Design de quartos em Khrushchev: características e ideias de design de interiores
O quarto em "Khrushchev" é um dos menores cômodos do apartamento. Às vezes equivale a uma cozinha de 6 quadrados, às vezes um pouco mais. O mais difícil é equipar um apartamento de um cômodo, onde a sala também é um quarto. Apesar de algumas limitações, é perfeitamente possível decorar um pequeno quarto de forma confortável e bonita. Existem muitas ideias para organizar o espaço no edifício "Khrushchev". Mesmo em um apartamento de um quarto, é perfeitamente possível distinguir zonas de espaço pessoal. Além disso, a maioria dos projetos de design pode ser realizada sem o envolvimento de especialistas.
Sutilezas de planejamento
A sala no "Khrushchev" é organizada principalmente com base nas características do layout. Independentemente de se ter à sua disposição um apartamento de um ou dois quartos, é necessário, além da área, avaliar o tamanho e a localização da janela, se o quarto tem ou não varanda, como e onde o portas estão localizadas, quão estreito o quarto precisa ser decorado.
Um quarto-sala de estar ou um quarto separado em um apartamento de 2 quartos, em qualquer caso, exigirá pensar sobre um design funcional e bonito. Há muito pouco espaço no "Khrushchev" - esta é a principal desvantagem deste tipo de apartamento. Além disso, layout ruim, tetos baixos também causam muitos problemas.
É necessário pensar muito bem em tudo e abordar o design de um ponto de vista inusitado. O objetivo do design é em um aumento visual no espaço... Se você abordar conscientemente a escolha de cada pequena coisa, poderá preencher o menor cômodo com luz e adicionar funcionalidade.
Mesmo o menor quarto deve combinar praticidade, beleza e um clima relaxante.
Para escolher um layout adequado, você precisa decidir por si mesmo o que gostaria de incluir nesta sala. Um quarto separado geralmente contém um mínimo de móveis: uma cama, mesas de cabeceira, um guarda-roupa, iluminação adequada.
A opção de quarto e sala de estar combinados requer uma abordagem diferente. Aqui às vezes é necessário colocar uma área de trabalho, prateleiras, um local de descanso. É especialmente difícil implementar todas as coisas necessárias se uma família com filhos morar em um apartamento pequeno. Cada metro se torna quase dourado.
É importante conhecer um determinado conjunto de técnicas de design que permitem a você bater uma pequena área corretamente. Isso é um aumento de espaço, a inclusão de funcionalidade de uma forma não padronizada:
- mínimo de itens - não sobrecarregue a sala com móveis e detalhes;
- arranjo competente de móveis;
- paredes lisas;
- tons claros no design;
- muitos espelhos;
- iluminação bem pensada, artificial e natural;
- substituição de portas convencionais por portas de correr;
- exclusão de tapetes.
Todas estas técnicas podem ser utilizadas na decoração de uma pequena divisão, tornando-a o mais cómoda e bonita possível.
Estilos
O design de interiores em "Khrushchev" e outras salas pequenas, em primeiro lugar, deve visar a funcionalidade. Portanto, toda a variedade de estilos possíveis não deve ser considerada. É necessário focar em direções racionais e práticas. Na verdade, uma área pequena não significa que não possa ser tornada bonita e elegante.
Os designers recomendam prestar atenção aos seguintes estilos ao decorar quartos pequenos.
Minimalismo
Significa as formas mais simples, lacônicas, materiais de um tipo natural. É dada preferência a silhuetas retangulares. O esquema de cores é contido: tons pastéis suaves, variações de preto e branco. No minimalismo, detalhes e objetos são minimizados tanto quanto possível. Tudo visa aumentar o espaço, a luz.
Alta tecnologia
As linhas neste estilo são tão estritas quanto possível, muito claramente traçadas. O esquema de cores pode ser usado em versões atraentes, mas não devem sobrecarregar, esconder o espaço. O objetivo principal de um estilo é a funcionalidade, o que o torna preferível.
Loft
Uma combinação de objetos rudes e detalhes luxuosos. A simplicidade e a pequena quantidade de móveis tornam possível usar essa tendência em ambientes pequenos.
Fusão
Implica conexão de diferentes direções em um único todo. Você pode pegar qualquer um dos estilos descritos, extrair o melhor deles e combiná-los em seu projeto individual.
Todos os estilos descritos combinam os seguintes recursos necessários para o design de uma pequena sala:
- a quantidade mínima de móveis;
- luz máxima e espelhos;
- paleta de tons claros;
- acentos não volumosos;
- a combinação certa de cores frias e quentes: a primeira para superfícies alongadas, a segunda para estreitas.
Espectro de cores
A cor desempenha um grande papel no design, ela pode corrigir até mesmo os layouts mais desesperadores. Se a escala for determinada corretamente, ela enfatizará as vantagens da sala e ocultará suas deficiências. Quando a tarefa é expandir a área visualmente, é melhor contar com cores claras. Tons frios de rosa, pêssego, azul, bege vão ajudar perfeitamente. Você deve abandonar paredes escuras, especialmente com padrões cativantes, padrões contrastantes, elementos grandes e brilhantes.
Se você quiser que as paredes sejam certamente padronizadas, escolha os padrões tão pequenos quanto possível. Para efeito de contraste, você pode escurecer o chão, o material pode ser qualquer coisa. Mas os tapetes vão ocupar o espaço e não vão acrescentar nada de útil à composição geral. Lembre-se que a paleta de luzes não deve dar a impressão de um hospital, a medida é muito importante. É por isso use branco para tetos e móveis, nada mais. Os acabamentos brilhantes irão criar a ilusão de reflexão e expandir os limites da sala.
Zoneamento de sala
O propósito das instalações desempenha um grande papel aqui. Em um apartamento de 2 quartos, um quarto pode ser um quarto separado ou conectado a uma creche, um escritório, um boudoir; em um apartamento de um quarto, deve ser combinado em qualquer caso. Salas pequenas fazem com que você procure soluções fora do padrão. A cama é perfeitamente substituída por um sofá, que se transforma em uma área de estar durante o dia. Esta solução é adequada para combinar um quarto com um escritório ou sala de estar.
No escritório, uma mesa de canto com prateleiras que substituem o gabinete irá liberar espaço perfeitamente. O boudoir e o quarto são combinados de forma bastante simples, a área de dormir está harmoniosamente combinada com o belo local. É por isso uma cama em um quarto assim parece ótimo.
Uma parede de cubos dividirá perfeitamente as zonas para qualquer propósito. Para esconder a cama, não é preciso construir paredes, basta usar cortinas densas e uma cornija de teto. Se o estilo não permitir uma solução tão impraticável, use partições não grossas. Eles podem ser feitos de drywall, madeira compensada. As paredes são perfeitamente substituídas por um guarda-roupa, enfeites, prateleiras.
Outra ótima opção de zoneamento é um pódio que destaca áreas no chão. Por exemplo, a cama é colocada na parte superior e as seções de armazenamento são construídas no próprio pódio. Além disso, até mesmo uma cama desdobrável e uma pequena mesa podem ser escondidas no pódio. A área de trabalho e o sofá estão perfeitamente localizados no pódio.
Acabamento
Para fazer uma renovação espetacular em um pequeno quarto, você precisa escolher os materiais e tons certos para o teto, paredes, piso. Os estilistas consideram os materiais do tipo placa em tons casuais de branco a opção mais aceitável para piso. Esse piso dará a todo o ambiente o espaço necessário e uma sensação de conforto. Se você optar por tons mais escuros do chão, o contraste deve ser com todas as outras superfícies.
Melhor usar laminado, parquet, linóleo. Abandone os azulejos, o mármore - esses materiais tornarão o quarto desconfortável.
Existe uma técnica que permite expandir visualmente a sala - a disposição diagonal das placas.
Como regra, em "Khrushchevs" os tetos são baixos, por isso é necessário corrigir visualmente esta desvantagem na hora de escolher os materiais. Eleve o teto nos seguintes tons:
- bege;
- Branco;
- creme;
- leite.
Descarte desenhos, projetos complexos em várias camadas. Se, no entanto, você usar tal decoração, você deve ter mais cuidado com o design da sala.
É necessário aderir aos princípios do monocromo nesta situação, o que é bastante difícil.
Quanto aos materiais, você pode usar:
- drywall;
- azulejos;
- pintura ou caiação;
- teto falso.
Um pequeno truque para expandir o espaço é o rodapé branco em torno do perímetro do teto.
As paredes são outra consideração séria que pode ajudar significativamente na correção de um pequeno quarto. Se você quiser aumentar o quarto, escolha papel de parede ou pinte em tons:
- pêssego;
- lilás;
- azul;
- bege.
Desista do padrão volumoso, apenas um enfeite pequeno e discreto é permitido. Tons quentes tornam a parede visualmente mais próxima, tons frios a afastam. Use esta técnica ao projetar. Se a sala for alongada, o que costuma ser o caso em Khrushchevs, decore as paredes com cores diferentes:
- encurtado - no tom de marfim;
- alongado - pastéis de temperatura fria.
Considere a saturação do tom: quanto mais perto da janela, mais suculenta deve ser a sombra. Outra grande técnica usada em salas estreitas é decorar uma das paredes com outra pintada, o resto em monocromático. Escolha o papel de parede para que fiquem em harmonia entre si e com os demais acabamentos - teto, piso, móveis. Você pode esticar as paredes usando uma tira vertical, enquanto as horizontais aumentam o teto visualmente. O tipo de papel de parede pode ser qualquer, o principal é escolher o tom e o padrão corretos.
