Como escolher a cor das paredes do quarto?
O quarto é de extrema importância em todos os apartamentos. E é bom quando a área permitir e for possível atribuir uma sala separada para isso, tendo-se emitido a seu critério. O quarto é o local onde o conforto e o aconchego estão em primeiro lugar, pelo que deve ter-se especial atenção. Junto com tarefas tão importantes como comprar uma cama confortável, organizar a iluminação, certamente surgirá a pergunta: como escolher a cor das paredes do quarto.
Regras básicas de seleção
Antes de ir à loja para comprar materiais de construção, é imprescindível traçar pelo menos uma planta geral aproximada para entender de que cor ficarão os pisos, teto e paredes do quarto. Com base nisso, é mais fácil escolher as opções de móveis e elementos de decoração. UMA você também deve decidir sobre o estilo, também depende de qual paleta de cores será a preferida - seja papel de parede liso, claro, escuro ou com um padrão. Ou talvez sejam painéis, pinturas, azulejos ou gesso decorativo. Para não se confundir com toda a diversidade, é preciso ter uma visão geral da futura sala e, a partir dela, selecionar o desenho das paredes.
Claro, a escolha fica apenas com o proprietário do apartamento, mas existem certas nuances que devem ser tidas em consideração.
- Num quarto pequeno, é preferível dar preferência a cores claras, o que aumentará visualmente o espaço. Mas isso não significa que os móveis e as cortinas também devam ser claros, caso contrário, tudo se fundirá. Os acentos são obrigatórios.
- Em uma sala onde não há problemas de espaço, você pode escolher tons e mais escuros, principalmente se o estilo assim o exigir.Além disso, o zoneamento ficará bem quando uma parede for pintada mais clara, a outra mais escura, em uma das paredes pode haver papel de parede com um padrão e, em outras, por exemplo, apenas pintura ou gesso.
- Sempre há muita luz na sala do lado sul. Portanto, a abundância de luz pode ser ligeiramente neutralizada com paredes e cortinas mais escuras (mas não sombrias).
- Para o lado norte, é melhor escolher as cores claras das paredes. Eles ajudarão a tornar o ambiente mais leve e confortável. Se a falta de luz solar for aguda, você pode adicionar cores quentes e mais brilhantes ao design.
Os melhores tons
É impossível soar 100% com uma cor aceitável exclusivamente para o quarto. Nesse sentido, cada um pode ter suas próprias opiniões, gostos, preferências. A única coisa a considerar é o estilo escolhido. Já com base nele, selecione as cores das paredes, do piso, dos móveis e da decoração.
Se tudo se encaixar, você terá o quarto perfeito.
Luz
Muitos, pensando no design do quarto, preferem tons suaves. Especialmente se for o quarto de uma menina ou de uma menina. Mas mesmo para casais, essas opções são adequadas se os gostos dos cônjuges coincidirem. Cores como menta e lavanda irão adicionar ternura e suavidade ao ambiente. A cor dessas paredes será complementada com sucesso por colchas, cortinas ou uma luminária de chão da mesma gama. Mas, ao mesmo tempo, as cortinas devem ser vários tons mais escuros ou mais claros. Para hortelã, por exemplo, azeite e pistache são muito adequados. Azul, azul, branco ficarão harmoniosos com lavanda.
Com base nesses tons, você pode criar um interior muito bonito que não ficará entediado por muito tempo.
Outro esquema de cores seguro e perfeito para paredes é pêssego, bege e café com leite. O bege neutro sempre pode ser diluído com toques mais vivos, pêssego quente ou damasco - balanceado com tons mais claros ou, ao contrário, escuros, dependendo do estilo escolhido. Não exclua o rosa suave, ele também parece muito discreto e fresco nas paredes. Um dos tons bonitos e harmoniosos pode ser turquesa ou verde claro.
São tons delicados e criam uma atmosfera relaxante e relaxante.
Escuro
Tons saturados mais profundos parecerão adequados em um quarto espaçoso do sul, mas definitivamente precisam ser diluídos com detalhes brilhantes ou claros. Na maioria das vezes, eles escolhem cinza, azul, verde escuro, marrom. Com a escolha certa de móveis e iluminação, todos eles podem fazer do quarto um ambiente aconchegante e relaxante. O marrom fica especialmente bem se for para fazer uma das paredes "tijolo", e o cinza idealmente ajudará a imitar uma superfície de pedra. Contra o pano de fundo de paredes escuras, móveis e cortinas de cores claras podem ficar ótimos.
O ornamento ficará bem em paredes escuras. Pode ser uma parede enquanto as outras são sólidas.
