Opções de design de quarto 12 sq. m
O design de um quarto de tamanho médio pode ser tornado bonito, prático e interessante, mesmo sem a ajuda de um especialista. É importante decidir o estilo de interior pretendido, reflectir sobre todas as nuances e utilizar correctamente a disposição da sua divisão. Com nosso artigo, você aprenderá como mobiliar um 12 sq. m., escolha o acabamento correto, elementos de iluminação e decoração.
Características do layout
Para criar um design competente, é muito importante levar em consideração todas as nuances do layout do seu quarto - independentemente de você morar em um "Khrushchev" ou em um prédio novo e moderno, o layout dos quartos pode variar significativamente. Às vezes é de 3 por 4 metros e às vezes uma sala mais ampla ou mais estreita. Considere as melhores opções de planejamento de design para cada tipo de layout.
Se você tem um quarto retangular, esta é a opção mais conveniente - nesse espaço você pode facilmente colocar tudo o que precisa e deixar passagens convenientes.
Esse quarto tem 12 m². m pode ser muito diferente, no entanto, os princípios de colocação de móveis são geralmente os mesmos: a cama é frequentemente colocada na parte de trás do quarto - uma cama de solteiro pode ser colocada no canto, e uma cama de casal é melhor colocada no meio, de modo que pequenas mesas de cabeceira e abajures sejam colocadas nas laterais de cada uma... Ao longo de uma parede ou em um canto, você pode colocar um camarim, bem como uma cômoda, penteadeira, pufe e prateleiras suspensas.Primeiro, você precisa comprar os móveis mais necessários e organizá-los de maneira conveniente; depois, você pode comprar peças adicionais de móveis de importância secundária e colocá-las em relação aos existentes.
Se a forma do cômodo do apartamento for quadrada, vale a pena tentar reduzi-la a um retângulo, pois esse costuma ser o layout mais conveniente.
Como isso pode ser alcançado? A opção mais fácil é comprar um camarim amplo, rack, cômoda e outros armários ou prateleiras necessários e colocá-los junto a uma das paredes. Em seguida, você pode colocar a cama paralela a eles ou transversalmente - qualquer uma das opções será confortável e bonita se você determinar corretamente o tamanho do quarto e os móveis nele. Às vezes, em um quarto quadrado, os móveis são colocados em todo o seu perímetro - essa solução também pode parecer muito boa e ajudará a tornar o design o mais prático e funcional possível.
Um quarto retangular muito estreito também é frequentemente considerado um problema - geralmente uma cama de casal em um quarto como esse ocupa espaço literalmente de parede a parede.
Nesse layout, seria aconselhável deixar uma passagem ampla para a cama no centro do cômodo e colocar o restante da mobília nos cantos. Esta solução será funcionalmente conveniente tanto em um quarto individual quanto em um quarto duplo.
Às vezes, de uma sala de 12 m² m. fazer um quarto-sala de estar. Neste caso, a cama tradicional do quarto pode ser substituída por um sofá - pode desdobrá-lo para dormir e dobrá-lo durante o dia para acomodar os hóspedes. Nesse caso, é importante pensar no layout para que haja poucos móveis na frente do sofá - você terá que colocá-los todos os dias. Na sala-quarto, pelo menos uma mesinha de centro deve ser colocada, e às vezes um par de poltronas pode ser útil.
Para armários, é melhor minimizar as prateleiras abertas e optar por gavetas fechadas para guardar itens pessoais, caso você não queira expor todos os seus pertences para os convidados verem.
Os designs dos quartos podem variar significativamente dependendo de onde a janela está localizada - sua reforma deve ser planejada levando em consideração este fator importante. Muitas pessoas gostam de colocar a cama perto da janela, mas, nesses casos, você deve cuidar de cortinas confortáveis para a noite.e, além da cama, uma cômoda ou penteadeira com pufe costuma ser colocada perto da janela. Quartos com duas janelas parecem bons - eles tornam a luz interior, visualmente o espaço se torna mais espaçoso. No entanto, é praticamente impossível colocar móveis de grande porte em frente às janelas, e esse problema muitas vezes complica o design de um quarto desse tipo.
Se você tem um quarto com varanda ou loggia, este ponto também é importante considerar.
A porta da varanda deve ser fácil de abrir, não deve haver obstáculos nas proximidades. A cama, se houver espaço, pode ser localizada na lateral ou ao longo da parede oposta da varanda. O restante dos móveis neste layout é colocado ao longo das paredes livres - é importante que a passagem para a porta da frente, para a cama e para a varanda seja livre.
