Tudo sobre os cães-lobo de Saarloos
Ao longo da história da humanidade, tentativas de criar um híbrido de lobo e cachorro ocorreram repetidamente. Parece que esses animais têm muito em comum, e o resultado deve ser coroado de sucesso. Na verdade, não foi fácil obter uma prole que atendesse às expectativas dos criadores. Os cientistas reconheceram apenas duas raças obtidas a partir do cruzamento desses dois animais, e uma delas se chamava cão-lobo Sarloss. Ela será discutida neste artigo.
Origem da raça
Em 1925, o cientista holandês L. Sarlos conseguiu uma boa descendência de uma loba e de um cachorro. O pai das crianças era um representante da raça Pastor Alemão. Apesar de a mãe ter crescido entre as pessoas a vida toda, os genes dos cachorros cobraram seu preço: eram agressivos e sem contato, não conseguiam se adaptar à vida em cativeiro.
O criador não desistiu e continuou a conduzir experimentos, sempre selecionando os filhotes mais fortes e viáveis das ninhadas. Após a morte de Sarlos, sua família continuou o trabalho de criação, com o que conseguiu uma raça de cães, que foi oficialmente reconhecida por especialistas. Em 1962, ela entrou no registro da International Cynological Association. Hoje a população do cão-lobo Sarloss aumentou, mas a raça ainda é considerada rara.
Além disso, esses animais de estimação não são adequados para todos, uma vez que possuem certas características, das quais falaremos mais tarde.
Descrição
No final do século passado, foi adotado o padrão racial do cão Sarlos. Seu crescimento é bastante grande, na cernelha chega a 70 centímetros nos machos e 65 cm nas fêmeas, mas é possível ultrapassar os indicadores padrão.O peso dos animais oscila em torno de 40 kg (nas fêmeas - 32-36, nos machos - 36-48). O focinho é alongado. O cão carrega a cauda reta ou ligeiramente curvada, em forma de sabre.
Os representantes desta raça incomum são um pouco diferentes de suas contrapartes. Os Sarlocians são muito atenciosos e literalmente procuram os olhares de estranhos que entram em seu campo de visão. Às vezes, estando entre outros cães, eles querem se juntar à matilha. Amadores da liberdade, orgulhosos e teimosos, eles não estão muito dispostos a seguir ordens, mas em geral a raça é treinável.
A cara do cão assemelha-se à de um lobo devido à forma e posição específicas dos olhos, que são amarelos e amendoados. Sua principal característica é a faixa que se estende até as maçãs do rosto. O corpo parece um pouco alongado, de baixo é esguio. Um pescoço forte passa suavemente para as costas, na parte de trás é moda notar uma aparência de gola, que se destaca especialmente na estação fria.
Todos os quatro membros desenvolveram músculos, o que permite ao cão mover-se com facilidade e rapidez, mesmo na neve - neste, seu andar é comparado ao de um lobo. Ela pode trotar por um longo tempo e sem descanso, superando longas distâncias sem parar para descansar.
No verão, o pelo do cão Saarloos tem uma estrutura diferente. Assim, na estação quente, o pêlo protetor predomina nela, e na estação fria é complementado por um subpêlo quente. Em geral, a cor dos cães desta raça é quase a mesma, como a de um lobo. No entanto, apresenta tons que vão do claro ao escuro, às vezes a gama de cores inclui marrom e creme. Conseqüentemente, a cor da borda dos olhos também variará - do preto ao marrom.
O objetivo
Esta rara raça semi-selvagem se espalhou apenas em casa, na Holanda. Por que existem tão poucas pessoas em nosso país que se atrevem a ter um cão-lobo em casa? Talvez a razão esteja em um medo banal - de repente os instintos dos ancestrais vão despertar no animal, e ele fará algo não inofensivo.
No entanto, gradualmente, o interesse por esses cães começa a crescer.
Em casa, o cão-lobo de Saarloos é popular e amado. Ela ganhou autoridade tanto como guia quanto como salvadora. Sua sensibilidade e habilidade de sentir a condição humana fazem dela uma amiga confiável de quatro patas. Não é assustador estar em uma rua desconhecida com ela, pois graças à sua excelente orientação sobre o terreno, ela levará seu dono para fora de qualquer lugar e o ajudará a chegar em casa.
A proteção é a predestinação de muitos cães, e o lobo Sarloss não foi exceção. Ela guarda bem os territórios que lhe são confiados, e também é capaz de proteger seu dono da invasão de estranhos. Mas não importa o quão inteligente e versátil este cão seja, seus instintos de lobo a impedem de realizar alguns tipos de trabalho, portanto, o Sarlossa não pode ser chamado de cão de serviço universal.
