Opções de design de janela no quarto
Mesmo o interior mais caro pode ser arruinado por cortinas mal selecionadas. Portanto, o desenho da janela do quarto deve demorar um pouco mais do que o normal, mas o resultado ideal irá deliciar você todos os dias.
Regras gerais
O quarto é o lugar onde você relaxa, ganha forças e passa noites calmas e aconchegantes com sua alma gêmea. Todo o ambiente no quarto deve ser acompanhado de aconchego e relaxamento, por isso o interior e a decoração do quarto são especialmente importantes aqui. Decoração, têxteis, móveis - tudo deve ser combinado, não "cortar" os olhos. Isso também se aplica à decoração de janelas em um apartamento ou casa. Se a sala for retangular, padrão, medindo 13-20 sq. m, então, como regra, a janela nele é retangular padrão, com um peitoril da janela e inclinações.
Se o peitoril da janela não for usado como mesa ou banco (em altura baixa), então pode ser decorado com tule claro e cortinas blackout da maneira clássica. Existem apenas algumas nuances a serem consideradas:
- escolha tule sem glitter, fosco, cor sólida com ou sem estampa quase imperceptível;
- as cortinas podem ser claras ou densas (blackout), estas últimas são projetadas para bloquear completamente a luz do dia para escurecer a sala durante o sono diurno ou pela manhã;
- o tecido para cortinas deve ser de alta qualidade, não sintético, sem brilho barato; cortinas de cores sólidas de bom comprimento com uma margem estão na moda.
Se o quarto tiver varanda, então como decoração de janela, você pode usar não cortinas, mas uma gaze leve.Isso permitirá a entrada de luz natural suficiente na sala, que, se desejado, pode ser bloqueada por cortinas ou persianas na varanda (se for envidraçada). Se a varanda não for envidraçada, faz sentido pendurar cortinas blackout tradicionais em combinação com tule.
Soluções de cor
Para escolher a cor certa para cortinas, você precisa seguir vários princípios.
- A tonalidade dos tecidos é selecionada de acordo com o resto da decoração do quarto. Se a sala for pequena, então a cor das cortinas pode estar em sintonia com as paredes, ou em um tom mais claro ou mais escuro. Isso ajudará a expandir visualmente o espaço.
- As cortinas podem ser acentuadas. Se toda a sala for decorada com cores neutras e calmas, a janela pode ser um ponto brilhante, especialmente se a sala for grande o suficiente.
- Se houver várias janelas no quarto (2-3 ou mais), faz sentido organizá-las de forma contrastante para "quebrar" a parede em segmentos. Mas o tom dos tecidos deve ser do mesmo esquema de cores do ambiente. Por exemplo, paredes frias em cinza claro e cortinas frias em azul claro.
- Para unir o interior da sala em um todo, especialmente a área de mais de 25 quadrados, você deve organizar a janela de forma a "amarrar" as paredes. Neste caso, a cor das cortinas corresponde à tonalidade existente, por exemplo, os têxteis da cama e as cortinas podem ser do mesmo material e da mesma cor.
Evite cortinas com muito brilho, para que os tecidos não "cortem" os olhos. Lindos tons profundos estão na moda (oliva, lilás ou roxo empoeirado, cinza, azul, água, bagas, etc.).
Escolha de cortinas
Existem alguns tipos de cortinas, algumas delas rapidamente se tornam irrelevantes e outras permanecem na moda para sempre. Por exemplo, cortinas longas clássicas, consistindo em duas telas largas em anéis ou ganchos invisíveis. Devido à sua grande largura, eles podem ser lindamente colocados em ambos os lados da janela.
Essas cortinas geralmente são penduradas completas com tule leve. Cortinas francesas raramente são usadas hoje, porque parecem mais harmoniosas. em janelas altas em estilo barroco ou classicismo. Eles representam um grande tecido de tecido, dividido em setores simétricos por trança vertical.
Um cordão é passado por ele e, em seguida, a cortina é montada em vieiras. Essas cortinas são vistas com mais frequência nos luxuosos aposentos reais. É improvável que sejam adequados para um apartamento comum ou uma casa moderna.
Cortinas cruzadas são duas telas presas às extremidades opostas da cornija. Pode completar-se com ganchos e tule. Eles são lindos e ricos, eles são adequados para um interior de quarto clássico.
Cortinas japonesas É outra tendência da moda. Eles são tiras rígidas de tecido presas a uma moldura. Normalmente são vários, deslocam-se ao longo da largura da janela, mas não são reguláveis em altura (na hora de comprar deve escolher o comprimento pretendido). Essas cortinas bloqueiam perfeitamente a luz e parecem frescas em um interior moderno.
Em uma sala com saída para a varanda, em vez das cortinas usuais, você pode pendurar cortinas de linha. A janela ficará completa e harmoniosa, enquanto a saída para a varanda não será difícil.
Cortinas romanas - uma boa opção para um quarto acima do primeiro andar. Uma tela de tecido denso ou médio ao longo da largura da janela dobra-se para cima graças a inserções em bolsos horizontais estreitos na tela e uma cornija especial com mecanismo de levantamento. Você pode levantar a cortina usando um cordão que precisa ser puxado para baixo. Parece bom em um interior minimalista.
Opções de design
Existem muitas opções para decorar cortinas de janela, mas a primeira coisa que você precisa prestar atenção é a própria janela. Pode ser standard, com saída para a varanda, canto, para o chão, etc. O desenho futuro das cortinas depende também do desenho da janela. Uma janela com saída para a varanda pode ser decorada usando as seguintes opções.
- Cortinas longas clássicas de ambos os lados e tule. Neste caso, o tule deve ser pendurado para que a entrada na varanda não seja difícil.
- Pendure uma longa cortina na lateral da porta da varanda, decore o topo da cornija com um lambrequim em todo o seu comprimento e decore a janela com cortinas curtas com cornija no meio da janela.
- As cortinas de rolo romanas também são uma ótima opção para uma janela com porta. A tela longa deve ser pendurada na porta e a curta na janela.
Construções de janela de canto com uma bela vista panorâmica não arraste demais. Você pode pendurar cortinas compridas comuns em ambos os lados da janela em paredes diferentes para fechar completamente a janela com cortinas, se desejar. Nesse caso, as bordas das cortinas convergem apenas no canto. Neste caso, não pode pendurar o tule, ou, pelo contrário, só o pode fazer se o apartamento for num andar alto e não no lado soalheiro.
Se o quarto está localizado em sua casa e tem várias janelas de tamanhos diferentes, por exemplo, uma grande e duas pequenas, então você pode decorá-las com cortinas de enrolar feitas de um lindo tecido de esteira. Os acessórios de vime e os móveis de madeira natural proporcionam um interior harmonioso.
As janelas panorâmicas em um apartamento ou casa parecem muito elegantes, especialmente se houver uma vista pitoresca de fora da janela. É melhor decorar janelas grandes com têxteis foscos translúcidos simples, mas de alta qualidade, que vão até o chão. Essas cortinas ou tule devem ficar suavemente no chão e formar lindas dobras ao longo de toda a largura. Se desejado, essas janelas podem ser fechadas adicionalmente com cortinas horizontais embutidas. Cortinas de tule ou luz, neste caso, devem estar sem estampa ou com um padrão quase imperceptível para combinar com o tecido.
Elementos de decoração adicionais
Cortinas comuns podem ser decoradas de maneira interessante para que a janela não pareça chata. Por exemplo, use ligas bonitas para cortinas (com flores, pedras, borlas, de um cordão grosso, etc.). Outra opção de decoração é pendurar fios longos com pedras, miçangas ou contas na cornija. Uma alternativa a esses fios é uma malha com pequenas placas de metal finas. Eles podem ser pendurados sozinhos ou em combinação com cortinas lisas.
O que os designers não são aconselhados a usar hoje são babados, lambrequins de renda, rendas, babados, lambrequins esculpidos. Essa decoração está há muito tempo fora de moda e parece barata. As próprias janelas podem ser decoradas com adesivos decorativos. Vitrais com detalhes coloridos ficam lindos.
Ao mesmo tempo, a decoração das janelas com cortinas deve ser simples, é melhor escolher tecidos de uma cor e discretos.
Como organizar funcionalmente o espaço?
O espaço ao redor da janela não deve ser desperdiçado - o espaço pode ser usado de forma funcional. Na maioria das vezes, a área da janela no quarto é limitada pelo peitoril da janela. Coisas desnecessárias, livros ou flores são armazenados nele. Mas você não pode parar por aí e organizar o espaço ao seu redor com estantes, armários fechados ou estantes abertas, colocar uma escrivaninha ou fazer um sofá.
Os guarda-roupas embutidos são uma ótima solução para qualquer tamanho de quarto... Em uma sala pequena, os armários ajudarão a resolver o problema com o sistema de armazenamento, em uma sala grande - para organizar harmoniosamente os móveis e outras coisas. Tendo decidido equipar a área ao redor da janela, você deve primeiro decidir o que fazer com a bateria de aquecimento.
Existem várias maneiras.
- Faça uma caixa de drywall e cubra a bateria com uma grelha decorativa. Em seguida, nas laterais da janela, coloque prateleiras ou armários do chão ao teto.
- Instale uma grande mesa com dois pedestais em vez do peitoril da janela. A bateria permanecerá embaixo da mesa e não ficará visível.
Os armários de ambos os lados da janela podem ser fechados, por exemplo, com portas de vidro, ou podem ser fechados com cortinas. A opção parece elegante quando os armários estão abertos e a janela é decorada com uma veneziana romana. Esta opção de ordenar a área à volta da janela é adequada tanto para quarto de bebé como para quarto de adulto, bem como para escritório. Além disso, a área das instalações pode ser de 15 a 18 metros quadrados. Se a janela for grande e o peitoril da janela estiver baixo, você pode fazer um excelente sofá.
É necessário retirar o peitoril da janela, fazer uma caixa para uma bateria de gesso cartonado e uma superfície grande e larga, sobre a qual é colocada uma almofada de penas macia e espessa com estofamento a condizer com o resto dos têxteis do quarto.
Exemplos de sucesso no interior
Existem muitas boas ideias para decorar todas as janelas do quarto - desde as normais aos de canto e panorâmicas. Por exemplo, uma janela comum em um pequeno quarto pode ser decorada de forma simples, mas elegante: tule claro sem um padrão de cor leitosa, longas cortinas de tecido com uma pequena impressão geométrica. Uma colcha pode ser feita do mesmo tecido. É assim que se consegue uma harmonia completa no interior.
As janelas panorâmicas em um quarto amplo e espaçoso requerem atenção especial. O interior parece interessante em um estilo clássico em cores claras. Aqui, grandes janelas do chão ao teto são decoradas com cortinas densas e pesadas de cores claras, que são lindamente drapeadas, recolhidas de uma forma incomum e decoradas com um lambrequim discreto.
As janelas de canto da casa são sempre lindas. Se o quarto tiver área suficiente, você pode organizar as janelas como na foto: a janela mais próxima da parede decorativa é decorada com cortinas japonesas e lindas cortinas de uma única cor. A janela do canto permanece aberta e deixa entrar muita luz do dia, mas se desejar, pode ser forrada com tule, que fica na terceira janela. Um ótimo exemplo de um interior moderno, lacônico e elegante.
Para informações sobre como organizar corretamente as janelas do quarto, veja o próximo vídeo.