Design e decoração

Idéias para decorar um quarto em estilo provençal

Idéias para decorar um quarto em estilo provençal
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Soluções de cor
  3. Opções de acabamento
  4. Seleção e colocação de móveis
  5. Organização da iluminação
  6. Têxtil
  7. Elementos de decoração
  8. Exemplos de sucesso

O mobiliário de interior ao estilo provençal está a tornar-se uma solução popular na escolha do estilo ideal. A moda para o design no espírito do sertão francês permanece nas primeiras posições da classificação estilística devido à incrível harmonia que combina a simplicidade rústica com bravura e graça. Vamos dar uma olhada mais de perto em como isso afeta o design do quarto.

Peculiaridades

O estilo provençal é marcante por sua singularidade. Nele, o esplendor do design com a modéstia da decoração é surpreendentemente justaposto. No entanto, esse estilo é muito específico e não é adequado para todos os lares. Ela é capaz de mergulhar uma pessoa na atmosfera da antiguidade e do interior distante da França. Mas esta não é de todo a escolha da juventude moderna, uma vez que o estilo é bastante exigente nos elementos do arranjo.

Em tal quarto, tudo deve estar imbuído do espírito da velha era. Isso se aplica a utensílios domésticos, móveis, sua forma, cor e até mesmo a forma como estão dispostos. São necessariamente têxteis naturais com um estampado floral, cores claras da solução interior, presença de cómodas, caixões antigos e uma demonstração de monogramas familiares.

Não há lugar para coisas aleatórias ou elementos decorativos, assim como tecnologia ou eletrônica ultramoderna.

O mesmo relógio eletrônico ou tapete felpudo luxuoso destruirá instantaneamente a integridade do plano de fundo interno, quebrando a atmosfera reinante nele. A decoração de tal quarto deve ser simples, como uma casa de campo. No entanto, ao mesmo tempo, está imbuído de sofisticação e de uma certa aristocracia. O quarto de estilo provençal difere dos quartos de outros estilos com esses elementos-chave., como a presença de vigas no teto, móveis de madeira envelhecida, além de buquês de flores em vasos lacônicos.

No quarto de estilo provençal, a naturalidade natural é claramente traçada com um leve toque de romance. Esse é o estilo de quem está cansado da agitação da cidade, não deveria haver brilho moderno, bem como uma demonstração deliberada das texturas dos materiais modernos. O interior deve ser rústico, mas não pobre, deve ser arejado, a ilusão de amplitude. No entanto, com uma abordagem habilidosa para a disposição do quarto, um compromisso entre o antigo e o novo é permitido.

Você pode decorar um quarto no estilo provençal tanto em uma casa particular quanto em um apartamento na cidade. Quanto às proibições, este estilo não tolera na concepção de objetos de plástico ou poliuretano. Além do mais, no interior desta direção não é utilizado carpete.

Soluções de cor

O esquema de cores do quarto em estilo provençal no campo ou no apartamento adere a tons pastel, não aceita qualquer intensidade e aspereza. Quase sempre, o branco é usado no interior do estilo sertão francês., que por si só não tem coloração emocional, mas vai bem com cores pastéis. A base do estilo são os tons claros, como se estivessem levemente desbotados. Pode ser azul claro, rosa claro, lavanda.

Recentemente, os designers de interiores mostraram uma tendência para usar combinações de cores e tons incomuns nos quartos de estilo provençal. Ao mesmo tempo, os mestres da arte do design costumam recorrer a compromissos. Por exemplo, decoram as paredes com tintas líricas de uma paleta de cores, e incluem toques de brilho no design de forma local e com dosagem estrita.

Por exemplo, pode ser um tom suculento de flores de campina, um elemento da estampa de cortinas ou móveis, ou mesmo a cor da colcha.

