e no mobiliário - madeira, vidro, tijolo, pedra, então um bom reparo não sairá barato.
Paleta de cores
A cor em um interior é um fator muito poderoso que denota estilo. O minimalismo clássico é caracterizado por tons de luz natural. - branco, cinza, bege, areia, verde claro.
É importante que o interior seja composto por duas ou três cores dominantes, uma das quais é usada como destaque e, se for brilhante, é adequada apenas para pequenos objetos. Uma combinação monocromática de tons pode ter mais de três.
Se nos afastarmos das opções tradicionais, cores contrastantes, por exemplo, terracota e bege, são aceitáveis no minimalismo. Uma variação de preto e branco é freqüentemente usada em um estilo semelhante. Em termos quantitativos, aqui você precisa encontrar um meio-termo - para um sono reparador, o preto não é ruim, pode estreitar, dissolver o espaço ou dar profundidade, tudo depende da localização.
Para satisfazer as demandas do minimalismo na percepção de volume e luz, pelo menos metade do branco deve ser combinado com preto.
Opções de acabamento
Graças a uma grande seleção de materiais de acabamento em uma renovação moderna, você pode combinar com sucesso várias texturas, por exemplo, tijolo e madeira. Quanto ao quarto, mesmo com a aparente frieza deste estilo, não é recomendado o uso de pedra, painéis de plástico, é preferível escolher tons quentes de gesso, madeira, tijolo, papel de parede e cortiça.
Teto
Superfícies multiníveis, molduras de estuque e baixos-relevos devem ser deixados para direções históricas artísticas. O objetivo de um teto minimalista é criar espaço e volume com a máxima simplicidade. Isso pressupõe uma superfície de nível único de sombras claras com iluminação especial ou interna (sob a tela). Você pode usar gesso e tinta, mas precisa atingir a superfície perfeita, já que para o minimalismo as linhas claras, as superfícies planas e a ordem são muito importantes. O uso de tetos extensíveis facilita a tarefa.
Para ambientes grandes e médios, pode-se escolher opções ecológicas foscas para a tela, e bordas com iluminação adicional também são permitidas. Em salas pequenas, é melhor instalar revestimentos brilhantes, pois visualmente dobrarão o espaço.
Paredes
No acabamento das paredes, deve-se levar em consideração as principais regras - monotonia, dar preferência a materiais naturais e superfícies lisas. Também pode usar gesso decorativo, mas com uma ondulação fraca, caso contrário as paredes vão dar uma sensação de peso, vão esconder o espaço. O papel de parede para o quarto é selecionado "respirável", sem padrões complexos e paleta brilhante. Se a presença de uma cor parece enfadonha, você pode adicionar uma segunda com a combinação certa.
Às vezes, uma das paredes é feita de madeira, laminado leve ou cortiça. Esta técnica é utilizada se for necessário dividir o quarto, por exemplo, para destacar a área da cama.
Piso
É dada preferência a uma superfície de madeira leve ou parquete, mas o piso laminado também pode ser usado com sucesso. A presença de tapetes não é muito bem-vinda no minimalismo, mas os designers ainda os introduzem nos interiores: nas câmaras frigoríficas, o tapete de tons naturais é usado como revestimento contínuo do piso.
Organização da iluminação
O minimalismo pressupõe uma boa iluminação, que geralmente não é necessária no quarto.Como um compromisso, os designers instalaram muitas luminárias de zona de luz suave. Eles podem ser usados não todos de uma vez, mas em fragmentos. Numa divisão pequena, convém dispensar o lustre central, basta introduzir um sistema de focos. Às vezes, a iluminação é realçada sob o tecido elástico. Essa técnica é frequentemente usada como uma luz noturna, organizando um céu noturno com estrelas brilhantes no teto.
Em salas grandes, pode-se usar um lustre central, mas deve ter uma cor neutra, a forma geométrica correta e estar o mais próximo possível do teto. A área de dormir é iluminada com a instalação de lâmpadas de piso, arandelas ou sofás-guia ao lado da cama. Armários, guarda-roupas, estantes e outras áreas de armazenamento são decorados com luzes.
A abundância de luz suave, refletida nas sombras claras do interior, expande visualmente o espaço da sala.
Mobiliário
O estilo minimalista determina não só a quantidade de móveis, mas também sua aparência - formas lacônicas, rústicas, diretas e compreensíveis. Num quarto pequeno basta instalar uma cama, um roupeiro e vários pedestais. Se o espaço permitir, o mobiliário pode ser complementado com uma penteadeira de estilo espartano e um espelho de corpo inteiro. Em quartos grandes, muitas vezes é construído um camarim, liberando o espaço do quarto do armário.
Para um quarto, a peça de mobiliário mais importante é a cama. Ele está localizado no centro da sala. Eles tentam deixar a cabeceira da cama e as pernas o mais invisíveis possível. Um pódio é freqüentemente usado para acomodar uma vaga. Às vezes, a técnica de cama flutuante é usada, a iluminação é realizada entre o chão e a cama. Para simplificar o interior, são instaladas mesinhas de cabeceira no formato correto, desprovidas de qualquer decoração nas fachadas.
Em cômodos pequenos, o guarda-roupa pode ter uma porta espelhada, com a ajuda dela o espaço ficará mais volumoso, e o móvel desempenhará várias funções ao mesmo tempo, o que é típico do minimalismo. Se o guarda-roupa for instalado em frente à cama, você terá que abandonar a porta espelhada. Este arranjo pode fazer com que a pessoa adormecida fique assustada. Para as superfícies deslizantes do gabinete, você pode usar vidro fosco com o esquema de cores do interior.
Neste caso, o espelho é instalado separadamente, parece bom na forma de uma treliça - um retângulo simples com pernas de corpo inteiro.
Têxteis e elementos decorativos
Para o minimalismo, a seguinte regra deve ser seguida: quanto menos decoração, melhor. Mas não ignore totalmente, caso contrário, você pode obter um quarto que parece uma cripta, em vez de conforto. As paredes monocromáticas austeras estão em boa harmonia com a pintura moderna em molduras simples mas caras. Ao escolher pinturas, é melhor evitar motivos florísticos, paisagens, temas de enredo. Abstração ou brincar com formas geométricas e cores bastará.
As imagens, neste caso, podem se tornar pontos de destaque no interior, diluindo a monotonia da situação.
Para o mesmo fim, são utilizadas flores grandes e brilhantes em um vaso, no valor de uma a três peças. Fotografias em preto e branco em molduras ficam bem em design minimalista. Alguns souvenirs de vidro ou metal no meio-fio irão adicionar um pouco de aconchego. Como têxteis, você pode escolher tecidos monocromáticos suaves naturais. São utilizadas na forma de longas cortinas no chão, no mesmo desenho a cama é estilizada. Para decoração de janelas, cortinas de enrolar e cortinas romanas também são adequadas.
Você não deve usar lambrequins, babados e outros elementos de decoração de janela.
Exemplos de sucesso
Atualmente, o eco-minimalismo é muito popular, ou seja, o uso de acabamentos naturais e móveis no design. Para reduzir o custo dos projetos, às vezes são usados materiais de construção artificiais. A diferença se torna perceptível tanto no custo quanto na aparência. Considere exemplos com uma variedade de acabamentos e móveis.
- Quarto em contraste preto e branco.A técnica de um relevo original profundo das paredes é usada como decoração.
- O design do quarto tem o efeito de uma cama flutuante. Os vasos seguem o formato e a cor das lâmpadas. A decoração da mesa de cabeceira é simples e harmoniza bem com os tons e linhas do interior.
- O quarto está decorado com um esquema de cores monocromáticas cinza. O quarto tem um mínimo de móveis e uma completa falta de decoração, até mesmo um guarda-roupa embutido parece uma parte de uma parede.
- A sala é como a imagem de um livro de geometria. O projeto usa quadrados, círculos, ovais, retângulos e outras formas geométricas dos objetos ao redor.
- A utilização do plástico na decoração do armário, janela e porta de entrada tornou o interior um pouco mais barato, mas a simplicidade e luminosidade, a vegetação e a presença de uma decoração discreta tornam o ambiente agradável e luminoso.
- Um tom escuro e contrastante é aplicado com sucesso ao zoneamento do berço. O design usa apenas três cores, a presença mínima de preto é um acento.
- Um quarto marfim muito espetacular com piso brilhante. A decoração simples e elegante na parede e nos móveis expressa a beleza das linhas de curvatura.
- Minimalismo em estilo japonês.
- A parede da cabeceira foi decorada com sucesso com a imagem de uma floresta misteriosa. Todos os tons de castanho, do bege ao chocolate, tornam o quarto calmo, acolhedor e convidativo ao descanso.
- As luminárias ocultas no quarto proporcionam uma iluminação suave e agradável.
- A cor do verde maravilhoso e o tapete de grama tornam o interior do quarto fresco, aconchegante e convidativo.
O minimalismo é uma filosofia de vida, um amor pela ordem e a capacidade de se contentar com pouco. Para as pessoas que aceitam essas regras, um quarto minimalista parecerá o mais confortável e aconchegante possível.
Para obter informações sobre como fazer reparos em um quarto minimalista, veja o próximo vídeo.