Opções de design para quartos de 7 a 8 m². m
Um quarto, cuja área não exceda 8 metros quadrados, é bastante comum nas casas russas. Seu desenho às vezes acaba sendo uma tarefa difícil, já que as pequenas filmagens não permitem nem mesmo colocar a cama normalmente. É por isso Pensando no projeto, é necessário escolher as cores, o estilo, a luminosidade, as formas do mobiliário certas para ampliar visualmente o espaço.
Características do layout
Um quarto com uma área de 7 a 8 m². m, muitas vezes encontrado no "Khrushchev", e às vezes após a reconstrução, ainda permanece sem uma janela. Acontece que os proprietários de um espaço de 2 por 4 metros deveriam ter um quarto-sala completo em condições limitadas.
Quando o quarto serve apenas como local de descanso, na maioria das vezes a cama é colocada com a cabeceira da cama, perto da janela ou contra uma parede longa. O espaço vazio é preenchido com móveis de armazenamento.
O quarto-sala exige a substituição da cama por um sofá-cama e a colocação dos móveis de acordo com a forma do cômodo.
Tons adequados
Para um quarto pequeno, cortinas claras são mais adequadas, adicionando ar ao espaço. Em geral, o gloss brilhante não deve ser usado no quarto, uma vez que não cumpre a tarefa principal - para criar um espaço de calma e relaxamento. Para não se enganar e no futuro poder mudar o estilo da sala sem uma reforma completa, é melhor escolher tons de branco ou pastel: pistache, menta, azul claro, limão suave ou rosa.
Soluções de estilo
Um quarto com uma área não superior a 8 metros quadrados cria certas restrições na escolha de um estilo.Deve ser dada preferência àqueles que não requerem muitos detalhes, padrões variados e cores brilhantes.
A maneira mais fácil é decorar uma sala em um estilo tão moderno como minimalismo... Requer tons calmos, formas rígidas e ausência de decoração excessiva. Como regra, as cores preto, cinza e branco são usadas para decoração. Os acentos necessários são definidos usando pequenos elementos de um tom mais escuro. A cama é baixa.
Moderno dá a você a oportunidade de brincar mais com as cores e mostrar sua imaginação. Por exemplo, é permitido equipar a porta com um vitral e escolher lâmpadas mais complicadas. Novamente, os têxteis permitem que você use tons mais interessantes, por exemplo, lilás intercalado com cinza pérola.
Para quarto em estilo clássico móveis de madeira, uso de espelhos de parede e elementos florais na decoração são adequados.
estilo japonês próximo do minimalismo, mas caracterizado por algumas peculiaridades. Por exemplo, em um quarto assim você não pode prescindir de um bonsai de interior arrumado, cortinas desprovidas de babados, bem como uma tela.
Acabamento
O design do teto, piso e paredes de um pequeno quarto desempenha um papel muito importante, porque ao escolher os tons e materiais certos, será possível adicionar metros quadrados visualmente e corrigir formas irregulares.
Piso
Para decorar o chão de um quarto com uma área de 7 a 8 metros quadrados, laminado ou parquet são os mais adequados. As partes separadas devem ser dispostas diagonalmente - esse layout expande a sala. A cor pode ser qualquer, mas sempre mais escura do que as paredes e o teto... Além do mais, deve corresponder ao resto da sala.
Se quiser adicionar um tapete como decoração, é importante escolher uma versão monocromática ou com padrões geométricos claros.
Teto
A maneira mais fácil é pintar o teto de um quarto de 7 metros com tinta branca ou cobri-lo com gesso do mesmo tom. Qualquer tom pastel também funcionará. O principal é não abusar da decoração e elementos volumétricos, e também não usar um sistema multinível. Hoje em dia, é frequentemente escolhido um tecto tenso com acabamento mate ou brilhante. Esta opção de design de superfície para uma sala em miniatura será um sucesso.
Paredes
Para revestimento de parede, papel de parede, tinta ou gesso decorativo são os mais escolhidos. Independentemente do material, eles devem ser leves para criar o efeito visual desejado. É melhor escolher tons quentes que criam a atmosfera de calma e relaxamento necessária para o quarto. Bege, creme, pêssego ou marfim são considerados ideais. Não é proibido decorar uma das faces com papel de parede com motivos geométricos ou florais em tons suaves.
Tal solução pode até aumentar o tamanho da sala, por exemplo, se a opção for feita em favor de listras horizontais. É melhor deixar todos os outros sem cor. A parede "principal", pintada em cores contrastantes ou brilhantes, é aquela localizada atrás da cabeceira da cama.
Muitas vezes, eles são usados para decorar quartos em miniatura papel fotográfico. A imagem deve trabalhar visualmente para expandir o espaço, por exemplo, campos em flor, uma paisagem marinha, um terraço, atrás do qual se estende a cidade. Também é importante que o papel de parede corresponda ao estilo geral da sala e à paleta de cores.
