Design e decoração

Quarto vermelho: características e segredos de design

Quarto vermelho: características e segredos de design
Contente
  1. Um pouco de psicologia
  2. Cor apaixonada no quarto
  3. O que destacar em escarlate?
  4. Recursos de iluminação
  5. Pontos positivos e negativos

Ao pensar sobre a cor que deve ser acentuada no quarto, a pessoa geralmente escolhe tons calmos e equilibrados. Mas os mais ousados ​​estão considerando seriamente a ideia de um quarto vermelho. E vale a pena considerar essa opção.

Um pouco de psicologia

O vermelho é uma energia poderosa associada a liderança, poder, paixão, tensão. Ajuda a combater a depressão e o mau humor e pode ser um bom estimulante do cérebro. Se o escarlate estiver presente no interior da cozinha, abre o apetite.

O vermelho é definitivamente uma cor poderosa em termos de seu efeito sobre os humanos. Mas seu efeito psicológico dependerá completamente de sua própria intensidade. Ficou comprovado que seus tons brilhantes são capazes de provocar um aumento dos batimentos cardíacos em uma pessoa, podendo até aumentar a pressão arterial.

Portanto, cores suaves próximas do marrom são uma boa opção, sem riscos, mas o vermelho brilhante deve ser manuseado com cuidado.

E também a cor está inconscientemente associada ao perigo, mas ao mesmo tempo é a cor da ação. Quando aplicado ao interior, isso significa cautela e moderação com o uso de uma cor tão ativa. Visualmente, ele aproxima as paredes, consegue estreitar visualmente o espaço. Mas, como sotaque, pode ser eficaz e benéfico em termos de efeitos visuais.

Acredita-se que o vermelho é apropriado na parte ativa da casa: onde as pessoas se comunicam, recebem convidados, organizam encontros. Mas em um local voltado para descanso e relaxamento, você precisa desistir. Mas não é assim.Um quarto em vermelho é um desafio, mas um quarto com detalhes em vermelho pode ser elegante e aconchegante e não interferir no seu descanso. Mas há uma linha muito tênue entre os dois conceitos, que é perigoso quebrar.

Novamente, como o vermelho estimula ações ativas, aumenta o apetite, enche de energia, pode ser tomado como companheiro. Por exemplo, se estamos falando de um quarto para uma pessoa que passou por um período difícil na vida, se recuperou de uma doença grave ou está se recuperando de um divórcio difícil, a cor vermelha no design de tal quarto pode se tornar um assistente. Isso o ajudará a retornar a uma vida ativa, a uma atividade vigorosa, ao próprio desejo de seguir em frente.

Cor apaixonada no quarto

Escusado será dizer que o quarto não é apenas um local de sono e tranquilidade. Esta é também a zona do leito matrimonial, o que significa que é apropriado falar de paixão, amor, desejo, que deveriam estar presentes neste quarto. Com a energia da paixão e do entusiasmo, o vermelho é definitivamente amigável. E isso é usado por pessoas que sabem muito sobre a energia da cor, a força. Novamente, não é necessário fazer reparos radicais nessas cores: a cor pode ser usada na dosagem, será como um tempero em um prato - parece não ser o principal, mas o sabor não é o mesmo sem ela .

É importante entender como trabalhar com a cor da paixão no quarto.

  • É bom saber como lidar com as bordas da combinação de cores. Você entenderá quais são as facetas de seu contraste. Afinal, é o jogo de contrastes que se utiliza no design com a presença do vermelho. A combinação de diferentes variações de tons de vermelho não funciona bem aqui, são necessárias soluções contrastantes (por exemplo, um quarto vermelho e branco ou um quarto cinza e vermelho).
  • Um quarto vermelho precisa de acessórios claros e que distraiam. O fato é que sem eles, possíveis falhas globais serão muito perceptíveis (e o vermelho, infelizmente, traz todas as falhas do reparo para o primeiro plano). Portanto, uma pequena decoração interessante, almofadas de sofá especiais ou uma luminária de chão, um vaso de chão, uma imagem na parede serão a salvação se houver algo para guardar.
  • Pense primeiro no estilo que prevalecerá no quarto. E certifique-se de que o vermelho é apropriado para este estilo.

Assim, o estilo oriental, etno, estilo império, interiores vitorianos, decoração inglesa, barroco se entregam à cor da paixão.

Se você entende todos os riscos de usar o vermelho no quarto, mas não pretende abrir mão da cor, pense em um único elemento que será dessa cor. Por exemplo, cortinas no interior ou na cabeceira da cama, ou um tapete, ou um abajur. Acredite em mim, um elemento é suficiente para tornar a sala mais iluminada e um certo temperamento aparece nela.

