Wolfhounds: descrição de raças, história, características de manutenção e educação
Os cães são um dos primeiros animais a serem domesticados por humanos. Hoje, cerca de 400 espécies diferentes desses animais domésticos são conhecidas. Um lugar especial no fornecimento de sentinela e assistência de segurança às pessoas é ocupado por wolfhounds.
História de origem
Wolfhound é um codinome comum para raças de cães grandes, corajosos e resistentes. É difícil determinar o período exato de sua origem. Nos tempos antigos, indo com grandes rebanhos de gado para prados distantes dos assentamentos humanos, os pastores levavam consigo amigos de quatro patas de tamanho impressionante que podiam repelir predadores.
Além de suas dimensões externas, os cães possuíam força e coragem suficientes para resistir e derrotar não apenas um lobo, mas também uma matilha inteira.
Tendo apreciado suas habilidades e importância, as pessoas começaram a pegar animais para caçar, usá-los como vigias e cães de trenó. A necessidade de tais ajudantes surgiu entre as pessoas em todos os lugares e, no decorrer da seleção em diferentes partes do mundo, várias raças foram criadas que atendiam a esses requisitos.
Agora, este grupo inclui mais de 10 raças de cães.
Descrição
Wolfhounds são caracterizados por uma beleza e graça peculiares, todos os seus movimentos são preenchidos com força e energia, mas eles parecem formidáveis e assustadores. Todos os representantes têm semelhanças na aparência. Eles são caracterizados por:
- tamanho grande, físico musculoso;
- qualidades físicas desenvolvidas;
- membros alongados maciços;
- cabeça de tamanho médio;
- muito tempo atrás;
- casaco grosso e desgrenhado.
Os cães crescem lentamente, são considerados cachorros até aos 2 anos. Até este momento, as raças de caça não são aconselhadas a serem caçadas.Os animais estão adaptados a viver em várias condições, toleram muito bem o calor, o frio e a chuva. Recomenda-se mantê-lo no quintal de uma casa particular.
Com os devidos cuidados, a expectativa de vida é de 10-15 anos.
Descrição do personagem
Wolfhounds são divididos em diferentes espécies, das quais a natureza dos indivíduos depende em grande parte, mas, no entanto, certos recursos comuns a todos os tipos podem ser observados:
- lealdade e carinho pelos donos;
- destemor, engenhosidade e inteligência;
- paciência e resistência;
- lutar pela liderança;
- auto estima;
- a necessidade de um grande espaço pessoal;
- eles são relativamente fáceis de treinar e treinar;
- eles não gostam da violação de suas fronteiras, eles avisam com latidos e rosnados;
- precisam de educação rigorosa.
Apesar da severidade exterior, os cães gostam muito dos membros da família em que vivem e mostram-lhes manifestações de amor. Eles desconfiam de estranhos, porque a principal tarefa dos animais é garantindo a segurança e proteção das famílias, que desempenham com alta qualidade.
Visualizações
Pessoas que desejam obter um wolfhound para fins pessoais devem compreender que cada espécie tem suas próprias características.
Wolfhound irlandês
A raça foi criada há muitos séculos na Irlanda. Refere-se ao tipo de galgos de caça. Eles crescem até 79 cm de altura, ganham peso até 55 kg. As cores são diferentes: preto, tigrado, trigo, fulvo. Eles têm um caráter calmo e equilibrado. Eles são muito amorosos com os donos, eles adoram crianças. Desfrute do prazer de passear com toda a família.
Eles gostam de correr e brincar muito, mesmo quando adultos.
Eles são inteligentes, obedientes, fáceis de treinar e educar e, portanto, são adequados para proprietários inexperientes. Eles não mostram a agressão primeiro, mas os atacantes sempre serão repelidos com ousadia. Bem, sem raiva e ciúme, eles tratam outros animais de estimação. Os irlandeses não são recomendados para começar como um cão de guarda, Desde que eles são amigáveis com os outros.
Cão Pastor Caucasiano
Pela primeira vez, a raça apareceu há mais de 2.000 anos no Cáucaso, seus ancestrais são dinamarqueses tibetanos. Possui boas qualidades como pastor, cão de guarda e guarda. Os cães pastores crescem até 75 cm, pesam em média 70 kg, os maiores representantes pesam 110 kg. A pelagem é geralmente cinza, fulvo, variegada, avermelhada e marrom.
