Como escolher um esquema de cores para um quarto?
Por muito tempo, o branco e o pastel foram considerados a cor tradicional para o quarto. No entanto, esta não é a única solução. Que tonalidades são recomendadas para o quarto, como escolher as adequadas e combiná-las? Vamos tentar descobrir.
Recursos de design de cores
O esquema de cores do quarto deixa uma marca significativa na atitude, bem-estar e ritmo de vida de uma pessoa. E tudo porque é a cor do quarto que a pessoa percebe antes de adormecer e acordar. Hoje, está comprovado cientificamente que as cores têm um grande impacto na vida humana. É por isso que é tão importante escolher os corretos.
Uma paleta de dormir deve ajudá-lo a relaxar, aliviar o estresse e a tensão. A cor não deve irritar, aumentar a atividade cerebral. Deve promover um sono profundo e reparador.
Cores suaves e calmas são adequadas aqui, e adições mais brilhantes ajudarão a evitar o tédio e a monotonia.
Psicologia da cor
O branco no quarto é considerado psicologicamente neutro e não causa alterações negativas. No entanto, algumas pessoas acreditam que um quarto em tons de branco perfeito está associado a um hospital. Isso pode ser evitado se você não usar tons brancos frios, mas dar preferência aos tons pastel e marshmallow.
Favorável para um sono saudável - cores azul e azul claro. Está provado que as pessoas que adormecem nesse tipo de quarto dormem em um sono profundo e reparador e acordam de bom humor. Isso se deve ao fato de que a escala azul-azulada ajuda a desacelerar os batimentos cardíacos, bem como a normalizar a pressão arterial.
Tons quentes e ensolarados de verde e amarelo também são benéficos para o sono. Verde reduz a ansiedade e alivia o estresse, enquanto o amarelo melhora o humor. Uma condição importante é que as cores sejam calmas e quentes.
Amarelo e verde combinam harmoniosamente com o interior do país.
A cor vermelha é considerada indevidamente a cor menos adequada para o quarto. Mas os especialistas dizem que esse tipo de design dará sonhos vívidos e interessantes, e será fácil acordar em uma sala dessas - o vermelho dá energia. Muitas personalidades corajosas e extraordinárias escolhem o quarto vermelho como uma forma de extrair energia de seu espaço pessoal.
Não há necessidade de transformar o quarto numa espécie de caixa vermelha, é preciso dosar a cor. É melhor combiná-lo com tons de bege e cinza.
O rosa costuma ser escolhido por quem ama leveza, sonhos, fantasias. Está associado a leveza, feminilidade, descuido. No entanto, é importante usar o rosa com moderação para que o quarto não se torne excessivamente infantil e infantil.
Mas é melhor recusar o roxo no quarto, pois ativa a atividade cerebral. Adormecer em tal cômodo será difícil, e os sonhos serão agitados e até apavorantes.
Muitos mitos giram em torno da ideia de usar cinza no quarto. Acredita-se que este seja um tom neutro que acalma. No entanto, os psicólogos dizem que ser cinza reduz a duração do sono em uma hora, em média. Como resultado, uma pessoa dormindo nesse quarto pode se sentir exausta e cansada. Se você ainda gosta de cinza, pode pensar em combiná-lo com outros tons ou usar o cinza como acessório.
Um quarto em tons castanhos associa-se a tranquilidade e conforto. No entanto, é melhor evitar cores muito escuras ou diluí-las com cores pastéis. Caso contrário, a sala pode ficar muito sombria.
Preto também é considerado bom para dormir.uma vez que promove a produção de melatonina (hormônio do sono). Freqüentemente, ele é escolhido por pessoas decididas e obstinadas. Se um quarto preto parece sombrio, você pode diluir essa cor com tons mais suaves - branco, pastel.
Para que o quarto se energize, aumente a eficiência ao acordar, vale a pena usar uma paleta branco-bege, combinações com cinza (em pequenas quantidades), marfim.
As cores laranja, amarelo sol, areia amarela ajudam sempre a acordar de bom humor. Para relaxar, azul, azul, turquesa, verde são recomendados. O mesmo intervalo é recomendado para salas que ficam muito quentes com a luz solar. (por exemplo, voltado para o sul). Eles dão uma sensação legal. Você também pode se livrar do estresse no quarto em tons de bege.
O azul é recomendado para pessoas melancólicas, o verde e todos os seus tons são adequados para pessoas fleumáticas. Pessoas sanguíneas se sentirão confortáveis em um quarto amarelo. No entanto, esse tipo de pessoa se distingue por um temperamento tempestuoso, de modo que o amarelo no quarto pode ser equilibrado com o roxo. Pessoas coléricas vão se sentir confortáveis no quarto de uma tonalidade verde e azul, você também pode usar o vermelho, mas em uma tonalidade suave.
Regras do Feng Shui
A filosofia do Feng Shui propõe o abandono de cores excessivamente brilhantes e ousadas. Se ainda forem usados, deixe-os na forma de pequenos acentos ou padrões originais. Em qualquer caso, uma cor viva deve ser equilibrada com outras mais calmas e contidas.
Estampas de animais não são a melhor opção para o quarto. Acredita-se que não permitem que a pessoa relaxe completamente, podem provocar estresse emocional, ansiedade.
O Feng Shui também leva em consideração o layout do quarto. Verde é adequado para quartos voltados para sudeste e leste. Sudoeste e Nordeste significam que o quarto é decorado em tons de terra, principalmente marrom. Especialistas em Feng Shui aconselham decorar o quarto ao sul em vermelho e o quarto ao norte em azul. No entanto, tanto o vermelho quanto o azul devem ser diluídos com pastéis.
Todas as cortinas do quarto devem ser silenciadas, você definitivamente deve encontrar um lugar para os detalhes do tom vermelho. Segundo a interpretação dos sábios chineses, simboliza a harmonia conjugal. Mas a combinação de preto e branco no quarto, que está na moda nos interiores modernos, deve ser descartada.
Como combinar tons?
Para que o quarto fique harmonioso, você não precisa usar apenas uma cor. É importante combinar corretamente vários tons que irão complementar e enfatizar as características de cada um.
Existem 2 opções de cores principais - uma combinação de tons contrastantes ou o uso de 2-4 tons semelhantes.
Mesmo os interiores de uma única cor, onde o mesmo tom é usado, nunca são monocromáticos no sentido pleno da palavra. Normalmente, vários tons e meios-tons são obtidos na mesma cor.
Com um interior misto, toma-se como base uma cor, à qual se acrescentam 2-3 tonalidades na forma de detalhes. Normalmente, a cor principal ocupa 3/4 da sala, cerca de 20% cai no tom adicional e 5% - acentos mais brilhantes ou mais escuros.
Uma das opções de combinação de maior sucesso é uma mistura de branco com pastel, creme, cinza, preto, dourado. Cinza, como já mencionado, é a melhor combinação. Um excelente "parceiro" para ele será uma gama fria de verde e azul, amarelo quente e laranja, bem como preto e branco.
O preto, apesar de seu efeito benéfico na qualidade do sono, também é recomendado para ser combinado com outros tons. Pode ser pastel, branco, dourado, roxo, verde. O vermelho não é recomendado para dominante, pode ser diluído com marrom, ouro. Laranja pode ser misturada com marrom, azul, branco, verde, rosa. Amarelo fica bem com marrom, verde claro, branco, roxo, marrom, cinza.
Para o verde, você pode tomar rosa, preto, branco, rosa, amarelo como “companheiros”.
O rosa fica em harmonia com o branco, o azul, o roxo. O azul pode ser considerado a cor mais versátil em termos de compatibilidade, podendo ser combinada com todas as cores. Porém, do ponto de vista do efeito da cor na psique, é melhor não usar o azul com o roxo ou o preto ao mesmo tempo.
Se você gosta de roxo, pode dosá-lo combinando-o com verde, branco, amarelo, laranja, bege. O marrom fica bem com bege e preto, laranja e amarelo, verde e turquesa.
Se você gosta de combinações mais contrastantes, a base deve ser de tons mais suaves. Uma combinação de verde e turquesa, bege e turquesa, cinza e roxo, azul e vermelho são considerados harmoniosos. Não menos atraente será o tandem de marrom com laranja, verde com amarelo, azul com vermelho, preto e branco.
Os padrões também ajudam a criar acentos. No entanto, é importante lembrar a regra - um padrão mais complexo requer uma cor mais suave. Via de regra, uma das paredes do quarto se distingue por um padrão, geralmente na cabeceira da cama.
Recomendações de seleção
Ao escolher uma tonalidade para um quarto, deve-se levar em consideração não apenas o efeito da cor sobre os sentimentos e estado psicológico, mas também o tamanho do cômodo. Cores escuras saturadas podem ser usadas em salas grandes.
Em salas pequenas, é melhor usar opções mais leves que ajudarão a expandir visualmente o espaço. Se você quer algo mais brilhante, deve escolher amarelo, verde, laranja. Bege e azul, o azul também dão cor ao ambiente, ao mesmo tempo que o torna visualmente mais espaçoso.
Para criar um quarto mais harmonioso, é recomendável levar em consideração para que lado do mundo o quarto sai. Se for para o sul, você pode usar cores quentes e frias. Mas, para quartos voltados para o norte, você deve escolher apenas quartos aquecidos.
Para quartos com tetos baixos ou pouca iluminação, as cortinas escuras são contra-indicadas.
Falando na paleta de cores do quarto, elas se referem não só à cor das paredes, mas também aos móveis e tecidos. Em uma sala com móveis claros, você pode usar um tom mais saturado e mais escuro das paredes. Um conjunto escuro requer tons mais claros e suaves. Móveis em marrom escuro, quase preto, combinam bem exclusivamente com paredes em tons pastéis.
É importante considerar o estilo do cômodo ao escolher a cor do quarto. Para interiores clássicos, os tons creme, branco e pastel são normalmente escolhidos. Os tons dourados ajudam a adicionar nobreza e elegância ao ambiente.
A propósito, o branco é uma cor universal, é adequado para a maioria dos interiores - dos quartos clássicos aos modernos. Tons de cinza, marrom e pastel são mais adequados para quartos no estilo minimalista, de alta tecnologia e loft.
Para o etnostilo (africano, indiano), a base deve ser bege, pastel, marrom claro, verde calmo. Complemente-os com detalhes em castanho mais escuro, pinturas e detalhes originais.
Para o chão, você pode escolher tapetes que imitam a pele de um animal.
Para o estilo country, os tons de marrom e pastel são inerentes. Você pode adicionar detalhes brilhantes com amarelos, verdes e laranjas quentes. Os quartos barrocos requerem tons claros, especialmente champanhe, ouro.
A maneira mais conveniente de criar um interior harmonioso é usar o método da roda de cores. É um círculo com 12 zonas, cada uma pintada em uma cor ou outra. Cores opostas formam contrastes, para criar um interior mais descontraído, você pode escolher uma cor e adicionar tons (até 2-3) localizados na vizinhança a ela.
Por conveniência, abaixo está uma tabela das combinações mais populares no interior de acordo com a roda de cores.
Cor Principal | Cores que combinam com o principal |
Coral vermelho | Verde, azul, mostarda, marrom |
laranja | Rosa, marrom, roxo, verde, branco, amarelo |
Azul | Vinho, tinto, cinza, azul, branco |
Borgonha | Verde, cinza, rosa, azul |
Amarelo | Terracota, marrom, verde |
cinza | Preto, vermelho, azul, branco, amarelo, azul, rosa |
Azul | Vermelho, azul, marrom, terracota |
Exemplos de sucesso
Quarto em azul clássico. A sombra profunda promove relaxamento, acalma, está associada ao descanso, ao sono. No entanto, o azul em si é muito escuro e profundo, pode causar uma sensação de escuridão, pois é diluído com azul e branco. As mesmas combinações (azul e branco) se repetem nos tecidos da sala.
E o uso de uma célula calma e lacônica torna o ambiente menos rígido, formal e adiciona um toque de conforto doméstico.
O seguinte interior é construído de maneira semelhante. É verdade que, em vez do azul, o verde é a cor principal. Ele é combinado com verde claro, branco, marrom escuro. O resultado é um ambiente muito leve e descontraído.
Um exemplo de design lacônico e original para um quarto. As cores principais são preto e branco. O quarto foi projetado em um estilo minimalista, que só é enfatizado pelas cores escolhidas. No entanto, graças aos painéis de parede macios e aos materiais nobres do mobiliário, surge no quarto um luxo especial, pode-se dizer, uma simplicidade aristocrática.
Versão monocromática do quarto. Um tom de vinho marrom suave e vários de seus tons e subtom são usados. A cor mais viva é a decoração das paredes, aos pés da cama. Vários tons mais claros - elementos da parede e da cabeceira da cama. A cor do pufe-sofá pode ser considerada transitória entre eles. A cor branca neste caso desempenha o papel de contraste, permitindo-lhe ver o quarto e todos os seus tons.
No próximo vídeo, veja como escolher o esquema de cores do interior.