Quarto

Opções de design de interiores de quartos Art Déco

Opções de design de interiores de quartos Art Déco
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Espectro de cores
  3. Opções de acabamento
  4. Organização da iluminação
  5. Mobiliário
  6. Têxteis e elementos decorativos
  7. Exemplos de sucesso

Art Déco é um dos estilos mais difíceis de executar, mas também um dos mais espetaculares e luxuosos. Esta direção tem mais de cem anos e uma variedade de elementos são combinados harmoniosamente nela. Decorar um quarto em estilo art déco será uma ótima solução para quem gosta de espaços elegantes e aconchegantes.

Peculiaridades

Isso não quer dizer que o art déco seja um estilo com padrões rígidos, como os clássicos. A peculiaridade da direção e seu "sabor" reside precisamente na mistura de estilos: designs modernos e clássicos coexistem com sucesso aqui, motivos medievais, notas de cubismo e futurismo são claramente traçados.

Pela primeira vez, o Art Déco apareceu nas ricas casas europeias do século XX. Naquela época, apenas proprietários ricos podiam pagar por tal projeto. O cumprimento dos cânones custava muito dinheiro, e apenas materiais naturais eram comprados para a decoração das instalações. Agora tudo mudou um pouco, e o art déco se tornou um "hóspede" frequente nos quartos e salas de pessoas comuns.

Vale a pena considerar quais recursos e características são inerentes a essa direção.

  • Aplicação da geometria. Art Déco prefere linhas geométricas e claras, mas o romance é melhor deixar para outros estilos. Itens com 6 a 8 cantos, parquet em espinha são muito comuns.
  • Formas trapezoidais. Isso se aplica a portas, espelhos, itens de decoração.
  • Naturalidade. Para incorporar totalmente o conceito de estilo, você deve usar apenas materiais naturais e caros, como couro, pedra, vidro, madeira. Não há lugar para imitações. Os tecidos também devem ser exclusivos: veludo, seda.
  • Boa iluminação. Uma abundância de luz natural e artificial é incentivada.
  • Lustro. As superfícies devem dar brilho. Madeira, pedra - tudo isso deve ser polido, essa ideia proporciona um belo jogo de luz e sombra, muito apreciado pelos amantes do art déco.
  • Abundância de móveis. O vazio é algo que o estilo não aceita. O quarto deve ter mobília suficiente: cama, cômoda, mesinhas de cabeceira, mesas com espelho, pufes e muito mais.
  • Notas étnicas. Além dos estilos clássico e moderno, o Oriente também trouxe seus motivos para o art déco. Peles de répteis, lâmpadas e lâmpadas orientais, mandalas e estatuetas egípcias são muito populares aqui.

Espectro de cores

Ao escolher um esquema de cores para um quarto, é importante lembrar que cores venenosas e excessivamente vivas não são bem-vindas neste estilo, o que instantaneamente torna o quarto "barato". A condição principal é a regra das três cores, duas das quais devem ser básicas e uma - sotaque. Os principais tons podem ser:

  • Branco;
  • café;
  • láctico;
  • marfim;
  • bege;
  • chocolate;
  • Preto.

Entre os tons de acento estão:

  • Cinza;
  • turquesa;
  • coral;
  • roxo profundo;
  • tijolo;
  • rubi;
  • jeans;
  • Oliva;
  • vinho;
  • azul claro.

As cores principais devem ocupar um lugar de destaque: são utilizadas na decoração de paredes, pisos e tetos, são escolhidas para móveis, tecidos, cortinas. Uma cor de destaque é uma ótima solução para pequenos detalhes: padrão em papel de parede, tapete, impressão em cortinas. Além disso, uma cor semelhante ajudará a zonear o espaço.

A decoração dourada e prateada é freqüentemente usada para adicionar elegância ao quarto, mas não deve parecer desajeitada.

Opções de acabamento

Como já mencionado, o art déco requer o uso de materiais exclusivamente naturais que podem enfatizar a exclusividade do acabamento. Pense em como você pode decorar lindamente um quarto e quais materiais são melhores para usar.

Paredes

A aparência das paredes é a primeira coisa que chama a sua atenção, por isso é muito importante organizá-las corretamente. A opção mais popular é comprar papel de parede, enquanto a escolha deve ser feita em favor de modelos caros: com serigrafia, estampagem. Além disso, você pode aplicar gesso decorativo, telas de tecido pintadas à mão.

Muitas vezes, os designers de interiores oferecem fazer uma parede de acento, como regra, esta é a parede acima da cabeceira da cama. Pode ser mais brilhante, equipado com um nicho ou coberto com um tecido caro e pesado. A iluminação nesta área também é uma boa ideia.

Você também precisa se lembrar da cor das paredes. Se o cômodo for pequeno, não se deve usar cores escuras, dê preferência às cores claras, claras, que ampliam visualmente o quarto e o tornam mais arejado.

Piso

Para o acabamento do piso usamos madeira rara, pedra, ladrilhos caros, carpete. Pisos de tábuas polidas são a solução mais solicitada. Eles são dispostos com uma espinha de peixe, mas outras formas geométricas também podem estar presentes. Uma bela pele de animal localizada no centro do quarto ou ao lado da cama permitirá que você brinque em contraste com esse piso.

Pisos autonivelantes também são populares, capazes de criar uma imitação de qualquer coisa: mármore, madeira, pedra. Além disso, você pode representar quaisquer desenhos e padrões neles. Parquet ou piso laminado são outras idéias de acabamento.

Não há critérios claros, o principal é que o piso tenha uma aparência decente.

Teto

Uma das opções para o desenho do teto é a utilização de moldagem em estuque. Parece rico e elegante, evoca associações com os antigos salões e castelos da Renascença. Nesse caso, é especialmente importante pensar sobre a decoração da zona do lustre - seria bom colocar molduras de estuque adicionais ao redor da luminária.

Um teto suspenso em várias camadas é adequado para aqueles que se inclinam mais para a modernidade do que para os clássicos. Com esse teto, a sala parecerá mais espaçosa e mais alta.Para completar o conceito de estilo, a iluminação é adicionada ao teto: em todo o perímetro ou apenas em algumas áreas.

Painéis espelhados serão uma verdadeira dádiva de Deus. Se o seu quarto for pequeno, eles o ajudarão a aumentá-lo também. Outra solução é pintar. O desenho deve ser calmo: por exemplo, imagens de frutas, estátuas gregas e romanas, motivos pastorais são adequados aqui. O teto será complementado por estritas bordas clássicas.

Organização da iluminação

Art Déco envolve muita luz e é muito importante que essa luz seja quente. Lâmpadas amarelas, iluminação suave, lâmpadas embutidas, abajures ajudarão a conseguir isso. Quanto mais luminárias houver, mais interessantes diferentes tipos de superfícies irão jogar em sua luz.

Quase todos os quartos Art Déco têm um lustre enorme. A melhor solução seria um modelo representando bolas ou fios de cristal pendurados. Além disso, o lustre pode ter várias faixas, mas cada "galho" deve ter uma forma incomum.

A escolha dos proprietários é ilimitada como lâmpadas: pequenas bolas redondas, intrincadas estruturas trapezoidais e complexas, com acabamento em metal - tudo isso é praticado ativamente e usado neste sentido.

Mobiliário

A mobília do quarto deve ser bonita e prática ao mesmo tempo. Via de regra, os móveis são feitos de madeiras nobres e, posteriormente, estofados com veludo. Pedras caras e douramento se tornarão decorações adicionais.

O interessante é que você não precisa selecionar móveis em um único conceito: os padrões de estilo permitem o uso de móveis diferentes. Por exemplo, uma mesa clássica ficará interessante com mesas de cabeceira modernas. Mas tal efeito só pode ser alcançado se os objetos forem unidos por alguma característica comum: as mesmas cores, elementos de ouro ou prata.