Brilhante
Embora tons muito cativantes na maioria das vezes não sejam populares no quarto, há aqueles que incorporam as decisões mais ousadas, mesmo neste cômodo. Mas desde já vale a pena considerar que experimentar cores vivas no quarto é possível para quem tem uma ideia das leis do design e tem gosto artístico. Caso contrário, você pode estragar a sala com um passo precipitado. Mas se cores contrastantes não causam irritação e são percebidas de forma confortável, você pode experimentar, combinando vermelho com preto, amarelo com branco, bordô com marrom. Por exemplo, as paletas de móveis claros e escuros são adequados para as mesmas paredes amarelas ou vermelhas.
Crie um clima
O quarto não deve ser apenas confortável, mas também emocionalmente agradável. E as cores desempenham um dos papéis principais aqui. Alguns, por exemplo, na sua escolha são orientados pelo feng shui, onde cada cor tem o seu significado, a saber:
- o branco é ideal, é pureza, liberta espaço de qualquer negativo, evita brigas e mal-entendidos;
- azul - calmante, permitindo que você fique sozinho consigo mesmo, direcione os pensamentos na direção certa, concentre-se e tome a decisão certa;
- o roxo tem um efeito positivo em todo o corpo como um todo e tem um efeito curativo, dá força e energia;
- o amarelo satura a sala de energia solar e tem poder vivificante, melhora o humor, mas com o seu excesso pode haver uma reação reversa - o aparecimento de irritabilidade e até depressão;
- laranja ajusta-se a um trabalho positivo e frutífero, energiza e boa disposição para todo o dia;
- vermelho e bordô - as cores da paixão e do amor, despertam a energia sexual.
Qual dessas cores escolher depende das preferências dos proprietários. Alguém gosta de se sentir em harmonia consigo mesmo e com o mundo ao seu redor e entrar em sintonia com a meditação, o que contribuirá perfeitamente para os tons de azul e azul. E alguém quer ver um amarelo forte e um laranja rico pela manhã para recarregar as energias para o dia todo.
Combinação de paredes e móveis
Graças ao desenvolvimento bem-sucedido do design da sala, você pode conseguir a combinação perfeita de cores no quarto. Se decidir dar preferência a uma paleta clara ao pintar as paredes, então os móveis escuros ficarão muito bem neste espaço. Por exemplo, se as paredes são bege ou pêssego, você pode escolher móveis marrom escuro... Os pisos devem ser mais escuros que as paredes, mas mais claros que os móveis. Móveis brancos também são adequados. Mas o interior parecerá especialmente vantajoso se você escolher uma cor escura das paredes para móveis brancos e outros claros. Você pode optar por azul, verde ou cinza rico.
Se o papel de parede for com um padrão - geométrico ou floral, os elementos do móvel devem ser sem acabamentos e elementos adicionaispara evitar variegação desnecessária. O mesmo pode ser dito para cortinas. Mas se, por exemplo, o estofamento de um móvel ou uma colcha repetem a impressão do papel de parede, então o assunto é outro. Desde que tenha sido tomada a decisão de colocar papel de parede fotográfico em uma das paredes, você não deve sobrecarregar a sala com outros desenhos. Móveis claros ou escuros terão uma aparência vantajosa contra o fundo de tal parede. As outras paredes devem ser sólidas, como as cortinas.
Belos exemplos
O desenho do quarto, pensado ao mais ínfimo pormenor, irá criar o cenário perfeito. Mas para começar, verifique alguns exemplos que podem ser boas dicas para suas próprias ideias.
- O quarto em tons de bege claro parece muito suave. Paredes claras complementam bem os móveis, que são alguns tons mais escuros. E também cortinas boas e escuras, que deixarão a luz do dia mais suave. A iluminação artificial também foi pensada para o entardecer. Um interior assim não vai ficar entediado por muito tempo, já que é clássico, embora, talvez, falte um toque na forma de algum elemento brilhante.
- O quarto parece muito elegante e rígido quando as paredes são pintadas em um azul escuro profundo, enquanto a mobília preta e os tecidos brancos ficam muito bem em contraste com o fundo. O interior é complementado por uma lâmpada bastante austera e pinturas emolduradas. Tudo é feito com bom gosto.
- Mas a opção não fica pior quando uma das paredes tem um tom saturado brilhante, enquanto as outras têm um tom delicado, mas no mesmo esquema de cores. Uma grande janela com cortinas simples complementa perfeitamente o design. A cama não se destaca do estilo geral. O interior é complementado por uma lâmpada original na mesa de cabeceira e pinturas acima da cama.
Não há nada supérfluo nesta sala.
- O cinza fica muito calmo e nobre nas paredes, enquanto a colcha da cama complementa perfeitamente a decoração, assim como travesseiros leves em combinação com cortinas. Não há profusão de cores na sala. Tudo conduz ao relaxamento e à tranquilidade.
No próximo vídeo, veja como escolher a cor das paredes de um quarto.