Como faço para enviar um convite para uma entrevista?
Uma vaga em qualquer firma ou empresa nem sempre pode permanecer aberta: é um conceito temporário. A sua presença é interrompida quer pela localização de novo empregado no lugar do anterior, quer pela extinção, reorganização do cargo em que aparecia e desaparecia periodicamente.
As principais formas de convidar para uma entrevista
Uma vaga aberta é um lembrete constante de que a empresa precisa de um funcionário, executor (subordinado ou chefe subordinado de uma divisão, departamento). Convidar candidatos para uma entrevista é o primeiro passo para fechar a vaga criada pelo funcionário anterior quando este sai. Ele está sendo enviado com cuidado - ele informa a novos futuros funcionários sobre a empresa, às vezes até mais do que os dados factuais disponíveis sobre ela no domínio público.
Apesar de um convite para uma entrevista ter alguns princípios gerais e regras não escritas, em última análise, deve ser redigido de forma livre. Segundo ele, o candidato fica com a primeira impressão real da empresa para a qual é convidado a trabalhar. O ator pode ser um especialista, um gerente de recrutamento ou um dos líderes. Em casos raros - até mesmo o CEO, proprietário, fundador - quando a empresa é pequena e possui um único escritório. A principal regra é comunicar claramente as suas expectativas aos candidatos, sem se desviar das regras da correspondência comercial, estabelecendo contactos importantes para o trabalho.
O convite pode ser feito sob a forma de recurso escrito ou oral ao candidato escolhido pela empresa.Eles são selecionados por meio de currículos de vários candidatos que se candidataram a vagas específicas.
Por telefone
Ligar para um candidato a emprego de um celular é a forma mais popular e "ao vivo" de estabelecer contato comercial com ele. Ao fazer uma chamada, a pessoa que está recrutando deve:
- apresente-se - nome e sobrenome, empresa e cargo;
- pergunte se é conveniente para ele falar agora ou se é melhor ligar de volta;
- fornecer o endereço do escritório para onde o candidato é convidado;
- indique a data e hora de sua expectativa e pergunte se ele conseguirá chegar ao local da entrevista na hora marcada.
É preciso evitar a gagueira, os parasitas das palavras. É ainda melhor quando um representante da empresa não cece e cece. As empresas responsáveis tentam evitar que essas pessoas recrutem e se comuniquem com os clientes. No entanto, há casos em que, por exemplo, agências de cobrança muitas vezes negligenciam essa regra, colocando uma pessoa com os problemas de fala acima ao telefone. Este é um anti-exemplo, abstrato disso.
Se houver problemas de fala por parte do candidato, ele pode ser oferecido uma posição alternativa, onde ele se comunica com a clientela por escrito, e não oralmente.
Por email
Faz sentido enviar um convite por e-mail para uma entrevista quando o candidato indicou seu endereço de e-mail. Um convite por escrito pode ser duplicado por precaução ou enviado quando o período de espera é curto e o requerente perdeu a chamada da empresa em espera.
Neste último caso, o e-mail é utilizado quando a busca por um funcionário é urgente e urgente. Por exemplo, soube-se que um ex-colega do empregador sofreu um acidente e faleceu. E alguém deve continuar a trabalhar para ele, já que esta posição é uma das principais, e ficar ocioso prejudicará gravemente os negócios da empresa.
Passando apressada e legalmente por todas as confirmações formais, anunciando com urgência uma vaga, o empregador encontrará novos candidatos durante a noite. Mas aplicará prazos apertados e rapidamente atingirá a ordem de prioridade que está alinhada em uma animada fila diária. Além disso, muitos candidatos a emprego não usam o e-mail com muita frequência.
Se for impossível chegar ao candidato desejado (se ele ainda está sozinho, não há outros ainda), escrever um convite por e-mail pode ser uma etapa útil. Uma carta-convite começa com uma saudação e / ou dirigindo-se ao candidato pelo nome e pelo patronímico. A carta contém informações sobre a empresa, a data, hora e endereço da reunião. O apelo ao candidato termina com um desejo de sucesso em trabalhos futuros. Mesmo quando esse trabalho é continuado não nesta empresa, mas fora dela. O representante informa seu nome, sobrenome e cargo.