Espectro de cores
A escolha de tonalidades de cores para o seu design de interiores é de extrema importância: a percepção do espaço da sala dependerá em grande parte da paleta de cores. Os designers recomendam dar preferência a tonalidades de cores claras para o design de quartos pequenos, no entanto, às vezes opções escuras também são possíveis.
Além disso, para um design harmonioso, deve-se escolher uma cor como a dominante, e com a ajuda das demais, apenas complementar a composição.
Considere as combinações de cores da moda e decida que tipo de quarto você deseja.
- Os quartos em tons de branco são agora muito procurados e estão sempre lindos - este é um espaço limpo, luminoso e tranquilo, ideal para conforto, aconchego e uma noite de descanso.A cor não precisa ser branco puro - você também pode procurar tons mais complexos, por exemplo, marfim, branco cremoso ou branco e cinza. No interior, o branco pode ser combinado com sucesso com bege, lilás, cinza, azeitona, bem como com tons de chocolate de marrom e profundo bordô.
- Você também pode usar os tons de ocre como base para a paleta de cores - eles são quentes, o que é muito bom para o interior, um ambiente com essas cores sempre será claro, aconchegante e aconchegante.
Você pode criar uma gama completamente harmoniosa escolhendo apenas tons de ocre e bege - você pode jogar em uma combinação de tons claros e escuros.
Se pretende revitalizar o interior, torná-lo mais dinâmico e variado, considere os tons de fúcsia, pêssego e turquesa.
- Um quarto em tons de rosa é uma solução de design que muitas vezes as mulheres gostam. Os tons compostos complexos de rosa estão agora na moda: você pode escolher cores claras ou claras, quentes ou frias. Tons de rosa com uma mistura de amarelo, cinza e azul são relevantes. Você pode combiná-los no interior com tons de azul, vermelho escuro, preto e roxo.
- Os tons de azul também serão relevantes - é predominantemente uma paleta de azul a ser considerada para um quarto pequeno, no entanto, se você realmente deseja um interior escuro, todos os tipos de tons profundos de azul escuro são bastante adequados para você. Você pode combiná-los no ambiente com amarelo brilhante, rosa claro, lilás e preto.
- Tons de marrom também são bons se você decidir mobiliar seu quarto principalmente em cores escuras. Se você deseja esse esquema de cores, uma boa iluminação do ambiente é importante - ideal se você tiver uma janela grande ou se puder pendurar várias lâmpadas potentes.
Os tons castanhos podem variar de tons médios misturados com vermelho ou cáqui até pretos escuros, quase profundos.
São bons para combinar em contraste com o branco, terracota, lima e turquesa também são adequados - darão frescura a um interior escuro.
- Freqüentemente, o interior do quarto é decorado em tons de pêssego. São cores quentes, delicadas e calmas que conduzem a um relaxamento agradável. No entanto, como existem pigmentos vermelhos no pêssego, os olhos se cansam dessa cor com o tempo - certifique-se de diversificar esse interior com outros tons. Para uma combinação bem-sucedida, roxo, azul, amarelo ou branco são adequados.
- Uma das opções de design de interiores versáteis é um quarto em tons de cinza. Você pode usar tons frios sutis de cinza ou opções mais quentes, dependendo de sua preferência.
Um quarto em tons de cinza parece elegante, calmo e lacônico - atrairá homens e mulheres igualmente.
Além disso, a variedade de tons de cinza permite que você crie um interior cheio de estilo e monótono, mesmo se você deixá-lo monocromático. Se você quiser variedade, o cinza pode ser combinado com sucesso com quase todos os tons brilhantes ou pulverulentos. Bege, branco, marrom, esmeralda, cáqui, amarelo, framboesa - essas são as combinações modernas mais elegantes com o cinza.
- A cor verde é considerada calmante por uma razão: psicólogos durante experimentos revelaram seu efeito benéfico no corpo humano e em nosso bem-estar mental. Os tons de verde proporcionam harmonia e paz de espírito e ajudam a livrar-se do estresse, independentemente de escolher tons claros ou escuros. Verde vai bem com rosa, amarelo, branco e marrom.
