As sutilezas da decoração do quarto em tons de cinza
No interior do quarto, tudo deve criar uma atmosfera de conforto e tranquilidade, e o esquema de cores desta divisão não foge à regra. Deve ser suave e discreto, uma vez que uma profusão de cores não será inteiramente apropriada aqui. É importante considerar isso ao escolher papel de parede e itens de interior. Uma das opções de design de dorminhoco mais elegantes e modernas é a criação de um interior em tons de cinza.
Muitos tons podem ser combinados com esta cor, evitando o efeito de dissonância.
Esta cor, inclusive com brilho metálico, é apropriada em vários estilos: loft, minimalismo, moderno. Mas antes de cuidar bem do interior, você precisa decidir quais tons de cinza ficarão espetaculares nas paredes, no campo ou no teto e como diluí-los adequadamente com a ajuda de realces brilhantes.
Recursos de cor
A neutralidade da cor cinza pode ser habilmente jogada no design do quarto: não atinge os olhos, não causa estresse emocional e ao mesmo tempo é capaz de revelar a profundidade de outras cores que a complementam no interior . Ele está associado a uma parede de metal ou concreto sólido que protege de forma confiável contra ruídos estranhos. Usando-o como base, você pode se sentir à vontade para adicionar alguns itens coloridos sem medo de sobrecarregar o ambiente.
Seus belos e elegantes tons incluem prata, esfumaçado, cinza pérola, asfalto úmido, metálico e gainborough.
Os amantes dos estilos modernos podem se limitar às cores monocromáticas. Com a escolha certa de tonalidades e texturas, não parecerá enfadonho - você não deve dedicar o lugar principal aos tons de cinza escuro, use-o apenas para acentos. Além disso, não devemos esquecer que paredes muito escuras reduzem visualmente o espaço. Esse tipo de interior pode ser recomendado para pessoas cujo estilo de vida está associado a uma constante mudança de "imagens" e estresses.
Neste caso, o quarto passará a ser um verdadeiro local de relaxamento, onde nada voltará a irritar os olhos, mas, pelo contrário, proporcionará uma oportunidade para um bom descanso.
Acredita-se que pessoas sólidas e confiantes escolhem o cinza, está associado à brutalidade e à solidez. Já se foram os dias em que era evitado devido à sua escuridão, já que muitas soluções de ponta para seu uso surgiram no arsenal de designers. Você pode se convencer disso vendo fotos de interiores modernos.
Cortinas e regras de combinação
O cinza pode ser combinado com cores claras e pastéis, pois é bastante neutro. Ao organizar flores, você pode obter muitas opções interessantes, que são limitadas apenas por suas preferências de gosto. Nesse caso, vale a pena considerar as seguintes recomendações:
- cinza-preto adiciona nobreza ao interior;
- o interior cinza-esverdeado relaxa e alivia perfeitamente o estresse emocional excessivo;
- amarelo-cinza traz a atmosfera do sol;
- o cinza-azulado tem um efeito pacificador;
- cinza-vermelho excita;
- cinza-violeta se ajusta ao reflexo;
- cinza-branco cria uma sensação de frescor.
Estilos
A cor cinza é usada em muitas direções de design - do clássico ao moderno. Você pode vencê-lo de diferentes ângulos, já que suas possibilidades com uma abordagem habilidosa são verdadeiramente infinitas.
Minimalismo
A cor mais adequada para este estilo é cinza. É lacónico por si só, o que significa que se enquadra bem no conceito assumido por este estilo. Se você escolher, o cômodo deve ter uma quantidade mínima de móveis de design simples, sem decorações ornamentadas, e o material para isso deve ser o mais natural possível. O tom prateado fará com que o quarto minimalista pareça espaçoso.
Se as janelas da sala estiverem viradas para o lado sul, haverá luz suficiente nela, o que significa que esta cortina será uma boa alternativa a qualquer cor clara.
Loft
Para naturezas ultramodernas, nada é impossível no que diz respeito ao design, o que significa que até um quarto pode ser decorado em estilo loft. Uma vez que a ideia do estilo pressupõe que o quarto está localizado em uma área não residencial, como um sótão ou depósito, a decoração deve refleti-lo. Paredes de concreto estilizadas, tubos de metal, vigas de piso, toldos - o cinza implora por eles. O papel de parede para alvenaria pode cobrir uma ou várias paredes.
Este estilo é freqüentemente usado para decorar uma sala de estar.
Vintage
Os espelhos antigos são um dos sinais mais importantes desta tendência. As paredes cinzentas acentuam a sua antiguidade e tornam o brilho ainda mais expressivo. Ao mesmo tempo, o piso "sob a pintura surrada" tornará a sala ainda mais "raridade". Móveis de plástico e uma abundância de coisas antigas ou que as imitem completam o visual vintage do quarto. Aqui pode colocar uma cadeira de balanço de modelo antigo, um gramofone com discos ou uma cómoda ao estilo "mobiliário da vovó".
Alta tecnologia
"Interior from the Future" assume o preto e o branco como base, e o cinza é a fronteira entre eles. Aqui você pode usar qualquer um de todos os seus "50 tons" e você não vai errar. Congratula-se também com a presença de superfícies e móveis brilhantes de grafite, bem como de uma geometria clara das formas e, claro, de altas tecnologias, que se expressam não só na tecnologia, mas também no mobiliário. Esse interior pode evocar associações associadas a uma nave espacial ou a um laboratório de um filme no qual robôs são montados.
Estilo escandinavo
A abundância de superfícies de madeira e cores frias são as características mais importantes deste estilo. Tons de branco e cinza se entrelaçam não só nas paredes, mas também no ambiente da sala. Está muito na moda hoje em dia usar papel fotográfico em tais interiores., apenas os padrões neles não devem ser multicoloridos, mas mais frequentemente em preto e branco e em um estilo abstrato. Também podem ser imagens estilizadas de silhuetas de pessoas, animais, plantas, etc.
Acentos brilhantes na forma de azul cobalto ou salmão são outra tendência do estilo escandinavo.
Moderno
Um quarto desse estilo deve conter linhas mais suaves e arredondadas, a assimetria é aceitável e é melhor fazer os tetos com vários níveis. A mesa e as cadeiras podem ter pernas curvas, a cama pode ter uma cabeceira esculpida. Dos materiais, Art Nouveau usa madeira, assim como forja de ferro, decoração ativa e ornamentos são bem-vindos. Paredes cinza serão um ótimo pano de fundo para todos os elementos acima, embora não sobrecarreguem o interior e não o tornem muito colorido.
Nesta coleção, escolhemos os estilos nos quais o cinza é usado com mais frequência, mas você pode aplicá-lo em qualquer outra direção.
Opções de acabamento
Tendo decidido cobrir as paredes de cinza, você pode escolher diferentes "roupas" para elas. Estes são papéis de parede comuns, com desenhos, gesso decorativo e painéis. Devido à grande variedade de tonalidades e à neutralidade desta cor, pode-se escurecer um pouco uma das paredes ou parte dela., o que permitirá que você faça uma espécie de zoneamento da sala. Neste caso, recomenda-se fazer um teto claro, pois visualmente aumentará um pouco o ambiente. O chão também pode ser claro ou ligeiramente mais escuro para que o ambiente não pareça muito apertado.
Ao decorar uma sala em tons de cinza, você deve prestar mais atenção à decoração da sala, uma vez que se destacará especialmente contra um fundo tão neutro. São esses atributos que criarão um ambiente aconchegante no ambiente.
Um quarto para um homem combinará com sucesso texturas ásperas, um mínimo de móveis, itens de interior grandes e brutais, elementos de industrial ou urbanismo. Quartos tocantes para meninas em tons cinza-rosa ou cinza-menta com tons pérola no estilo chique gasto parecem luxuosos e glamorosos.
Ao criar um projeto de quarto para um casal, é importante ter em mente não apenas as preferências de gosto de seus proprietários, mas também a idade dos cônjuges. Um interior moderno em estilo minimalista, moderno ou mesmo loft é adequado para os jovens. com elementos de cinza metálico e escuro, e para uma família mais velha, as opções clássicas de cor são preferíveis - uma combinação de cinza e bege, com laminado, móveis requintados e acabamentos caros.
Seleção de móveis
Uma cama grande e confortável, como regra, é o elemento principal do quarto. Se você optou por um acabamento de quarto mais escuro, então coloque móveis em bege claro, creme ou até salmão. As cores pretas também podem ser usadas para móveis de quarto. Para uma paleta clara, os itens de interior marrom escuro são usados com mais frequência.
Tons de móveis como leitoso, marfim ou branco neve são perfeitos para estilos classicismo, barroco ou provençal, e móveis pretos ou chocolate para alta tecnologia. As cores café, mel e nogueira dos móveis sugerem o estilo de um clássico urbano.
Nos quartos monocromáticos, até os móveis são em tons de cinza. Para alta tecnologia, por exemplo, esta é uma escolha bastante comum, mas você também pode encontrar quartos cinza em estilo clássico.
Para que tal interior não pareça enfadonho, você precisa pensar cuidadosamente em todos os detalhes e escolher móveis muito caros.
Têxteis e elementos decorativos
Os tecidos cinza para o quarto parecem elegantes e incomuns se forem mais escuros do que as paredes, e travesseiros e cobertores nas cores chocolate e areia também são uma boa opção. Pequenos elementos nas cores rosa, azul e roxo irão animar o interior, mas não o tornarão menos estiloso. Os tapetes podem continuar com o "conceito cinza" ou ter uma cor diferente.
É possível conseguir o efeito da ausência de paredes com o auxílio das mesmas cortinas cinzentas, no entanto, esta técnica é bastante "para um amador". Na maioria das vezes, as cortinas ainda se destacam no fundo geral das paredes e combinam as cores principais utilizadas no interior, como se as relacionassem.
Freqüentemente, ao decorar um cômodo com cores escuras, são utilizadas peças de mobília claras - pode ser uma mesa de centro, cadeira, estantes, prateleiras, elementos decorativos. Pinturas e fotos em molduras brancas permitirão que você jogue em contraste e obtenha um interior moderno e incomum com um toque diferente. Mesmo com abundância de elementos coloridos, eles não criarão uma variação excessiva, pois o fundo cinza a absorverá.
Mas, via de regra, se uma cor tão rígida e elegante for tomada como base, então os móveis são selecionados de acordo com um certo conceito, e não por inconsistência.
Organização da iluminação
Para um quarto cinza, costuma-se usar uma quantidade mínima de fontes de luz artificial. Este é um lustre no teto, arandelas de parede, lâmpadas de cabeceira ou lâmpadas de assoalho. A maior parte da luz da rua deve penetrar na sala, para que não pareça sombria e opaca. Use cortinas de voile leves para manter o sol brilhando em seu quarto.
Painéis espelhados nas paredes têm um aspecto especialmente elegante contra um fundo cinza, eles podem ter uma decoração em relevo, mas não sobrecarregam o interior da sala com eles.
Se, no entanto, você escolheu uma faixa mais escura, então deve haver tanta iluminação quanto possível, incluindo artificial. Quando o estilo da sala permite a utilização de modelos modernos de luminárias, pode-se usar holofotes, lâmpadas de ônibus, lâmpadas LED, faixas, etc. muito útil para um interior escuro. Espelhos posicionados corretamente e superfícies brilhantes ajudarão a aumentar o efeito de luz de fundo.
Adendo
- Não use tons de cinza escuro para quartos pequenos. As dimensões já modestas de uma sala em uma moldura escura parecerão ainda menores. O mesmo se aplica aos quartos com janelas viradas a norte.
- Ao combinar o cinza com outras cores, é melhor manter a cor complementar de sua escolha com o mesmo grau de saturação: suave ou brilhante.
- Por toda a neutralidade do cinza, você precisa escolher com cuidado outras cores para ele como parceiras. Combine um dos objetos da tonalidade que você tem em mente com o papel de parede e aprecie a combinação por quão harmoniosa ficará.
Exemplos de sucesso
- Clássicos luxuosos se dão bem com cinza, mesmo que seja o único em seu esquema de cores. Este exemplo mostra uma variação estrita, mas sofisticada, do estilo clássico, o que prova que, mesmo em monocromático, um quarto cinza não parece chato.
- Interiores modernos e minimalistas em design cinza são fáceis de diluir com qualquer cor brilhante. Neste caso, foi utilizado um rosa choque, que deu ao ambiente um visual mais dinâmico e acabado.
- É difícil imaginar um estilo escandinavo sem brancos e cinzas legais. Neste exemplo, o interior acabou sendo o mais calmo e ultra-moderno possível.
- O brutal quarto de estilo loft no sótão é um verdadeiro paraíso para um lobo solitário. Num interior verdadeiramente masculino, o cinzento é a cor mais importante, aqui encontra-se em vários elementos e, juntamente com outras cores suaves, cria uma verdadeira atmosfera de sótão.
Não é à toa que a cor cinza há muito é a favorita dos aristocratas. Apesar de sua aparente simplicidade, é capaz de criar combinações incrivelmente belas com outros tons.Irá ajudá-lo a evitar pretensões no design do quarto e a realçar o seu bom gosto, além disso, com um fundo como este, dificilmente conseguirá deslizar a cor - o resultado será excelente de qualquer forma.
O próximo vídeo é todo sobre cinza no interior.