Além do branco, tons como creme ou creme diluído, marfim, rosa poeirento, lilás claro, amarelo fosco permanecem clássicos do gênero. Um ponto importante ao escolher um esquema de cores é a regra de não usar mais do que três tons no design. Isso é o que impedirá a transformação de um estilo aristocrático em étnico, com sua inerente variedade de cores utilizadas. Por exemplo, uma das combinações clássicas pode ser uma combinação de brilho do sol azul, branco e sutil. Esse trio é capaz de equilibrar a sensação de frescor e calor em uma sala específica.

Se o solo do quarto for bege, você pode combiná-lo com uma cor oliva branqueada, azul ou pulverulenta. Isso criará uma atmosfera caseira no quarto. A tinta lavanda da paleta de cores está em harmonia não só com o contraste branco - ela pode criar um excelente dueto com um toque de amêndoa ou baunilha, bem como com a cor de uma rosa esfumada. Não é difícil entender a escolha correta da solução de cor: se os tons estão associados a um buquê de flores silvestres, a solução foi escolhida corretamente.

Opções de acabamento

Embora a madeira e a pedra sejam os principais materiais numa divisão, a lista de acabamentos para paredes, pavimentos e tectos não é tão escassa. Por exemplo, as paredes do quarto podem ser revestidas com painéis de madeira, que podem ser pintados com tinta leve para melhor combinar com a Provença. Uma opção igualmente válida para a decoração de paredes pode ser o seu processamento com gesso bruto.

Se um projeto de design específico exigir, parte da parede de destaque pode ser deixada em tijolo. Por exemplo, será bastante apropriado no quarto na cabeceira da cama ou em um nicho, se for no próprio quarto ou concebido de acordo com o projeto. Além do mais, ultimamente, as marcas comerciais sugerem o uso de diferentes tipos de papel de parede para revestimento de parede... Eles podem ser têxteis, o que se encaixa perfeitamente no estilo do estilo antigo.

A vantagem deste material é a mais ampla gama de seu design, que permite escolher a opção desejada não só de tonalidade, mas também do padrão no espírito do tempo requerido. Se você abordar a questão da escolha com mais cuidado, poderá escolher telas com motivos franceses primordiais.

Por exemplo, pode ser não apenas papel de parede com flores do prado e textura original da superfície (esteira, tela, serapilheira, chita ou outro material), mas também medalhões com flores de jardim, ou mesmo cenas totalmente capturadas da vida pastoral.

Uma excelente solução pode ser decorar parte da parede de destaque com papel de parede fotográfico. Considerando que a estilística considera a paisagem fora da janela uma continuação da sala, uma das paredes pode ser decorada com uma imagem realista de uma antiga rua francesa. Mesmo que não haja janelas que abram no quarto, estes papéis de parede são uma boa solução para introduzir o espaço visual e o clima necessário no ambiente, que você pode criar com suas próprias mãos sem envolver reparadores.

Os acabamentos provençais típicos incluem caiação e pintura de paredes e tetos. Esta é uma boa opção se o cômodo do quarto tiver um tamanho pequeno. Os tons claros dos materiais usados ​​irão expandir visualmente as paredes e elevar o teto. Para finalmente recriar o tipo de desenho desejado, esse acabamento deve ser concluído por meio de uma moldura de teto e um rodapé. Além disso, pintar ou caiar as paredes permite que você supere a necessidade de revestimentos de madeira em uma textura contrastante.

A decoração do teto pode ser com vigas ou caixotões. Tanto uma como outra opção combinam perfeitamente com o gesso. Alguém consegue esticar o teto, outros preferem usar drywall em seus trabalhos. O que quer que seja escolhido como base, o teto deve ser bonito e esteticamente agradável, mas ao mesmo tempo não difícil do ponto de vista construtivo. Se estiver sobrecarregado de níveis e curvas complexas, vai quebrar a harmonia do estilo do sertão francês.