O item principal no quarto é a cama. Deve ser maciço, largo, com volumoso veludo ou cabeceira de couro. As pernas da cama são altas, forjadas. Deve haver mesas de cabeceira nas laterais. Você também terá que comprar uma mesa de café ou penteadeira, vários pufes. Um pequeno sofá, cujo acabamento deve combinar com o design da cama, também seria uma boa solução.

Esqueça os guarda-roupas grandes e volumosos, a moda art déco sugere que esses designs devem ser leves e arejados. Você precisa de alguns armários ou cômodas elegantes. É melhor deixar a superfície brilhante, por exemplo, verniz ou brilho ficarão bonitos. Além disso, as superfícies são pintadas, uma boa ideia seria o uso de elementos de metal ou douramento.

Têxteis e elementos decorativos

Os tecidos para um quarto Art Déco podem ser selecionados de várias maneiras, mas devem parecer caros. As janelas são geralmente drapeadas com cortinas pesadas de veludo ou cetim; seda também pode ser preferida. É muito bonito quando a cortina tem várias camadas. Os estofos dos pufes, sofás, cadeiras, decoração das almofadas devem corresponder à cor e ao material das cortinas. Cornijas e borlas douradas ajudam a complementar as cortinas pesadas.

Quanto aos itens de decoração, para o quarto você pode escolher:

  • belas paisagens, sempre em molduras de bronze ou douradas;
  • vasos volumétricos de diferentes épocas: egípcio, antigo oriental, romano, francês;
  • várias e bizarras estatuetas de pessoas e animais;
  • lindas caixas entalhadas decoradas com pedras preciosas;
  • plantas vivas em vasos de madeira natural, cobertas com entalhes;
  • Peles de animais, Em especial brancas;
  • espelhos pesados ​​de formas pretensiosas.

Exemplos de sucesso

Este quarto, decorado em tons de branco e creme, combina com sucesso elementos clássicos e modernos. O contraste é acentuado pela parede marrom acento acima da cabeceira da cama. Existem também enormes janelas francesas que atendem plenamente aos requisitos de iluminação.

A cor ameixa fica ótima combinada com o marfim e o preto. Uma simetria estrita também é observada: preste atenção na correspondência total das mesas de cabeceira e luminárias entre si. A cabeceira da cama é acentuada e decorada com um incomum espelho em forma de sol, que é totalmente acolhido pela direção descrita.

Este quarto será um pouco semelhante ao anterior, caracterizado pela presença de tons pretos. Prateleiras altas ampliam visualmente o ambiente e um pequeno tapete branco proporciona um ambiente caseiro.

Uma solução chique e incrivelmente atraente seria usar cores roxas brilhantes. Combinados com preto e branco, eles realçam suavemente o contraste. Este desenho é complementado por uma pintura com imagem moderna, plantas vivas e uma estátua da época do classicismo.

E aqui está outro quarto com detalhes em roxo. Aqui, os designers confiaram em cortinas, almofadas decorativas e colchas. Um enorme lustre de cristal, assim como espelhos inusitados que compõem toda a composição, conferem ao ambiente um brilho e uma boemia.

Um quarto onde os tons de bege e creme coexistem com o azul brilhante parecerá muito aconchegante e confortável para muitos. A conclusão de tal interior será dada por um lustre fora do padrão, uma parede de destaque na cabeceira da cama, como se for forrada de veludo, e um espelho no chão.

Este quarto, por outro lado, parece legal à primeira vista. Será apreciado por aqueles que preferem o luxo discreto e os clássicos. O teto alto, a decoração cinza e branca, o espelho volumétrico e a moldura simétrica de estuque na parede fazem com que o quarto pareça muito espaçoso e absolutamente não sobrecarregado de detalhes.

      Recomendamos também que você dê uma olhada em mais algumas fotos dos quartos Art Déco para obter uma dose de novas ideias e descobrir diferentes designs e possibilidades de criatividade.

      Veja abaixo as características do estilo art déco em seu interior.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa