Ideias estreitas de design de quartos
Ao adquirir um apartamento, os proprietários nem sempre se tornam proprietários de um quarto perfeitamente quadrado ou retangular espaçoso. Muitas vezes, uma sala estreita e alongada acaba por ser na propriedade, na qual, mesmo à primeira vista, não está claro como organizar os móveis. Um problema semelhante surge durante a remodelação, quando uma grande sala de estar é dividida em um quarto estreito e um pequeno corredor.
Características do layout
Os regulamentos de habitação exigem que o quarto tenha pelo menos 2,5 metros de largura. Este indicador não é particularmente conveniente para colocar móveis e uma estadia confortável. Em "Khrushchevs" a situação é ainda pior - o quarto estreito retangular tem apenas 2,25 metros de largura. Às vezes, surge uma situação com uma sala muito longa quando o comprimento de algumas paredes é várias vezes maior do que outras.
É problemático fazer um projeto de design mesmo em uma situação onde o quarto é retangular, mas muitos móveis e objetos pessoais precisam ser colocados nele.
Às vezes, um quarto estreito aparece em uma casa de aldeia térrea, quando parte do sótão ou despensa é redesenhada a fim de reservar um lugar para dormir.
Para um quarto estreito, os designers distinguem 4 opções principais de layout.
- Ao usar o primeiro - todos os móveis são instalados ao longo de uma parede.
- Layout em forma de L permite que você use uma parede longa e uma curta. Esta solução provavelmente funcionará bem em uma sala com uma janela no final, uma vez que o espaço em uma única fonte de luz permanecerá organizado.
- Layout em forma de U preenche 3 paredes com móveis, mas deve haver espaço suficiente no meio para um movimento confortável.
- Há, além disso, e layout de design com distribuição assimétrica de objetosassemelhando-se a um arranjo de xadrez.
No caso em que o espaço deva cumprir várias funções, é lógico realizar o zoneamento.
Faz sentido usar uma divisória somente se houver janelas em ambos os lados, caso contrário, haverá muito pouca luz em uma das partes do cômodo estreito. Isso, aliás, se aplica a uma sala com varanda, que muitas vezes "rouba" a luz do dia. Em um espaço alongado, o zoneamento é melhor feito usando diferentes acabamentos, iluminação ou móveis de grandes dimensões. Por exemplo, uma tela ou cortinas elegantes podem delimitar a área de vestir da própria área do quarto.
Soluções de estilo
O interior de um quarto normal pode ser decorado com qualquer design, mas as opções para um quarto estreito têm certas limitações. Fica melhor em uma sala estreita Estilo escandinavo. Na maioria dos casos, ele é projetado em tons claros e também é multifuncional. Materiais naturais e detalhes simples e não estressantes criam uma atmosfera confortável e relaxante. Os acentos de cores são definidos usando lâmpadas e tecidos, bem como texturas incomuns.
Estilos como alta tecnologia e minimalismo. Uma vez que não requerem uma quantidade excessiva de elementos decorativos, e também utilizam cores que corrigem bem a configuração infeliz do espaço, o quarto terá um aspecto tranquilo e livre.
Se o quarto foi planejado para meninos ou meninas, você ainda não precisa enchê-lo com móveis lúgubres e colar papel de parede com uma abundância de personagens de desenhos animados. Melhor tomar como exemplo decoração para crianças em estilo escandinavo - têm um aspecto muito elegante, mas ao mesmo tempo cumprem os requisitos de uma divisão estreita.
Estilos clássicos são usados em tal espaço apenas em suas versões modernas. Detalhes pretensiosos e luxuosos parecem redundantes da mesma forma que cores brilhantes, vários padrões e detalhes.
Espectro de cores
As cores claras ficam melhor em uma sala estreita, já que as cores escuras enfatizam a geometria malsucedida. Além disso, a paleta do quarto deve ser relaxante, portanto as cores brilhantes terão que ser abandonadas. Funciona bem em espaços alongados tons de branco, leitoso, cinza claro e nozes.
Adequado para um interior mais romântico cores pistache, azul claro, verde claro, pêssego, rosa.
A eco-estilística não prescinde de tons coníferos, castanhos, arenosos e outros tons naturais. Não é proibido combinar algumas cores, pintando paredes estreitas em tons mais escuros e as adjacentes em tons claros.
Opções de acabamento
Começando a selecionar materiais para reparo - papel de parede ou outro revestimento - você precisa tentar comprar opções ecologicamente corretas e "respiráveis"... Para o piso do quarto, o mais adequado é o piso em parquet ou laminado, que é fácil de manter e instalar.
Neste caso, os painéis devem ser colocados paralelamente à parede estreita para não aumentar o alongamento da divisão. Um pequeno tapete quadrado ficará bem no centro. É importante não esquecer que o piso deve, em qualquer caso, ser mais escuro do que as paredes e o teto.
As paredes do quarto devem ser pintadas corretamente em um único tom ou coladas com papel de parede, lisas ou com motivos geométricos simples. Um tom rico é aceitável para o lado estreito. Use uma faixa horizontal para expandir o espaço. É melhor deixar o teto em branco sem quaisquer adições de design.
Organização da iluminação
Para expandir visualmente a sala, o principal é não colocar lâmpadas em volta do perímetro. É muito mais correto colocar um grande lustre no centro para a iluminação principal, e então zonear com a ajuda de lâmpadas de diversos tamanhos: parede, mesa e chão. Este último deve ser colocado assimetricamente.
Seleção e colocação de móveis
Para mobiliar um cômodo de maneira visual e confortável, você deve primeiro selecionar a mobília com o formato correto. Uma má solução seria colocar tudo perto de uma parede, caso contrário, surgirá a ilusão de um corredor, e não de uma sala de estar. A cama deve ser o foco principal da sala. Você pode colocá-lo ao longo de uma parede longa ou transversal.
Em ambos os casos, é importante fornecer livre acesso à cama e uma passagem de pelo menos 70 centímetros de largura.
Os especialistas recomendam a escolha de camas com pernas individuais, não um painel sólido na parte inferior. Mesmo que seja lindamente decorado, por exemplo, em cores wengé, isso tornará visualmente o espaço mais pesado. Faz sentido colocar um sofá dobrável em uma sala muito estreita.
Isso criará uma passagem livre, não interferirá no uso do quarto durante o dia e executará a função necessária à noite. Recomenda-se instalar o gabinete próximo a uma parede estreita e também considerar a possibilidade de substituir um objeto maciço por prateleiras com dobradiças.
Uma mesa de trabalho ou penteadeira fica melhor em uma janela para fornecer a quantidade certa de luz do dia. Se isso não funcionar, a área de trabalho deve ser adaptada para zonear o espaço, posicionando-a ao longo ou cruzando a parede.
É melhor levar móveis lacônicos, compactos e multifuncionais. Se possível, você pode pensar em transformar objetos.
Elementos de decoração
A disposição de um apartamento é impossível sem o uso de decoração. Querendo decorar uma sala estreita, em primeiro lugar, faz sentido pensar no espelho. Colocá-lo em uma parte de uma parede comprida expandirá um pouco visualmente o espaço. O principal é não colocá-lo perto de uma parede estreita, porque isso terá o efeito oposto. Caso contrário, o design deve ser apenas moderado. É melhor colocar tule translúcido ou mesmo persianas nas janelas.
Será correto equipar um quarto alongado com elementos quadrados que corrigem a geometria incorreta. Neste caso, estamos a falar de painéis, pinturas, tapetes, almofadas e outros elementos.
Exemplos de sucesso
Inúmeras ideias em sites russos e estrangeiros permitem que você as coloque em prática e crie seu próprio design único e memorável para um quarto estreito e alongado.
A valiosa metragem quadrada é economizada substituindo o grande armário por várias prateleiras longas localizadas diretamente acima da cama. Na parede oposta, é aplicado um desenho, que também expande visualmente o ambiente, criando o efeito de um movimento à distância. Teto branco com lustre lacônico não rouba metros extras. Paredes claras, tecidos e a maioria dos acessórios criam um ambiente descontraído e agradável. Um par de mesinhas de cabeceira e um tapete simples são essenciais para equilibrar objetos escuros.
Um quarto pouco feminino, mas claro, é obtido usando tons de rosa. Ao colocar o espelho em frente à janela, acabou adicionando metros quadrados extras à sala. As paredes não estão sobrecarregadas de padrões, pois o papel de parede cobre apenas uma parede. O zoneamento necessário do espaço é fornecido por um rack multifuncional.
Acabou sendo uma solução muito incomum, mas interessante, pintar toda a sala de branco e, em seguida, cobrir as janelas de ambos os lados com tule branco opaco. A cama e a mesa de cabeceira também são brancas, mas os tecidos - a colcha e as almofadas, atraem os olhos com um padrão luminoso. Mais alguns pontos brilhantes são arranjos de flores redondas. A partir da iluminação, selecione holofotes sob o teto e um par de lustres em cordas longas.
O quarto parece extremamente incomum, com a cama colocada diretamente na janela. Talvez não seja muito funcional e conveniente, mas economiza muito espaço.Um espelho estreito, mas longo, "disparado" ao longo de uma longa parede, expande ligeiramente o espaço. Um console estreito foi escolhido como mesa e espaço de armazenamento.
Para obter informações sobre como projetar um quarto estreito, veja o vídeo abaixo.