O forro ou a madeira nem sempre são boas opções na escolha de um revestimento de parede, se houver muitos ou se não se destinarem a ser pintados. Numa tonalidade natural, a madeira está longe do estilo provençal e, independentemente do seu tipo, traz um peso visual considerável para o interior.

A cor do revestimento do piso pode ser escura ou clara. Deve-se dar preferência a materiais de planta amadeirada ou uma boa imitação de madeira. Por exemplo, pode até ser um laminado de alta qualidade, como duas gotas de água, reproduzindo a textura de espécies de madeira caras. Neste caso, a cor do revestimento pode ser branqueada.

Se for escolhida pedra polida ou cerâmica como piso, é necessário cuidar da tecnologia de "piso quente". Além do lado estético da questão, o revestimento do piso deve ser escolhido levando em consideração o grau de sua resistência ao desgaste e antiderrapante.

A Provence não exige nenhum tipo de zoneamento de pisos por meio de pisos, pois será supérfluo, sobrecarregando a necessária facilidade de planejamento.

Seleção e colocação de móveis

A mobília de um quarto de estilo provençal pode ser diferente. Por exemplo, uma cama pode representar uma verdadeira colônia que ocupa muito espaço. De acordo com os cânones desse estilo, a cama francesa é ampla, decorada com uma grande cabeceira muitas vezes figurada. Além disso, pode ser forjado ou esculpido, e as pernas da cama costumam ser agachadas.

A maciez do produto é compensada pela suavidade das linhas, decoração entalhada e renda metálica. Uma nuance obrigatória da cama é a “veneração da idade”: deve ter um aspecto antigo, talvez a presença de pátina, o que lhe dará o aspecto de um caro de família.

As mesas de cabeceira são atributos indispensáveis ​​dos móveis de estilo provençal., que estão localizados em cada lado da cama. Eles podem ter um leve toque de bronze. A cômoda pode ter um desenho semelhante ao formato da cama.Além disso, no interior do estilo provençal, é necessário comprar uma penteadeira ou uma versão console.

Qualquer coisa comprada neste interior deve ter uma forma suave, uma espécie de alongamento, plasticidade dos contornos. Você pode adquirir um conjunto de dormitório com o mesmo acabamento para o arranjo.

As fachadas dos móveis, sejam guarda-roupas ou cômodas com mesinhas, podem ser decoradas com pintura ou decoradas na técnica de decoupage, que melhor do que outros acabamentos transmite o clima de estilo necessário. Idealmente, eles devem ser feitos de madeira de cor clara. Os móveis aparentemente surrados são a marca registrada do estilo provençal. Além do conjunto básico de móveis, produtos de madeira como baús, estantes e guarda-roupas simples podem ser incluídos na composição do interior.

Dependendo da escolha da suite principal, o quarto pode ser complementado com poltronas de vime de videira. Se o quarto for espaçoso, você pode colocar um sofá com duas poltronas. Quando é pequeno, você deve se limitar ao mínimo de móveis necessários. Nesse caso, o mobiliário deve ser selecionado de acordo com a filmagem de um determinado cômodo. Se a filmagem for limitada, é melhor escolher um fone de ouvido compacto sem pretensão desnecessária.

O design de móveis pode ser variado. Por exemplo, as pernas de um mesmo guarda-roupa ou cômoda podem ser não apenas típicas, mas também curvas, decoradas com entalhes. Um banquinho para penteadeira pode ter o formato original de uma almofada de assento.

A penteadeira em si é freqüentemente decorada com todos os tipos de acessórios ornamentados. Os utensílios domésticos separados devem ser embalados em capas de tecido elegantes, o que realça o efeito Provença.

Organização da iluminação

Deve haver muita luz no quarto provençal, o que é conseguido com o uso de cores claras e fontes de iluminação natural e artificial. A iluminação da sala deve ser discreta, criando um ambiente de conforto e aconchego. É bom quando há grandes janelas em um quarto assim - com elas, o cômodo durante o dia parece espaçoso e confortável.

À noite, a falta de luz deve ser compensada por meio de teto e iluminação auxiliar. É necessário tentar alcançar uma iluminação suave e difusa. Ao mesmo tempo, não apenas um lustre forjado, mas também uma lâmpada antiga, bem como um candelabro, podem se tornar um elemento prático e esteticamente atraente do arranjo. As lâmpadas no desenho de velas merecem atenção especial - elas, melhor do que qualquer outra decoração, indicarão que o interior pertence ao estilo provençal.

Em geral, os dispositivos de iluminação do estilo Provence podem ser divididos em vários tipos. Por exemplo, alguns deles podem ser lacônicos e simples na aparência. As cortinas dessas lâmpadas podem ser de vidro; esses produtos podem ser decorados com pequenos elementos decorativos ou inserções de metal ou latão dobrado. O formato das cortinas pode ser diferente: em forma de sinos, velas e até lanternas.

Uma cota especial de conforto no quarto de estilo provençal é proporcionada por lâmpadas com uma cortina de tecido. Eles podem ser montados em mesa ou no teto. O tamanho desses lustres é geralmente pequeno, mas eles próprios são bastante expressivos. Iluminação separada pode ser usada para decorar a área da penteadeira. Além disso, em tal lugar, uma lâmpada em uma montagem forjada ficará linda.

Têxtil

Dependendo da escolha do design, a quantidade de tecidos no interior do quarto pode variar. Porém, independentemente disso, deve ser natural, feito com uma discreta estampa floral ou em uma gaiola sem brilho. As cortinas das janelas não devem ser pesadas e densas. A ausência de peso é importante e, portanto, os tecidos para cortinas devem ser claros ou mesmo arejados.

Quanto ao tipo de tecido, pode ser algodão, linho, chita, cambraia. Hoje, além desses materiais, é costume decorar um quarto provençal com cortinas de véu ou tule.No entanto, cortinas de tecido e coberturas de móveis por si só não são suficientes para a Provença.

Portanto, você pode complementar o interior do quarto com sofás tradicionais e lindas colchas feitas à mão.

Você não deve negligenciar todos os tipos de babados e babados, que, na verdade, são elementos reconhecíveis do estilo provençal. Além disso, você pode decorar tecidos com um arnês de crochê original. Várias dobras nas bordas do estofamento e das cortinas também são permitidas. As cortinas podem ser complementadas com uma variedade de fitas, bem como pontos e bordados (máquina e manual).

Porém, com tudo isso, é preciso saber quando parar, caso contrário a decoração irá riscar o estilo aristocrático do estilo, tornando-o incompreensivelmente pomposo. Bordados para cortinas podem ser selecionados como forjados e, para aumentar a ilusão de unidade de estilo, seu design pode ser semelhante ao design de um lustre ou abajur. Na hora de escolher os têxteis, é preciso levar em consideração a nuance de que qualquer tipo de padrão, como a tonalidade do tecido, deve levar a algum tipo de idílio.

Quanto à cor dos têxteis, a sua escolha depende da tonalidade do móvel, da cor do tecto e do revestimento das paredes. Por exemplo, cortinas brancas ficam bem em um quarto de estilo provençal, assim como cortinas de luz com uma estampa discreta. Ao escolher uma cor, é importante contar com o fato de que a impressão deve ser intercalada com um material sólido. Caso contrário, a sala corre o risco de se tornar heterogênea ou até mesmo chocante, desconfortável.

Não vale a pena escolher o mesmo acabamento para cortinas e forros de móveis ou colchas ou linho. Quando há muito desenho, não fica bonito. Cortinas sólidas suavizam perfeitamente qualquer estampa, seja ela branca, bege, azul ou outro tom de pastel. Se não houver muito desenho no quarto, você pode decorar a própria cama com tecidos, separando-a com cortinas do resto do quarto.

Elementos de decoração

A beleza que reside nas pequenas coisas permite enfatizar a singularidade do estilo e dar-lhe muita harmonia. As melhores técnicas decorativas, neste caso, são legitimamente consideradas pinturas ou fotografias de família, ou mesmo esboços de retratos de membros da família ou de alguém que possui um determinado quarto. Pequenas fotos em molduras, decoradas com paisagens naturais, ficam muito adequadas no quarto.

Entre outros elementos decorativos não menos originais, destacam-se as gaiolas de metal, feitas no espírito da antiguidade. Além disso, no quarto você pode colocar uma pequena cesta de vime com um buquê ou decorar a penteadeira com um pote de flores de barro. Os vasos de cerâmica também se encaixam harmoniosamente neste design.

Eles podem ser colocados em mesas de cabeceira ou em uma cômoda.

Você pode decorar sua penteadeira com uma caixa de joias original ou uma caixa de pó vintage. Vários frascos de perfume e joias feitos de pedras naturais ficarão muito harmoniosos aqui. Pequenos quadros no quarto podem ser usados ​​não apenas como elemento decorativo. Eles são excelentes ferramentas para zonear um espaço com uma determinada atmosfera.

Você pode colocar um pequeno espelho, uma foto emoldurada e um modesto ramo de flores do prado no topo da cômoda. Você também pode decorar o espaço com pequenas estatuetas de formas não particularmente complexas. Um elemento auxiliar interessante do arranjo pode ser um banco de cabeceira com pernas entalhadas ou curvas. As poltronas do quarto podem ser decoradas com pequenas almofadas tipo sofá.

A decoração em estilo provençal pode ser incomum. Por exemplo, se os lustres para gaiolas de pássaros são encontrados com mais frequência no arranjo da Provença, então os organizadores-manequins estilizados antigos são uma raridade, mas eles permitirão que você organize as pequenas coisas de forma racional, evitando sobrecarregar a composição do interior. Além disso, as caixas para chapéus ficam bem no interior de um quarto da Provença, onde coisas úteis podem ser removidas.

Entre outras coisas, os guardanapos têxteis são frequentemente usados ​​como decoração em quartos de estilo provençal. Eles são usados ​​para decorar não apenas assentos de móveis, mas também tampos de penteadeiras. Se você quiser usar uma foto em um quadro como elemento decorativo, a imagem deve ser em preto e branco. A moldura em si deve ser feita de madeira sem muita decoração.

Se desejar, você pode decorar um quarto em estilo provençal com artesanato na técnica de decoupage. Por exemplo, podem ser potes de vidro decorados ou grandes velas decorativas. Também nesta técnica, você pode dar o visual desejado a uma caixa normal. Se você tiver certas habilidades, pode complementar a composição interior com uma caixa de agulhas em forma de chapéu, colocando-a sobre a penteadeira.

Pequenos peluches brancos que complementam qualquer acessório, por exemplo, em uma penteadeira ou cômoda, ficam bem nesses interiores.

Exemplos de sucesso

Por último, chamamos a sua atenção para alguns exemplos de um design de quarto de estilo provençal de sucesso. Esperamos que eles o inspirem a renovar seus quartos dentro das melhores tradições do design.

  • Uma solução original em cores claras.
  • Um exemplo de decoração de quarto usando um tom de azul claro.
  • Uma combinação bem-sucedida de tons de cores com a criação de um clima provençal.
  • Transferência da atmosfera desejada com imersão na era da antiguidade.
  • O uso de têxteis em capas de móveis confere ao quarto um aconchego especial.
  • O clima em tons bege não vai deixar ninguém indiferente.
  • Design com um lindo lustre e uma combinação de branco e azul acinzentado.
  • Um exemplo com zoneamento claro do espaço disponível.
  • Opção de arranjar um quarto provençal no sótão.
  • Um design que enfatiza os tecidos usando tons contrastantes da paleta de cores.

Para informações sobre qual papel de parede e cortinas escolher para um quarto em estilo provençal, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa