Papel de parede para um pequeno quarto: variedades e recomendações para seleção
Para decorar uma pequena sala, é importante selecionar os materiais mais adequados que não devem restringir ainda mais o espaço. Em um quarto pequeno, você pode usar vários tipos de papel de parede para isso, o que irá decorar a atmosfera e expandir visualmente a área. Hoje vamos considerar quais telas são mais adequadas para um quarto em miniatura e também descobrir como escolhê-las corretamente.
Peculiaridades
O papel de parede é devidamente reconhecido como um dos materiais de acabamento mais populares. Hoje, os consumidores têm a oportunidade de escolher telas de absolutamente qualquer cor e textura.... Os fãs de interiores lacônicos geralmente preferem opções monocromáticas, e aqueles que gostam de designs mais expressivos escolhem materiais multicoloridos com várias estampas.
Graças à grande variedade é possível escolher o papel de parede certo para absolutamente qualquer configuração.
Particularmente atento à escolha de tal acabamento deve ser abordado quando se trata de um pequeno quarto.
O quarto é o local onde as pessoas relaxam após um árduo dia de trabalho, relaxam e se distraem dos problemas do quotidiano.... Tudo aqui deve ser perfeito - móveis e decoração.
Para um quarto pequeno, eles costumam escolher papel de parede, sustentado em cores claras. Graças a este acabamento, a sala parece mais espaçosa e fresca. O papel de parede de cores escuras, ao contrário, pode restringir visualmente ainda mais o espaço disponível, com o que as paredes irão "pressionar" as pessoas na sala.
As impressões ficam bem em quartos pequenos, mas você precisa ter muito cuidado com elas. O fato é que tais elementos podem não apenas restringir o espaço, mas também formar uma atmosfera "pesada". A partir de padrões variados e numerosos nos olhos, ele pode ondular.
Portanto, é importante levar em consideração o tamanho pequeno do quarto ao escolher os materiais de acabamento para ele. Se você comprar um papel de parede inadequado para esse espaço, será desconfortável colocá-lo nele e toda a vista do interior não será estética.
Tipos e materiais
A gama de papéis de parede hoje permite que você escolha a opção certa para qualquer interior. À venda, há opções de orçamento e telas mais caras.
Considere os tipos de materiais de acabamento existentes.
Acrílico
A camada externa de tais produtos é espuma de vinil. Eles não podem ser chamados de duráveis e resistentes ao desgaste, pois sua camada externa é muito fina.... Papel de parede acrílico é respirável.
Papel
Orçamento e opções convencionais. À venda você encontra papéis de parede de papel feitos em 1 ou 2 camadas. Normalmente, telas simples com uma superfície lisa são vendidas, mas você também pode procurar opções de relevo.
Esses materiais de acabamento são respiráveis e ecológicos, mas não são duráveis. Eles podem ser facilmente danificados e rasgados. Os raios solares prejudicam esse acabamento, assim como as baixas temperaturas.
Não tecido
Esses produtos são baseados em tecido não tecido, que é um material de alta densidade. O papel de parede é conhecido por sua estrutura densa e respirabilidade. Eles não têm medo da umidade, sua colagem é extremamente simples. Os tecidos não tecidos não encolhem após a aplicação nas paredes. Eles podem esconder muitas das falhas que existem nas bases das paredes.
Têxtil
A camada externa desses produtos é feita de materiais de origem natural. Baseia-se em papel ou tecido não tecido. O papel de parede têxtil é à prova de fogo, não fica eletrificado e não tem medo da exposição à irritante luz do sol. Além disso, os materiais possuem propriedades de isolamento acústico.
Os tecidos têxteis absorvem bem todos os odores, o que é um sério inconveniente. Não é tão fácil colar - é aconselhável contratar artesãos experientes para isso.
Vinil
Eles contêm espuma de vinil e são baseados em papel não tecido ou comum. A superfície do papel de parede de vinil é diferente: lisa, gofrada, feita na forma de serigrafia. Estes materiais resistente à umidade, com o tempo não perde a saturação das cores, esconde perfeitamente as irregularidades nas paredes.
Os papéis de parede deste tipo não respiram - esta é a sua principal desvantagem.
Natural
Essas telas são baseadas em papel ou tecido não tecido. Esses produtos retêm perfeitamente o calor no ambiente e estão protegidos do acúmulo de poeira. Mas eles têm medo da umidade, dos raios ultravioleta. Eles são difíceis de colar.
Fibra de vidro
Materiais de acabamento especiais feitos de fibra de vidro. São difíceis de rasgar ou danificar, são resistentes ao desgaste e não prejudicam o meio ambiente. A fibra de vidro não queima, não tem medo da umidade, não absorve odores estranhos. É verdade que a escolha dos desenhos é muito limitada.
À venda normalmente encontram-se papéis de parede de vidro, envelhecidos apenas em tons frios.
Papel de parede
Materiais de acabamento modernos e populares que podem mudar radicalmente o clima de qualquer ambiente. Existem muitos enredos retratados nessas telas. Para quartos, eles geralmente escolhem composições mais calmas e calmantes. Podem ser paisagens, cidades do ponto de vista de um pássaro, mar ou temas de flores.
Líquido
Opções incomuns modernas. Por fora, são semelhantes às misturas de gesso, mas têm uma composição diferente: a base é a celulose, vários corantes são usados para o visual. Inicialmente, esses tipos de papel de parede são apresentados no estado seco. O pó é diluído de acordo com as instruções da embalagem.
Metálico
Esses papéis de parede são caracterizados por uma aparência original. Eles são resistentes ao desgaste, não têm medo da luz solar e da umidade e também têm boas propriedades de isolamento acústico.
Os papéis de parede também são divididos nos seguintes tipos:
- resistente a humidade;
- resistente a detergentes;
- resistente ao estresse mecânico externo;
- duplicado;
- resistente à luz.
Espectro de cores
Ao escolher o papel de parede perfeito para um quarto pequeno, é importante desenvolver seu esquema de cores. Em espaços pequenos, muito depende da tonalidade dos materiais de acabamento.
Em uma sala pequena e quadrada, são necessários papéis de parede, cuja cor aumenta visualmente o espaço.
A solução ideal seriam as telas com as seguintes tonalidades:
- azul suave;
- cinza claro;
- areia;
- bege;
- creme;
- a cor do café com leite;
- pêssego;
- cor de rosa;
- amarelo (não muito brilhante).
Vale a pena abandonar as paletas escuras e supersaturadas - elas vão sobrecarregar o espaço, restringi-lo e torná-lo desarmônico. Em tal ambiente, você não será capaz de relaxar totalmente.
A escolha de uma determinada tonalidade das paredes depende muito de qual lado as janelas são direcionadas, quão forte é a iluminação lá. Cores brilhantes ou padrões grandes são aceitáveis, mas em quantidades limitadas, por exemplo, para uma parede de destaque.
Estilos
Para que o design da composição interior de um pequeno quarto seja harmonioso e atraente, tudo nele deve ser consistente em um único estilo. Somente se essa condição for atendida, será possível obter o ambiente mais confortável e aconchegante.
Considere quais telas são adequadas para diferentes estilos.
- Papéis de parede sólidos e ricos ficam ótimos em conjuntos clássicos. Podem ser desenhos de colunas tridimensionais ou cores caras, a presença de detalhes dourados é permitida (mas não em excesso).
- No cenário de estilos modernos, telas lisas de tons lacônicos e discretos se ajustam melhor. É permitido colar fotomurais com abstração ou paisagens urbanas. Telas com padrões e linhas geométricas claras, imitação de materiais naturais são permitidas.
- O estilo da Provença francesa é ideal para um pequeno quarto quadrado, porque envolve o uso de delicadas cores pastel. Em tais ambientes, telas em tons de rosa pálido, bege, menta, azul, roxo claro parecem organicamente, uma estampa floral é possível. Um lindo papel de parede representando um campo de lavanda ou uma vista da janela de uma vila francesa também é adequado.
- No quarto em estilo loft, as telas com a imagem de tijolos brancos ou painéis de madeira parecerão orgânicas. As telas de imitação devem ser de alta qualidade e tão realistas quanto possível, caso contrário, a situação ficará ridícula.
- Para o estilo escandinavo, produtos lacônicos de uma paleta leve são adequados. Uma imagem realista de um matagal de floresta, painéis de madeira, montanhas, pequenos padrões é permitida.
Combinando papel de parede
O espaço de uma sala em miniatura pode ser expandido recorrendo a combinação de cores e texturas contrastantes... Uma das paredes pode ser decorada com telas ricas - esta base vai atrair a atenção principal. Da mesma forma, você pode decorar a parede atrás da cabeceira da cama. Assim, acabará por separar a área de dormir. Ao mesmo tempo, telas brilhantes não atrairão muita atenção dos membros da família antes de ir para a cama.
Aplicando papéis de parede monocromáticos combinados de diferentes tonalidades, será possível tornar o ambiente mais volumoso e expressivo. Você pode criar um jogo interessante de luz e profundidade da área disponível.
Com a ajuda do papel de parede complementar, é possível focar em uma das paredes de uma pequena sala.
Regras básicas de seleção
Se você deseja colar papéis de parede perfeitamente adequados e bonitos no quarto de uma pequena área, eles devem ser selecionados com muito cuidado.
Considere as regras básicas para escolher materiais de acabamento para uma sala pequena.
- Se o quarto tiver tetos baixos e se quiser aumentar visualmente a altura da sala, deve-se dar preferência ao papel de parede com listras, flores ou padrões no sentido vertical ("alongamento" do chão ao teto). Murais de parede com gradiente (do escuro ao claro) são aceitáveis.
- Para cadeiras de cama pequenas é necessário selecionar o papel de parede com fotos localizadas não verticalmente, mas horizontalmente.
- Para uma sala pequena, você precisa comprar papel de parede de cores claras. - eles podem expandir visualmente o espaço disponível.
- Se você quiser deixar o cômodo visualmente mais amplo e espaçoso, fotomurais da moda com uma imagem em perspectiva, por exemplo, uma estrada se distanciando, também são adequados.
- Se uma pequena sala não estiver equipada com janelas, então terá a sensação de um espaço fechado. Para se livrar dele, você pode comprar papel de parede de alta qualidade que mostra uma janela aberta. Você não pode fazer isso em tal ambiente sem fontes de luz artificial de um estilo adequado.
- Se o quarto estiver no lado norte, para colar paredes, é aconselhável escolher papéis de parede de coleções desenhadas em cores quentes. Esses materiais serão capazes de compensar a falta de luz solar natural.
Belos exemplos
Em um pequeno quarto com uma cama aconchegante, equipado em um pódio com gavetas na parte inferior, ficará perfeito Papel de parede branco como a neve com uma textura lisa... A parede logo atrás da cama deve ser acentuada e uma tela de foto com a imagem de uma ponte de madeira recuando na distância deve ser colada.
Os quartos pequenos, decorados com materiais em tons de bege ou leitoso, parecem harmoniosos. Em um ambiente semelhante, logo atrás da cama, você pode fazer uma bela parede de acento e decorá-la com papéis de parede de fotos espetaculares com um tema floral.
Um quarto em miniatura parecerá espaçoso e fresco se você colar um delicado papel de parede azul-celeste nele, sem padrões contrastantes e gravuras grandes. Uma cama leve, complementada por um cobertor azul e almofadas decorativas em tons contrastantes, se encaixam perfeitamente em tal ambiente.
Num pequeno quarto de tectos baixos, todas as paredes podem ser revestidas com telas de luz simples e o espaço atrás da cama pode ser decorado com papel de parede com riscas verticais de tons delicados. Perto da parede de realce, é permitido colocar uma cama sólida com uma cabeceira macia e cacheada em cores claras.
O próximo vídeo mostrará como escolher o papel de parede certo.