Características de design de pequenos quartos com uma área de 5 a 6 m². m
O planejamento de quartos de designer permite abordar a questão de criar uma atmosfera de conforto doméstico de uma forma mais racional. Isso é especialmente importante em condições de espaço insuficiente no quarto. O material deste artigo ajudará os leitores a se familiarizarem com as nuances do design de quartos pequenos com uma área de 5 a 6 m². m.
Características do layout
Não é nenhum segredo que um quarto pequeno geralmente não tem o melhor layout. Janelas de localização incompreensível, a presença de nichos e saliências protuberantes tornam o ambiente desconfortável imediatamente ao entrar. A situação pode ser agravada por paredes inclinadas, portas estreitas, bem como a abordagem errada para a seleção e disposição dos móveis. É por isso que a sala pode parecer visualmente pesada e cheia de coisas que, na realidade, não são tantas.
Quartos pequenos tendem a ser mal iluminados, o que deve ser reabastecido luz de fundo selecionada corretamente... Além disso, ele pode ser percorrido, tem um teto irregular que precisa ser ajustado. E isso o obriga a criar uma moldura, o que reduz a altura das paredes. Dado que é difícil perceber a olho nu como criar aconchego numa sala destas, terá que recorrer a diversas técnicas, elaborar projectos preliminares em busca da melhor opção.
Ao desenhar um diagrama de projeto em tais quartos, você deve usar técnicas de zoneamento... São eles, na maioria dos casos, que permitem ajustar o conjunto de móveis necessário sem interferir com o objetivo principal do ambiente. Neste caso, o local de dormir deve continuar a ser o destaque principal da sala.O zoneamento leva em consideração uma série de questões de planejamento, introduzindo uma organização discreta no espaço.
Em quartos pequenos, literalmente, cada ninharia importa, começando pelo estilo e tamanho dos móveis, esquema de cores, escolha de um lugar para dormir, terminando com a seleção de acessórios. Ao desenvolver o design de um pequeno quarto é preciso orientar-se pelo princípio do aproveitamento ótimo de cada quadrado. cm de área útil.
Por exemplo, se faltar esquadria, é aconselhável usar um certo tipo de cortina, contando com o tamanho reduzido e a leveza dos tecidos.
Seleção de estilo
O estilo de um quarto de 5 a 6 metros quadrados deve ser lacônico. É por isso que os ramos clássicos do design de interiores, que precisam de amplitude e demonstração da pompa do palácio, não podem ser usados aqui. Considerando que aqui é impossível usar estuques, esculturas e um lustre maciço, não se podendo considerar as tendências clássicas, neoclássicas, barrocas. Os estilos inglês e italiano, que se distinguem por seu desejo pela solidez do interior, não são adequados para organizar um quarto pequeno.
Em geral, a ligação a outro estilo específico conferirá ao ambiente uma excelente estética e criará um ambiente de conforto doméstico. Nas condições de uma sala de 2x3 m, você pode dar uma olhada em instruções de projeto como Estilo escandinavo, minimalismo, conservadorismo.
Não será possível recriar aqui um loft, até porque se trata de um estilo de amplidão, aliás, de planta aberta. No entanto, você pode tentar emitir eco.
As melhores opções para esses quartos seriam estilos minimalistas. Com eles, são utilizados apenas os móveis mais necessários, para não diminuir o espaço já insuficiente. A mesma regra se aplica aos esquemas de cores: a variegação é inaceitável aqui, assim como a abundância de contrastes. As direções estilísticas modernas permitem o uso de materiais em design com texturas que aumentam visualmente a esquadria. As direções adequadas são brutalismo, construtivismo, contemporâneo.
Claro, para organizar um quarto em 6 quadrados no espírito do moderno, art déco ou art nouveau, você precisa tentar. É difícil fazê-lo ao estilo provençal devido à necessidade de utilizar têxteis com um padrão variegado, o que limita visualmente o espaço. No entanto, soluções ergonômicas modernas serão úteis aqui..
Além disso, você pode vencer a falta de filmagens usando o estilo chinês ou mesmo africano, vintage, etno, manga, onto-arte.
Paleta de cores
As soluções de cores para quartos pequenos podem variar. No entanto, apesar disso, ao organizar instalações de pequeno porte, é preferível usar cores claras. Eles têm a capacidade de ampliar visualmente o espaço, tornando-o mais arejado, mais confortável e mais fácil de perceber.
Traços brilhantes devem ser adicionados ao fundo principal com cuidado, uma vez que sua abundância pode mudar radicalmente a percepção interior para pior.
O branco deve estar presente no interior sem falta, ele suaviza outros tons usados e amplia visualmente o espaço. Também fica bem em espaços pequenos. tons leitosos, bege, cremosos, cores marfim, azul e lilás. A escolha desta ou daquela cor obedecerá ao estilo do interior, bem como ao lado para o qual estão viradas as janelas dos quartos.
Se eles estão voltados para o norte, a sala parece fria e, portanto, tons frios e azulados não devem ser usados aqui. Quando as janelas estão voltadas para o sul, a sala parece quente e, portanto, não é desejável sobrecarregá-la com cores quentes e brilhantes. Em geral, os tons para quartos pequenos devem ser silenciados. Tintas neutras (cinza claro, prata, branco) também são adequadas. No entanto, devem ser diluídos com companheiros emocionais (pistache, verde, lavanda, azul esfumaçado, aço, vinho).
Decoração de parede, piso e teto
A melhor opção para decoração de parede em um quarto pequeno seria papel de parede... Além disso, eles podem ser tradicionais e não padronizados. Por exemplo, um quarto ficará lindo tanto com papel de parede texturizado quanto com líquido e até mesmo com inserções fotográficas. Nesse caso, as telas podem ser muito diferentes, assim como sua colocação.
Por exemplo, com papel de parede de realce (papel de parede de foto ou papel de parede de impressão), você pode destacar um local na cabeceira da cama, um nicho na cabeceira da cama, saliências em ambos os lados da cama. Eles também podem ser usados para acentuar a parte da parede oposta à cama. Eles também ficarão bem na forma de um pequeno painel em uma das paredes.
O resto das paredes fica melhor quando não está saturado com padrões ou cores.
Ao mesmo tempo, o próprio papel de parede pode ser texturizado, gofrado, com uma textura, por exemplo, de serapilheira ou seda. Quanto ao piso, a melhor opção seria utilizar linóleo ou laminado. As cores do revestimento do piso devem ser macio, abafado. Idealmente, esses tons podem ser de variedades de madeira clara.
Azulejos em um quarto pequeno não são necessários; carpete é bastante apropriado.
O design do teto pode ser diferente (por exemplo, tensão, gesso cartonado, combinado). No entanto, dada a limitação da sala em quadratura, algo complicado é inapropriado aqui, pois os sistemas de moldura, com falta de espaço, criam uma atmosfera opressora na sala... As cores da decoração do teto em um dormitório de 2x3m podem se sobrepor à cor do estofamento da mobília, do papel de parede impresso ou de qualquer acessório.
Como fornecer?
Deve haver pouca mobília em um quarto minúsculo. Isso é o que criará a ilusão de amplitude. No entanto, levando em consideração o fato de que é absolutamente impossível sem móveis, você terá que interpretar a situação por meio de diferentes técnicas. Por exemplo, os itens de decoração, além de focar no tamanho compacto, podem ser dobráveis, transformadores e também embutidos.
Se não houver espaço suficiente no chão para eles, você precisa comprar esses itens que pode ser pendurado na parede... Quanto à cama, você precisa considerar: ela não deveria ter uma cabeceira enorme, costas poderosas, pernas curvas esculpidas... Tudo isso rouba espaço visualmente, assim como a altura da cama alta.
Além disso, é necessário escolher móveis de cores claras para tornar o ambiente mais aconchegante e espaçoso.
Para o arranjo, você pode comprar pequenas pedestais lacônicos... Seu desenho deve ser o mais simples possível e a altura deve ser igual à altura da cama. Eles precisam ser colocados o mais próximo possível do estoque. Se a opção de piso parecer rústica, você pode prender as pedras do meio-fio à parede ao longo das laterais da cama. Acima da cama pode ser colocado prateleira, prateleira pequena. Uma pequena cabeceira pode ser colocada em um nicho.
A opção embutida pode ser um guarda-roupa ideal. É óptimo que as suas fachadas sejam espelhadas: isto aumentará visualmente o espaço e torná-lo-á mais confortável.
Se não houver absolutamente nenhum espaço para o armário, você pode sobreviver com prateleiras articuladas ou prateleiras. Com falta de espaço aproveitável, uma cama e outros móveis deve ser não apenas compacto, mas também funcional.
Ao organizar um quarto pequeno com uma única janela, a cama é frequentemente colocada com a cabeceira voltada para ela. Neste caso, as partes da parede de ambos os lados da janela podem ser utilizadas para nichos ou prateleiras com dobradiças. Se você pode ver a olho nu que praticamente não há espaço na largura, vale a pena subir ao pódio em vez de tentar deixar caminhos nas laterais para a passagem. O pódio pode ser feito com prateleiras ou gavetas.
Além disso, pode ter um degrau que elevará a cama à altura normal e, ao mesmo tempo, permitirá que você coloque uma cômoda improvisada sob ela. Colocando um colchão grosso no degrau superior, adicionando acessórios pastel, você pode obter uma versão eficaz de uma cama para dormir. Além disso, se o rack parecer irrelevante, a mesma prateleira pode ser criada a partir do peitoril da janela. Aliás, o espaço embaixo dele também pode ser usado para um nicho ou algumas prateleiras.
Iluminação
A solução de iluminação de um quarto pequeno depende de como a cama está localizada nele e de quanta luz precisa ser reposta para uma estadia confortável. A escolha de luminárias dependerá sobre o tipo de projeto do teto. Por exemplo, se este for um filme stretch, você pode decorar o teto com holofotes, colocando-os ao longo do perímetro com uma distância igual. Se desejar, o teto tenso pode ser decorado com painéis de luz, pequenos lustres ou faixas de LED.
Se os membros da família gostam de ler antes de ir para a cama, você precisa adicionar um par de lâmpadas de parede à luz de teto. Eles são colocados na parede em ambos os lados da cama, e nas mesinhas de cabeceira, e até no chão. Dependendo do design iluminação adicional pode ser instalada em uma parede de destaque.
Além disso, pode ser usado para decorar racks e espelhos. Se for uma iluminação de sótão, as lâmpadas ficarão nas paredes, que são as encostas do telhado. Além disso, sua localização obedecerá à localização das janelas, que em alguns casos não são tão inclinadas quanto verticais e podem estar acima da cama.
Belos exemplos
Nada vai lhe dizer mais sobre as possibilidades de design no espaço limitado de um quarto do que exemplos ilustrativos de uma galeria de fotos.
- Interior em tons neutros com estilo minimalista.
- Aumento visual do espaço devido ao espelho.
- O uso de móveis suspensos e uma cama transformadora.
- O interior é em estilo moderno com o uso de texturas que aumentam o espaço da sala.
- O design de uma sala com um layout complexo, o uso de móveis transformadores.
- Usar uma parte da parede sob o rack pode economizar significativamente espaço em uma sala estreita.
- Um exemplo de mobília de quarto com cama pódio e prateleira funcional na cabeceira.
- Uma cama pódio com gavetas espaçosas é uma decoração do quarto.
- Um exemplo de um design de quarto de sucesso no estilo minimalista.
- O uso de espelhos para expandir visualmente o espaço.
Para as características de design de um pequeno quarto, veja abaixo.