O tamanho impressionante esconde um caráter complexo, um coração amoroso e uma alma devotada. Eles se distinguem pela coragem e perseverança. Eles se apegam aos proprietários. As famílias mostram simpatia pelas crianças, gostam de brincar com elas. Mas não se pode deixar crianças com eles sem a presença de adultos, pois nas brincadeiras eles podem não calcular sua força e potência e acidentalmente derrubar a criança. Estranhos são tratados de forma extremamente suspeita. Eles se dão bem com outros animais de estimação, embora tendam a dominar.
Você precisa de educação rigorosa e treinamento constante.
Wolfhound buryat-mongol
Tem uma origem antiga, mas não é muito difundida. Na maioria das vezes, os cães desta raça podem ser encontrados na Buriácia, Mongólia e na região da Sibéria. Outros nomes também são conhecidos: khotosho, cão pastor mongol, banhar, cão dos hunos. "Khotosho" na língua Buryat significa "cachorro de quintal" e "banhar" em mongol significa "grande, gordo".
A altura varia de 62 a 78 cm, peso 50-72 kg. Cores básicas: marrom, cinza, preto e bege, vermelho. A cor da pelagem não é uniforme, manchas brancas ou bege geralmente estão presentes no peito e nas pernas.
Os cães são leais à casa e à família. Eles são inteligentes, perspicazes e aprendem comandos rapidamente. O território que lhes é confiado é guardado com responsabilidade. Não é normal que ataquem primeiro, mas, em caso de ameaça, os proprietários sempre vêm em defesa.
Dê-se bem com outros animais de estimação. Eles têm uma disposição alegre e adoram passar o tempo com as crianças. Os Khotosho não possuem características estéticas e, portanto, não são adequados para pessoas que desejam participar de exposições. Mas os cachorros são vigilantes confiáveis, bons amigos e companheiros.
Alabai
Outros nomes também são comuns: o wolfhound turcomeno e o cão pastor da Ásia Central. A raça surgiu como resultado de seleção natural e seleção na Ásia Central. Seus ancestrais são os grandes mastins asiáticos e tibetanos.
A altura na cernelha varia entre 62-65 cm, peso - 40-75 kg. A cor da pelagem pode ser branca, cinza, marrom, preta, vermelha, tigrada, fulvo, malhada ou salpicada. Alabai são muito fortes e corajosos, eles podem atacar e derrotar qualquer fera predadora.
Nos tempos antigos, eles eram usados não apenas para caçar lobos, mas até mesmo para ursos.
Eles se distinguem pela independência, despretensão, disposição calma e capacidade de se adaptar a várias situações. São amigáveis com os proprietários, e especialmente com seus filhos. Dê-se bem com outros animais de estimação mas se você tem outro cachorro em casa, então eles mostram agressividade, denotando assim seu papel principal. O comportamento também deve ser monitorado durante as caminhadas para evitar possíveis ataques agressivos quando outros compatriotas entram no campo de visão do animal.
Precisam de uma educação precoce, é aconselhável realizar os primeiros treinos sob a orientação de um treinador experiente. Os cães requerem exercícios frequentes e longas caminhadas. Possui habilidades de sentinela, adequadas para funções de segurança.
Apostar
O pedigree da raça remonta a 1121 AC. NS. Os cães foram difundidos da Europa Oriental ao Extremo Oriente. O objetivo principal é proteger a casa e guardar as pastagens. Ele também tem outro nome: Cão pastor cazaque. Tobet significa “um cachorro sentado na montanha”. Hoje esse tipo de wolfhound é considerado raro. Em 2014, o Banco Nacional do Cazaquistão emitiu uma moeda de 500 tenge com a imagem de um tobet.
Externamente, eles são semelhantes ao Alabai. A altura é de 66-76 cm, o peso - 55 kg. De acordo com o padrão, eles têm uma cor malhada ou manchada, muitas vezes com grandes manchas no corpo. Uma natureza calma, inteligente e nobre se esconde por trás de um visual formidável.
Esses cães nascem e são líderes destemidos, precisam de treinamento desde a infância com o envolvimento de um treinador profissional. Com educação e treinamento devidamente organizados, não surgem problemas com os animais. Eles reconhecem a autoridade do dono e não mostram agressão sem motivo.
O Psam é caracterizado pela mobilidade e energia, exigindo caminhadas frequentes e atividades físicas.
