Opções de colocação de TV no quarto
Cada família em um apartamento ou casa costuma ter vários televisores ao mesmo tempo: um na cozinha-sala, outro no quarto. Para economizar espaço, a TV não é apenas comprada o mais fina e plana possível, mas também suspensa mais alto para se livrar da necessidade de usar um suporte adicional que ocupa metros quadrados extras da área da sala. A tecnologia agora está tão avançada que pendurar o monitor se tornou a norma.
Tendo comprado um novo modelo de TV em vez de um mais obsoleto, em primeiro lugar, eles escolhem a altura do chão em que o equipamento deve ser instalado.
A localização da suspensão, bem como a distância até a tela, não devem prejudicar a saúde ao assistir TV.
Diretrizes gerais de instalação
Assistir à TV é um dos métodos tradicionais de lazer. Em parte, isso é uma espécie de relaxamento. E para que o relaxamento não se transforme em sobretensão, cada uma das zonas de um apartamento ou casa tem uma altura específica para a localização da TV. Para a determinação mais precisa da altura da suspensão do dispositivo, a base do cálculo é o máximo conforto durante a visualização, a maioria das pessoas prefere uma posição deitada.
Televisores e monitores se livraram do fundo eletromagnético prejudicial que emitiam anteriormente por uma década e meia, e a taxa de quadros de uma imagem dinâmica aumentou tanto que o olho humano praticamente não reage à sua mudança (anteriormente, o " tremor "da tela foi perceptível).Isso significa que o aparelho pode ser posicionado de dois a quatro metros do rosto do espectador - ele não notará a diferença. Mas a proporção entre a diagonal da tela e a distância dos olhos não deve ser completamente ignorada.
Preste atenção à área da sala em que a TV estará localizada. Basicamente, os oftalmologistas seguem o seguinte padrão: a distância da tela aos olhos é igual a duas vezes o comprimento da diagonal. Não importa o tamanho (largura e altura em pixels) da imagem da TV, nem o tipo de monitor (LCD ou plasma). Basicamente, esses cálculos foram feitos para dispositivos antigos que tinham radiação prejudicial (com base em tubos de imagem).
Para assistir TV confortavelmente, siga estas orientações.
- O ângulo de deslocamento do eixo central do centro do monitor ao rosto do visualizador não deve ser superior a 30 graus. O fato é que o observador subconscientemente vira a cabeça em direção ao monitor, por mais inconveniente que seja, e isso acarreta a curvatura adquirida da coluna vertebral, que é significativamente diferente da norma fisiológica.
- A distância do chão é de pelo menos um metro, o que ajudará a evitar tocar a tela com os pés ao passar pela TV.
- O compartimento de saída ou cabo de extensão está localizado a pelo menos 45 cm do tripé ou suportes nos quais o próprio dispositivo está suspenso.
- A altura dos móveis e a distância entre a parede e a TV e a cama ou conjunto de quarto não deve ser inferior a um quarto de metro.
- Ao escolher um suporte ou tripé, o peso e as dimensões do produto são os parâmetros mais importantes. É improvável que um tripé muito fraco e fino resista a uma TV de plasma de grande porte, e uma queda e um forte impacto no chão podem ser fatais para o dispositivo. Ao escolher um suporte de suspensão, siga as recomendações do fabricante do seu monitor. O suporte deve ser bastante amigável para a escolha do ângulo de rotação desejado do produto, podendo ser equipado com clipes especiais, muitas vezes adquiridos em conjunto com uma prateleira articulada. Esses suportes permitem que você altere o ângulo de rotação da tela. Os cardan mais adequados contribuem para o ângulo de rotação da tela em duas dimensões ao mesmo tempo.
- Verifique se o suporte está bem apertado de vez em quando - os parafusos podem se soltar espontaneamente com o tempo.
- Não compre uma TV com diagonal de mais de 1,5 m para salas pequenas, cuja área exceda uma e meia dúzia de "quadrados" - isso criará dificuldades ao assistir a programas de TV. Os espectadores revirarão os olhos cada vez mais ativamente, o que rapidamente causará fadiga, dores de cabeça e matará completamente o interesse das pessoas no assunto que está sendo assistido.
Onde e como colocar?
É possível calcular o valor adequado para a altura da suspensão do monitor com base na opinião das pessoas e nas recomendações de oftalmologistas e fabricantes de aparelhos de televisão. Ambos os métodos permitem que você ignore a distância da posição de visualização ao centro da tela. No entanto, esse fator pode afetar negativamente a acuidade visual.
Da experiência dos próprios usuários
Deite-se em seu lugar de dormir e feche os olhos. Abra-os - você define imediatamente para si a área em que o olhar incide imediatamente ao acordar. No quarto, o monitor está suspenso mais alto do que na sala de estar ou na cozinha.
Seguindo o conselho dos médicos e do fabricante
As recomendações para este método de cálculo são as seguintes.
- O centro da tela está no nível dos olhos. O desvio desse ângulo pode tornar a imagem visualmente distorcida, o que causa cansaço visual imediato.
- Se houver monitores mais modernos baseados em retroiluminação LED da matriz, além de suporte para imagem estéreo em formato 3D, a resolução da tela também é levada em consideração - 720, 1080, 1440 e 1920 linhas. Além disso, quando você tem uma boa visão, irá considerar com clareza e nos mínimos detalhes tudo o que é visível no momento.
No segundo caso, a altura de suspensão da tela é calculada usando a seguinte fórmula. Na resolução de vídeo de 720 linhas, você terá o comprimento da diagonal multiplicado por 2,3.Para 1080 linhas de resolução, o comprimento da diagonal é multiplicado por 1,56. Ao determinar a altura, você deve considerar não apenas a distância do centro do monitor ao rosto, mas também a variação geral na distância do suporte da TV à posição de visualização.
Para eliminar completamente os danos à visão e à saúde em geral, você deve se afastar do monitor a uma distância igual a 4 de suas diagonais.
Maneira universal
Fique em frente ao seu ponto de vista e certifique-se de que o local que você está procurando para o dispositivo não causa nenhum desconforto. A maioria dos especialistas acredita que a TV é instalada em linha reta. O número de cômodos em uma casa ou apartamento também é importante na escolha de um local: em uma residência de um cômodo, o dispositivo é suspenso diagonalmente a partir do centro do sofá ou cama. Nesse caso, o monitor ficará visível de qualquer lugar, de onde você estiver. Uma TV não é uma decoração, dificilmente substituirá uma imagem, nem mesmo uma moldura MMS. É improvável que seja possível decorar a sala como um todo com uma TV.
Por que não pendurar muito alto?
A posição muito baixa da TV tornará a tela visualmente mais escura, muito alta - pelo contrário, irá clarear. Pendurar a TV muito alto tornará mais difícil baixá-la durante os reparos em caso de mau funcionamento.
Ao usar unidades removíveis (cartão de memória, unidade flash, unidade USB externa), a altura não deve ser muito alta para inserir / remover essas unidades de dados, de forma a não danificá-las ou os próprios conectores.
Exemplos de colocação mais econômica
As opções de posicionamento do monitor são combinadas com o design interior do quarto e podem ser as seguintes.
- Perto da janela. Pode ser uma mesa - em uma das pontas da mesa.
- Posicione o suporte no canto. O canto em si não precisa ser adjacente à janela.
- Fixar o dispositivo em um nicho é uma opção clássica. Encontrado em algumas casas e apartamentos privados de estilo antigo (em "stalinkas").
- Decore um televisor entre as imagens. O dispositivo é pendurado na parede com suportes planos.
- "Jogue" o espaço acima da lareira. Não é recomendável colocar o aparelho sobre o próprio recuperador de calor - este último pode aquecer significativamente quando a lenha está a arder. Melhor usar uma prateleira suspensa ou o cabide de suporte familiar.
- Em uma mini parede. Se o espaço em que o monitor está localizado for grande o suficiente, basta colocá-lo lá. Em alguns casos, uma parede ou gabinete pode conter seu próprio nicho interno - a TV é suspensa nele da mesma forma como se estivesse pendurada na parede, embora não seja considerado um dispositivo independente, mas como um dispositivo embutido.
- No console... Este último é, por assim dizer, um "toco" de uma mesa com duas pernas - um suporte que é encurtado várias vezes em comparação com uma mesa completa, apoiado na parede, evitando que caia. Sua montagem e pernas são fortes o suficiente para suportar não apenas uma TV, mas até mesmo servir como uma pequena mesa de computador.
- No meio-fio - que também não é inferior ao console ou a uma mesa completa. As mesas de cabeceira modernas são muito confiáveis.
- Se a janela do quarto for muito grande - o dispositivo não causará qualquer interferência se não houver cortinas ou cortinas na janela.
Para dicas sobre como colocar a TV em sua sala, veja o vídeo a seguir.