Vantagens e desvantagens
A beleza desta raça cativou muitas pessoas. Tornar-se um lobo, um personagem independente, o olhar penetrante e atento de um animal da floresta - tudo isso junto causa uma impressão poderosa. O andar desse cachorro também é hipnotizante, porque ela também se move como um lobo. Muitas pessoas desejam adquirir um cachorro assim por causa de sua incomum e brutalidade, porque tal compra pode efetivamente complementar a imagem de uma pessoa respeitável.
No entanto, com todas as vantagens, os adestradores insistem que este animal não é para todos. Antes de procurar um viveiro adequado especializado nesta raça, você precisa estudar muito cuidadosamente todas as características do cão-lobo Saarloos e entender sua essência. É possível educá-la apenas se você tiver experiência em criação de cães - este cão é altamente desencorajado para iniciantes.
E, como toda raça que não é fácil de manejar, exige muita paciência do dono e muito tempo livre para educação e treinamento.
Traços de caráter
Graças à sua independência natural, esses cães são capazes de tomar decisões corretas e independentes, sem esperar o comando do dono. Em ambientes desconhecidos, os Sarlocians podem facilmente encontrar um caminho seguro. Eles são capazes de ajudar em uma situação difícil, portanto eles são bons salva-vidas, bem como guias para pessoas com deficiência.
Apesar de toda a sua lealdade ilimitada para com o dono, eles não têm pressa em mostrar suas emoções, então você não deve esperar deleite de cachorrinho deles ao ver o dono. Eles geralmente não gritam ou pulam, mesmo encontrando seu dono após uma longa separação., mas muitos estão bastante satisfeitos com este comportamento, já que se comportar com dignidade é um páreo para esta raça.
Não tenha medo de sua origem "selvagem" - Na literatura, não há casos registrados de ataques irracionais do lobo Sarloss às pessoas. Ou seja, ela nunca mostra agressão para com uma pessoa só porque não gostava dela ou a assustava com seu comportamento desequilibrado. Se este cão não gosta de alguém, ele apenas tentará ficar longe dele e ficar alerta.
É curioso que os primeiros híbridos fossem menos inteligentes que os seguintes. Isso se deve ao fato de que, no decorrer da criação, mais genes de pastor foram misturados à raça, e os próprios cães, selecionados para o trabalho de criação, foram os melhores.
Como caçador, o cão usa tanto o olfato quanto a visão aguçada. Ele está adaptado para trabalhar na embalagem. Este animal pode latir, como outros cães, mas na maioria das vezes emite um uivo típico dos lobos.
Regras de conteúdo
O cão-lobo Sarlossian, como nenhuma outra raça, precisa de uma boa carga. Será muito desconfortável para ela morar em um apartamento, pois isso limita muito seu espaço. As condições ideais para manter o cão serão uma casa ou aviário em uma grande área local. Não é proibido às vezes deixar o amigo de quatro patas entrar em casa, mas ele deve saber que a residência principal é fora dela. Ficar preso a uma corrente para o cão de Sarlos é uma provação, o que não é surpreendente, dadas as suas origens selvagens.
Com a restrição de seus movimentos, ela literalmente começa a enlouquecer, se comportar de maneira inadequada e uivar constantemente.
Não importa o quão espaçoso você construa um aviário para seu amigo com cauda, ele ainda precisa de caminhadas frequentes. Os cães vivem muito bem na companhia da sua espécie - isto permite-lhes comunicarem constantemente com os outros membros da "matilha", para se desenvolverem e socializarem de forma mais harmoniosa. Desde a infância, devem ser levados para lugares onde a vida está a todo vapor, para que adquiram as aptidões para a vida em sociedade o mais rápido possível.
Na ausência de interação com o mundo exterior, eles podem começar a correr soltos. Normalmente esses cães não gostam de andar de transporte e se sentem extremamente desconfortáveis nele, às vezes para o transporte eles têm que estar imersos em uma leve anestesia.
A época de acasalamento desta raça também possui características próprias. Assim, a fêmea do lobo Sarloss é capaz de acasalar apenas uma vez por ano, e os machos, durante a onda de hormônios, não podem se sentar no local e são arrancados à liberdade de todas as maneiras possíveis: eles cavam o chão sob a cerca, pule cercas altas. Sua disposição amante da liberdade se manifesta plenamente, portanto, é simplesmente impossível evitar que um cão tenha a intenção de encontrar uma fêmea.
Um fato interessante é que eles não gostam de todas as mulheres, e é impossível adivinhar qual delas irá agradar ao "noivo".
O que alimentar?
Quanto às preferências de sabor, este cão não é muito exigente. O animal come qualquer comida de cachorro, e a tarefa do dono é apenas ter proteína suficiente em sua dieta. A carne pode ser variada e não muito dietética. Por favor, note que para os filhotes, é necessário fervê-lo um pouco - só com a idade eles têm oportunidades suficientes para digerir o produto cru... Mingau na forma de trigo sarraceno, aveia ou arroz não só reduzirá o custo da dieta, mas também dará ao cão o suprimento necessário de proteínas.
Como a maioria dos cães, é muito útil para os saarloans comer vegetais e laticínios, mas eles ocupam apenas uma pequena parte do cardápio diário, e também gostam menos. O consumo periódico de peixe não está excluído. Lembre-se de adicionar água fresca à tigela do seu animal de estimação na hora certa, especialmente durante o verão.
A propósito, ela deve ficar na altura do peito dele, e não no chão em si.
Como cuidar?
Os cães desta raça eliminam duas vezes por ano. Para tornar este processo mais fácil para o seu animal de estimação e proteger a casa da poluição da lã, escove o seu cão diariamente. Esses períodos não duram muito e, depois que terminam, você pode fazer esse procedimento novamente uma vez por semana ou com menos frequência. A muda é um processo natural para a maioria dos animais, incluindo o cão-lobo.
Ela permite que ela se prepare para a nova estação e a encontre com um "casaco de pele" adequado.
O resto das regras de higiene são semelhantes às que se aplicam a manter outros cães. Você poderia até dizer que eles são mais humildes do que muitas outras raças. Você só deve limpar seus olhos e ouvidos se estiverem sujos. No inverno, o cão não deve ser lavado de forma alguma, pois o seu aquecimento vai secar aos poucos, o que significa que corre o risco de apanhar um resfriado, além disso, forma-se uma substância especial na superfície da pele, o que permite ao cão tolerar baixas. temperaturas mais facilmente.
Lembre-se também dos tratamentos regulares para parasitas, que devem ser feitos no inverno.
Educação e treinamento
A peculiaridade dessa raça é que é melhor educá-la coletivamente com outros indivíduos, ou seja, "no rebanho". No entanto, o cão deve aceitar o fato de que às vezes será deixado sozinho. Durante o treinamento, o animal provavelmente mostrará caráter, mas é impossível quebrar sua vontade com o castigo físico. É melhor não brincar com os instintos do cão, e o medo está longe de ser a melhor ferramenta de treinamento. Você precisa agir de acordo com as instruções de especialistas, mostrando sua autoridade sem agressão.
Assim você poderá criar um cão decente e inteligente que o atenderá fielmente, amando e respeitando sinceramente seu dono.
Perfeitamente, o treino deve ser interessante, afinal, a repetição vazia de comandos incomodará rapidamente seu cão e ele perderá a atenção. Como em qualquer treinamento, as tarefas devem ser regulares, e embora seus resultados não sejam visíveis de imediato, um trabalho sistemático e bem organizado certamente o conduzirá ao seu objetivo.
Saúde
Graças à imunidade e saúde do lobo, os representantes desta raça rara raramente sofrem de doenças, e sua expectativa de vida é bastante longa, variando de 15 a 20 anos. Não há doenças específicas no genótipo desses cães. Se você não se sentir bem, tome cuidado com os antibióticos que às vezes são administrados aos cães. O uso de medicamentos sem supervisão médica pode prejudicar o animal, o mesmo se aplica a outros medicamentos. A vacinação para o lobo Saarloos é tão importante quanto para outros cães, então a vacinação não deve ser negligenciada.
Custo de filhotes
Se as nuances acima descritas do caráter e do conteúdo deste cão não o incomodam, e você tem experiência suficiente na comunicação com cães, de preferência de raças de serviço, então este cão se tornará uma aquisição muito valiosa. Em regra, os cachorros de semi-lobo custam entre 700 e 1500 euros. Procure criadores sérios que não irão enganá-lo e venda um cão que apenas se pareça com um sarlossiano. Como já observamos, não é tão fácil encontrar esses animais na Rússia.
O cão-lobo Sarlossian não é adequado para todos, até porque a sua manutenção requer condições especiais. Esta raça só deve ser escolhida por quem lhe possa oferecer alojamento em recinto amplo numa casa privada, bem como quem tenha experiência na criação de um cão de serviço e o esteja a criar com paciência. A fidelidade destes animais faz deles os melhores amigos, que são humildes em expressar suas emoções, mas estão sempre prontos para ajudar seu dono.
Para as características da raça, veja abaixo.