Peso e altura do rottweiler: os principais parâmetros da raça

A raça Rottweiler se destaca por sua construção maciça e mandíbulas poderosas. Por seu grande tamanho, grande força e resistência, esses cães são frequentemente chamados de "atletas" entre outros.
Pessoas distantes do mundo dos criadores de cães consideram esses animais de estimação como lutadores, mas isso é um erro. Por si só, esta espécie é bem-humorada e um pouco preguiçosa, mas isso não nega a necessidade de treinamento e socialização desde cedo. Hoje vamos considerar que altura e peso são aceitáveis para esta raça.

Peculiaridades
Para que um animal de estimação cresça bonito e corretamente dobrado, é necessário controlar seu peso e crescimento desde o nascimento. Nas primeiras fases da sua vida (com alimentação adequada), a mascote irá surpreendê-lo com o ritmo do seu desenvolvimento. Aos 6 meses, o peso aumentará 10 vezes e a altura - pelo menos 3 vezes. Isso é normal para a raça descrita.
Para monitorar completamente o ritmo de desenvolvimento do filhote, criadores de cães muito responsáveis mantêm uma tabela de altura e peso por mês.É necessário saber exatamente quando o animal começou a ganhar menos peso e, se necessário, foi possível mostrar a um especialista todos os parâmetros inseridos para que a decisão acertada fosse tomada.
Com a idade, é preciso regular a alimentação do seu amigo de quatro patas.

Crescimento e desenvolvimento do filhote em meses
1 mês
Para não prejudicar o bebê imaturo, é necessário abordar com competência a escolha dos alimentos e da dieta alimentar. Nessa idade, o leite materno será suficiente, desde que a cadela consuma a quantidade necessária de vitaminas e minerais. Neste ponto, a altura do filhote na cernelha será de 20-22 cm e o peso será de 3,5 a 4,5 kg.

2 meses
Aos 2 meses, o cachorro deve experimentar pela primeira vez carne crua, que deve ser cortada em pedaços pequenos (será muito difícil para ele roer um pedaço grande). Nesse momento, é hora de incluir produtos lácteos fermentados na dieta, assim como ovos, vegetais e cereais.
A criança deve comer 6 vezes ao dia. O animal deve receber por dia:
- pelo menos 200 gramas de carne;
- 400 mililitros de leite;
- 100 gramas de mingau;
- 150 gramas de queijo cottage e a mesma quantidade de vegetais.
Neste momento, a altura deve ser de pelo menos 29–33 cm, o cachorro pesa 8–9 kg.

3 meses
Aos 3 meses de idade, é hora do animal passar a fazer 5 refeições ao dia, aumentando a quantidade total de alimento. A carne não deve ser inferior a 500 gramas por dia. Leite até 500 gramas e queijo cottage, cereais e vegetais - até 200 gramas por dia. Neste momento, o filhote deve pesar 14-17 kg, e sua altura deve ser 47-48 cm.

4 meses
Aos 4 meses, não haverá mudanças importantes na dieta. Continue alimentando como antes. A altura do filhote neste momento será de 50–51 cm e o peso - 17–23 kg.

5 meses
Aos 5 meses, é hora de cortar o número de refeições em até 4 vezes. Aumente a porção de carne para 500 gramas por dia e cereais - pelo menos 250 gramas. O peso nessa idade deve ser de 24 a 31 kg e a altura de 56 cm.

6 meses
Aos 6 meses, você precisa transferir o animal para um sistema alimentar de três vezes com um aumento da norma diária de cereais para 300 gramas. O peso neste momento deve ser 30-35 kg, altura - 61-64 cm.

7 meses
Nessa idade, é permitido introduzir alimentos adicionais na dieta. Isso deve ser feito gradualmente em pequenas porções. Você pode ajustar o número de refeições do seu animal por conta própria, é importante fazer isso em intervalos regulares. Sua altura deve ser de 61-64 cm, peso - 34-40 kg.

8 meses
É importante monitorar a postura do seu cachorro. Para evitar que ele se curve, a tigela de comida deve ser colocada na altura do peito. A maneira mais conveniente de fazer isso será usando um colchete alto especial. Lembre-se que o Rottweiler tem tendência para comer demais, por isso é necessário fazer o ajuste fino de sua porção. Se for pequeno, o crescimento do cachorro pode abrandar e, em caso de comer em excesso, podem surgir problemas de saúde.
Nessa idade, as dimensões devem ser: peso - 36–46 kg, altura - 62–66 cm.


9 meses
Neste ponto, você tem um cão quase adulto à sua frente, mas com nutrição adequada, o crescimento continuará no futuro. É hora de reduzir o número de refeições durante o período descrito para 2 vezes ao dia.
Parâmetros de um Rottweiler de 9 meses: peso - 36-50 kg, altura - 63-67 cm.

10 meses
É melhor dar carne crua, mas para evitar a infestação de parasitas, alguns proprietários a congelam ou derramam com água fervente antes de alimentar. É importante lembrar que cordeiro e porco não devem ser dados a cães devido ao aumento do teor de gordura dessa carne, que afeta negativamente o estado do fígado do animal.
Aos 10 meses de idade, os parâmetros do animal deveriam ser: peso - 36-50 kg, altura - 63-67 cm.

Os pontos listados fornecem leituras próximas do ideal para esta raça, mas se o seu cachorro ficar um pouco aquém delas, isso não é crítico. Não há nada de especial no fato de os animais da mesma ninhada crescerem em ritmos diferentes. Observe que altura e peso não são os indicadores mais importantes de desenvolvimento adequado, melhor prestar mais atenção a condição geral do animal de estimação, monitorar o quão ativo e saudável ele é.
É importante saber que os donos da raça descrita crescem em altura até cerca de um ano, e então até 2 anos ou um pouco mais eles apenas aumentam a massa muscular e o peso. Em cadelas, o crescimento diminui ou para totalmente com a chegada do primeiro cio. Depois disso, o animal pode crescer um pouco (apenas alguns centímetros), e então só vai crescer em largura e construir músculos.


O que pode afetar o peso e a altura do seu animal de estimação?
Não há uma resposta definitiva para esta pergunta. Os parâmetros de um cão adulto são compostos por vários fatores:
- genética;
- as condições em que o cachorro cresceu;
- qualidade dos alimentos;
- a duração das caminhadas e corridas;
- exercício durante o treinamento.
Vamos falar mais detalhadamente sobre cada item.

Genética
Freqüentemente, é ela quem faz com que o filhote perca peso ou volume do peito. Isso pode ser devido ao fato de os cães de uma determinada linha crescerem mais lentamente do que seus parentes.
Outra opção são os pais que não são muito altos e musculosos. Mas às vezes há exceções a este último, quando, comprando um filhote de pequenos produtores (digamos, para mantê-lo em um apartamento), criadores de cães recém-feitos descobriram que um ano depois “um filhote de urso cresceu de um hamster”. Você não será capaz de adivinhar qual filhote receberá.

As condições em que o cachorro cresceu
Não é nem mesmo a manutenção dos filhotes após o nascimento que desempenha um papel importante, mas o cuidado do criador com a cadela prenhe. Economizando na manutenção dos produtores, você não conseguirá uma boa ninhada. Se a mãe não recebeu as vitaminas necessárias durante a gravidez, o peso inicial dos filhotes será pequeno e eles se desenvolverão mais lentamente.
Quando, após o nascimento, o criador continua economizando dinheiro, apenas com filhotes, essa atitude não dará bons resultados. Os sortudos serão aqueles garotos que encontrarão rapidamente bons anfitriões e, talvez, com a ajuda deles, irão alcançá-los.

Qualidade alimentar
Para que seu animal de estimação seja saudável e vigoroso, desde os primeiros dias na nova casa você deve alimentá-lo com ração completa e de alta qualidade. Alguns criadores preferem alimentos prontos, outros optam apenas por alimentos naturais. Não há consenso sobre este assunto. A escolha da comida certa é necessária para que ambas as opções contenham os elementos de que o cão necessita.
Alimentos secos devem ser de qualidade premium ou superior... Ao alimentar com comida seca, o animal deve sempre ter uma tigela cheia de água. Se o cão come comida caseira, então não deve ser cereal vazio na água, mas um mingau bem nutrido à base de proteína. A carne é boa para isso, você precisa cozinhar à base de peixe no máximo uma vez por semana (o peixe deve ser exclusivamente frutos do mar, não de rio).

Caminhada e treinamento
O cachorro deve se mover e correr muito. É bom se for um terreno acidentado. Durante essa corrida, o animal treina todos os grupos musculares. Quanto mais o cachorrinho se move, mais ele cresce e fica mais espetacular.
Doenças graves transmitidas aos animais em tenra idade também podem retardar o seu crescimento e desenvolvimento.


E se o filhote estiver ficando aquém do normal?
Primeiro você precisa descobrir o motivo pelo qual o animal não está ganhando peso ou altura na cernelha. Exceto quando o problema está na genética, dificilmente há algo que você possa fazer a respeito. Apenas seja paciente. O cão provavelmente alcançará seus pares, mas isso acontecerá um pouco mais tarde.
Se o motivo do retardo de crescimento for uma criação inadequada ou doença, você precisará salvar o filhote das consequências do período em que ele recebeu algo insuficiente o mais rápido possível. Não tente acelerar o crescimento usando cobertura ou aceleradores de crescimento especiais.
Uma decisão mais competente seria consultar um especialista para a seleção dos medicamentos necessários para o seu animal.

Se o assunto estiver na alimentação mal escolhida, então é melhor aumentar a quantidade de alimentos protéicos com teor de cálcio, por exemplo, queijo cottage.
O peso médio de um Rottweiler é de 42-50 kg, o peso máximo é de 60 kg. Depende diretamente da nutrição e da dieta alimentar. Os números podem variar dependendo da natureza da violação. A perda de peso geralmente é resultado de uma exposição prolongada ao calor. Depois disso, o quadrúpede come menos. O pedigree do cão desempenha um papel significativo. Idealmente, os parâmetros de crescimento de um cão adulto são iguais à metade do comprimento do corpo. Em altura total, o cão pode atingir 68 cm.
A vida média de um Rottweiler é de 10 a 12 anos... Em boas condições, pode aumentar até 14 anos. Fígados longos também são conhecidos - cães que viveram por 17 anos.
Como escolher a comida certa para o seu filhote Rottweiler, veja abaixo.
Um cachorro Rottweiler com 6,5 meses sofreu uma intoxicação alimentar grave, possivelmente com gastroenterite subsequente (não foram feitos testes, não temos clínicas veterinárias). Agora com 10,5 meses de idade, está muito aquém de seus colegas em tamanho (peso, volume). É possível ajudar de alguma forma a ganhar peso e tamanho, ou não há nada que você possa fazer a respeito? O cachorro é ativo, come bem.
Nadya, para que o cão ganhe peso, vá para uma refeição noturna única (!). Dê o quanto o cachorro quiser comer. Após a alimentação, retire a tigela e durante o dia - sem pedaços. Lembre-se de como os predadores comem na natureza: eles obtêm alimento de vez em quando e, depois de comer, digerem alimentos por um longo tempo. Os intestinos de um predador geralmente são incapazes de um suprimento constante de comida. Portanto, o cão deve se aproximar da comida quando estiver com muita fome. Só então o cão comerá normalmente e o deixará de lado. E se o cão constantemente tem comida, e ele pode se refrescar a qualquer hora, então a sensação de fome diminui, e o cão não precisa engordar.