Quarto Burgundy: uma variedade de tons e recomendações de design
Os quartos de dormir podem ser muito diferentes. E não é necessário limitar-se às soluções decorativas mais simples. O quarto cor de vinho ficará muito original.
Características e variedades de materiais
Usando papel de parede desta cor, você pode facilmente conseguir um visual requintado e chique. A cor do bordô traz uma sensação de mistério e mistério. Entrelaça harmoniosamente as cores preta e vermelha.
Importante: papel de parede desta cor é preferível em ambientes com boa luz natural. Isso ajuda a eliminar a sensação de um local fechado, sobrecarregado de detalhes de decoração.
Para iluminar o ambiente, recomenda-se o uso de materiais com diversos padrões na decoração das paredes. Se o espaço for pequeno, é aconselhável cobrir apenas áreas isoladas com ele.
O papel de parede da Borgonha pode ser feito de uma variedade de materiais. Freqüentemente, são utilizadas coberturas que são total ou parcialmente compostas de tecido não tecido. O primeiro tipo destina-se à coloração subsequente e tem uma textura pronunciada.
Se o material não tecido serve apenas como base, a camada externa é feita de acrílico ou vinil. Os papéis de parede de vinil puro são feitos com uma variedade de tecnologias, razão pela qual as texturas são extremamente diversas. Para economizar dinheiro, você também pode usar papel de parede de papel comum no interior do quarto. Graças aos esforços dos tecnólogos, a teia de papel pode parecer muito interessante. No entanto, nem essas vantagens nem uma boa ventilação significam que esta é uma escolha ideal.
Sérias desvantagens do papel são:
- baixa durabilidade;
- fragilidade;
- desvanecimento rápido;
- impossibilidade quase completa de limpeza.
O papel de parede da Borgonha pode ser líquido.Uma característica é que o revestimento deverá ser aplicado em uma camada de cada vez. Uma propriedade atrativa do material é a completa ausência de costuras. O uso de papel fotográfico também é permitido. Eles podem ser aplicados a uma variedade de substratos. A escolha da imagem é limitada apenas pela imaginação dos compradores e designers.
Há também papel de parede têxtil. Para sua fabricação, use:
- linho;
- seda;
- veludo e alguns outros tecidos.
Versões de cores específicas
Freqüentemente, o quarto é decorado em cor de vinho. Isso não é surpreendente para quem conhece o mundo do design moderno. Tons de vinho são frequentemente usados como elementos de destaque. A mais nova variedade é a cor Marsala, conhecida desde 2015. Foi imediatamente anunciado como a cor do ano, e os principais designers começaram a competir entre si para dar recomendações sobre como combinar este tom com outros.
Na cor Marsala, os motivos vermelhos e castanhos encontram-se entrelaçados de uma forma original. Juntos, eles formam uma cor quente e elegante. Ele é igualmente apreciado tanto por jovens extravagantes quanto por pessoas maduras equilibradas. O uso habilidoso desse tom cria um interior no espírito dos anos 1970.
Importante: Marsala parece mais aveludado quando usado em uma superfície com sua textura original.
O tom framboesa parece brilhante e adiciona energia ao ambiente. Usado corretamente, pode melhorar o humor e lidar com emoções negativas. No entanto, em combinação com tons individuais, a cor carmesim pode esmagar emocionalmente e até mesmo provocar o aparecimento de uma dor de cabeça. Esta cor é inaceitável em quartos de tamanho médio com teto baixo. Por causa disso, há uma sensação de espaço muito apertado e estreito.
Importante: no quarto, o tom framboesa é usado apenas em acentos e acessórios individuais. Pode ser combinado com elementos de design leves.
Combinando carmesim com áreas escuras, você pode achar que o quarto parece desagradável. Cortinas e ainda mais paredes inteiras desta cor são completamente inadequadas em qualquer ambiente.
O fúcsia pode ser uma boa alternativa. É verdade que em quartos também pode ser usado apenas com muito cuidado, na dosagem. Os designers criaram uma série de movimentos que ainda permitem que você use essa tonalidade. Uma é usar uma parede de realce (assumindo que todas as outras são neutras). Outra opção é adicionar detalhes internos menores em tamanho e com cores vivas.
Você pode fazer de outra forma: deixe toda a sala neutra usando fachadas ou estofados em tom fúcsia. A julgar pelos comentários de pessoas, verifica-se que ao mesmo tempo é um divertido e não sobrecarregado com espaço de cor. É permitido misturar a cor principal com tons verdes e marrons. E a última maneira de usar fúcsia é com acessórios:
- cortinas;
- cobrir;
- fronhas (é melhor quando todas essas peças são pintadas na mesma cor).
No design do quarto, a cor cereja também é usada às vezes. É comum entender a cor de uma cereja madura por baixo. Um interior com uma tonalidade semelhante terá uma aparência elegante e solene. A sensação que a cor cereja cria é determinada pela sua concentração no ambiente. Igualmente prático pode ser:
- domínio;
- destacando outras cores;
- a formação de acentos modestos.
Iluminação
O uso de bordô não significa que o esquema de iluminação do quarto deva ser construído de uma forma especial. A necessidade de combinar luz geral e local não depende da cor. Para iluminação local, você pode usar lâmpadas de mesa e arandelas.
A intensidade da luz deve ser maior do que em uma sala branca ou cinza claro. Caso contrário, o espaço será injustificadamente reduzido.
As luminárias devem ter o espectro mais quente possível. Tons azulados são estritamente inaceitáveis. Os especialistas recomendam cuidar da iluminação em vários níveis, do chão ao teto.Em seguida, os lados negativos da cor bordô serão iluminados. Em uma sala verde-vinho, é aconselhável colocar uma luminária de chão tradicional com uma sombra verde claro.
O interior do quarto em vermelho é apresentado no vídeo abaixo.