Seleção e colocação de móveis
Uma pequena sala com uma área de 7,5 m². m permite que você use apenas móveis multifuncionais e bastante compactos. Como regra, para esse tipo de quarto, uma cama de tamanho adequado, um guarda-roupa espaçoso, mas não volumoso, e mesinhas de cabeceira em miniatura são suficientes. Você não deve adicionar os itens que geralmente não são usados no quarto, ou aqueles que você pode prescindir. O gabinete deve ser escolhido de forma que tenha uma profundidade de 35 a 40 centímetros.Eles não são muito profundos, mas permitem que você coloque todos os itens pessoais necessários.
O uso de guarda-roupa com espelhos é incentivado, atendendo novamente ao objetivo principal - expansão do espaço.
Um guarda-roupa embutido com vidro ou fachadas brilhantes ficará bem.
É melhor escolher uma cama simples, sem detalhes salientes ou decoração excessiva. Os modelos equipados com gavetas onde pode guardar roupa de cama, toalhas ou pertences pessoais são considerados bem-sucedidos. Ao colocar uma cama em um quarto, você deve tentar deixar espaço livre suficiente para seu uso, incluindo puxar as gavetas. Uma boa solução seria um modelo com um mecanismo de levantamento que abre espaço de armazenamento.
As mesas de cabeceira devem ser mais bem escolhidas aquelas que vão combinar com a cama. Para um quarto pequeno, os modelos leves e simples são mais adequados, por exemplo, na forma de mesas sobre uma perna ou banquinhos com uma prateleira adicional. Armários suspensos parecem interessantes, assim como prateleiras articuladas montadas diretamente acima da cabeceira da cama. Eles criam espaço de armazenamento adicional, parecem interessantes, mas não sobrecarregam o espaço.
Se possível, o gabinete deve ser colocado no canto.... Se não houver espaço suficiente para um móvel completo, deve-se dar preferência a uma cômoda e complementá-la com um cabide móvel. Também faz sentido considerar a ideia de uma estante alta. No caso em que não é possível instalar duas mesinhas de cabeceira, é preciso colocar uma ou, em geral, abandonar a ideia, limitando-se a uma penteadeira.
Organização da iluminação
A iluminação em uma sala pequena pode transformar radicalmente uma sala. É ideal colocar um abajur bonito, mas não muito grande, no centro e colocar abajures nas mesinhas de cabeceira ao lado da cama ou pendurar abajures ao lado dela. A estilística dos modelos selecionados deve criar o efeito de leveza e conforto... O tecto falso pode ser equipado com projectores.
Têxteis e elementos decorativos
O principal é não sobrecarregar o interior com um grande número de coisas em uma sala pequena. O descanso é impossível em um quarto desordenado: por exemplo, se você forçar o espaço ao lado da cama com caixas com coisas, então seus olhos vão esbarrar nelas constantemente e seu humor vai piorar. Da decoração, o melhor é escolher pinturas, fotografias e uma variedade de tecidos. As fotos ficarão bem se você organizá-las na forma de uma colagem bem pensada e escolher algo abstrato em uma moldura lacônica como uma imagem.
Desde têxteis, travesseiros, colchas e cortinas são indispensáveis. É melhor escolher uma paleta de cores quente ou neutra. Objetos e padrões monocromáticos são apropriados, mas em ambos os casos é importante combiná-los com o design geral do espaço ou criar um contraste apropriado.
Tule translúcido claro ou cortinas monocromáticas densas feitas de materiais naturais devem ser penduradas nas janelas.
Exemplos interessantes
Quando o apartamento tem apenas 8 metros quadrados para o quarto, isso não significa de forma alguma que seu design será enfadonho... O quarto é lindo e incomum, e o objeto central é a cama, olhando diretamente para fora da janela. O uso de branco nas paredes, bem como tons pastéis no chão e na própria cama, permite adicionar realces contrastantes como elementos decorativos.
Nesse caso, cortinas tricolores que combinam branco, cinza e amarelo, assim como vários travesseiros amarelos, ganham destaque. O resto da decoração é uma série de fotografias a preto e branco de diferentes tamanhos, assimetricamente posicionadas nas paredes. O restante espaço é ocupado por espaços de armazenamento.
O branco e outros tons pastéis também são usados na decoração e nos móveis do outro quarto. A propósito, os móveis parecem extremamente lacônicos - uma mesinha de cabeceira retangular, algumas das mesmas prateleiras e um pequeno armário suspenso.No chão há um tapete listrado calmo em tons naturais, ecoando roupas de cama, plantas e alguns elementos decorativos. Para a iluminação, um abajur de teto, um abajur e uma iluminação de cabeceira são usados.
A criação de um quarto-sala com uma metragem limitada é uma tarefa muito difícil, mas pode ser resolvida com tetos altos. Nesse caso, a cama foi embutida no teto, resultando em espaço de armazenamento para roupas e áreas de leitura na parte inferior. Em frente há um sofá em um tom azul calmo. O branco é usado como base de cor, em alguns lugares complementado com listras pretas. Poucas decorações estão disponíveis em azul e verde.
Para obter informações sobre como decorar um pequeno quarto no estilo dos clássicos modernos, veja o próximo vídeo.