Papel de parede dará a um pequeno quarto uma personalidade brilhante, mas você precisa ter muito cuidado ao escolher uma imagem.Se você adora interiores incomuns, pode facilmente transformar seu quarto em um lugar exótico. lembre-se disso a combinação do papel de parede, o resto do acabamento e o estilo geral devem ser harmoniosos.
O papel de parede não é o único material que pode ser usado na decoração de um pequeno quarto ou quarto de sala. Você pode experimentar:
- com madeira maciça, mas é importante que o mestre tenha as habilidades para trabalhar com o material;
- folheado - pode ser perfeitamente utilizado para zoneamento;
- painéis - tipo de acabamento original;
- a roupa - fica bem em interiores clássicos.
Para tornar seu pequeno quarto harmonioso, os designers recomendam abandonar alguns métodos de design:
- tons de vermelho e laranja;
- tons escuros;
- detalhes agressivos;
- peitoril da janela ampla;
- multicolor, máximo - 2-3 tons.
Organização da iluminação
Se você quiser usar a luz em benefício da solução geral do interior do quarto no "Khrushchev", abandone a versão clássica. Um grande lustre no centro da sala como única fonte de iluminação é uma opção perdida de antemão. Não deve haver lustres enormes em um quarto pequeno. Uma sala com um tamanho máximo de 10-11 metros precisa de uma abordagem mais original para a iluminação. O ideal é que cada área tenha sua própria fonte de luz artificial.
Pode ser usado:
- holofotes;
- pequenos abajures em vidro fosco;
- Faixa de LED.
Escolha lâmpadas que dêem mais luz natural, com elas o ambiente se tornará aconchegante. Se você não quer que um cômodo estreito finalmente se transforme em um corredor, desista de arandelas e pinturas.
Seleção de móveis
Um apartamento pequeno raramente tem um quarto maior que 10 m². metros. A disposição dos móveis em tal área tem suas próprias dificuldades, mas é perfeitamente possível lidar com elas. Se possível, substitua os armários por seções de armazenamento escondidas, escolha móveis estreitos, mas altos: mesas de cabeceira, cômodas. Um armário de canto ocupará um pouco de espaço. Construa prateleiras e prateleiras sobre a cama.
Não importa o quanto você gostaria de se limitar a um mínimo de móveis, existem itens que são difíceis de recusar.
Cama. Mais precisamente, um lugar para dormir, porque em uma situação muito difícil uma cama pode substituir um sofá. Em qualquer caso, você precisa escolher uma cama pequena, sem decoração massiva. Mas a cabeceira deve estar presente, caso contrário, a visão ficará um tanto incompleta. Dê preferência a modelos com amplas seções de armazenamento. Uma excelente solução seria uma cama transformadora, que pode ser transformada em guarda-roupa ou sofá.
- Cômoda, meio-fio. Se for possível não incluí-los no interior, é necessário utilizá-lo, ou dar preferência a modelos pequenos e estreitos. As mesas de cabeceira substituirão com sucesso as prateleiras iluminadas.
Armário. Escolha modelos de canto, o design espelhado das portas tornará visualmente o quarto maior. Use nichos, se disponíveis, para armários. Vale a pena escolher os modelos mais altos e mais estreitos possíveis.
Têxteis e elementos decorativos
A decoração do quarto é impossível sem tecidos. Além disso, mesmo os menores espaços precisam de retoques finais. Já foi mencionado que um padrão enorme não é a melhor maneira de decorar um quarto pequeno. Melhor pegar cores pastel monocromáticas para têxteis... Todos os tons de cinza parecem ótimos, uma combinação de preto e branco. O objetivo da decoração de um quarto deste tamanho não é sobrecarregar o interior com detalhes.
Uma colcha maciça com borlas, uma montanha de travesseiros dificilmente se encaixam no design de uma direção minimalista. Cobertores e cortinas são suficientes. A decoração da janela é muito importante para qualquer interior. Renuncie a cortinas pesadas em favor de persianas, persianas romanas, cortinas de luz, tule. Sem cortinas, sem lambrequins. Menos ainda, os tecidos com um leve brilho roubam espaço.
A decoração é muito importante, o seu propósito é criar uma sensação de aconchego, dar individualidade. Fotos monocromáticas nas paredes, pinturas escuras ficarão ótimas. Pequenos tapetes em cores escuras ao lado da cama criam um contraste dramático com a decoração geral clara. Recuse a técnica da repetição: as mesmas fotos, as fotos tornam o espaço menor. A decoração descomplicada e simples é a melhor escolha.
Exemplos de sucesso
Chamamos a sua atenção para belos exemplos de decoração de quartos em "Khrushchev".
Conserto de quartos faça você mesmo em Khrushchev, veja o vídeo abaixo.