Quartos grandes: ideias interessantes de design de interiores
Um quarto de grandes dimensões é uma divisão que proporciona uma grande margem para a imaginação do design. São muitos os conceitos de interior que permitem tornar um espaço para dormir e relaxar invulgar, mas ao mesmo tempo o mais confortável e original possível. Nem todo mundo sabe quais idéias de design de interiores parecerão mais vantajosas em um quarto espaçoso. Para não se confundir com a escolha de um conceito adequado e para planejar corretamente a disposição dos acessórios, é necessário correlacionar os estilos com antecedência com a área da sala e as características do layout da sala. Como transformar um quarto levando em consideração essas nuances será descrito em detalhes neste artigo.
Planejamento
Para que um quarto de dormir e de descanso adquira um aspecto bonito, é necessário ter em consideração algumas das suas características antes mesmo de se iniciar a implementação do conceito de interior escolhido. Os seguintes pontos são levados em consideração:
- A primeira condição a ter em atenção antes de transformar o interior do futuro quarto de dormir é o seu tamanho - dependendo da amplitude do quarto, os conceitos de interior podem variar, por exemplo, em 30 sq. m, nem sempre faz sentido fazer uma distribuição zonal, enquanto uma sala com uma área de 40 sq. m é adequado para tais modificações;
- se você decidir fazer o zoneamento, precisará pensar primeiro em todos os seus componentes funcionais e, em seguida, nos externos;
- avaliar o nível de iluminação da sala e escolher a cor principal com que o quarto será decorado com este componente em mente;
- procure estilos de interiores adequados para grandes quartos de dormir e de relaxamento; Tendo decidido o conceito, será mais fácil para você escolher ferragens e acessórios.
Estilos
É aconselhável escolher um estilo de interior entre aquelas direções de design que implicam uma grande quantidade de espaço aberto na sala e a ausência de concentração excessiva em pequenos fragmentos. Cada um desses conceitos tem suas próprias características únicas. Os estilos mais populares devem ser considerados.
Minimalismo
Este é um dos conceitos mais superdimensionados, pois significa que um grande quarto não fica sobrecarregado de móveis. Os principais atributos aqui são uma cama de silhueta retangular estrita, mesas de cabeceira, uma cômoda. Às vezes, cadeiras de aparência uniforme também podem ser adicionadas. O conceito é dominado por cores monocromáticas contidas. Uma vantagem adicional é a presença de grandes janelas, que podem ser decoradas com longas cortinas retas em combinação com o mesmo tule.
Loft
Este é o conceito ideal para espaços amplos como um quarto de 35 m². m. As paredes nesta direção do sótão são estilizadas como tijolos ou madeira, e vigas de madeira podem ser fixadas no teto (se a altura do teto original no apartamento permitir). Uma cama com estofamento na estrutura tem formato retangular e contornos bastante suaves, pode não ter cabeceira, mas às vezes são permitidas opções simples de metal ou madeira. As luminárias deste estilo são muito originais, num amplo quarto podem ser apresentadas na forma de candeeiros pendentes com cortinas em forma de projectores, lanternas, bem como candeeiros de parede que imitam canos e outros atributos da rua.
As fotos e pinturas em preto e branco de uma única série são usadas como decoração, enquanto as cortinas podem estar ausentes, ser enroladas ou de camada única (sem componente de véu).
escandinavo
Um verdadeiro paraíso para os amantes do branco no interior será o estilo escandinavo, cujo conceito inclui a utilização obrigatória de tons de branco como a neve nas paredes ou nos móveis. Mesmo uma sala enorme pode ser lembrada de forma otimizada com a ajuda de detalhes de tal design e dar a ela uma atmosfera especial com elementos de etnia. A cama aqui tem moldura sem encosto, com cabeceira estofada, ou corpo de madeira clara. Além do branco, as paredes também podem ser pintadas em cinza claro, azul acinzentado, rosa sujo.
O piso é feito de madeira, mas deve haver um pequeno tapete perto da cama. Pode incluir um enfeite interessante, ser feito em forma de tapete ou ser monocromático. Armários, cômodas e estantes desempenham um papel mais funcional neste estilo, pois não chamam atenção no interior. No entanto, eles devem ser escolhidos de acordo com o conceito geral - ser estritos, mas não muito pesados.
Preste atenção a tal detalhe que a colcha deve pender da cama de todos os lados ou de um, no caso de usar 2 colchas como decoração.
Moderno
Moderno em um grande quarto é um estilo que combina várias texturas e cores, muitas das quais parecem discretas, mas nobres ao mesmo tempo. Parquet nas cores bege, branco ou cinza claro, bem como paredes a condizer, são complementados por um tapete liso, que pode ser colocado junto à cama ou mais próximo do centro do quarto, dependendo da forma. A cama foi projetada em um conceito semelhante ao minimalismo, mas muitas vezes é complementada por tecidos brilhantes na forma de travesseiros e colchas decorativas., desempenhando um papel de destaque no interior. Peças de mobiliário adicionais, como cadeiras, pufes e poltronas ajudam a preencher o espaço. Os gabinetes desse estilo costumam ser embutidos, como as prateleiras. Para os elementos decorativos, que não devem ser excessivos, são usados vidro, plástico ou madeira. Esses materiais são incorporados em vasos, estatuetas ou vasos de plantas de interior.
Importante! Usando esses conceitos de design, é possível projetar um grande quarto de dormir preenchendo o espaço tanto quanto possível, sem sobrecarregá-lo. Além deles, você também pode escolher estilos de interiores como brutalismo, grunge, funcionalismo, bauhaus.
Design Zoneado
Muitas pessoas acreditam que, se o quarto for superdimensionado, é mais conveniente fazer uma distribuição zonal nele, o que criará um espaço funcional. Ao planejar esse aspecto, vale pensar em quais áreas podem ser feitas na área de dormir, além da área de descanso com cama. Existem várias opções válidas.
- Se você planeja fazer uma área de escritório, então é melhor colocá-la em uma área bem iluminada, localizada não muito longe da abertura da janela. Ao lado dela, você pode organizar estantes para livros e todo o equipamento necessário para o trabalho. Candeeiros de mesa ou candeeiros de parede são adequados como design de iluminação. Ao mesmo tempo, a cama pode ser colocada em uma parte mais sombreada do quarto.
Se a sala tiver pequenas divisórias ou reentrâncias na parede, isso criará um bônus adicional para o design zonal do espaço.
- Você também pode fazer uma área de estar perto da lareira, se não for colocada em frente à cama. Ao equipar o espaço com um par de poltronas ou um sofá aconchegante, você pode aproveitar o fogo sem estar na área de dormir imediata.
- Uma tendência popular é integrar um closet no quarto, especialmente se o tamanho e o layout do cômodo permitirem. Esta opção é adequada se a porta do quarto estiver na lateral de sua parede mais longa. Pode-se dividir as duas áreas com uma divisória, deixando a maior parte do espaço para uma área de lazer.
Belos exemplos
Se você ainda achar difícil escolher o design de interior certo em um quarto grande, dê uma olhada em alguns bons exemplos de design prontos para uso.
- A cama retangular com dossel no quarto espaçoso e bem iluminado é perfeitamente complementada pelo moderno mobiliário em xícara de chá.
- Móveis, paredes e tetos brancos não esvaziarão um quarto espaçoso se você combiná-los habilmente com tons mais escuros, mas ao mesmo tempo delicados, como tons de pó.
- O domínio de formas geométricas específicas em vários elementos do interior dará integridade ao seu amplo quarto; você também pode decorar alguns desses detalhes usando luz de fundo.