Gampr (wolfhound armênio)
Em 2011, a International Kennel Union concedeu a este tipo o status de raça nacional da Armênia. Hoje em dia, como na antiguidade, esses cães estão a serviço das pessoas: eles guardam casas e outros objetos, guardam o rebanho, acompanham na caça. Eles crescem até 67 cm de altura e pesam cerca de 60 kg.
As cores são diferentes, o marrom é considerado indesejável para a raça.
O personagem combina independência e gentileza. Os cães são calmos, sentem-se ligados à família em que vivem e os protegem com lealdade. Os gampras precisam de confirmação de sua importância, muitas vezes sentem um grande carinho na família pelas mulheres, que muitas vezes são mais abertas emocionalmente, demonstram carinho e carinho por elas. Eles amam crianças, fazem amizade com outros animais que vivem na casa. Os hóspedes da família são recebidos com calma, sem latir ou rosnar.
Eles desenvolveram autocontrole, mostram agressão apenas em casos de extrema necessidade.
Kangal turco
Os cães desta raça são reconhecidos como um tesouro nacional da Turquia. É proibido levá-los para fora do país para evitar a mistura com outras raças. Mas mesmo assim, de alguma forma na década de 80 do século passado, os representantes conseguiram sair das fronteiras de sua pátria e começaram a se espalhar pelo mundo, surgindo na América e na Europa.
Eles crescem até 65-78 cm e pesam 40-70 kg. Lã em tons de marrom, bege, amarelo acinzentado, marrom acinzentado. A cor branca é considerada inaceitável para a raça. Uma espécie de máscara preta está mais frequentemente presente no rosto.
Os cães têm excelentes habilidades de guarda, eles zelosamente guardam os territórios que lhes são confiados. Os Kangals amam seu dono e tentam estar presentes em todas as oportunidades. Quando um estranho aparece na presença do proprietário, eles monitoram cuidadosamente sua reação. Se eles vêem boa vontade, então eles se comportam com calma e podem acariciar. Eles são indulgentes com as crianças, eles podem suportar suas pegadas e outras pegadinhas. UMAmostrar gression apenas em casos de perigo.
A educação deve ser diplomática, o rigor deve ser moderado, mas, ao mesmo tempo, o domínio do dono deve ser claramente indicado. Não pode ser treinado como um cão de serviço.
Galgo de caça russo
A raça foi desenvolvida no século 19 na Rússia. O crescimento dos adultos é de 75-85 cm, o peso é de 37-47 kg. As cores são diferentes: branco, cinza, topete, murugy, sexo, burmat, dourado, preto. Os cães têm uma aparência aristocrática sofisticada. Uma constituição estreita, cabelos longos e ondulados, um focinho alongado e um olhar gentil dão um charme especial.
As habilidades de caça são bem desenvolvidas. O personagem está calmo, mas em condições de caça, ao avistar uma presa, torna-se agressivo. Graças a pernas longas e graciosas, eles são capazes de uma corrida muito rápida, atingindo velocidades de até 90 km / h. Caçando de uma emboscada pode realizar um salto de 3 metros a partir do local.
A visão e a audição são excelentes: eles percebem lebres se movendo no campo a uma distância de 800 m.
O apego ao proprietário é observado, têm um pouco de ciúme das crianças, veem-nas como competidoras por atenção, mas ao mesmo tempo nunca as ofenderão... Eles mal suportam a solidão. As novas pessoas são tratadas com neutralidade, sem agressão. Os galgos russos são inteligentes e fáceis de treinar. Ao contrário de outros wolfhounds esta raça é adequada para ser mantida não apenas em uma casa particular, mas também em um apartamento.
A caminhada deve durar cerca de 3 horas por dia e ser acompanhada de exercícios.
Taigan (galgo quirguiz)
A raça pertence à classe dos galgos da Ásia Central. Local de origem - Quirguistão. Altura na cernelha - 60–75 cm, peso - 25–33 kg. A pelagem é alongada e macia. As cores são cinza, branco, avermelhado, sexual, preto com manchas brancas e topete.
A principal característica é a capacidade de caçar em condições montanhosas. Eles são atraídos para caçar raposas e texugos. Na forma de caça em grupo em uma equipe de 2-3 cães, eles são capazes de dominar um lobo, argali (carneiro da montanha) e cabra da montanha.
