O melhor design para um quarto de 15 a 16 m². m
Cada cômodo da casa tem seu próprio propósito e função. O quarto tem um papel muito especial - serve como um lugar de descanso e paz, um território onde uma pessoa ou um casal pode ficar sozinho, fazer uma pausa da agitação do dia e ganhar energia antes do dia seguinte .
O estado emocional de uma pessoa depende muito de como serão planejados o layout e o interior desta sala.
Características do layout
A disposição de qualquer sala começa com um estudo detalhado do layout. Quarto 15-16 sq. m (cerca de 3 por 5 metros) não pode ser considerado muito grande, mas ao mesmo tempo não é o menor canto da casa. Aqui você pode colocar todos os itens necessários, equipar uma aconchegante área de lazer, e ainda incorporar qualquer direção de estilo.... O quarto padrão pode ser quadrado ou retangular, em casos raros, há quartos redondos. A forma da sala fará a diferença na hora de organizar os móveis.
O assunto principal no quarto é a cama - é ela que deve se encaixar harmoniosamente no espaço determinado. O resto da situação depende de sua localização.
Parte da sala retangular pode ser retirada para baixo dos guarda-roupas embutidos com portas espelhadas, transformando o espaço em um quadrado regular, criando um local para guardar coisas e aumentando visualmente a área da sala com espelhos. E você pode equipar parte do quarto como escritório ou berçário, se houver necessidade.
Elementos como nichos, saliências, colunas, varanda ou loggia também devem ser levados em consideração no layout. Sua presença pode sugerir ideias originais na direção do estilo. Talvez, na fase de elaboração do projecto, decida fazer uma pequena remodelação, a seguir a varanda transformar-se-á no prolongamento de uma divisão com janela panorâmica, em cujo peitoril poderá equipar uma zona de trabalho ou um jardim de inverno.
Variedade de cores
O quarto é um lugar especial da casa, projetado para relaxar e fornecer energia aos seus habitantes.... E a maior influência nesses fatores, sem dúvida, está na paleta de cores. Portanto, a escolha da cor do interior deve ser abordada com especial atenção.
O esquema de cores do quarto é composto por vários componentes.
Preferências pessoais
Este é, sem dúvida, um critério fundamental, pois se uma pessoa não gosta de uma cor ou de outra, quaisquer opiniões de designers, psicólogos e especialistas em feng shui serão inúteis. Não se esqueça da diferença de gostos quando se trata de um dormitório para casal. O que pode parecer doce e relaxante para o cônjuge pode não funcionar para ele, ou vice-versa.
Localização nos pontos cardeais
Dependendo do lado em que as janelas estão voltadas, você pode escolher os tons mais confortáveis para relaxar à noite e vigorar pela manhã.
Então, o lado norte torna o quarto escuro, então cores claras em cores quentes são preferíveis para ela. Do lado sul, o sol vai espreitar pelas janelas o dia todo, o que no verão pode ofuscar e superaquecer o ambiente. É difícil descansar em um quarto como este à tarde. Portanto, para o lado sul, é preferível escolher tons frios e refrescantes, bem como materiais que sejam resistentes ao desbotamento.
Conseqüentemente, para um quarto mais escuro localizado no norte, noroeste, quaisquer tons que "quentes" são adequados. Pode ser marfim, café com leite, tons bege. Tons mais intensos de vermelho profundo (cereja madura, bordô), laranja-avermelhado (tijolo), marrom (chocolate, café escuro), assim como quaisquer tons de madeira natural, que são "quentes" até visualmente. No entanto, os tons escuros não devem prevalecer, para não sombrear ainda mais e desordenar o espaço.
É melhor se as cores "quentes" profundas realçarem o fundo claro da decoração do quarto.
E vice-versa, é mais razoável decorar o lado sul em tons claros de uma escala fria - azul-azul e branco (para o tema marinho), rosa e lavanda, lilás (para o estilo provençal), pistache e verde-oliva (para estilo ecológico).
Direção do estilo
A paleta de cores do quarto também dependerá deste fator até certo ponto. Existem estilos que regulam claramente a escolha de uma ou outra gama, enquanto outros permitem desviar-se das regras estabelecidas, misturar cores, ou se limitar apenas ao foco principal, e com cor - não contra a experimentação.
Soluções de estilo
Quarto 15 sq. m é uma sala bastante espaçosa que permitirá que você personifique qualquer ideia estilística. Considere os estilos de design de quarto mais populares.
Clássico
O favorito indiscutível de quartos respeitáveis. Linhas claras, cores suaves e saturadas, tecidos caros e móveis feitos de tipos nobres de madeira - essas são as principais características do estilo clássico. O clássico inclui várias direções, portanto, tendo decidido por si mesmo que o quarto será decorado com elementos de luxo, você deve decidir os detalhes.
- Antiguidade. Aqui você pode ver tetos abobadados com imagens em relevo, pinturas decorativas em paredes caiadas de branco, cortinas pesadas de aberturas de janelas e portas, o brilho do mármore do chão e outras superfícies. Móveis - principalmente cadeiras sem encosto, sofás, cadeiras baixas com pernas em relevo. Materiais de estrutura de móveis - madeira, pedra, bronze. Estofados e têxteis - brocado e veludo.
- Europeu. O estilo implica a decoração luxuosa dos palácios reais e inclui os estilos Barroco, Império e Rococó. Cada um deles tem suas próprias nuances, mas a característica comum é uma riqueza de cortinas, uma abundância de decorações pretensiosas, dourados, molduras de estuque.
- Cidadão europeu. A direção foca nas características nacionais de um ou outro tipo de clássico. Por exemplo, existem clássicos em francês, inglês e russo. Não deve ser confundido com os estilos nacionais do país - os clássicos implicam apenas decorações aristocráticas.
- Neoclassicismo. Este é um interior em estilo moderno, mas mantendo as principais características do estilo - geometria clara, centralização de objetos, elementos de estuque, tecidos caros e móveis chiques. Lustres de cristal pesados, um tapete feito de materiais naturais, uma lareira e velas podem ser apenas um destaque em um conjunto com outros materiais e objetos mais modernos.
Minimalismo
O nome deste estilo é baseado em sua essência - formas lacônicas, um mínimo de detalhes e decoração. O propósito de tudo isso é máximo de espaço e funcionalidade... Os quartos neste estilo são caracterizados por uma cama de aparência simples, mas confortável, mesas laterais espaçosas que não sobrecarregam o espaço, iluminação embutida em vários níveis sem pendurar lustres e lâmpadas pesadas.
O esquema de cores também está sujeito ao estilo. A monotonia é preferível, transições suaves e calmas, acentos brilhantes são possíveis, mas sem a variação e o tom sombrio de pequenos desenhos. O minimalismo vai bem com outros estilos e direções, serve para simplificá-los e complementá-los.
Por exemplo, um quarto pode ser decorado em um estilo tradicional japonês, usando os princípios do minimalismo. Combina com esse estilo de neoclassicismo e alta tecnologia.
Alta tecnologia
Um estilo ultramoderno para os amantes do futurismo, figuras abstratas e alta tecnologia. É dominado por plástico, couro ecológico, metal e vidro. Cores - branco, prata, preto. Parece bom brilhantes acentos saturados de vermelho, laranja. A cama pode ser feita com iluminação de fundo, o que dá a impressão de sua leveza, altíssima. Elementos de decoração são os mais recentes desenvolvimentos no campo da tecnologia. Os móveis podem assumir formas geométricas bizarras. Graças a tudo isso, o espaço facilmente assume a forma de uma incrível nave espacial.
O estilo tem origem no industrialismo e, portanto, tem algo em comum com o estilo urbano do loft. Este último está ganhando cada vez mais popularidade entre os jovens, embora nem sempre possa ser chamado de aconchegante o suficiente para um quarto de dormir.
País
O charme rústico é apresentado em diferentes estilos country. Ele, como os clássicos, não se limita a uma definição e recria os tons da área que representa. Então, Provença francesa irá encher o quarto com delicadas cores pastel e móveis de madeira envelhecida artificialmente. País escandinavo distingue-se pela simplicidade de decoração e frescura - cores frias e discretas, geometria correta permitem dormir o suficiente e recuperar. Estilo mediterrâneo apresentado em um tema marinho com predominância de tons de blues, blues, brancos e areia.
Bem, o ancestral do estilo é o country americano, perfeito para um quarto em uma casa de campo ou no campo... Isso também inclui País russo - um quarto estilizado como uma torre nacional russa.
Opções de acabamento
Decidido o estilo e a paleta de cores, é hora de começar a escolher os materiais de acabamento para as paredes, piso e teto. Vai ser um pouco mais fácil aqui, já que o esboço principal do projeto está delineado.
Paredes
Eles devem receber a maior atenção, pois dão o tom para todo o cômodo, são uma espécie de "tela" para a foto do futuro dormitório. A produção moderna oferece uma variedade de acabamentos. Considere o mais adequado para o quarto.
- Papel de parede. Um tipo de revestimento tradicional para nosso país, que hoje nem precisa ser papel. São papéis de parede de várias texturas que imitam gesso decorativo, pedra natural, tecido comprimido. Você pode escolher um desenho pronto ou comprar um papel de parede que pode ser pintado.
- Gesso decorativo. Decoração luxuosa, mas bastante cara. Permite estilizar paredes em mármore (estilo antigo), madeiras nobres (estilo chalé), pedra natural (estilo rústico), tijolo (estilo loft).
Não é necessário ocupar todo o cômodo sob o gesso - com esse revestimento você pode acentuar uma parte da parede, por exemplo, acima da cabeceira da cama ou em frente a ela.
- Materiais não padronizados. Opcionalmente, e dependendo do estilo, você pode usar opções que pareceriam inadequadas no quarto. Pode ser cortiça (estilo etno e ecológico), tinta (provençal), têxteis (clássicos: rococó, barroco).
Piso
Para um quarto, é melhor escolher um revestimento de piso que seja agradável ficar com os pés descalços. Além disso, a escolha pode recair sobre materiais que são sensíveis à umidade, pois o quarto não entra em contato com a água, e a poluição por sapatos nele será mínima.
Pode escolher parquete respeitável para estilo clássico ou cortiça para eco e etno. As opções mais comuns são - laminado e carpete. Linoleum é considerado uma opção econômica, mas no nível atual de produção também ficará muito bem em vários estilos, exceto para os mais respeitáveis.
Teto
Esta parte da sala pode ser deixada tradicionalmente rebocada, decorando com um lustre adequado. Esta opção é especialmente adequada para quartos com tetos baixos. Irregularidades na parte superior do quarto ajudam a alinhar os tetos tensos.
Se a altura das paredes permitir, você pode fazer tetos de gesso cartonado retroiluminados com vários níveis... Nos amplos quartos, as figuras de gesso vão realçar a decoração e dar-lhe um toque de elegância. Além disso, os tetos altos estão agora na moda, criando a impressão de leveza e leveza do espaço do teto.
Como organizar a iluminação?
Na fase de planejamento de tetos, surge a pergunta sobre os equipamentos de iluminação. Será um lustre e arandelas de parede, iluminação embutida ou uma luminária de chão, lâmpadas decorativas, lâmpadas em todo o perímetro do teto - tudo isso deve ser pensado com antecedência, pois muitas vezes durante os reparos é necessário substituir a fiação elétrica ou realizar uma nova. Como regra, um lustre central e elementos adicionais são usados para o quarto. Podem ser lâmpadas embutidas, faixas de LED, arandelas de parede.
Mesmo que seja planejado fazer uma alcova escura aconchegante no quarto, a iluminação geral ainda deve estar presente. Em algum momento, isso definitivamente será necessário, e vagar no escuro será completamente desconfortável.
Não se esqueça de que mesmo o design de um único quarto implica a divisão em zonas que é desejável destacar:
- uma área de cabeceira com uma lâmpada decorativa, luminária de chão ou arandela permitirá que você leia antes de ir para a cama e fornecerá luz caso precise se levantar à noite;
- lâmpadas localizadas perto do camarim e um grande espelho irão ajudá-lo a escolher confortavelmente as coisas e formar uma imagem;
- a área da penteadeira, é claro, também precisa de iluminação, mesmo que seja em frente à janela.
Como escolher e colocar os móveis?
Na hora de escolher o móvel, antes de mais nada, leva-se em consideração sua funcionalidade, bem como a distância mínima entre os objetos, para que seja fácil aproximar-se da cama pelos dois lados, as portas dos armários abrem livremente, as janelas não ficam desorganizadas e as cadeiras não interfere com a liberdade de movimento ao redor da sala.
A aparência dos móveis e materiais para sua fabricação dependerá inteiramente da direção de estilo escolhida.
Mas existem certas nuances que não estão relacionadas à aparência que devem ser consideradas na escolha.
- Como o quarto é um local de descanso, é melhor dar preferência materiais naturais ecológicos.
- A cama é o principal atributo do quarto. É desejável que o espaço principal tenha sido atribuído a ele. Deve ser o mais confortável possível, com um bom colchão e ter largura e comprimento razoavelmente confortáveis. A qualidade do descanso depende disso.
- Não sobrecarregue o quarto com móveis. - quanto mais espaço na divisão, mais fresco ficará o ar e melhor dormirá. O mínimo necessário é um guarda-roupa, mesas de cabeceira, uma penteadeira e um pufe para isso.
Se o espaço permitir, o quarto pode ser mobiliado com outros elementos de mobiliário - uma escrivaninha, poltronas, uma cômoda, estantes ou estantes.
Quanto à colocação de móveis, é importante lembrar algumas regras simples:
- mesmo no quarto mais pequeno, é necessário deixar espaço para uma passagem confortável entre os móveis;
- uma cama de casal para um casal deve ser aproximada de ambos os lados, e cada um tem sua própria área de cabeceira com mesa de cabeceira;
- a passagem entre a parede e a cama deve ser deixada um pouco mais de meio metro - um espaço mais estreito criará um desconforto tangível;
- não menos importante é a distância em frente aos gabinetes - suas portas devem abrir livremente;
- cadeiras, cômodas e pufes não devem interferir nos movimentos ao redor da sala - isso é inconveniente e pode até ser traumático à noite.
Elementos de decoração e têxteis
Mesmo um quarto em um estilo minimalista ascético não pode prescindir de acessórios adicionais que não só desempenham certas funções, mas também criam uma atmosfera de conforto. Isso se aplica principalmente aos têxteis.
Cortinas, colchas, almofadas decorativas, via de regra, são feitas no mesmo estilo e cor, o que confere ao interior um elemento de completude estética. Se o interior for apresentado em monocromático, então os têxteis são escolhidos de 1 a 2 tons mais brilhantes ou, ao contrário, mais claros que a cor principal. Também é possível que sejam as cortinas que vão se tornar um destaque brilhante no quarto, feitas em cores moderadas e calmas.
O estilo do interior também é importante. Não dependem apenas as cores dos tecidos, mas também o material. Assim, por exemplo, os tecidos nobres (seda, brocado) são selecionados para os clássicos - cortinas pesadas, cortinas com lambrequins. Para o estilo provençal, cortinas leves voando, travesseiros variados em tons suaves com um padrão pequeno são adequados. As cortinas de enrolar monofônicas se encaixam perfeitamente em estilos minimalistas e de alta tecnologia.
Quanto aos itens de decoração adicionais, o pertencimento ao quarto em si será de importância primordial. Os quartos das meninas são geralmente decorados com lindas estatuetas, vasos, molduras, no quarto dos homens você pode instalar um cofre estilizado, uma lareira ou decorar uma coleção de sabres antigos sobre a cabeceira da cama.
O quarto de um casal não deve ser sobrecarregado com acessórios temáticos, a menos que eles próprios queiram organizar ali uma alcova romântica.
Exemplos de interiores
- Quarto em estilo provençal. Um delicado conjunto de pequenas flores azuis sobre fundo branco transmite frescor e leveza.
- Um quarto combinado com uma loggia. Estilo clássico, cores claras e espaço extra criam uma atmosfera de luxo discreto.
- Estilo de alta tecnologia... O guarda-roupa embutido não só economizará espaço, mas também se tornará o destaque de cor principal que dá o tom para todo o interior.
No próximo vídeo, você encontrará 5 dicas para criar um quarto aconchegante do Studio LESH.