Tipos e recomendações para a escolha de escovas de dente para cães
Limpar a boca do seu cão da placa dentária é um dos elementos mais importantes dos cuidados com os animais de estimação. Um cão adulto precisa deste procedimento uma ou duas vezes por semana para prevenir doenças dentárias. No entanto, nem todo proprietário de animal considera isso necessário. Ainda menos proprietários sabem como fazer isso da maneira certa.
as regras
Como em tudo o mais, é necessário treinar o cão para escovar os dentes desde filhote. Dentes de leite para alteração definitiva no período de quatro a seis meses a partir da data de nascimento. A essa altura, você precisa desenvolver o hábito de escovar os dentes do seu cachorro. O momento mais favorável para isso é a noite: a essa altura o bebê já comeu, está atropelado e cansado. Isso significa que ele tolerará o procedimento com muito mais calma.
Antes de iniciar o processo, o cão deve estar familiarizado com a pasta e o pincel para entender que essas coisas não são perigosas. Normalmente, os produtos odontológicos para animais têm um cheiro bom ou inodoro.
O procedimento deve ser assistido por duas pessoas. O primeiro segura o cachorro nos braços e o segundo o limpa.
Nesse processo, você precisa se comunicar com o filhote, acariciá-lo, elogiá-lo pelo bom comportamento.
O primeiro procedimento de limpeza pode ser realizado sem escova de dente, simplesmente passando a pasta no dedo e escovando delicadamente os dentes. Isso precisa ser feito a cada dia, aumentando gradativamente o tempo do processo.
Você não precisa tentar escovar todos os dentes de uma vez. É necessário habituar a sua mascote a tal ritual aos poucos, cobrindo um número cada vez maior de dentes, até que se torne um hábito. Depois de completar os procedimentos de higiene, dê água ao seu amigo de quatro patas.
Opções de escova de dente
Em qualquer zoológica existem várias amostras de escovas de animais. Eles vêm em uma variedade de formas e tamanhos.
- Escovas de cabo estendido mesmo os dentes que estão profundamente na boca podem ser alcançados. Nas extremidades do produto existem cerdas de vários tamanhos.
- Padrão tripartido parece uma alça larga com três pontas flexíveis. Ele limpa os dentes com eficiência de todos os lados.
- A ponta do dedo é feita de silicone... Ele tem cerdas muito finas e macias que massageiam as gengivas e penetram em todas as fendas entre os dentes.
- Elétrico - Alimentado por baterias ou baterias recarregáveis e limpa os caninos como um ser humano. Para evitar que o cão seja eletrocutado e quebre o aparelho, vale a pena usar uma escova de dente elétrica após o animal se acostumar com o processo de limpeza da cavidade oral.
Também existe a chamada escova de dentes líquida - este é um método universal de limpar a cavidade oral de um animal.
Esta ferramenta remove completamente do processo as sensações indesejáveis dos animais de estimação de quatro patas, uma vez que é simplesmente adicionada à água e limpa os dentes enquanto bebe. É adequado para cães de qualquer raça e idade.
Como escolher?
Ao comprar uma escova, preste atenção ao tamanho do seu animal de estimação. Para raças de cães pequenos, é melhor comprar não um humano, mas uma escova especial para cuidar da cavidade oral do animal. Para raças grandes, um pincel humano médio-duro também pode funcionar.
Ao cuidar da superfície dentária, o produto não deve causar transtornos ao animal e ao dono.
Caso contrário, o cão sentirá medo e o processo se transformará em um evento doloroso.
Critério:
- ao fazer a escolha, deve-se levar em consideração o tamanho, a forma, o ângulo em que a cabeça da escova está localizada;
- as cerdas da escova devem ser macias para que as gengivas não fiquem irritadas, mas os dentes sejam limpos com eficiência;
- você precisa focar na sensibilidade das gengivas do seu animal e, a partir disso, escolher a dureza do pincel.
Condições de armazenamento
A vida útil da escova para cães de raças grandes e pequenas é de aproximadamente cinco meses. Normalmente, o próprio proprietário notará a deterioração do dispositivo de limpeza. Também é imperativo substituir a escova de dentes que foi usada durante a doença do animal - bactérias patogênicas podem permanecer nela.
Após a limpeza da cavidade oral, a escova deve ser enxaguada em água morna e colocada em local seco. É estritamente proibido guardar juntos artigos de higiene humana e canina.
Escovar os dentes com ultrassom
Se o dono do animal não prestar atenção à condição dos dentes de seu animal, a placa pode aparecer rapidamente. Não adianta removê-lo com uma pasta com uma escova - você precisará da ajuda de um veterinário-dentista.
Para que os dentes se tornem limpos e brancos, você precisará um procedimento especial em uma clínica veterinária - limpeza dos dentes com ultra-som.
É realizado sob anestesia leve. Isso é necessário para realizar a limpeza com calma.
Caso contrário, o cão pode mostrar agressão ou ficar assustado, não vai ficar quieto e esperar o fim da limpeza. Não há necessidade de preparar especialmente seu animal de estimação, você apenas não precisa alimentá-lo várias horas antes do procedimento.
A limpeza ultrassônica não deve ser realizada com muita frequência, de preferência uma vez por ano. Em outras ocasiões, o dono é obrigado a monitorar o estado dos dentes do cão com escova e pasta.
Para obter informações sobre como escovar corretamente os dentes do seu cão em casa, veja abaixo.