Recusa do candidato após a entrevista: motivos e formas de notificação
A comunicação empresarial é um formato de comunicação que possui regras, normas, regulamentos e recomendações próprias. Infelizmente, nem todas as empresas aderem ao formato; às vezes, elas o violam grosseiramente ou simplesmente negligenciam a etiqueta empresarial. E muitas vezes esses erros acontecem em uma situação em que um candidato que não passou em uma entrevista bem-sucedida é rejeitado.
Causas
Tem precedência uma atitude honesta que explique a recusa do candidato após a entrevista. Mas devem ser motivos que se relacionam diretamente com a imagem profissional e com a ideia das qualidades do candidato que se desenvolveu na empresa de acolhimento. Se o próprio candidato fizer um pedido de esclarecimento dos motivos, seria omissão profissional recusá-lo também.
No entanto, há vários motivos que não devem ser mencionados. Vamos listá-los.
- Se você não gosta da aparência do candidato, da idade, de algumas características de sua apresentação. Se tudo isso pode ser explicado por uma avaliação subjetiva, então essas coisas, é claro, não são expressas. Isso parece uma decisão desarrazoada por parte do empregador. Talvez seja.
- A discriminação é proibida, portanto, um empregador que se preze não tem o direito moral nem legal de exercê-la. Mas isso é em teoria. Na prática, a discriminação de gênero costuma se manifestar quando o empregador tem certeza de que uma mulher (ou um homem) não será capaz de cumprir um determinado trabalho, portanto, ela (ele) deveria ter o emprego negado. Essa abordagem está absolutamente desatualizada e, além disso, é condenada. Mas mesmo que o empregador seja guiado por tal avaliação, expressar isso é um duplo erro.
As possíveis razões para a recusa podem ser:
- altas demandas do requerente;
- dados falsos;
- currículo composto incorretamente;
- falta de autoconfiança, o que previsivelmente afetará negativamente o trabalho;
- mudança frequente de empregos;
- atraso, atitude desrespeitosa do candidato ao formato da entrevista, especialistas.
Existe também uma razão chamada "motivo pessoal". Mas parece extremamente pouco convincente e não é objetivo. Embora o empregador, é claro, possa entender intuitivamente que esse candidato em particular não é adequado para a empresa.
Eu preciso responder?
Recusar um emprego é uma coisa, mas recusar-se a explicar é uma perda ainda maior de reputação. Principalmente nos casos em que o casting ou concurso é realizado em várias etapas, e o candidato é “eliminado” nas entrevistas finais. Nesse caso o empregador, com base nos resultados da seleção, elabora um pequeno relatório profissional, que torna o processo de seleção transparente, o que pode ajudar um potencial candidato a uma nova contratação.
Mais uma vez, é importante notar - você precisa responder. Esta informação é importante não só para o requerente (sem dúvida que merece respeito), mas também para uma empresa que pretende manter uma reputação empresarial e, por isso, pretende tornar a seleção de especialistas transparente, objetiva e clara.
Você deve aderir a esta posição: todo candidato é um parceiro em potencial. Hoje ele pode ser rejeitado, amanhã fará parte da empresa (cliente ou colega). E uma recusa, que será dada sem explicação ou notificação, é uma grande desvantagem para a empresa.
Por fim, vale lembrar que hoje o feedback é a Internet, onde o feedback funciona tanto como um anúncio quanto como um antianúncio. Se um candidato a determinado cargo não obtiver resposta sobre a contratação (ou recusa) e qualquer explicação adequada, poderá falar a respeito na Internet, o que será um golpe para a empresa.
Opções de feedback
O ideal é que, durante a própria entrevista, ou mesmo ao anunciá-la, a empresa de triagem marque claramente o momento da resposta. Esta é uma abordagem inteligente que estrutura o relacionamento com antecedência. O candidato não se preocupará com o tempo, terá à sua disposição um algoritmo claro de ações. E isso também disciplina o empregador.
O tempo máximo de resposta é de 2 semanas. Qualquer coisa que não se enquadre nesse prazo fala da desorganização do processo de recrutamento na empresa. Supõe-se que o candidato não está procurando outros caminhos, esperando uma resposta. Portanto, fazer você esperar mais de 2 semanas é simplesmente desrespeitoso.
Considere as opções de como você pode notificar o requerente sobre a recusa.
- Por telefone. A opção mais comum. O funcionário que recebeu esta missão deve ser instruído a se comunicar com o solicitante. Tom de negócios, estilo de comunicação, atitude amigável, resposta clara e significativa - é isso que deve estar nessa comunicação.
- Recusa por escrito. Você também pode escrever ao requerente se houver um acordo sobre tal conexão. Você pode fazer cartas modelo para o departamento de RH, que serão escritas de maneira correta e respeitosa. Se a recusa diz respeito a este período de tempo específico, mas a empresa vê potencial no candidato, não se opõe a vê-lo em outros projetos (no futuro), então isso deve ser relatado na carta.
Em raras ocasiões, convidar um candidato para uma conversa pessoal para que seja rejeitado é apropriado em casos raros. Alguns empregadores fazem isso para manter o candidato "na reserva", mas muitas vezes não parece muito correto. Uma pessoa perde tempo, passa por estresse e, como resultado, recebe em troca esperanças fantasmagóricas e uma recusa estrita.
Exemplos de alerta
Para algumas empresas, escrever um aviso de isenção de responsabilidade é um grande problema. Alguns ficam constrangidos, outros agem de maneira muito dura e alguém não dá respostas totalmente claras. Existem modelos para isso - dicas sobre como recusar com respeito e competência.
Exemplo de texto de alerta de falha.
- Olá, Irina Alexandrovna! Em 20 de setembro de 2019, você foi entrevistado para o cargo de gerente de vendas. Em nome do Fórum, gostaria de agradecer o seu tempo. Vimos que você é um profissional e especialista em desenvolvimento, que deixou uma boa impressão de si mesmo. Infelizmente, nossa escolha recaiu sobre um candidato diferente. Seu currículo permanece em nosso banco de dados caso uma vaga adequada seja disponibilizada em breve na empresa. Teremos o maior prazer em convidá-lo a cooperar. Tudo de bom! Gerente de RH Elena Petrova.
- Evgeny Ivanovich! Gostaríamos de informar o resultado do concurso para o cargo de chefe de projetos culturais da Fundação Everest. O seu currículo acabou por nos interessar, mas entre os candidatos havia um especialista que, a partir de hoje, mais se aproxima dos critérios de escolha de um candidato. Desejamos que você encontre uma posição na qual suas realizações e potencial profissional sejam apreciados. Se você der permissão, seu currículo permanecerá em nosso banco de dados. Departamento de Recrutamento, Fundação Everest.
Esses são modelos com palavras aproximadas que podem ser alterados, complementados e assim por diante. Uma conversa telefônica também pode ser traçada de acordo com esses exemplos.
Qual caminho escolher?
Tudo depende de qual foi o concurso, bem como de quantos candidatos devem ser notificados da recusa. Se houver mais de 7 a 10 deles, o empregador não ligará apenas para todos. Mas se esse trabalho ficar com os representantes do departamento de pessoal, a secretária, pode-se insistir em uma recusa educada e bonita por telefone.
Recomendações para recusa correta e correta ao requerente.
- Não vá além das qualidades empresariais do candidato. Qualquer sugestão de aparência, sexo, idade, raça será considerada discriminação. E a discriminação pode levar o requerente a ir ao tribunal.
- Não prometa contratar no futurose for uma simples tentativa de mitigar a falha.
- Cuidado com erros de ortografia, gramática e pontuação, que também fazem parte da sua experiência.
- Não escreva textos muito longos. Substantivo e sucinto - assim se escreve uma recusa.
- Se você tiver informações sobre o local onde o candidato pode se inscrever para o cargo, informe-o em outra carta ou telefonema.
- Certifique-se de terminar o texto com uma nota amigável.
Regras de concorrência, formato de entrevista, requisitos de currículo e formulário de recusa são o que deve ser documentado na empresa. O departamento de recrutamento deve ser instruído sobre a documentação correta.