Design e decoração

Qual papel de parede escolher para o quarto?

Qual papel de parede escolher para o quarto?
Contente
  1. Qual tipo de papel de parede é o melhor?
  2. Seleção de luz
  3. Dependendo do tamanho da sala
  4. Dicas de design
  5. Belos exemplos

Tradicionalmente, o quarto era considerado um lugar para dormir e relaxar. No entanto, na era das megalópoles e da falta de espaço em rápida mudança, um quarto costuma combinar várias funções ao mesmo tempo - além da área de lazer em si, pode ser um escritório, uma oficina criativa e uma sala de estar. E se este é um apartamento estúdio, o quarto também é uma sala para cozinhar e comer. Portanto, a decoração de tais instalações deve ser universal, adequada para todas as ocasiões. Vamos tentar entender os meandros da escolha do papel de parede para o quarto, dependendo das características do cômodo.

Qual tipo de papel de parede é o melhor?

Ainda há algumas décadas, a escolha de materiais de acabamento era pequena, apenas papéis de parede de papel eram oferecidos ao consumidor. Hoje, a indústria de “decoração de parede” deu um passo à frente e o comprador pode escolher entre vários tipos de papel de parede. O tema da ecologia está na boca de todos - é falado em todos os lugares. Materiais ecológicos que não são tóxicos, não emitem odores desagradáveis ​​e são seguros para a saúde estão na moda agora. Todos os papéis de parede modernos podem ser divididos em vários grupos principais. Para entender quais materiais são mais adequados para o quarto, vamos examinar mais de perto os pontos fortes e fracos dos vários tipos de papel de parede.

Papel

Este é o tipo de papel de parede mais comum. Para sua fabricação são utilizados celulose e papel, por isso são considerados os mais seguros do ponto de vista ambiental. Além disso, os papéis de parede de papel são os mais acessíveis em termos de preço e seu design moderno é muito diversificado. Mesmo os mais baratos (camada única) podem ter um padrão muito interessante.

No entanto, sua principal desvantagem é que esses papéis de parede são muito finos, molham rapidamente e se rasgam.

Os papéis de parede de papel são frequentemente rejeitados por sua fragilidade e fragilidade. Para aqueles com orçamento limitado, o papel de parede de papel em camadas é uma alternativa. Eles custam um pouco mais do que os de camada única, mas também são bastante acessíveis. Esses papéis de parede podem ser lisos ou com superfície em relevo, o que ajudará a esconder pequenos erros da superfície colada, é mais fácil trabalhar com eles e você pode escolher um desenho muito interessante entre eles.

Vinil

A peculiaridade é que possuem 2 camadas - a inferior é composta por papel ou tecido não tecido e a superior é feita de policloreto de vinila. O debate sobre o quão seguro é esse tipo de acabamento, se vale a pena colar no quarto já existe há muito tempo, então não há consenso. Muitos compradores valorizam o papel de parede de vinil por sua durabilidade e capacidade de ocultar pequenas imperfeições da parede, bem como sua resistência à umidade.

Alguns deles podem ser lavados com produtos de limpeza, o que é especialmente importante se houver crianças pequenas em casa.

Os oponentes de tais revestimentos afirmam que este tipo de papel de parede é tóxico e perigoso para a saúde. Isso pode ser verificado na fase de compra. Os papéis de parede de alta qualidade de fabricantes europeus comprovados não emitem odores desagradáveis.

Existem dois tipos de papel de parede de vinil - serigrafia e papel de parede com espuma. O primeiro tipo parece muito impressionante devido ao jogo de luz quando incide sobre o desenho de diferentes ângulos, mas requer uma superfície perfeitamente plana.

O segundo tipo, devido à textura mais densa, consegue absorver parcialmente os sons e ocultar os desníveis das paredes. No entanto, ambos não conseguem passar o ar, por isso precisam ser colados em uma sala seca.

Se você for inundado por vizinhos, fungos podem se formar sob esse papel de parede. Portanto, a questão de quão expedito é colar vinil em uma sala de estar, em particular em um quarto, permanece em aberto.

Não tecido

São também uma textura de duas camadas, porém, ao contrário do papel de parede vinílico, a versão em não tecido é mais ecológica, pois é feita de celulose, que também é utilizada em roupas como forro.

Acredita-se que a origem natural desse tipo de acabamento permita a passagem de ar e também de umidade. No trabalho, a cola é aplicada não no papel de parede, mas nas paredes.

Como o tecido não tecido tem uma textura densa, o papel de parede é colado "junta a junta".

Para muitos consumidores, uma desvantagem significativa desse material é considerada sua instabilidade à umidade, luz solar e estresse mecânico. O papel de parede não tecido, assim como o vinil, pode ser liso ou texturizado, liso ou multicolorido.

Sua vida útil é em média cerca de 10 anos. As lojas modernas oferecem uma variedade de larguras e comprimentos de rolos. Além disso, em ambos os grupos, você pode escolher a opção de pintura. Esses papéis de parede podem ser repintados de forma independente várias vezes.

Têxtil

Sua tecnologia de fabricação é semelhante à do vinil e do não tecido. Partículas de fibras naturais são aplicadas a uma base de papel ou não tecido usando uma tecnologia complexa. A camada superior pode ser de algodão, veludo, linho, juta, feltro. O papel de parede com uma camada de seda parece muito impressionante.

Dependendo do material usado para o acabamento, seu preço também flutua. A base também afeta o preço: a opção em papel é mais democrática do que em não tecido. Externamente, esses papéis de parede parecem tecido e sua largura geralmente começa em 1 metro e pode até ser igual à largura da parede. Por isso, eles são freqüentemente chamados de contínuos.

É muito difícil colar essa largura sozinha, por isso é recomendável procurar ajuda profissional.

Uma vez que o papel de parede em tecido se baseia exclusivamente em ingredientes naturais, esta opção é considerada a mais indicada para o quarto.

As desvantagens do papel de parede têxtil incluem seu alto custo, bem como a capacidade de absorver odores e poeira.Portanto, a limpeza a seco com um aspirador de pó é recomendada periodicamente.

Além disso, a superfície têxtil não é particularmente resistente a arranhões e desbotamento. No entanto, todas as deficiências são mais do que compensadas por uma aparência atraente e uma superfície agradável ao toque.

Líquido

Este tipo de acabamento surgiu há relativamente pouco tempo e já conquistou muitos leques. O papel de parede líquido é um tipo de substância seca que deve primeiro ser diluída com água e cola. A mistura é à base de celulose ou algodão e, como aditivos decorativos, podem ser usados ​​vários enchimentos como mármore ou aparas de metal, folha, glitter ou apenas tinturas. Variedades de elite de papel de parede líquido podem conter fibras de seda de baixa qualidade que foram descartadas na indústria de costura.

Entre as vantagens deste material estão o respeito ao meio ambiente, design variado, capacidade de reparar rapidamente a área danificada e uma técnica de aplicação relativamente simples. Embora os fabricantes mantenham em segredo o segredo de fazer papel de parede líquido, alguns artesãos afirmam que você mesmo pode fazer. O papel de parede fica em uma única camada sem deixar costuras. Essa técnica é ideal para salas com cantos desiguais ou alturas de teto desiguais.

As desvantagens incluem seu preço mais alto em comparação com os tipos convencionais de papel de parede. Eles não diferem na resistência à umidade, bem como na resistência particular. O anúncio afirma que não são necessárias habilidades e habilidades especiais para trabalhar com este material. No entanto, na prática, será necessário algum treinamento para obter uma camada uniforme e uniforme. Além disso, é necessária uma preparação preliminar das paredes - elas precisam ser massajadas, preparadas com primer e pintadas com tinta branca, possivelmente em várias camadas.

Papel de parede

Eles representam uma determinada imagem de uma trama em formato ampliado. Na loja, você pode escolher entre uma grande quantidade de temas oferecidos, ou solicitar a impressão de uma imagem de um álbum de família, por exemplo.

A vantagem do papel de parede personalizado em relação ao papel de parede pré-fabricado é que, nas oficinas, eles podem fazer uma única tela pronta de acordo com os tamanhos individuais específicos para uma sala em particular.

Cortiça

São feitos com a casca de uma árvore especial, possuem alta condutividade térmica e isolamento acústico. Eles são resistentes ao desbotamento e podem ser limpos com umidade. Os papéis de parede de cortiça são altamente resistentes ao bolor e ao bolor, não acumulam pó, não absorvem odores, não atraem electricidade, pelo que são especialmente indicados para quartos de crianças. Uma variedade de cores e texturas permite que você as use em outros aposentos.... Sua principal desvantagem é o alto custo.

Folheado natural

Em termos de propriedades, são muito semelhantes aos papéis de parede de cortiça. Fabricado em material natural, atóxico, resistente à luz, respirável, agradável ao toque e cria o efeito da presença da madeira natural na divisão. Em termos de custo, são quase iguais a uma cortiça, mas a sua absorção acústica é um pouco pior. Além disso, uma superfície perfeitamente plana é necessária para uma melhor aderência à parede.

Seleção de luz

O material para fazer o papel de parede é importante, mas está longe de ser o único critério de seleção. A iluminação da sala é igualmente importante. Quanto menos luz natural ou artificial houver no cômodo, mais claras devem ser as paredes. Se as janelas estão voltadas para o lado ensolarado e há muita luz no quarto pela manhã, os tons frios são necessários - todos os tons de azul, cinza ou prata. Azul profundo ou verde, rico Borgonha também será apropriado.

Nesse caso, é importante selecionar um papel de parede resistente à luz. As instruções devem conter informações apropriadas sobre isso.

Se o sol é um convidado raro em seu quarto, o quarto parece visualmente menor, então as cores mais quentes são geralmente selecionadas aqui para expandir visualmente e aquecer o espaço - amarelo, rosa, lilás ou branco neutro.

Café, damasco e tons dourados ficam bem em um quarto escuro. Eles podem ser a cor principal ou podem atuar como pequenas manchas.

Na hora de escolher a cor do papel de parede, é aconselhável levar em consideração a paisagem fora da janela. Se as janelas dos quartos dão para galhos verdes de árvores, a atmosfera geral da sala será ligeiramente abafada. Nesse caso, pode valer a pena diluir um pouco com tons quentes. Se o quarto estiver em um andar alto e, pela manhã, o sol incidir sobre ele, é melhor evitar cores excessivamente brilhantes e contrastes nítidos.

Dependendo do tamanho da sala

Existem muitas diretrizes sobre o papel de parede que deve ser, dependendo do tamanho do quarto. Muitos especialistas apontam que é muito mais difícil decorar uma sala pequena do que uma grande. Ao projetar um pequeno espaço, vários tabus devem ser levados em consideração. Aqui está uma pequena seleção de regras a seguir ao escolher o papel de parede para um quarto pequeno.

  1. Letras grandes. Em um quarto pequeno, você não pode usar papel de parede com um padrão grande - isso fará com que a falta de espaço pareça ainda mais óbvia.
  2. Papel de parede texturizado. Qualquer imitação de pedra ou madeira estreita o espaço. Apenas pequenas inclusões são permitidas como elementos decorativos.
  3. As cores estão muito claras ou muito escuras. Todos os tons de vermelho ou preto também enfatizam o tamanho pequeno da sala, e com um grande amor por essas cores, elas podem ser usadas como acessórios separados.
  4. Soluções contrastantes. Muitos fabricantes hoje oferecem os mesmos designs de papel de parede em uma variedade de opções de cores. Você não deve seguir cegamente a moda e usar papéis de parede emparelhados em um quarto pequeno. Eles nem sempre são adequados para quartos pequenos. Como exceção, você só pode fazer um pequeno acento escuro em uma parede, mas com a condição de que o resto do espaço seja decorado com cores claras.

É sabido que as cores claras aumentam visualmente o espaço. Portanto, para fazer o quarto parecer maior, os designers tradicionalmente aconselham a escolha de papéis de parede leves. Cores sólidas calmas são sempre uma aposta segura.

Você também pode expandir visualmente as paredes com a ajuda de um pequeno desenho. Dependendo do estilo da sala, pode ser um ornamento floral ou um padrão geométrico.

Para um quarto comprido, o papel de parede com uma faixa vertical ou diagonal é adequado. Se o quarto for estreito, você pode expandi-lo opticamente usando um padrão horizontal.

Para uma sala com prateleiras baixas, um padrão vertical também é adequado.

Nesse caso, é aconselhável não colar o papel de parede no próprio teto e deixar um pequeno espaço entre ele e as paredes.

Se o quarto for muito grande e parecer desconfortável, você pode escolher tons quentes para sua decoração: areia, bege, rosa, amarelo claro.

Independentemente do tamanho da sala, os psicólogos não recomendam o uso de cores muito claras ou muito escuras para o quarto, bem como papel de parede com um padrão grande repetido com frequência. Tudo isso é chato, e o quarto é um lugar para relaxar.

Dicas de design

Para um sono saudável e descanso completo, é importante escolher o papel de parede certo para o quarto, não só pela paleta de cores, mas também levando em consideração o estilo com que o resto do interior será decorado. Por exemplo, o estilo clássico sugere tons neutros e calmos. É permitida a presença de um padrão médio e até grande, mas desde que não cause desarmonia com o meio ambiente.

Às vezes, em um interior clássico, você pode encontrar papel de parede não apenas nas paredes, mas também no teto. Neste caso, será correto zonear o espaço usando rodapés de teto.

Os fãs do estilo minimalista podem ser aconselhados a colar no vinil simples ou no papel de parede não tecido. Uma opção universal é o papel de parede para colorir. O quarto também pode ser decorado em estilo de alta tecnologia. Neste caso, todos os tons de cinza, aço, prata são bem-vindos. Pequenos detalhes em preto também são permitidos. Mas é preciso ter cuidado com ele, pois o quarto não é lugar para flores sombrias.

A peculiaridade do estilo country é que ele é universal. Qualquer textura e qualquer cor estarão corretas e apropriadas aqui. Os designers costumam recomendar a colagem do papel de parede com uma estampa floral ou com um enfeite nacional no quarto em estilo rústico. Neste caso, é aconselhável usar um esquema de cores claras.

O estilo étnico é um pouco semelhante ao country. Isso pressupõe o uso de tons naturais. Também é permitido o uso de papel fotográfico e variantes com tema vegetal. Um quarto de estilo étnico pode ser revestido com bambu, cortiça ou outro papel de parede liso de origem natural.

Belos exemplos

Você não precisa ter nenhuma habilidade especial para encontrar belos designs de papel de parede para seu quarto. Muitas vezes a loja já oferece várias soluções prontas com um ou outro tipo de papel de parede. Com a ajuda deles, você pode não apenas alterar visualmente as proporções da sala, mas também dividi-la em zonas. Isso é especialmente verdadeiro quando o quarto executa simultaneamente várias outras funções: sala de jantar, sala de estar, etc. Por exemplo, a área onde os pés da cama podem ser colados com papel de parede claro e a parede com a mesa de trabalho pode ser destacada com um cor contrastante.

A moda do papel de parede está mudando constantemente. Nos últimos anos, os interiores da moda são frequentemente decorados com papéis de parede monocromáticos de cores diferentes. Às vezes, eles são combinados com papel de parede com um padrão. Eles geralmente decoram uma parede ou uma determinada área da sala. Um truque de design popular é adicionar papel de parede escuro ao seu quarto para criar um ambiente íntimo. Se a sala for pequena ao mesmo tempo, você pode decorá-la com móveis leves para expandir um pouco o espaço com a ajuda de um jogo de luz contrastante.

Os fabricantes de papéis de parede modernos estão promovendo ativamente a arte para as massas. Por exemplo, imagens de monumentos famosos nunca saem de moda - são a Torre Eiffel, o Coliseu e outros monumentos arquitetônicos. Recentemente, papéis de parede da moda feitos de materiais modernos com fragmentos de pinturas famosas começaram a aparecer cada vez mais à venda. Por exemplo, a famosa "Cherry Blossom" de Van Gogh pode ser apresentada em várias variações de cores ao mesmo tempo - amarelo, branco, azul e até vermelho. Ou a igualmente famosa obra-prima com um campo de trigo é a melhor maneira de descartar um ambiente tranquilo e entrar no clima certo.

Hoje, os recursos técnicos permitem recriar quase todas as imagens no papel. Se desejar, você pode solicitar papel de parede com a impressão não apenas de uma obra-prima mundial, mas também de uma imagem ou fotografia feita por você mesmo. Podem ser fotos tiradas durante um casamento ou lua de mel, ou simplesmente belas vistas da natureza. O principal é que não são agressivos e não irritam os olhos.

Para mais informações sobre qual papel de parede escolher para o quarto, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa