Quarto DIY: ideias de design originais
Projetar você mesmo o interior de um quarto é uma oportunidade única de tentar a si mesmo no papel de um criador e designer. Como regra, chamar um especialista é caro. Claro, um profissional vê mais, conhece o seu negócio, mas se você se armar com as dicas descritas no artigo, também pode projetar seu quarto.
Não se trata de algumas tarefas difíceis, um design simples é perfeitamente possível criar você mesmo. Isso requer um pouco de esforço, senso de estilo e gosto.
Estágios de design
É aconselhável familiarizar-se com as complexidades de uma tarefa como o design de interiores antes mesmo de começar a reforma. Isso o ajudará a evitar erros. Prestar atenção em:
- funcional - porque o quarto está sendo montado, quem vai morar nele;
- estilo - são muitos, desde os clássicos atmosféricos ao minimalismo prático (um interior que contém apenas tudo o que é necessário e funcional);
- Cor - o quarto é decorado em função da tarefa que deve cumprir;
- opções - é mais conveniente trabalhar no projeto de quartos grandes, mas um cômodo pequeno pode ser especialmente aconchegante;
- iluminação - há muito tempo, os designers conhecem um segredo: se o quarto for feito com cores claras, o espaço fica visualmente grande e iluminado, e os tons escuros reduzem o espaço;
- mobiliário - é importante prestar atenção à composição do móvel e ao estilo que ele vai encaixar.
O próximo passo é escolher o estilo certo.
Ele deve ser selecionado de acordo com suas próprias preferências.
Seleção de estilo
Ao decorar um quarto de dormir, você pode usar as recomendações básicas aplicáveis a um determinado estilo.
Moderno
Este é um conceito bastante amplo, que inclui minimalismo, alta tecnologia, loft, moderno. O estilo sofre alterações periodicamente, mas os princípios básicos podem ser distinguidos - são têxteis acolhedores e de alta qualidade, cores moderadas no interior. Normalmente escolhem cores que são "confortáveis para os olhos", ou seja, calmas. É confortável estar em um quarto de estilo moderno - para relaxar, ler. Freqüentemente, uma sala com esse estilo é "respirável, iluminada e arejada".
Minimalismo
Muitos agora escolhem este estilo simples e lacônico, pois implica um mínimo de coisas - em tal quarto você realmente se afasta de tudo o que é supérfluo e relaxa. É muito confortável, confortável, de estilo simples, significa muito ar e espaço livre. As paredes são geralmente feitas de uma cor contida - são monocromáticas e muitas vezes claras. O minimalismo é dominado pelo branco, mas outros podem ser usados. O chão é em laminado. Não há detalhes desnecessários - tudo é simples e destinado a alguma coisa. Mas para alguns ele parece desconfortável e frio.
No estilo minimalista, costuma-se usar madeira, a partir da qual são feitas prateleiras, armários e uma cama simples.
Alta tecnologia
Implica em abundância de vidro, superfícies brilhantes, linhas retas. A iluminação do espaço e a simplicidade das formas são os princípios básicos do estilo. Tal interior se destaca imediatamente do fundo dos outros, é difícil confundi-lo com alguma coisa.
Hi-tech são superfícies curvas, espaços esféricos, que costumam utilizar os últimos avanços tecnológicos para proporcionar o máximo conforto.
Cada coisa no quarto tem uma função, todos os detalhes são pensados ao mais ínfimo pormenor.
Moderno
Inclui peças funcionais. No estilo Art Nouveau, linhas suaves, assimetrias, detalhes brilhantes podem estar presentes. Muitas vezes, a parede na qual a cama é colocada é decorada para criar um ponto focal. Você pode colar papéis de parede diferentes dos principais. Por exemplo, a cor principal das paredes é bege, e o papel de parede ao lado da cama pode ser marrom com um padrão.
Em geral, o moderno parece artístico, impressionante e de bom gosto.
Clássico
Os clássicos são sempre relevantes, são adequados para quem prefere conforto, estabilidade e aconchego. Este estilo inclui proporções ideais estritas, tons contidos são preferíveis - em tons de bege claro, ausência de ouro, cachos, produtos de luxo.
A peculiaridade do estilo clássico é o esquema de cores: o quarto é decorado com cores suaves e nobres.
Hackers de vida de design
Os designers aconselham sempre a escolher para o quarto onde vai repousar, aquelas cores que não tenham um efeito incómodo: suaves, calmas, que conduzem ao relaxamento e aliviam o cansaço. Tons chamativos, venenosos e escuros não são adequados para o quarto. E você deve sempre focar no estilo escolhido.
Se o quarto for pequeno então é melhor dispensar papel de parede com desenhos, que o revestimento seja monocromático. Cores como branco, bege, cinza e todos os seus tons ficam melhores no quarto.
Essas sombras ajudam a conseguir um aumento visual do espaço. Se você quiser adicionar detalhes brilhantes, pode escolher uma parede de realce (ao lado da cama) e organizá-la na cor que desejar.
Para um quarto pequeno, você precisa prestar atenção especial à escolha do mobiliário. A cama deve ser espaçosa, mas você precisa de um pouco de espaço livre, então você pode pular as mesas de cabeceira... Se você precisar definir algumas coisas, em vez de uma mesa, as prateleiras de parede servirão. Para uma sala pequena, você pode usar um suporte de mesa dobrável - ele se desdobra se necessário.
Se houver um canto livre no quarto, isso é um erro de design. Uma planta ajudará a consertá-lo - uma flor grande ficará muito bem dentro de casa.
O principal é escolher um espécime despretensioso, por exemplo, uma figueira não requer cuidados especiais. É aconselhável escolher um pote estiloso, volumoso e sem estampa.Além de ficar linda, a flor também purifica o ar do ambiente e auxilia em diversos males. Se o quarto for pequeno, então os detalhes devem ser tão pequenos quanto possível, e se for espaçoso, você pode adicionar estatuetas, pinturas e travesseiros claros e incomuns.
Se você quer economizar dinheiro e melhorar a aparência do quarto com as próprias mãos, então você precisa dar uma boa olhada no quarto, identificando o que precisa ser feito nele: colar o papel de parede, colocar massa no teto, montar no chão . É necessário para eliminar todas as deficiências graves na forma de paredes e pisos irregulares. Para o trabalho, você pode usar drywall - as folhas são baratas, você pode fazer este trabalho sozinho.
Você pode economizar em qualquer coisa, mas não na cama. Ela definitivamente deve cumprir sua tarefa - ser forte, espaçosa e com um colchão confortável.
Ao escolher elementos decorativos você pode voltar sua atenção para acentos brilhantesisso ajudará a transformar o quarto - por exemplo, novas cortinas mudarão significativamente a aparência do interior. É importante escolher aquelas que cabem no espaço. Se o quarto estiver em uma área iluminada, cortinas clássicas e pesadas, como cortinas, são suficientes. Para um quarto sem luz, use cortinas claras, arejadas e translúcidas. Você também pode pegar emprestada uma ideia dos designers - para expandir visualmente o espaço, eles sugerem o uso de mais espelhos no quarto.
Os murais de parede são uma ideia interessante para adicionar algo novo ao interior. Para paz e relaxamento, papéis de parede com cachoeira, montanhas e floresta são adequados. Os artistas podem escolher formas geométricas para o interior.
Pessoas que amam a vida noturna - uma cidade com arranha-céus. Tudo depende da preferência pessoal. Detalhes como uma parede com papel de parede fotográfico e novos tecidos certamente mudarão a aparência geral do quarto.
Se pretende equipar o quarto e começar a decorá-lo, não se esqueça que não se trata necessariamente de um evento caro. Um interior elegante e confortável pode ser feito com um mínimo de fundos. O principal é primeiro se livrar de todas as desvantagens do quarto (irregularidades, móveis velhos e surrados), e só depois adicionar novos detalhes, papel de parede com cola, etc.
Para renovação de quartos DIY, veja abaixo.