Outras opções
Opção "Avançada" - encontre um candidato a emprego por messenger (Skype, WhatsApp, Telegram, Viber) - e escrever ou ligar para ele usando VoIP de voz em pacotes, mesmo quando o telefone celular do assinante não estiver disponível. O fato é que os mensageiros do solicitante podem trabalhar em outro gadget, onde não haja cartão SIM ou não tenha número de telefone. Em seguida, o diálogo ocorrerá não na forma de letras (secas e concisas), mas na forma de uma conversa de negócios mais “animada” e descontraída (“pergunta - resposta”).
No entanto, observe a etiqueta empresarial: vocês são apenas futuros funcionários. Na impossibilidade de contacto através de mensageiros, o empregador enviará SMS com recurso ao requerente, onde indicará resumidamente a empresa e o seu departamento (divisão, sucursal), desejo de encontro, endereço e local de encontro, data e hora.
Antes, antes do advento dos telefones celulares, uma mensagem era "paginada" para um pager. Se o requerente não tivesse um telefone residencial, uma carta regular era enviada para seu endereço residencial em nome do respondente autorizado.
Caso o requerente esteja noutra cidade, mas tenha enviado candidatura na sua primeira carta enviada para a morada da empresa do seu interesse, também poderá ser enviado um telegrama de resposta.
Como convidar candidatos corretamente?
O recrutador deve ser proficiente em habilidades de comunicação empresarial. Para concordar claramente evite palavras parasitas, gagueira... Responda rápida e apropriadamente ao que está acontecendo. As habilidades de comunicação vêm com a experiência prática.
Você não deve fornecer informações desnecessárias ou comprometedoras sobre você... Mas não vale a pena se enganar quando ambos têm dúvidas específicas sobre o tema da conversa. A verdade oculta, mesmo que não seja lisonjeira, ainda será revelada em uma entrevista ou quando o candidato já se tornou um funcionário de pleno direito da empresa. Esta informação pode constituir o motivo da recusa de celebração de um acordo sobre o próximo trabalho ou de despedimento repentino de um novo trabalhador do emprego recém-adquirido.
Exemplos de composição de cartas
Faz mais sentido usar um modelo, mas não copiá-lo. Se as solicitações são processadas pelo site, ele se baseia em um script que agiliza o processamento das cartas. Uma amostra do texto, mesmo que seja um padrão, é melhor alterá-lo um pouco, "refrescar". Por exemplo, uma carta da empresa MTS sobre a contratação de um novo assistente de vendas em um dos salões.
“Caro Ivan Petrovich!
Você enviou um currículo para a vaga de assistente de vendas para a loja localizada no endereço: Rostov region, Azov, st. Moscou, 23.
Obrigado pelo seu tempo! Com base nos resultados da seleção dos candidatos, escolhemos você, pois você era o mais adequado para nós. Seu conhecimento, experiência e habilidades são muito importantes para nós. Estamos interessados em uma cooperação frutífera e eficaz com você.
Procuramos um funcionário para preencher o lugar vago. Nós o convidamos a nos encontrar no endereço acima. Aguardamos você na segunda-feira, 14/10/2019, às 11h, caso pretenda adiar a reunião, informe-nos de uma das seguintes formas:
- por número: 8-918-123-45-67 (especialista em recrutamento para MTS em Rostov-on-Don);
- na linha direta 8-800-333-08-90 (ligue para a operadora da central de atendimento MTS com o ID do aplicativo: 117-568-902);
- enviando-nos uma resposta por e-mail: work @ mts. ru.
Esperamos atender às suas expectativas. Desejamos a você muito sucesso!
Atenciosamente, Roman Alexandrovich Grevtsev, especialista em recrutamento,
Rostov sucursal da empresa MTS.
Este exemplo mostra: coloque o foco do candidato no que ele deseja - não no que você e sua empresa desejam. Ele ficará surpreso e lisonjeado com este tratamento.
Deixe-o saber que seus interesses e expectativas desempenham um papel importante em sua futura cooperação, causa comum.
Como o candidato deve responder?
O candidato, que não encontrou outro emprego neste período, responde com o seu consentimento ao convite. Mas quando um emprego já foi encontrado, ele notifica o empregador. Seja gentil. Se você não comparecer por um motivo específico, tente não interromper o contato permanentemente. Posteriormente, o empregador pode chamá-lo novamente se você perder seu emprego atual.
A redação de uma resposta a um convite por SMS, e-mail ou via mensageiros é baseada nos mesmos cânones da correspondência comercial. Responda ao convite o mais cedo possível. Idealmente, quando você configura notificações sobre cartas recebidas, e as próprias cartas são classificadas em pastas, o que torna mais fácil para você responder a um pedido do empregador. No final, agradeça a outra pessoa pela atenção.