- Você pode mobiliar seu quarto com estilo em tons de lilás e roxo. Essas cores vão criar um clima romântico e permitir que você mergulhe na atmosfera de um conto de fadas, além disso, esses tons são bastante complexos e se manifestam de diferentes maneiras em diferentes condições de iluminação - o design de um quarto como este nunca será entediante , mesmo se você preferir o estilo minimalista.Você pode combinar branco puro, rosa, tons frios de verde, preto e marrom com tons de lilás e roxo.
Acabamento
A percepção geral do interior dependerá em grande parte do acabamento. Em primeiro lugar, quando entramos numa sala, voltamos a nossa atenção para a cor das paredes. O piso e o teto também desempenham um papel importante em tornar o interior completo. Considere os principais métodos de decoração moderna.
Para paredes, o papel de parede é o mais usado - esta é uma opção relativamente barata e prática., que ajudará a esconder possíveis irregularidades nas paredes e a dar vida a qualquer ideia - você pode escolher modelos monocromáticos ou multicoloridos, lisos ou texturizados, papéis de parede de tecido e papéis de parede de fotos. Paredes pintadas também ficam bem em muitos tipos de interiores - pinturas lisas ou texturizadas podem ser feitas.
Finalmente, os azulejos são usados com frequência - a parede pode ser revestida com mosaicos, feita uma imitação de tijolo ou alvenaria.
A decoração da parede de madeira também é possível - em alguns interiores, as paredes dos quartos são lindamente forradas com tábuas.
Quando se trata de piso, o piso laminado é a opção mais popular em quartos modernos. - trata-se de um revestimento prático e barato que tem um visual estiloso e uma grande variedade de modelos: você pode escolher imitações de madeira em diferentes cores ou opções de brilho. Parquet também é procurado, embora este revestimento seja mais caro e mais caprichoso de manter - ele deve ser protegido de arranhões e umidade excessiva.
As opções menos populares são ladrilhos e carpetes; no entanto, em alguns interiores de quartos, eles podem parecer bastante orgânicos.
Por fim, vale a pena considerar o acabamento do forro. A opção mais simples é uma cal comum, é adequada para os casos em que os tetos são bastante uniformes. Defeitos e rachaduras podem ser facilmente escondidos com painéis de plástico. Se você deseja o resultado perfeito, estruturas suspensas e tensionadas servem - elas permitirão que você alinhe completamente o teto, crie um design interessante e instale facilmente várias fontes de luz, se necessário.
Seleção e colocação de móveis
Comprar os móveis certos e colocá-los da maneira certa é metade do sucesso em design. Primeiro você precisa fazer uma lista dos móveis de que você definitivamente precisa, com suas dimensões aproximadas. Então, vale a pena desenhar uma planta do seu quarto e adicionar móveis a ele - isso o ajudará a entender melhor a situação e decidir o que deseja.
Em qualquer quarto, o local de dormir é o principal - esta é uma espécie de centro semântico desta sala. Na maioria das vezes, uma cama funciona como um lugar para dormir - pode ser de solteiro ou de casal, às vezes duas camas de solteiro são colocadas para dois. A cama costuma ser colocada na parte de trás do quarto, no local mais confortável. É bom se houver algum espaço livre ao redor - normalmente é importante colocar uma mesa de cabeceira de cada lado para guardar pertences pessoais e uma luminária de chão para que possa ser acesa quando a iluminação principal estiver desligada.
Às vezes, a cama é colocada perto da janela, e às vezes do lado oposto - depende do layout.
Às vezes, um sofá funciona como um lugar para dormir - isso geralmente acontece quando você precisa mobiliar um quarto-sala de estar. Se você planeja colocar o sofá regularmente, certifique-se de que não haja móveis pesados na frente dele. Um sofá geralmente ocupa menos espaço do que uma cama inteira, por isso pode ser facilmente posicionado ao longo de qualquer parede.
O closet também fica mais frequentemente localizado no quarto - este é um guarda-roupa enorme que não deve ser esquecido quando você decidir mobiliar o ambiente. Você pode colocar o camarim em um canto ou ao longo da parede - seu tamanho dependerá de quantas coisas você tiver.Às vezes, em um espaço pequeno, pode ser conveniente comprar um camarim até o teto - você pode comprar uma pequena escada estilosa para ela e guardar tudo o que você raramente usa no andar de cima; esta opção economiza espaço significativamente.
O que mais você deve levar em consideração ao decidir organizar os móveis de seu quarto?
Normalmente, esta sala também contém uma cômoda de tamanho médio, penteadeira com um espelho.
Se desejar, você pode adicionar outros móveis ao interior: prateleiras, prateleiras de parede, pufes ou baús. No entanto, lembre-se de que o espaço do quarto é de 12 m². m é muito limitado e muitas coisas não devem ser empilhadas - será simplesmente inconveniente para você.
Organização da iluminação
A iluminação no design de uma sala é muitas vezes esquecida, e isso é em vão. A luz certa é muito importante em qualquer interior. Isto é especialmente verdadeiro para uma sala pequena - para que pareça visualmente mais espaçosa, confortável e propícia para um relaxamento agradável, ela deve ser bem iluminada. Para isso, um único lustre no centro pode ser suficiente, mas deve ter pelo menos 3 a 5 lâmpadas potentes direcionadas em diferentes direções. Isso geralmente permite que você alcance o efeito desejado.
Para tornar a luz o mais uniforme possível, muitas pessoas escolhem várias lâmpadas separadas idênticas. Eles podem ser pendurados em todo o perímetro da sala nas paredes ou colocados em toda a área do teto.
Essas opções geralmente parecem muito vantajosas.
Com a ajuda de uma iluminação bem posicionada, você pode enfatizar com sucesso certos elementos de sua decoração. - basta direcionar a luz para um guarda-roupa inusitado ou um sofá estiloso, para que a atenção se concentre neles. Também é necessário usar a iluminação corretamente nesses casos, caso seja necessário zonear um ambiente - para isso, duas fontes de iluminação diferentes são ideais, o que proporcionará diferentes graus de iluminação do ambiente na sala.
As lâmpadas individuais no quarto também são importantes - serão convenientes, por exemplo, para ler antes de dormir.
Além disso, muitas vezes guirlandas de LED ou iluminação colorida são adicionalmente instaladas no quarto.
Essas pequenas coisas agradáveis criam uma sensação de celebração e proporcionam um ótimo humor.
Têxteis e elementos decorativos
A disposição de um quarto aconchegante não se limita à escolha de móveis e acabamentos - muito vai depender de pequenos detalhes. Se você deseja decorar uma sala com estilo, não se esqueça dos detalhes brilhantes. As pequenas coisas no quarto podem ser muito diferentes - ao mesmo tempo úteis na prática e puramente decorativas. São eles que o ajudarão a equipar com sucesso a sala e a tornar o design completo.
Em primeiro lugar, você deve decidir sobre os têxteis - há muito no quarto, por isso afeta significativamente a aparência de todo o cômodo: cortinas diurnas e noturnas, uma colcha, travesseiros e tapetes chamam a atenção assim que você entra no quarto.
É importante certificar-se de que o material do tecido combina com os materiais de sua decoração e móveis: se você tem móveis simples de madeira, o cetim dificilmente será apropriado e se você escolheu móveis de mármore, o algodão não funcionará para você.
O esquema de cores também é importante, no entanto, dependerá da sua decisão de design. - pode fazê-lo com um tom contido e próximo da cor principal do interior, ou, pelo contrário, torná-lo o mais contrastante possível para diversificar o ambiente e dar dinâmica ao design. De uma forma ou de outra, as cores devem estar em harmonia - às vezes nos têxteis combinam a cor principal do interior com outra, mais viva, para criar um toque competente.
A colcha e as cortinas de noite podem ser do mesmo material ou de materiais diferentes.
Tule nas janelas pode dar uma atmosfera especial ao quarto - você pode escolher um enfeite interessante nele e uma sombra de cor, então a luz da janela do seu quarto vai passar pelo tecido colorido e pintar levemente o ambiente em tons agradáveis.
Além disso, na escolha dos têxteis, vale a pena partir de considerações de praticidade - os tecidos totalmente brancos raramente são escolhidos, porque inevitavelmente exigirão lavagens frequentes.
Soluções de estilo
É muito importante decidir em que estilo específico você quer decorar seu quarto. Uma solução de estilo único permitirá que você crie um conjunto comum e conecte todos os elementos de decoração uns com os outros. Para uma sala de tamanho médio, absolutamente qualquer solução de estilo é adequada - considere os mais modernos e populares.
- Estilo classico continua a ser um dos mais populares até no mundo moderno, lembra a atmosfera de antigos palácios, parece caro, luxuoso e solene - este estilo é o mais adequado para criar uma atmosfera especial no seu quarto.
Pisos lisos de carpete ou parquete, paredes de estuque claro e móveis claros requintados podem ser combinados com tecidos de seda e lustres que imitam castiçais.
A base do estilo clássico são os tons complexos de branco, no entanto, você pode combiná-los com outros tons pastéis: rosa, azul ou bege. Os elementos têxteis em vermelho vivo, pinturas clássicas, móveis com imitação de mármore, elementos de decoração dourados e prateados têm uma boa aparência.
- Estilo sertanejo - este é outro estilo popular agora, que é apreciado não só pelos proprietários de casas de campo privadas, mas também por muitos residentes de megalópoles.
É um estilo aconchegante que o ajudará a se aproximar da natureza - a base desse estilo é justamente a madeira natural, que sempre parece muito agradável.
A madeira pode ser crua, lisa ou entalhada - muitos decoram o interior no estilo russo original com ornamentos tradicionais. Móveis de madeira, paredes pintadas, piso em parquet ou laminado e tecidos simples ajudam a criar uma atmosfera rústica em um ambiente, não importa onde você more.
- Estilo colonial É outra opção muito interessante. É adequado para quem aprecia a estética das viagens e a mistura de culturas, mas também prefere materiais de qualidade.
Tapetes iranianos, têxteis de couro, pele natural, elementos decorativos em forma de globos, mapas e máscaras indianas são perfeitos.
Elementos de design europeu podem facilmente coexistir com ornamentos orientais. O estilo colonial fica ótimo no quarto, ele o levará de volta aos tempos das grandes descobertas geográficas e inspirará qualquer conquista.
- Estilo provençal adequado para quem deseja criar a atmosfera de uma acolhedora aldeia francesa no quarto.
Este é um estilo colorido, arejado e sofisticado que as naturezas românticas escolhem.
As paredes podem ser coladas com papel de parede ou escolher ladrilhos com imitação de alvenaria. Móveis simples de madeira pintados em cores claras - geralmente branco ou bege, às vezes cinza, azul ou rosa - são considerados o verdadeiro "destaque" deste estilo. Uma atenção particular no estilo provençal é dada aos têxteis - estes são tecidos claros translúcidos leves com ornamentos florais ou vegetais.
- Estilo moderno - esta é outra solução interessante que certamente deve ser considerada para decorar o interior de um quarto. Combina elementos góticos, orientais e a estética do início do século passado. Este estilo é caracterizado por peças de mobiliário forjadas, madeira lisa de formas bizarras, pedra natural e vitrais. Para decorar um interior assim, coisas vintage são o melhor ajuste. Se você valoriza uma estética incomum, vale a pena considerar essa opção.
- Agora, muitas vezes, escolha opções para o interior do quarto estilo chalé.
Representa os interiores que geralmente são feitos em casas alpinas, o que é especialmente importante para os residentes das latitudes setentrionais.
Madeira natural, tijolo ou alvenaria, pele e acessórios despretensiosos caracterizam este estilo. Normalmente, essa estética do norte é do gosto de homens e mulheres.
- Os conhecedores da simplicidade e da moda moderna podem considerar a mobília do quarto Estilo escandinavo - além do mais, é adequado para uma sala pequena, uma vez que o estilo escandinavo se baseia em tons de cores claras.
Além disso, este estilo está muito focado na praticidade e respeito pelo meio ambiente - não há nada de supérfluo nisso, o design dos objetos é o mais simples e funcional possível, e na escolha dos materiais, a preferência é dada à madeira natural, que pode ser envernizado ou pintado.
Também neste estilo poderá encontrar acessórios em vidro ou metal, têxteis em algodão ou linho.
Exemplos de sucesso
Considere as opções de design de profissionais e inspire-se com suas próprias ideias.
- O quarto de estilo moderno irá agradar aos conhecedores de soluções tradicionais. Móveis de madeira aconchegantes e tecidos combinam lindamente para criar uma atmosfera retro romântica.
- O quarto moderno e elegante em cores claras parece espaçoso, leve e aconchegante. Um tom bege frio complexo em combinação com cinza e branco cria um esquema de cores interessante com transições suaves - apesar de todo o laconicismo aparente deste interior, ele não parece enfadonho e monocromático.
- Um quarto moderno e aconchegante irá agradar aos fãs de soluções incomuns. Paredes de tijolos, pinturas abstratas e móveis interessantes com detalhes em cores vivas criam uma atmosfera única no interior.
Como organizar adequadamente os móveis do quarto, veja abaixo.