Cães com orelhas caídas: uma visão geral das raças populares e as nuances da criação
Os cães com orelhas caídas são um dos animais de estimação mais populares e amados por muitos. O artigo abordará quais são as características desses animais, que tipos de raças pertencem a esse grupo, bem como como escolher e manter um filhote de forma correta.
Peculiaridades
Os cães com orelhas caídas são animais que foram originalmente criados para um propósito muito específico. Suas funções de trabalho estão principalmente associadas à caça. No entanto, hoje nem todos os donos de cães são caçadores profissionais ou se envolvem em atividades semelhantes em seu lazer. Cães de orelhas caídas se transformaram de caçadores em animais de estimação.
Uma característica distintiva dos animais (como o nome indica) é a presença de aurículas alongadas. É graças a essa estrutura anatômica fora do padrão que os cães eram populares entre os caçadores. O fato é que, nos momentos em que o cão corre ou se move rapidamente, os lóbulos das orelhas compridas varrem as micropartículas do solo, aumentando assim o cheiro da presa.
É importante notar que Os tetrápodes com orelhas caídas precisam de muita atividade. Podem ser mantidos tanto em apartamento como em casa particular, mas é imprescindível proporcionar ao animal um nível suficiente de atividade física (longas caminhadas, treinos, jogos e outras atividades móveis).
Além disso, se você decidir ter um cachorro assim, vale a pena considerar que os animais estão sujeitos a uma variedade de infecções de ouvido e doenças. A este respeito, atenção especial deve ser dada aos procedimentos médicos e de enfermagem.
Variedade de raças
Os cães com orelhas caídas são bastante diversos. Vamos falar sobre as variedades mais populares.
Basset Hound
Esta raça de cão é um representante clássico dos animais com orelhas caídas. Em primeiro lugar, o caráter do cão se distingue pela boa natureza e benevolência para com os humanos. Além disso, os proprietários de basset hounds distinguem no comportamento do animal uma característica como pronunciado instinto para seguir a presa. A este respeito, os representantes desta raça muitas vezes tornam-se não apenas melhores amigos, mas também companheiros de trabalho dos caçadores.
Além de ser um basset hound ótimo para contato com pessoas, ele trata outros animais da mesma forma. Portanto, se já moram em sua casa animais de estimação, mas você também deseja ter um cão com orelhas dobradas, então sem medo pode dar preferência a este tipo de animal.
Em termos de cuidados e manutenção, o cão é bastante despretensioso. Além disso, a linha do cabelo do basset hound é bastante curta e não requer cuidados ou atenção especial.
Beagle
Outro cão de orelhas dobradas popular que pertence à categoria beagle. É importante notar que os animais pertencentes a esta raça, bastante sociável e, portanto, precisa de socialização precoce. Além do mais, no caráter de um beagle, traços de caráter negativos como independência e teimosia podem aparecer... Nesse sentido, atenção especial deve ser dada aos processos de educação, adestramento e adestramento do animal.
Os cães da raça descrita interagem bem com as pessoas, incluindo crianças pequenas. Não há conflitos e brigas agressivas entre beagles e outros animais.
Cocker Spaniel e Springer Spaniel
Essas duas variedades de cães com orelhas caídas são freqüentemente combinadas em um grande grupo, uma vez que essas 2 espécies de animais eram anteriormente da mesma raça. Esse fato pode ser percebido até hoje, pois na aparência os animais são muito parecidos. No entanto, apesar disso, as raças foram divididas por treinadores de cães.
Você pode distinguir um cocker de um springer na aparência: o segundo será muito maior. Quanto às características fisiológicas, traços de caráter e regras de cuidado, existem muitas semelhanças. Por exemplo, ambas as raças experimentam amor e devoção genuínos por seu dono. Além disso, tanto o Springer quanto o Cocker têm uma linha do cabelo bastante espessa e longa e, portanto, ambas as raças precisam de cuidados cuidadosos e cuidados, escovação regular com pentes e escovas especiais.
A cor tradicional dos animais é o branco-castanho. No entanto, hoje existem muitas variações adicionais.
Dachshund
Dachshund é um dos mais populares, difundidos e amados por muitas raças de cães com orelhas caídas. A Alemanha é considerada a pátria deste animal. Além disso, neste país, os bassês são chamados de texugos. Em geral, a raça Dachshund inclui várias espécies de animais.
Entre eles estão padrão, miniatura e aparência de coelho. Além da apresentada acima, em relação aos dachshunds, existe outra classificação, que diz respeito principalmente ao comprimento da linha do cabelo do animal. Com base nesta característica, a raça é subdividida em variedades de pêlo liso, pêlo comprido e pêlo duro.
Quanto à cor da pelagem, pode ser muito diversa. Você pode encontrar espécimes pretos, marrons, castanhos, de mármore e até fulvos.
Bloodhound
Bloodhounds não têm apenas orelhas caídas, mas também bochechas. Além disso, esta raça é amplamente conhecida e muitas vezes chamada de "cão de olhos tristes" entre as pessoas. Comparada com todas as raças descritas acima, esta variedade tem um tamanho impressionante. Seu caráter é calmo e equilibrado.
É importante levar em consideração o fato de que os representantes desta raça precisam de cuidados cuidadosos. O fato é que os cães emitem um cheiro intenso e desagradável.Para evitá-lo, você deve realizar regularmente uma ampla gama de procedimentos de higiene, que incluem não só banho, mas também limpeza úmida.
Poodle
O poodle é um animal muito apreciado em todo o mundo. Uma característica importante dessa raça é que mesmo as pessoas alérgicas a pelos de cachorro podem manter seus representantes em casa. A coisa e que o animal não se desprende.
A raça possui vários subgrupos que diferem em seu tamanho. Assim, cães grandes, pequenos e anões são diferenciados.
Além disso, esta espécie de animais se distingue por desenvolver habilidades intelectuais e devoção ao dono.
Compositor irlandês
Esta é uma raça de cães com orelhas dobradas que adora passar muito tempo ao ar livre. Portanto, se você decidir ter um animal assim, deve se preparar para caminhadas regulares, longas e ativas com seu animal de estimação.
O animal faz contato com as pessoas de forma rápida e fácil, e mostra simpatia não só em relação a um proprietário, mas também a todos os membros da família com quem vive.
Obviamente, esta lista não está fechada e, na natureza, existem muito mais raças que podem ser classificadas como orelhas caídas.
Como escolher?
Escolher um cão de orelhas dobradas é uma tarefa importante e responsável, pois você está escolhendo para si não apenas um animal de estimação, mas um amigo e companheiro para a vida. A famosa frase diz que somos responsáveis por aqueles que domesticamos.
Existem vários fatores a serem considerados ao escolher um filhote de cachorro com pedigree saudável.
Então, antes de mais nada você deve se certificar da decência do vendedor... Peça a ele para mostrar a você todos os documentos que ele possui: passaportes de animais, certificados, licenças e outros documentos. Se o vendedor recusar esse pedido ou informar que não possui documentos, é melhor não negociar com ele. É possível que eles estejam tentando enganá-lo.
E também antes de comprar um cachorro, é importante "conhecer" seus pais... Certifique-se de que o casal pai é saudável e livre de doenças. Depois disso, examine cuidadosamente a aparência do animal comprado - o filhote deve estar limpo e bem tratado. Observe um pouco - o comportamento deve ser ativo. Quaisquer defeitos na aparência, bem como comportamento letárgico, são sinais de que um animal doente ou não puro está sendo vendido para você.
No processo de escolha de um animal de estimação, verifique com o vendedor todos os pequenos detalhes relacionados à raça. Então, antes de mais nada o tamanho é importante. Faça uma estimativa da área do seu apartamento e das dimensões do cachorro, certifique-se de que você e ela estejam confortáveis. Além disso, é importante se familiarizar com as características comportamentais do animal. Por exemplo, algumas raças não toleram solidão prolongada.
Se o seu trabalho envolve viagens frequentes e viagens de negócios, você deve se recusar a comprar esse cachorro. Outro fator importante são as regras de manutenção e princípios de cuidado do animal.
Certifique-se de que você pode seguir todas as recomendações dos especialistas e seguir as instruções fornecidas a você.
Regras básicas de conteúdo
Em geral, as regras para manter e cuidar de cães com orelhas caídas não diferem das geralmente aceitas. No entanto, existem algumas diferenças.
Assim, no caso de raças de cães com orelhas caídas, no processo de manutenção, atenção especial deve ser dada à saúde do animal. Além das medidas médicas preventivas tradicionais (por exemplo, vacinação, tratamento contra pulgas, vermes, entre outras), é importante realizar exames regulares da orelha... Animais com orelhas caídas estão sujeitos a várias doenças das orelhas, portanto, neste sentido, os proprietários devem ter um cuidado especial.
O mesmo se aplica aos procedimentos de higiene - lembre-se de inspecionar e limpar seus ouvidos, se necessário. Isso pode ser feito com cotonetes regulares. Se for encontrada contaminação particularmente intensa, um cotonete pode ser umedecido com água ou óleo vegetal. Se você notar de repente que seu animal não está se sentindo bem, vá imediatamente ao veterinário. Qualquer demora e indecisão pode levar à perda de audição do cão, e os casos mais difíceis também podem ser fatais.
Em nenhum caso você deve se automedicar, pois isso pode levar a consequências negativas.
Como mencionado acima, os cães dobráveis são muito ativos. É por isso eles devem passar muito tempo ao ar livre. Os cães têm grande inteligência, por isso podem ser inscritos com segurança em diferentes cursos de treinamento em grupo ou aulas individuais. Se desejado o treinamento pode ser feito de forma independente.
Se você levar esse problema a sério, seu animal de estimação de quatro patas poderá participar de uma variedade de competições esportivas e até mesmo vencê-las.
Além de limpar seus ouvidos, não se esqueça de cuidar de outros procedimentos de higiene... Isso inclui o banho, que deve ser feito quando necessário. Além disso, no processo de realização de procedimentos com água, é importante que a própria água esteja bem quente e, para a lavagem do animal, só é permitido o uso de detergentes especialmente concebidos para cães. Também é importante examinar o estado da cavidade oral e escovar os dentes periodicamente. Cortar as unhas e examinar os olhos também são cuidados necessários.
Independentemente de o cão viver em um apartamento ou em uma casa particular, você precisa equipar um local próprio para ele. O cão deve ter uma cama (pode ser feita de um cobertor velho ou travesseiros), tigelas para comida e água. A comida do animal pode ser natural e consistir em ração pronta. Qualquer forma deve ser completo e equilibrado.
Para a raça de cães beagle com orelhas dobradas, veja o próximo vídeo.