Decoração do quarto em preto e branco
O quarto é um lugar ideal para relaxar e descansar à noite. Muitas pessoas acreditam que a gravidade dos tons de preto e branco não é adequada para um local de férias. Porém, com o estilo correto do interior e uma combinação competente com elementos decorativos e decorados, o ambiente se encherá de uma atmosfera de paz.
Características interiores
Um quarto preto e branco é perfeito para personalidades fortes e ousadas. Deve ser lembrado que a sala não deve combinar apenas objetos claros e escuros. O design inclui muitas nuances que precisam ser levadas em consideração ao projetar.
Preto e branco é considerado um símbolo de paz e solidão e cria uma sensação de isolamento do mundo exterior. Ao estilizar uma sala nas cores branco e preto, é necessário levar em consideração algumas das características de tal decoração:
- a combinação de cores é inadequada para a decoração de quartos de crianças, bem como para pessoas que frequentemente sofrem de depressão;
- a sala deve ter pelo menos 15-20 m². m;
- grandes janelas são desejáveis;
- a instalação de várias lâmpadas é necessária para iluminação adicional e noturna.
Também é necessário manter um equilíbrio entre as cores. Se houver muito branco ou preto, o desenho parecerá deslocado e terá uma aparência inacabada.
Em um quarto pequeno, os acentos em cores claras serão apropriados. A cor branca ampliará visualmente o ambiente, e pequenos elementos decorativos em um tom escuro ficarão muito melhores.
A área próxima à janela também deve ser pintada em tons claros. Esta decoração vai dar ao quarto branco e preto mais luz e liberdade.Com pouca iluminação, algumas das zonas devem ser decoradas com objetos pretos. Organizar as sombras desta forma ajudará a obter contraste e a eliminar os tons estranhos da luz natural.
O design dos quartos nas cores preto e branco pode ser considerado universal com segurança. No futuro, você poderá fazer novos ajustes no design, enquanto a sala não deixará de demonstrar bom gosto e estilo.
Cores complementares
Ao decorar uma sala, não foque no preto. A sombra escura não deve ser dominada. Também vale a pena adicionar elementos decorativos brilhantes ao interior.
Colocar acentos brilhantes complementa o interior. Os elementos adicionais incluem várias caixas, estatuetas, vasos, abajures e abajures, prateleiras e decorações originais. Ilustrações e pinturas coloridas ficarão em perfeita harmonia com aplicações de parede brilhantes.
A decoração têxtil será útil no interior. Almofadas, cortinas, tapetes e colchas escuras ou coloridas devem ter ornamentos ou padrões brilhantes. Ao decorar uma sala com elementos coloridos, deve-se lembrar que sua quantidade deve ser mínima: 2-3 elementos monofônicos em uma sala. As cores ouro e prata, azul, turquesa, verde, limão e tons de azul são adequados para o design.
Para personalidades ousadas e originais, as paredes podem ser decoradas com diversos ornamentos. Imagens e padrões florais podem dar feminilidade a uma sala, e uma simples faixa ou gaiola são símbolos de um caráter masculino. O padrão de rede é uma reminiscência do leste e está associado ao luxo. Mas a decoração das paredes com padrões de natureza psicodélica é usada em doses, já que os enfeites podem mergulhar em um transe.
Para tal técnica, uma ou um par de paredes é distinguido, enquanto os gráficos não são aplicados a toda a superfície.
Estilos
A combinação universal de tons assume o design do espaço em qualquer direção estilística. As características dos vários estilos de interiores são apresentadas a seguir.
- Minimalismo. A predominância de um tom claro. Móveis usados com formas e linhas suaves e arredondadas. Um mínimo de elementos decorativos.
- Art Deco. É caracterizado pelo brilho, luxo e elegância. Uma variedade de itens decorativos de grande porte feitos em estilo antigo. Qualquer sombra prevalece.
- Barroco. Uma característica do estilo também pode ser chamada de ambiente rico e luxuoso. O interior é caracterizado pela presença de antiguidades, pinturas, elementos decorativos caros e tecidos luxuosos. A predominância de qualquer tonalidade.
- Alta tecnologia. A tendência é caracterizada por designs minimalistas e superfícies com brilho metálico. O estilo é simples e altamente funcional.
- Clássico. Uma característica distintiva do estilo clássico são os móveis entalhados e os padrões das paredes. Além disso, há acessórios dourados, de prata e itens de decoração em bronze.
Nos clássicos, prevalecem os tons claros e escuros.
- Vintage. Estilo único e chique. Móveis e peças forjadas, baús para guardar pequenos objetos, antiguidades antigas, tecidos naturais, castiçais - tudo isso combina com a cor escura predominante.
A escolha do estilo deve ser baseada na área da sala. Para uma sala pequena, você não deve escolher os estilos art déco e barroco - eles sobrecarregam significativamente o espaço. Os quartos médios e grandes são decorados nas seguintes direções estilísticas:
- alta tecnologia;
- minimalismo;
- vintage;
- clássico.
Opções de acabamento
Ao decorar uma sala, os seguintes tipos de piso:
- revestimento cerâmico (brilhante, fosco, liso, com ornamento);
- revestimento de mármore;
- tapete;
- tapete;
- parquete (branqueado ou cor wengé).
Como acabamento de teto, eles parecem espetaculares:
- teto falso;
- gesso, bem como gesso cartonado, multi-nível com luz de fundo;
- tetos com elementos de estuque;
- tectos forrados a papel de parede com ornamentos.
Para um design elegante e original, o cinza é usado para a decoração da parede. Papéis de parede cinzentos ornamentais ou estampados são combinados com almofadas brancas e uma colcha preta para criar um design suave. A presença de um tom de cinza contribui para a harmonia e o equilíbrio certo entre tons escuros e claros.
Um visual clássico para o quarto será dado pela estilização de um quarto com decoração em forma de paredes brancas em combinação com roupa de cama branca como a neve. A decoração das paredes em tons de terracota adicionará luxo oriental e elegância ao interior.
Seleção de móveis
Para decorar a decoração, deve-se usar móveis pretos ou claros, ou uma combinação dessas duas cores. Mas ao estilizar os móveis com móveis de dois tons, é necessário levar em consideração a cor das paredes.
Eles devem ser monocromáticos, caso contrário, haverá uma sensação de manchas brancas e pretas desordenadas.
Móveis de couro, bem como elementos decorativos de metal são selecionados para a direção de alta tecnologia. Para decoração neste estilo, móveis de plástico com luz embutida, assim como móveis de vidro, também são adequados.
A direção do minimalismo envolve a presença de peças de interior feitas de madeira. Clássicos e barrocos exigem móveis de madeira natural com elementos dourados e entalhados.
A cor da mobília deve combinar com o tom das paredes. Móveis pretos são adequados para decoração de paredes claras, e vice-versa, a decoração de paredes em cores escuras vai se harmonizar com móveis claros.
Ao decorar paredes com ornamentos ou papel de parede, é necessário escolher grandes itens de interior. Caso contrário, a mobília parecerá barata e de mau gosto.
Iluminação
Para salas dominadas por tons de branco e preto, um ponto de iluminação não será suficiente. É necessário equipar a sala com um sistema de iluminação bem pensado para uma iluminação uniforme de todas as zonas e cantos.
Ao iluminar paredes, tectos e pisos, utilizam focos embutidos, complementam o interior com candeeiros de pé, candeeiros de mesa ou candeeiros de parede. A aparência da iluminação deve estar em harmonia com o projeto escolhido para o espaço.
- As lâmpadas em um design de metal são usadas no design de uma sala de alta tecnologia e minimalismo.
- Elementos de iluminação elegantes são usados para criar estilos art déco e barroco. Candeeiros de parede, candeeiros de pé, candeeiros de mesa e lustres em forma de bronze, candelabros de latão se encaixam perfeitamente nestas direções de design.
- A direção do estilo vintage pressupõe a presença de lâmpadas de madeira ou ferro no interior.
A cor das luminárias deve estar em harmonia com a cor das paredes e do teto. Os tons de branco no teto preto parecem originais e impressionantes. Para tetos baixos, lustres enormes devem ser evitados.
A luminária volumétrica reduz ainda mais o pequeno espaço.
Ao escolher a iluminação, vale a pena considerar a funcionalidade das lâmpadas. Além disso, o principal critério na escolha deve ser a conveniência. Arandelas, spots, lâmpadas de assoalho e abajures de mesa devem iluminar grandes áreas. Além disso, a luz deve se concentrar em cores brilhantes.
Têxteis e elementos decorativos
As cortinas são um dos principais elementos decorativos. As cortinas devem corresponder à tonalidade dos tecidos da cama. Esta solução pode ser considerada a mais simples ao escolher têxteis para espaços em preto e branco:
- cortinas pretas e brancas serão uma opção universal: cortinas escuras ou um lambrequim escuro com cortinas claras e tule;
- cortinas com enfeites em preto e branco ou detalhes brilhantes nas bordas parecem originais;
- cortinas com padrões orientais podem adicionar romance e ternura ao ambiente.
Você precisa escolher os elementos têxteis com base no interior da sala.
- Minimalismo, art déco e alta tecnologia a presença de abstração e geometria é inerente.Desenhos em forma de linhas, treliças e várias formas em cortinas, colchas e cobertores parecem espetaculares.
- Estilo classico implica a presença de têxteis lisos.
- Estilo barroco requer móveis luxuosos. Portanto, deve-se dar preferência a colchas e tapetes de pele, acabamento aveludado de móveis estofados, cetim e tecidos de seda.
Considere o equilíbrio e o contraste: travesseiros claros em lençóis escuros ou colcha, travesseiros pretos em uma poltrona clara, carpete branco em piso escuro.
Exemplos de sucesso
Muitas vezes você pode encontrar a decoração do quarto com a adição de vermelho. Os tons de fogo vão encher a sala com uma atmosfera romântica e apaixonada. A cor vermelha também consegue dar dinâmica ao interior. Por exemplo, o estofamento vermelho brilhante da poltrona e as estatuetas do mesmo tom darão vida a um espaço art déco. No entanto, deve-se ter cuidado com as cores brilhantes.
Com um grande número de itens de fogo, a sala perderá seu estilo.
Você também pode adicionar um pouco de frescor primaveril ao design branco e preto. O design será uma boa opção para quem quer ternura e leveza. As cores preto e branco são diluídas em tons de amarelo e verde. Acentos brilhantes podem revigorar e animar.
Para criar calor e tranquilidade, um tom de chocolate e um tom bege são adequados. Os tons vão suavizar o contraste e preencher a divisão com um ambiente de conforto e ternura.
Para naturezas femininas, um toque de rosa é adicionado ao design branco escuro. A decoração confere ao quarto um caráter fofo e frívolo.
Outra opção versátil é adicionar dourado e tom oliva. A combinação caracteriza luxo e elegância. Acabamentos dourados, objetos de metal, seda, tecidos luxuosos são usados para estilizar o espaço sob Art Déco e Art Nouveau.
Um quarto preto e branco é adequado para pessoas criativas e fortes. Ao estilizar um espaço, deve-se levar em conta as peculiaridades de tal design, a combinação com peças de mobiliário, as nuances da seleção de iluminação e têxteis. Em qualquer caso, o quarto é decorado com base nos gostos e preferências do proprietário, e as instruções de design existentes ajudarão a posicionar corretamente os acentos e escolher a combinação certa de tons.
No próximo vídeo, veja sobre o preto no interior.