Eles são freqüentemente usados na caça conjunta com águias douradas.
Os cães são caracterizados por coragem, vigilância, agilidade e velocidade. Além das habilidades de caça, as habilidades de sentinela são bem desenvolvidas. Leal aos seus donos, eles amam as crianças. São muito independentes e equilibrados, suportam facilmente a separação, os cães podem ser deixados em segurança em casa. Eles gostam de longas caminhadas conjuntas com o proprietário.
Regras de conteúdo
Para o pleno desenvolvimento e manifestação de suas melhores qualidades, os wolfhounds precisam de espaço. As condições de vida do apartamento não são adequadas para eles (com exceção do galgo russo). Você precisa manter em residências particulares, é melhor em aviários, e não em uma rede. A liberdade de movimento é necessária, sem ela eles podem se tornar destrutivos e latir sem motivo.
Mas mesmo que haja um grande recinto, caminhadas são necessárias para a atividade física. Os cães adoram correr rápido, mas só devem ser autorizados a fazê-lo em uma área livre e segura.
Durante as caminhadas pela cidade, certifique-se de manter a coleira.
A pelagem grossa é fácil de cuidar. Basta pentear 1-2 vezes por semana. É necessário acostumar-se a este procedimento desde a infância, para que no estado adulto os cães de caça não resistam a ela. O banho é suficiente uma vez a cada 2 meses, mas se o cachorro ficar muito sujo, isso pode ser feito com mais frequência. As unhas de cães que vivem em casas particulares com quintal ou lote são na maioria das vezes raspadas eles próprios, mas seu comprimento deve ser monitorado e, se necessário, encurtado.
Existe um equívoco comum entre os proprietários de que os wolfhounds têm forte imunidade e não precisam de vacinas. Mas durante o período de crescimento ativo dos filhotes e mudança de dentes, diminui significativamente e o risco de contrair uma infecção aumenta. Portanto, é melhor proteger os animais de estimação e realizar vacinações de rotina de 4-8 semanas de idade e ainda de acordo com o esquema de vacinação.
Alimentando
A nutrição deve ser equilibrada. Deve-se ter cuidado para combinar a ingestão de calorias com o gasto. A superalimentação é indesejável, pois não tem o melhor efeito sobre a saúde dos animais. Os filhotes recebem comida 4 vezes ao dia, enquanto os cães adultos devem fazer apenas 2 refeições. A dieta diária deve incluir carne, de preferência bovina ou de vitela.
Se for dada preferência a rações prontas, é importante calcular corretamente seu volume de acordo com o peso do amigo quadrúpede.
Com nutrição natural certifique-se de usar vitaminas especiais, uma vez que a falta de oligoelementos afeta negativamente o estado da pelagem e o funcionamento dos órgãos internos. Devido ao seu grande tamanho, os cães experimentam estresse nas articulações, portanto atenção especial deve ser dada a uma ingestão suficiente de cálcio em seu corpo.
Educação
O crescimento dos wolfhounds é atrasado por 2 anos, durante os quais eles formam seu caráter e se relacionam com seus familiares. Nesse período, esforços devem ser feitos para educá-los e socializá-los.
O treinamento pode ajudar nisso, que deve ser iniciado o mais cedo possível.
É preciso exigir obediência dos filhotes para que percebam que é impossível desobedecer ao dono. A execução de comandos deve ser automatizada, embora isso possa levar muito tempo. Não será supérfluo entrar em contato com instrutores profissionais durante os primeiros treinamentos. Com o rigor dos donos, os cachorros aprendem rapidamente. Mas se a desobediência for permitida várias vezes, os animais inteligentes entenderão que o requisito não pode ser cumprido, e esforços máximos deverão ser feitos para restaurar a obediência.
Ao caminhar, os filhotes devem ser socializados com outras raças. Na ausência de agressão de outros cães, os pequenos wolfhounds devem ter a oportunidade de se comunicar com eles. A manifestação de agressão irracional, especialmente em relação a cães pequenos, deve ser suprimida com uma voz alta e imperiosa. Os cães de caça que crescem devem aprender que você não pode atacar companheiros. Com uma educação adequada, os wolfhounds tornam-se disciplinados no final do primeiro ano de vida e a comunicação com eles dará prazer aos proprietários.
Para as características dos wolfhounds, veja abaixo.