Armários embutidos no quarto: variedades, dicas de escolha e localização
Os guarda-roupas embutidos para o quarto são extremamente populares, porque são muito bonitos e podem acomodar uma grande variedade de coisas em um espaço muito limitado. A principal vantagem dos guarda-roupas de correr é que eles são feitos exclusivamente para necessidades individuais e são ajustados com a maior precisão possível em tamanho à altura do teto e à largura das paredes.
Peculiaridades
O guarda-roupa embutido no quarto deve ser bonito, funcional e compacto. O quarto é um local para dormir e relaxar, por isso os designers mais famosos aconselham dar preferência a cores calmas. As cores vivas e a abundância de superfícies espelhadas nas fachadas dos móveis com o tempo começam a causar desconforto aos proprietários.
O guarda-roupa pode ser equipado com um sistema de iluminação embutido, esta solução é especialmente importante se os membros da família se levantarem em horários diferentes. Devido à iluminação interna, a necessidade de acender a luz do ambiente irá desaparecer, o que preservará um sono saudável para quem dorme.
É aconselhável dividir o guarda-roupa nas metades feminina e masculina para economizar tempo na procura de roupas e acessórios.
A localização e o preenchimento da mobília embutida devem ser cuidadosamente pensados, porque tal guarda-roupa não pode ser reorganizado de uma parte do quarto para outra ou movido para um cômodo adjacente. Deve-se ter em mente que esses móveis não podem ser transportados de um apartamento para outro.
O closet, ao contrário do guarda-roupa embutido, ocupa muito mais espaço. O seu conteúdo principal são racks e bares com sistema de armazenamento aberto (as prateleiras abertas recolhem o pó perfeitamente, todas as roupas e lençóis estão à vista). A moldura não é fixada na parede, mas requer montantes separados. Dentro do camarim, é necessário espaço para um espelho do chão ao teto e um pufe para sentar. Além de tudo isso, um sistema de iluminação completo será necessário, uma iluminação é indispensável aqui.
Vantagens e desvantagens
Os guarda-roupas embutidos para o quarto têm suas vantagens e desvantagens, mas sua popularidade está crescendo a cada dia (muitas donas de casa sonham com esses móveis).
Vantagens:
- os móveis embutidos permitem escolher o conteúdo mais cômodo e funcional para o aproveitamento mais racional do espaço do dormitório e não desordenar o cômodo;
- as fachadas combinam funcionalidade com um design atraente para todos os gostos em qualquer esquema de cores;
- uma vasta seleção de materiais no mercado para todos os elementos constituintes do gabinete, incluindo acessórios;
- o cuidado fácil com a superfície lacada ou fosca das fachadas dispensa o uso de detergentes, pois basta limpar o pó com um pano de microfibra;
- a mobília embutida é um conjunto de elementos, cada um dos quais pode ser selecionado a seu critério;
- o layout individual ajuda a aproveitar ao máximo o espaço em um pequeno quarto e também ajuda a compensar as deficiências do layout;
- sistema de porta deslizante economiza espaço tanto quanto possível;
- um guarda-roupa embutido facilita o encaixe de uma grande quantidade de coisas (roupas de cama, roupas, acessórios, eletrodomésticos e até sapatos).
Desvantagens:
- tamanho para um determinado quadrado do quarto, o que torna quase impossível o transporte durante a movimentação;
- instalação em toda a altura e, muitas vezes, na largura da parede, o que reduz a área útil da sala.
Visualizações
Os guarda-roupas deslizantes são retos (retangulares, de corpo inteiro, geralmente localizados em um nicho ou entre duas janelas) e de canto.
Os cantos, por sua vez, estão divididos:
- Em forma de L (duas partes do armário são conectadas no canto, muito importante para um quarto quadrado);
- trapezoidal (com um painel lateral como um gabinete normal),
- triangular (montado em um canto, fachada reta);
- raio (com fachada redonda, são muito difíceis de fabricar, por isso são caras).
Um guarda-roupa deslizante com um sistema de abertura clássico precisa de espaço adicional e as portas altas tornam necessário adicionar vários conjuntos de dobradiças para uma fixação confiável. A desvantagem desta opção é o afrouxamento dos fechos devido à frequente abertura e fecho das portas e ao aparecimento de um rangido desagradável.
A fachada pode ter uma forma diferente: pode ser uma linha côncava ou convexa, bem como em zigue-zague.
O armário de transformação difere de outros tipos de móveis embutidos pela ausência de teto e parede posterior, tal estrutura deve ser fixada com âncoras (esta é a opção mais conveniente e menos cara).
Nos roupeiros embutidos, pode-se fazer um tecto falso, o melhor é combinar a instalação do armário com a instalação de tecto falso. Tetos extensos exigem cuidados, além disso, as caixas nas prateleiras superiores do gabinete podem danificar o revestimento, por isso é necessário escolher o material mais durável para o teto.
Você pode montar uma TV, um sistema de áudio dentro da própria estrutura, deixar um nicho para uma cama, equipar com holofotes externos ou uma fita de diodo dentro para maior comodidade.
Materiais (editar)
A madeira natural é amiga do ambiente e bastante adequada para o fabrico de fachadas de móveis embutidos, mas é pesada e cara, pelo que raramente é utilizada.
Roupeiros são preferidos de MDF (placa de fibra de madeira, comprimida sob pressão máxima). Essas placas são duráveis, apresentadas no mercado a preços muito acessíveis e em um amplo espectro de cores.
Com os devidos cuidados, esse material não se desfaz, não seca, o que contribui para a fixação confiável de ferragens e prateleiras.
Aglomerado (aglomerado) tem uma estrutura não homogênea, é muito suscetível a ressecamento e deformação, a borda é fortemente descascada. O papelão tem apenas uma vantagem - é barato, os fabricantes de guarda-roupas costumam usá-lo justamente por causa de seu baixo custo. Alguns fabricantes fabricam produtos a partir de placas de sucata e, com o tempo, essas portas e prateleiras delaminam.
Aglomerado é um cartão laminado, é um pouco mais confiável do que o cartão.
Os armários mais duros e difíceis de instalar drywallalém disso, tal material necessita de revestimento adicional.
Fachadas podem ser decoradas bambu, rattan, couro artificial, jato de areia. A aparência das fachadas deve estar em harmonia com o estilo geral do quarto.
As caixas são as melhores para escolher com fundo em aglomerado fino (cerca de 16 mm), paredes laterais em componentes metálicos. Para aumentar a durabilidade das caixas, é necessário fazer uma caixa separada para garantir a máxima rigidez dos cantos e preservar o belo aspecto das fachadas.
É mais aconselhável fixar as prateleiras com um parafuso Euro e enquadrá-las com um perfil laminado em forma de S que protege a superfície da borda contra danos (outros tipos de perfil não são confiáveis e se deformam com o tempo).
Os sistemas de portas deslizantes são divididos nos seguintes subgrupos:
- aço (mais barato) - forma inconveniente do perfil da maçaneta, a carga principal da porta repousa sobre o parafuso de ajuste instalado verticalmente (sua rosca durante o funcionamento pode ser arrancada e bloquear o movimento ao longo das guias);
- pendurado - um sistema de alta qualidade é muito caro e as opções baratas falham rapidamente (os espelhos podem se soltar, as portas podem cair com o peso do próprio peso);
- alumínio (o mais confiável) - óptima em termos de relação preço e qualidade: paredes grossas, perfil rígido (é desejável que haja um revestimento anodizado espesso e estável que lhe permita manter um aspecto atraente durante muitos anos) com portas de correr silenciosas e deslizamento suave ao longo das guias.
Os roletes devem ser de metal, o plástico se quebra rapidamente, e para a sua reposição é necessário retirar as portas e desmontá-las completamente. Um revestimento adicional emborrachado nos rolos ajuda a evitar ruídos estranhos durante a operação da porta.
Os espelhos devem ser montados em uma película de segurança, se o espelho quebrar, os fragmentos permanecerão no lugar.
Tamanhos e formas
O primeiro passo é determinar exatamente onde no quarto essa estrutura ficará localizada e qual será o formato do guarda-roupa acabado. Ao fazer medições, você deve ter muito cuidado: é necessário medir a largura e altura das paredes de uma borda a outra com um intervalo de 15-20 cm, muitas vezes as paredes têm uma superfície distorcida, e o tamanho no piso e no teto pode ter discrepâncias de até 10 cm . Se em dúvida, é melhor confiar a tomada das medidas a um bom especialista.
A altura padrão do teto é de 2 m 50 cm, mas na realidade pode haver discrepâncias de 5 a 10 cm, em alguns apartamentos os tetos podem ser 2,7 m ou 3 m, o teto falso também altera a altura da sala, portanto é imprescindível tirar as medidas naquela parte do quarto onde ficará o guarda-roupa.
A profundidade do armário geralmente varia de 60 a 65 cm (roupas empilhadas cabem em 2 fileiras). Se precisar colocar suas roupas de forma que fiquem todas à vista, é melhor dar preferência a barras de tejadilho em vez de prateleiras. Roupas penduradas em cabides enrugam muito menos, o que é uma vantagem indiscutível para as donas de casa. É melhor deixar prateleiras para roupas de cama e cuecas, toalhas, travesseiros e cobertores.
Os casacos e as camisas são colocados em cabides, para essas roupas é suficiente uma altura de 90 cm, as calças devem ser guardadas em cabides especiais com clipes, para que não enrugem, a altura necessária neste caso aumenta para 140 cm.
Enchimento interno
O enchimento interno (prateleiras, trilhos, gavetas, nichos para uma tábua de passar, ferro ou aspirador de pó, etc.) e o design da mobília embutida proporcionam total liberdade para a imaginação do proprietário, e uma lista de regras simples ajudará os iniciantes a evitar erros .
Regras básicas para preencher um guarda-roupa embutido para um quarto:
- nichos, prateleiras e zonas devem ser combinados corretamente;
- a parte superior do armário deve ser usada para itens sazonais e raramente disponíveis (guarda-chuvas, chapéus, luvas, bolsas, etc.);
- a zona do meio deve ser usada para roupas casuais e sazonais;
- as roupas externas devem ser armazenadas separadamente das roupas de todos os dias;
- a roupa de baixo e a roupa de cama devem ter uma parte separada na zona do meio;
- a parte inferior do armário pode ser usada para calçados (caso não seja possível guardá-los no corredor, pois guardar calçados externos no corredor não é apenas conveniente, mas também higiênico), caixas com eletrodomésticos, etc.
Necessário ao projetar levar em consideração as necessidades de cada membro da família (muitas vezes as raparigas e as mulheres têm mais roupa que os rapazes e os homens), também é aconselhável ter em consideração a presença de roupeiros nas outras divisões e a sua funcionalidade para que o novo roupeiro embutido não fique meio vazio.
Você pode adicionar cestos extraíveis, porta-gravatas e outras coisinhas úteis ao enchimento interno do armário, de acordo com suas preferências pessoais.
Recomenda-se usar prateleiras abertas para o armário do quarto somente em caso de emergência, é melhor colocar mesinhas de cabeceira para colocar fotos e várias coisinhas.
Como escolher?
Um guarda-roupa trapezoidal ou assimétrico pode ser embutido em um cômodo espaçoso, e um armário reto ou de canto é mais adequado para um cômodo pequeno, o que economizará tanto espaço quanto possível.
Um guarda-roupa embutido com TV é mais adequado para uma sala de estar do que para um quarto; o excesso de ruído e o fluxo de informações não permitirão que você relaxe totalmente no quarto. Nesta era digital, é necessário deixar um canto do espaço pessoal para reflexão, relaxamento e leitura. A tela piscando constantemente e o estresse emocional podem causar distúrbios nervosos, insônia e depressão.
Para quem pratica o minimalismo, um guarda-roupa embutido é suficiente para todos os membros da família, mas é necessário organizar cuidadosamente o seu conteúdo.
Fachadas deve estar em harmonia de cor e estilo com o design da sala.
Deve-se lembrar também que fachadas de vidros e espelhos precisam de manutenção mais frequente e cuidadosa do que as comuns, com o tempo até a dona de casa mais paciente pode se cansar disso.
Opções de localização
O roupeiro embutido num quarto pode ocupar totalmente uma das paredes, situar-se à volta da porta ou entre as janelas, bem como no canto.
O mobiliário embutido pode incluir vários elementos (mesa dobrável, TV no nicho central, sistema de iluminação, etc.). Em alguns países, eles até constroem uma cama conversível dobrável, que é removida do armário durante o dia e parece uma fachada normal quando dobrada.
Na escolha dos materiais para o fabrico de um roupeiro embutido no quarto e do seu enchimento, é necessário encontrar o equilíbrio perfeito entre preço e qualidade. Você mesmo pode montar esses móveis ou contratar trabalhadores experientes e de boa reputação, que o ajudarão a levar em conta muitas nuances e evitar erros, com base na sua experiência prática.
Os móveis embutidos são projetados para economizar espaço, decorar o interior, acomodar o máximo de coisas e servir seus proprietários por muitos anos sem causar transtornos.
Belos exemplos
Roupeiro embutido direto para o quarto.
Roupeiro de canto embutido.
Roupeiro embutido trapezoidal.
Armário radial embutido.
Roupeiro triangular embutido.
Para uma visão geral do guarda-roupa embutido no quarto, veja o vídeo a seguir.