    Por exemplo, suponha que você tenha uma penteadeira em seu quarto: uma pequena área reservada apenas para uma mulher, seu canto íntimo. Coloque uma cadeira de veludo vermelho com uma perna só ao lado da mesa. Este não é o passo mais ousado, mas cauteloso, mas muito revelador. Avalie se você se acostuma facilmente com o vermelho no quarto, que sentimentos e humores este elemento escarlate evoca, se você deseja aumentar a proporção do vermelho no interior. Nesse caso, o experimento pode ser expandido em uma escala diferente.

    O que destacar em escarlate?

    Por algum tempo, por algum motivo desconhecido, o teto vermelho do quarto (geralmente também lustroso) esteve na moda. Muito provavelmente, as associações com o fogo da paixão também funcionaram aqui. Na prática, essa solução dificilmente pode ser considerada bem-sucedida: com o tempo, a superfície vermelha global começa a diminuir. Muitos admitem que, depois de tal reforma, pareceu-lhes que o quarto encolheu e ficou abafado.

    Mas se não for o teto e nem todas as paredes, então o que deve ser vermelho - vamos descobrir.

    • Cortinas. Digamos que você tenha um quarto bem iluminado: papel de parede branco, móveis e tecidos muito claros. Você queria o estilo Scandi, mas conseguiu uma sala fria, que não é associada ao frescor da geada, mas sim a uma sala de cirurgia. Cortinas vermelhas podem ajudá-lo. Mas de preferência com letras pequenas.E se você pegar uma caixinha vermelha na penteadeira, um brinquedo decorativo vermelho na cama ou uma pequena manta escarlate de cabeceira para juntar a eles, o interior pode ficar maravilhoso.
    • Cobrir. Se você tem papel de parede vermelho e uma colcha do mesmo tom dificilmente é bonito. Existem exceções, mas geralmente esse domínio do vermelho no quarto é irritante. Mas uma colcha escarlate com uma textura interessante em um quarto branco ou cinza pode ser muito apropriada.
    • Tapete. Na maioria das vezes, um tapete vermelho com uma impressão colorida ou monocromática pequena é adequado para um quarto. Parece ótimo em um quarto bem iluminado, quase monocromático.
    • Luminária de piso. Ele também ficará lindo em um quarto branco, especialmente se suas formas forem geométricas.

    Existe também uma solução não incomum - um quarto bem iluminado com uma cama redonda vermelha.

    Mas esta decisão, é importante notar, é muito "amadora". À primeira vista, pode impressionar, criar noites apaixonantes e assim por diante. Mas adormecer e dormir o suficiente em um quarto com essa cama é difícil.

    Recursos de iluminação

    O interior vermelho já tem emoções, paixão, energia suficientes para serem enfatizados pela luz. Portanto, ele não deve estar nos papéis principais em tal sala. A luz deve fluir suavemente, dissolver-se na cor de fundo. Lâmpadas de chão e pequenas lâmpadas de cabeceira fazem um ótimo trabalho nisso. Iluminação de teto oculta também é possível, pois cria um conforto especial no ambiente.

    Acontece que em um quarto branco, manchas vermelhas são a cama e a iluminação. Nesse caso, seria bom manter a harmonia na textura e na tonalidade. Por exemplo, estofamento de cama "veludo" e uma luz noturna ou luminária de chão semelhante. A incompatibilidade de texturas às vezes é mais irritante do que a falta de cor.

    Pontos positivos e negativos

    A coluna “positiva” definitivamente inclui a capacidade do vermelho de energizar, inspirar ação, criar uma atmosfera apaixonante no quarto e, finalmente, moldar o visual luxuoso do quarto (a cor é psicologicamente percebida como rica).

    Dos "pontos negativos", pode-se notar o seguinte:

    • frequentemente a cor (especialmente se for um pouco mais do que o necessário) é capaz de deprimir, suprimir e causar irritabilidade;
    • pode restringir em ações - alguns acreditam que a cor é excessivamente majestosa para eles, começam a reprimir e buscar a solidão;
    • a cor às vezes leva à fadiga, insônia e lembra pensamentos ansiosos, ações não realizadas.

      O quarto vermelho em uma solução radical não é apenas um desafio, é também um exame para si mesmo. É bom passar noites separadas em um quarto assim, mas é praticamente inadequado para descanso constante, relaxamento, sono de qualidade. As unidades podem relaxar em um interior semelhante, dormir profundamente e estar em sintonia com seu contexto emocional. A maioria das pessoas precisa de vermelho, dosado, com acentos e moldura.

      Isso é ainda mais necessário no quarto, cuja missão é afastar você de todos os irritantes.

      Para mais informações sobre o vermelho no interior, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa