Mobiliário

Armários estreitos no quarto: variedades e dicas para escolher

Armários estreitos no quarto: variedades e dicas para escolher
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Enchimento interno
  3. Material e design
  4. Exemplos interessantes no interior

Para mobiliar um cômodo, você precisa de móveis de diferentes tamanhos, inclusive estreitos. Apesar de seu tamanho, esse guarda-roupa pode ser igualmente bonito e confortável.

Peculiaridades

Gabinetes estreitos geralmente significam gabinetes de 40-45 cm de largura Devido à sua forma retangular alongada, eles também são chamados de estojos de lápis. A profundidade geralmente não ultrapassa 50 cm e, na maioria dos casos, é ainda menor (35-40 cm). Se você aumentar a profundidade, será difícil obter o conteúdo quando o espaço for estreito. A altura depende do design do gabinete:

  • para os de piso, varia de 120 a 220 cm;
  • para produtos com dobradiças (parede), a altura geralmente não ultrapassa 150 cm, uma vez que tais móveis volumosos, e mesmo cheios de objetos, não suportam fechos.

    A maioria dos gabinetes estreitos tem suas próprias vantagens:

    • economize espaço, especialmente se o quarto for pequeno;
    • design variado de fachadas - você pode escolher uma opção que seja adequada na aparência;
    • várias possibilidades de enchimento interno - com o layout correto, tal gabinete pode ser bastante espaçoso;
    • você pode usar uma versão autônoma e um módulo em um conjunto de móveis;
    • devido à sua estreiteza, o produto pode ser instalado em praticamente qualquer lugar do quarto: no canto, próximo à parede, em um nicho ou parede próximo à janela;
    • profundidade rasa fornece acesso a qualquer canto, mesmo difícil de alcançar do espaço interior.

    Modelos estreitos também têm desvantagens. Essa mobília não pode substituir completamente um guarda-roupa largo comum, mesmo se você colocar vários deles em uma fileira. Itens grandes não cabem aqui. Portanto, para armazená-los, você precisa determinar outro local. Um estojo alto também será menos estável. Para proteger você e seus entes queridos, você deve definitivamente prender esses móveis na parede.

    Enchimento interno

    A aparência do gabinete por dentro depende de sua finalidade. Na hora de traçar qualquer projeto de móvel, antes de mais nada, é preciso considerar cuidadosamente sua capacidade e funcionalidade. O conforto é importante no quarto, e para isso é necessário colocar corretamente todas as coisas disponíveis. Um gabinete estreito pode ser usado para armazenar:

    • roupas, sapatos e acessórios (guarda-roupa);
    • têxteis-lar (roupa de cama, etc.);
    • Literatura educacional e de ficção (livro);
    • equipamentos para trabalho ou hobby;
    • brinquedos.

    Guarda-roupas estreitos são especialmente necessários em um quarto se forem usados ​​não apenas para dormir e relaxar, mas também para resolver tarefas de trabalho, aprendizado, criatividade ou mesmo jogos. Assim, eles podem acomodar uma série de pequenas coisas que sempre devem estar à mão.

    O estojo pode ser de dois tipos.

    • Abrir, na forma de um rack. Além disso, é conveniente encontrar coisas rapidamente. A desvantagem é a falta de proteção contra poeira, radiação ultravioleta, etc.
    • Fechadas, com uma grande ou várias fachadas menores.

    Dentre os recheios internos do gabinete, destacam-se os seguintes elementos.

    • Barra de cabide... Com 50 cm de profundidade, pode conter até dez cabides. Claro, isso não se aplica a casacos. As barras podem ser organizadas em dois níveis para economizar espaço.
    • Gavetas de diferentes alturas... Normalmente usado para lavanderia e outros itens pequenos. Seu pequeno tamanho não precisa de divisórias adicionais.
    • Prateleiras (malha regular e retrátil). Ideal para empilhar roupas dobradas, roupas de cama e outros tecidos.

    Para prateleiras, tanto em armário fechado como em rack, é preferível utilizar cestos ou contentores.

      Eles ajudam a armazenar e classificar as coisas de forma compacta. E se o armário for alto, você pode separar as prateleiras superior e inferior para acomodar caixas de sapatos ou itens que são usados ​​com menos frequência.

      Material e design

      Um guarda-roupa moderno, apesar de seu tamanho, deve:

      • ser conveniente de usar, forte e durável;
      • pareça atraente;
      • têm um custo acessível.

      Todas estas características dependem dos materiais de que são constituídos os seus componentes: fachadas e moldura (inferior, superior, paredes laterais e prateleiras). O material mais acessível é o cartão laminado (ou aglomerado). Além disso, este material possui uma seleção bastante ampla de cores. Mas para uso em um quarto, sua qualidade é importante, assim como a disponibilidade de documentos para cumprimento de normas permitidas para o conteúdo de substâncias nocivas. As fachadas e o caixilho são em aglomerado.

      O próximo custo é o MDF. É utilizado para a produção de fachadas e flancos visíveis e, para reduzir o custo do produto, todo o restante é feito em aglomerado. O MDF tem mais possibilidades: aqui você pode fazer moldura e fachadas curvas, fresar, arredondar nas bordas ao invés da borda.

      Em termos de resistência, o material é quase idêntico ao anterior. Vários revestimentos de filme são possíveis: texturizado, liso, brilhante, fosco, liso ou padronizado.

      A opção mais cara é a madeira maciça. A durabilidade e a aparência dependem do tipo de madeira. O produto será pesado e mais caprichoso às mudanças de umidade do que revestido com MDF ou aglomerado. Mas aqui a aparência respeitável é mais apreciada - com uma textura amadeirada e cores naturais. Para opções mais modernas os armários de madeira são pintados e as fachadas têm formas estilizadas.

      Merecem atenção especial vitrines. A moldura para tais fachadas pode ser feita não apenas dos materiais acima, mas também de metal. A inserção pode ser de vidro (transparente, espelho, matizado ou acetinado) ou plástico (colorido ou translúcido). Se desejar, as prateleiras do expositor podem ser substituídas por prateleiras de vidro.Para tais portas, você deve escolher os puxadores com mais cuidado ou substituí-los por outro sistema de abertura.

      Além dos materiais da moldura e das fachadas, os encaixes também merecem muita atenção. Com dobradiças modernas, as portas abrem facilmente e fecham silenciosamente. O mesmo se aplica aos elementos pull-out: é melhor escolhê-los com um funcionamento mais próximo, silencioso e suave.

      Boas conexões de aço garantem uma longa vida útil do gabinete. Definitivamente, não vale a pena economizar nisso.

      Exemplos interessantes no interior

      A técnica mais simples que pode ser aplicada ao organizar os móveis em um quarto é o arranjo simétrico. Por exemplo, guarda-roupas estreitos podem ser colocados nas laterais de uma cama, janela ou escrivaninha - desta forma eles irão destacar a parte central do quarto sem bagunçar. O mesmo se aplica aos armários de prateleiras.

      Prateleiras abertas, localizadas em um nível conveniente, podem substituir com sucesso as mesas de cabeceira: você deve ajustar um despertador nelas, consertar lâmpadas ou colocar um livro para ler antes de dormir. O armário não tem que ser feito completamente, bastam uma ou duas prateleiras, o que vai descarregar a estrutura com uma fachada opaca.

      Para ocultar armários altos, eles podem ser colocados nos cantos da sala. Isso também será auxiliado pela ausência de detalhes decorativos conspícuos e cores neutras, selecionados na mesma escala com os objetos circundantes.

      Os guarda-roupas estreitos não precisam ser colocados separadamente, eles ficam muito bem juntos com outros móveis. Se o estojo for utilizado como módulo, é importante manter a uniformidade do estilo de todas as partes da parede do móvel. Mas a cor das fachadas de tal conjunto pode ser a mesma ou contrastante (se apropriado).

      Freqüentemente, estojos estreitos se tornam parte do design que decora a cabeceira da cama - isso não é apenas bonito, mas também prático. Eles ficam igualmente bem em quartos para todas as idades. Em uma sala destinada a uma criança ou adolescente, esse armário certamente terá um lugar para vários brinquedos ou livros didáticos.

          Mesmo com armários pequenos, você pode mudar a sala. Por exemplo, se a sala for estreita e escura, você pode adicionar luz a ela e expandir visualmente a área. Para isso, apenas cores claras e superfícies com efeito reflexivo devem estar presentes no interior - por exemplo, espelhos nas fachadas dos armários, localizados aos pares ao longo de uma das paredes.

          Uma visão geral do armário para roupas no vídeo abaixo.

          sem comentários

          Moda

          a beleza

          casa